quarta-feira, 24 de julho de 2013

Libertadores



21h50 Atlético-MG 2x0 Olimpia-PAR 3x4

Brasileirão Série A

21h00 São Paulo 0x1 Internacional

Brasileirão Série C

20h00 Sampaio Correa-MA 1x1 Luverdense
21h30 Rio Branco-AC 1x0 CRB

Copa do Brasil

19h30 Atlético-PR 2x1 Paysandu-PA
21h30 Nacional-AM 1x0 Ponte Preta
21h50 Figueirense 1x0 Botafogo 5x5
21h50 CRAC-GO 0x2 Santos

Amistosos

07h00 Melbourne Victory 0x2 Liverpool
13h30 Bayern de Munique 2x0 Barcelona
16h00 Lyon 2x2 Real Madrid

Piai e Kurata também avançam no ITF de São José

São José dos Campos (SP) - Em dia de frio e garoa, as estrangeiras dominaram o complemento da primeira rodada do Circuito Feminino Future de Tênis, que agora é disputado nas quadras de saibro do Daher Lounge. Das nove partidas encerradas, apenas as paulistas Eduarda Piai e Nathaly Kurata avançaram. Outros três jogos foram interrompidos e serão encerrados na quarta-feira antes das oitavas de final.

Piai teve trabalho para confirmar a condição de cabeça 7, superando Samatha Rego por 6/2, 6/7 (6-8) e 6/1. Ela enfrentará agora a argentina Ana Madcur, que tirou Laura Cardone, por 6/4 e 7/5. Bem mais tranquila foi a vitória de Kurata sobre a argentina Carla Avella. A tenista de 19 anos anotou 6/2 e 6/3 e será adversária de Carla Forte nesta quarta-feira.

Duas fortes candidatas à final de sábado tiveram estreias distintas. A argentina Carolina Zeballos, cabeça 3, suou diante de Flávia Bueno e só venceu após as duras parciais de 6/7(6-8), 6/4 e 7/5, enquanto a peruana Patricia Ku Flores, quarta principal inscrita, tirou a argentina Guadalupe Rojas, 6/3 e 6/4. Na luta por vaga nas quartas, Zeballos enfrenta Suellen Abel.

Nos jogos adiados, a atual campeã Laura Pigossi vencia a juvenil Luísa Stefani, por 6/2 e 4/2, enquanto a romena Daiana Negreanu tinha vantagem de 6/4 e 1/3 diante da carioca e cabeça 5 Ana Clara Duarte.

Veja a ordem das partidas desta quarta-feira. A entrada no Daher Lounge Tênis é gratuita:

Quadra 1 - 9 horas
Daiana Negreanu (ROM) vence [5]Ana Clara Duarte (BRA), 6/4 1/3 - continua
Não antes das 10 horas
Natasha Fourouclas (AFS) vs. [8]Gabriela Cé (BRA)
Duarte ou Negreanu vs. Bianca Botto (PER)

Quadra 2 - 9 horas
[6]Laura Pigossi (BRA) vence Luísa Stefani (BRA), 6/2 4/2 - continua
Não antes das 10 horas
Carla Forte (BRA) vs. Nathaly Kurata (BRA)
Pereira ou Bosio vs. Stefani ou Pigossi

Quadra 3 - 9 horas
Victoria Bosio (ARG) vence Alory Pereira (BRA), 6/3 5/3
Não antes das 10 horas
[7]Eduarda Piai (BRA) vs. Ana Madcur (ARG)
Suellen Abel (BRA) vs. [3]Carolina Zeballos (ARG)

Quadra 4 - 10 horas
[4]Patricia Ku Flores (PER) vs. Ana Monllau (ARG)

Quadra 5 - 10 horas
Sofia Blanco (ARG) vs. [2]Montserrat Gonzalez (PER)

O Circuito Feminino Future de Tênis tem patrocínio do Itaú, Novelis e Correios, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Governo Federal. A realização é do Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Apresentado no Fla, André Santos 'negocia' com goleiro reserva e ganha número 27

Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br
André Santos foi apresentado como novo reforço do Flamengo
André Santos foi apresentado como novo reforço do Flamengo: contrato de dois anos com o clube
Única andorinha da janela de transferências internacionais, André Santos está de volta ao Flamengo depois de sete anos. Mais maduro, o lateral-esquerdo traz nesta nova passagem o desejo de recuperar a imagem que deixou em entre 2005 e 2006, quando saiu sem deixar saudades. Animado, o jogador treinou nestas segunda e terça-feiras no Ninho do Urubu, mas não tem ideia de quando poderá estrear. O número da camisa, no entanto, está definido: o 27, utilizado por ele no Corinthians, Fenerbahçe e Grêmio.
A camisa 27 do Flamengo pertence há cinco anos ao goleiro reserva, Paulo Victor. André conhece o jogador desde sua última passagem pela Gávea. Nesta nova chegada, o novo reforço rubro-negro conversou com PV, como é chamado pelos companheiros o goleiro reserva, e o convenceu a liberar o número. Mas haverá contrapartida. 
"O 27 me persegue. É o que eu gosto de jogar, a camisa que me deu sorte. Eu tenho uma empresa, a AS27. Conversei com o PV e foi uma conversa muito bacana. Sei que ele está com o número há cinco anos, mas ele cedeu para mim. Agora vou conversar com o Pelaipe. Vou doar uma cesta básica para um grupo de jovens que ele, Paulo Victor, ajuda. Sem dúvida alguma vou doar para a instituição", afirmou André Santos.
No Ninho do Urubu, André terá a concorrência de João Paulo, o atual titular, e Ramon. Por isso, não descarta a chance de atuar no meio de campo para ajudar na criação, setor de grande carência atualmente no elenco. O jogador teceu vários elogios a Mano Menezes, com quem trabalhou em sua melhor fase na carreira, no Corinthians, e também na seleção brasileira. No primeiro semestre, o jogador atuou pelo Grêmio na Copa Libertadores, mas tinha vínculo com o Arsenal, da Inglaterra, até meados de 2015. O jogador assinou contrato por dois anos. Confira abaixo os melhores trechos da entrevista do jogador em sua volta ao clube rubro-negro.
RETORNO AO CLUBE
"É uma emoção muito grande colocar essa camisa novamente, um dos maiores clubes do mundo. Quero agradecer a quem confiou em mim, ao Mano, ao Pelaipe, ao presidente. Como frisei, espero chegar aqui e fazer história. Mas para isso tem de começar a correr e querer porque o Flamengo tem sempre de ficar perto das vitórias"
DIFERENÇA DE 2005 PARA 2013
"É até difícil falar até porque foi uma transformação muito grande na minha vida. Tinha 21 anos, saí do Figueirense para uma das maiores equipes do mundo. Muda a cabeça de um atleta, de um garoto que sai de uma cidade pequena. Foi um curto período de um ano e cinco meses, troca de oito treinadores. Foi difícil a adaptação. Agora é diferente. Tenho uma carreira vitoriosa, passei pelos principais clubes, seleção brasileira, Europa. Chego focado, experiente e espero trazer a sorte que tive em outros clubes"
GRÊMIO
"Na verdade, não é que não deu certo. Contrataram excelentes jogadores, o treinador, o Luxemburgo. O melhor jogo na temporada foi contra o Fluminense aqui no Rio. Mas às vezes é assim. Contrata-se grandes jogadores e nem sempre dá certo. No Grêmio infelizmente foi assim."
LATERAL OU MEIO
"Fui contratado junto ao Flamengo e quero ficar bem, jogar. Primeiro quero a forma física. Sou um trabalhador do Flamengo. Vou acatar ordens. O que o Mano quiser, vou retribuir. Independentemente de ser no meio ou na lateral. Mas minha posição original é a lateral esquerda."
VELHOS CONHECIDOS
"Felipe jogou comigo no Corinthians. Joguei aqui com o Léo Moura e concentramos um ano e meio juntos. Isso só acrescenta a um grupo tão jovem como o do Flamengo. Não tenho dúvida de que possa ser uma sincronia muito bacana."
MANO MENEZES
"Pesou bastante poque é um cara vitorioso, com quem aprendi, amadureci e me deu oportunidade. Cresci dentro e fora de campo. Ele era um dos poucos que conversava comigo dentro e fora do campo."
REFORMULAÇÃO DO FLAMENGO
"Tenho escutado nos últimos dias só coisas boas do Flamengo. Espero passar por essa transformação que tem sido incrível. Salários em dia, isso é importante. Têm muitos jovens querendo jogar no Flamengo, ser vitoriosos. Espero acrescentar no dia a dia com uma palavra, experiência e tudo que vivi. Espero ser vitorioso com os jovens."
SITUAÇÃO DE COMPRA
Tinha contrato com o Arsenal e rescindi. Assinei até o meio de 2015. Até difícil de falar se oi sem custos ou teve participação do sócio-torcedor porque foi o meu empresário que tratou de tudo. É melhor falar com a diretoria. Não quero adiantar alguma coisa que não sei 100%."

Fora do departamento médico, Gabriel e Cáceres fazem musculação

Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br
Jogadores do Flamengo correm no Ninho do Urubu
Jogadores do Flamengo correm no Ninho do Urubu
Após a derrota para o Internacional no último fim de semana, o elenco do Flamengo se reapresentou na tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu. Apesar de não comparecerem ao gramado, o meia-atacante Gabriel e o volante Cáceres, desfalques na última rodada, deixaram o departamento médico do clube e devem ser liberados para disputar o clássico de domingo, contra o Botafogo, na volta do time ao Maracanã após quase três anos.
Ambos permaneceram na academia do CT, mesmos casos do novo reforço, o lateral-esquerdo André Santos, e do meia-atacante, Carlos Eduardo. Nenhum deles preocupa para o clássico diante do líder do campeonato. Já o goleiro Felipe também permaneceu na academia, mas devido a uma pancada recebida na coxa direita durante o jogo com o Internacional. Ele também não preocupa o departamento médico e deve ir a campo nesta quarta-feira. 
O restante do elenco cumpriu um leve treino físico no gramado. Com a temperatura bem baixa e ventos que diminuíam ainda mais a sensação térmica, a atividade durou cerca de 30 minutos e todos foram liberados para voltar ao vestiário. O elenco rubro-negro volta a treinar nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu, em dois períodos, pela manhã e à tarde. 

Reconhecido nas Arábias, reforço do Flu quer seguir os passos de Emerson Sheik no Brasil

Divulgação/Fluminense
O atacante Marcelinho é o novo reforço do Fluminense
O atacante Marcelinho é o novo reforço do Fluminense
Praticamente desconhecido no Brasil, o novo reforço do Fluminense quer seguir os passos de Emerson Sheik, atualmente no Corinthians, que também fez carreira no futebol das Arábias antes de brilhar e conquistar títulos nos gramados do próprio país. Apresentado nas Laranjeiras nesta terça-feira, o atacante Marcelinho, que estava no Al Wahda, dos Emirados Árabes, mostrou personalidade no discurso e voltande de mostrar as suas qualidades para ajudar o Tricolor.
"O Emerson esteve lá no país onde eu jogava, teve boa passagem também. Ele veio para o Brasil não tão conhecido, como eu estou vindo agora, e ele teve a oportunidade de mostrar seu futebol. Também espero seguir o caminho do Emerson, ele foi campeão no Fluminense, e eu espero seguir os passos do Emerson", disse Marcelinho, que valorizou o seu desempenho atuando no futebol árabe.
"A nível brasileiro eu concordo que não sou tão conhecido, no Brasil ninguém me conhece, mas eu tenho muto respeito lá no Golfo. Muita gente no Brasil não acompanha, mas o Abel me conhece de lá. Sou reconehcido fora, tinha um grande sonho de jogar em um grande clube no Brasil, porque eu eu estava sete anos fora do país. Agora estou realizando um sonho aqui no Fluminense, espero mostrar meu futebol e fazer gols".
Emerson Sheik atuou em clubes do Japão e depois fez sucesso no Al Saad, do Catar, antes de ser contratado pelo Flamengo, em 2009, onde foi campeão carioca e brasileiro. Depois, voltou para Ásia, atuou no Al Ain, dos Emirados Árabes, e na sequência foi negociado com o Fluminense, onde conquistou o Brasileirão de 2010. Em 2011, foi para o Corinthians, onde já faturou cinco títulos, entre eles o Brasileiro de 2011, a Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012.
Antes do Al Wahda, Marcelinho, de 29 anos, jogou pelo Al Sharjah, também dos Emirados, entre 2009 e 2012, e marcou 31 gols em 50 partidas, média de 0,62. No Brasil, passou por Atlético-MG, Bahia e Avaí. O técnico Abel Braga conhece o atacante do tempo em que ele comandava o Al Jazeera e indicou a contratação.
Marcelinho chega ao Fluminense e já pode virar o reserva imediato do centroavante Fred, já que Samuel está em negociação com o Espanyol e pode deixar o clube em breve. O novo reforço tricolor elogiou o elenco e falou de seu estilo de jogo.
"Quero dizer que sou mjuito grato de estar vestindo a camisa do Fluminense, é um imenso orgulho. Vim para o Fluminense porque aqui existem bons jogadores, e eu confio no meu trabalho. Tenho as características de ficar mais na área, estilo Fred, mas eu estou à disposição para ajudar o Abel, o grupo. Sou um jogador que tenho velocidade, tenho certa técnica, acho que posso ajudar o Fluminense", afirmou o atacante.
Marcelinho vestiu a camisa do Flu nesta terça-feira, após o treinamento da manhã. Na atividade, sob chuva nas Laranjeiras, os reservas disputaram um coletivo, enquanto os titulares fizersam um trabalho na academia.
Samuel de saída - A chegada de Marcelinho ao Fluminense aconteceu para suprir a provável saída de Samuel, que está em negociação com o Espanyol. Depois de ter uma proposta de R$ 9 milhões rejeitada, o clube catalão ofereceu R$ 11 milhões pelo atacante, e a diretoria do Tricolor está perto de aceitar o negócio.
"Contratamos o Marcelinho até o fim de 2013 já pelo fato de existir a negociação em curso do Samuel. A primeira proposta não agradou, mas as conversas estão evoluindo. Enquanto isso, ele segue treinando e à disposição do Abel. Já é uma prevenção sobre a possível saída", afirmou o diretor executivo Rodrigo Caetano.

Figueirense encerra preparação para pegar o Botafogo na Copa do Brasil

Na tarde desta terça-feira, o técnico Adilson Batista realizou o último treino no Figueirense antes de encarar o Botafogo, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O time catarinense precisa da vitória para avançar às oitavas de final da competição.
Apenas uma parte do treino foi liberada para a imprensa. Os jogadores contam com o apoio da torcida para a partida que será realizada no estádio Orlando Scarpelli. No primeiro confronto no Rio de Janeiro, o Figueira foi derrotado por 1 a 0, com gol de cabeça de Rafael Marques.
Deste modo, se vencer pelo mesmo placar no jogo de amanhã, as equipes decidirão a vaga nas penalidades máximas. Se a vitória for por dois gols de diferença, os catarinenses se classificam para a próxima fase.
Após o treino desta tarde, os atletas relacionados para o jogo com o Botafogo foram para concentração. A partida será realizada nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em Florianópolis.

Vasco quer aproveitar jogo em casa para embalar de vez no Brasileirão

vitória de 3 a 1 sobre o Fluminense, no domingo passado, mudou completamente o ânimo dos jogadores do Vasco. O triunfo, além de tirar o time da zona de rebaixamento, devolveu a confiança ao clube cruz-maltino, que agora se prepara para o duelo diante do Criciúma, neste sábado, em São Januário.
O fato de jogar em casa no próximo fim de semana, com o apoio dos torcedores, é visto pelos vascaínos como algo que pode favorecer o time a embalar de vez no Campeonato Brasileiro.
Flickr Vasco
Éder Luis é observado por Juninho ao tentar passe durante treino do Vasco
Vasco saiu da zona do rebaixamento no Brasileirão
"Temos que aproveitar esse jogo em São Januário para pegarmos embalo na competição e começarmos a subir para uma posição um pouco mais confortável. Estamos vindo de um clássico e ganhar esse tipo de jogo dá outro ânimo", disse o volante Wendel.
O zagueiro Rafael Vaz concorda: "Nós estamos em um momento do Campeonato Brasileiro que é importante começar a encostar na parte de cima da tabela de classificação. Aos poucos os reforços estão se integrando ao grupo, o trabalho do treinador está sendo compreendido e a melhora dentro das quatro linhas sentida. A nossa expectativa é aproveitar essa partida contra o Criciúma, na nossa casa, para embalarmos de vez na temporada. Uma boa sequência agora pode fazer toda a diferença mais na frente, na reta final".
O elenco vascaíno trabalhou em tempo integral na terça e volta à campo na tarde desta quarta. Nesta atividade, o técnico Dorival Júnior deve definir a formação que vai a campo contra o Criciúma, no sábado, às 18h30 (horário de Brasília), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Para economizar, Corinthians dispensou campeã mundial Poliana Okimoto

Nesta terça-feira, a nadadora brasileira Poliana Okimoto fez história no Mundial de esportes aquáticos de Barcelona e conquistou a medalha de ouro na maratona aquática de 10km, feito inédito para o país. Mesmo vivendo grande fase, porém, a atleta chegou até a ficar sem ter onde treinar no final do ano passado, quando, para economizar, o Corinthians não renovou contrato de suas maiores estrelas da natação.
Divulgação/Site Oficial
Poliana Okimoto nos tempos de Corinthians
Corinthians não renovou contrato de Poliana Okimoto
O fato ocorreu em dezembro de 2012, quando o clube paulista, à época focado na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, anunciou que iria reduzir drasticamente seus investimentos nas piscinas. Assim como Poliana, Thiago Pereira, medalha de prata em Londres-2012, deixou o time alvinegro na mesma época. Ambos haviam sido contratados em 2010.
À época, Poliana publicou em seu blog uma mensagem de agradecimento e despedida ao alvinegro paulista: "Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento ao Corinthians, em especial a todos os funcionários, atletas e profissionais que trabalham no clube e que sempre me ajudaram a conquistar meus objetivos! São grandes amigos que levarei no meu coração! Meu muito obrigada a todos!".
No mesmo dia, anunciou que havia assinado com o Minas Tênis Clube para o próximo ciclo olímpico. Reforçado com dinheiro da Fiat, a agremiação mineira deixou Poliana Okimoto de boca aberta com seu projeto para a natação.
"Fiquei impressionada em ver a nova estrutura do clube! É de tirar o chapéu! Mas o que realmente me fez escolher o Minas é o projeto que o clube tem para a natação! Sem duvida, é algo inédito no Brasil, e que deixará um legado fantástico para as futuras gerações", escreveu, também em seu blog.
O resultado conseguido por Poliana e pela também brasileira Ana Marcela, 2ª colocada na maratona de 10km nesta terça, coloca o país no topo do ranking de medalhas da modalidade no Mundial de Barcelona. Até aqui, o Brasil já conseguiu um ouro, duas pratas e um bronze, ficando a frente da Tunísia, que tem um ouro e uma prata.
O Brasil ainda pode ampliar sua galeria de conquistas em Barcelona no próximo sábado, quando acontece a disputa dos 25 km, distância em que Ana Marcela é atual campeã mundial, com o título conquistado na disputa de 2011, em Xangai.

Quase ignorado no Brasil, Olímpia viaja nos braços do povo e com promessa de dinheiro na conta

O diário paraguaio "ABC Color" destaca: "El Decano (como é conhecido o Olímpia) va a Brasil en busca de la cuarta". Mas o time três vezes campeão da Copa Libertadores mal aparece no noticiário esportivo brasileiro. Mas não esqueçamos: o Atlético terá um tradicional oponente no outro lado da cancha, quarta-feira às 21h50, no "New Mineirão".
O destaque no site do jornal é tamanho que mostra até o avião fretado pelo Olímpia voando para o Brasil. Cerca de 5 mil torcedores foram se despedir do elenco no embarque da delegação, que sofreu atraso devido ao tempo. Antes da viagem até Belo Horizonte, jogadores e comissão técnica foram a uma missa no Santuário Nacional de Caacupé, a 50 quilômetros de Assunção.
Uma curiosidade: o número de camisas do clube está alcançando vendas elevadas que lembram a Libertadores do ano passado, quando o time caiu na fase de grupos. Motivo? Antes da eliminação o Olímpia fez história, empatando em 3 a 3 um jogo com o Flamengo, no Rio de Janeiro, em apenas 12 minutos. O time carioca vencia por 3 a 0.
Reprodução
ABC Color destacou o embarque da delegação do Olímpia para Belo Horizonte: vôo atrasado
ABC Color destacou o embarque da delegação para BH
Na internet, os torcedores de "El Decano" usam a hashtag #La4ta, referente à quarta taça Libertadores que o time poderá conquistar. Já o dirigente Raúl Pintos diz que os salários e prêmios serão colocados em dia antes do cotejo decisivo. Se ganhar a Copa, o Olímpia vai receber US$ 2 milhões e 60% serão destinados aos atletas, prometeu o cartola. Belo bicho.
Os ingressos à disposição dos torcedores do time paraguaio se esgotaram. O Olímpia teve apenas uma derrota por mais de um gol de diferença (o mínimo do que precisará o Galo na quarta) na atual edição da Liberadores. Foi na estréia, na Argentina, 3 a 1 para o Newell's Old Boys. Oito dos 27 gols (30%) do time de Assunção foram marcados no campo adversário.
Claro, é evidente que o Atlético tem condições de virar esse jogo e sair do Mineirão com a taça. Mas nunca é demais lembrar que existe um adversário a ser superado.
Gosta de vídeos de torcidas, de estádios? Vá ao canal no Youtube clicando aqui
Reprodução
Torcedores usam a hashtag #La4ta, referente à quarta Libertadores que poderá conquistar
Torcedores usam a hashtag #La4ta, referente à quarta Libertadores que poderá conquistar em Belo Horizonte

Com 4 medalhas em 3 dias, Brasil segue em ritmo histórico no Mundial de Natação

Divulgação
Ana Marcela e Poliana Okimoto fizeram história em Barcelona com ouro e prata nos 10km
Ana Marcela e Poliana Okimoto fizeram história em Barcelona com ouro e prata nos 10km
Em apenas três dias de competição, o Brasil já conquistou 4 medalhas no Mundial de Natação, que acontece em Barcelona em 2013 (Um ouro, duas pratas e um bronze). E se manter esse nível, o país pode seguir fazendo história na competição.
Até esta edição, o Brasil colecionava dez medalhas no Mundial de natação. Bastaram três dias da edição deste ano para conseguir 40% desse total na história.
Fora isso, basta apenas mais uma medalha para o Brasil superar sua melhor edição do Mundial. Em 2009, o país conseguiu conquistar quatro medalhas na edição de Roma da competição.
Veja abaixo todas as medalhas conquistas até hoje pelo Brasil no Mundial de natação:• Berlim 1978 - Bronze - 100m costas masc. (Rômulo Arantes)
• Guayaquil 1982 - Ouro - 400m medley masc.(Ricardo Prado)
• Roma 1994 - Bronze - 100m livre masc. (Gustavo Borges)
• Roma 1994 - Bronze - 4x100m livre masc.
• Roma 2009 - Bronze - maratona aquática 5 km fem.(Poliana Okimoto)
• Roma 2009 - Prata - 50m peito masc.(Felipe França)
• Roma 2009 - Ouro - 100m livre masc.(César Cielo)
• Roma 2009 - Ouro - 50m livre masc.(César Cielo)
• Xangai 2011 - Ouro - maratona aquática 25 km fem.(Ana Marcela Cunha)
• Xangai 2011 - Ouro - 50m borboleta masc.(César Cielo)
• Barcelona 2013 - Ouro - maratona aquática 10km fem.(Poliana Okimoto)
• Barcelona 2013 - Prata - maratona aquática 10km fem.(Ana Marcela Cunha)
• Barcelona 2013 - Prata - maratona aquática 5km fem.(Poliana Okimoto)
• Barcelona 2013 - Bronze - maratona aquática 5km fem.(Ana Marcela Cunha)

Quem é e como pensa o novo treinador do Barcelona, Gerardo 'Tata' Martino

A entrevista ao jornalista argentino Fernando Niembro, do canal Fox de Buenos Aires, está inteirinha disponível acima. O programa chama-se Retratos e nele traçou-se o perfil perfeito do técnico recém-escolhido pelo Barcelona para substituir Tito Vilanova. Mais do que isso, para iniciar um novo período, que não tem nada a ver com Josep Guardiola.
Ou quase nada.
Guardiola sempre citou suas grandes referências. À margem de Johan Cruyff, o ex-treinador do Oviedo Juanma Lillo e os argentinos Cesar Luis Menotti e Marcelo Bielsa. Martino é um bielsista ferrenho desde que conheceu o treinador da Argentina de 2002 no time do Newell's Old Boys, campeão argentino da temporada 1990/91.
A conversa deste argentino de 51 anos com Fernando Niembro tem pontos importantes. Na época, em 2008, Martino era treinador da seleção paraguaia e liderava as eliminatórias da Copa do Mundo à frente de Brasil e Argentina. Como a simplicidade é sua marca, não super-estimava o momento: "Há muita diferença entre nosso futebol e o de brasileiros e argentinos. Sim, quando jogamos parece haver pouca distância, mas ela é muito grande."
Naquele ano, conheci Martino à distância, nas entrevistas coletivas em Assunção, cobertura de Paraguai 2 x 0 Brasil pelas Eliminatórias. A simplicidade em pessoa. Desde então, levou o Paraguai às quartas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul e ganhou o Torneio Final do Campeonato Argentino pelo Newell's Old Boys.
São suas referências para ser treinador do Barcelona. Ah, sim, há uma outra. Martino é ídolo dos pais de Lionel Messi, torcedores do Newell's a quem ele alegrou entre 1980 e 1994, com um breve hiato no Tenerife.
Abaixo, algumas das frase extraídas do programa Retratos que ajudam a entender Gerardo Martino, novo treinador do Barça:
QUAL É A MISSÃO MAIS DIFÍCIL DE UM TREINADOR?
Saber escolher. Nesse sentido, quando se dirige Argentina, Brasil ou Espanha há muito mais chance de reprovação. Muitas vezes quando se dirige uma seleção como o Paraguai não há tantos para escolher, mas neste período tivemos pela primeira vez um grupo de 40 a 50 jogadores.
ADMINISTRAÇÃO DE VAIDADES
A nós, no Paraguai, isso nunca nos incomodou. Acho que tem mais chance de jogar bem aqueles que têm as individualidades mais ricas. E se têm essas individualidades em alta pressão. Mas aqueles que não avançam para não resolver as coisas sozinhos, então é preciso mais tempo para trabalhar.
PEDIR POSICIONAMENTO DIFERENTES
Tivemos experiências assim. A Roque Santa Cruz pedi que jogasse de ponta-direita contra o Brasil e jogou de ponta-direita. A Haedo Valdez pedi que jogasse como marcador pela esquerda contra o Brasil e jogou marcando pela esquerda. A outros não se precisa pedir. Mas às vezes se pede numa situação específica.
VOCÊ É UM SELECIONADOR OU UM TREINADOR?
Me custava muito aceitar que era nada mais do que um selecionador. Necessitávamos dar forma à equipe. Tivemos uma vantagem. Pouco tempo depois do início, tivemos a Copa América da Venezuela e isso nos deu 25 dias juntos. E demos prioridade para a Copa América, porque ela nos daria a base para os três anos e meio seguintes. Muito do que se vê na seleção paraguaia se conseguiu naqueles 25 dias de Copa América (Paraguai caiu nas quartas-de-final contra a Argentina).
QUE PEDIU PARA FORMAR A EQUIPE COM QUE SONHAVA?
Sobretudo convencê-los de uma forma de jogar. Não mudar o que havia levado o Paraguai aos últimos três mundiais. Um sólido trabalho defensivo levou às Copas de 1998, 2002 e 2006. Isso não se poderia perder. Mas então pedi que se tentasse mais do que isso. Convencer a todos de que era possível jogar com qualquer um de igual para igual.Tudo isso com o trabalho coletivo.
DIZIA-SE QUE O PARAGUAI JOGAVA MUITO PELO ALTO POR TER CAMPOS RUINS?
Joga-se quando se acabam as ideias.
PRESSÃO OU CRIAÇÃO?
Nós tínhamos no Paraguai problemas na elaboração do jogo. E tentamos corrigir isso através da pressão. Então, recuperávamos a bola mais perto do gol e poderíamos ser mais verticas. Nosso maior déficit era a elaboração do jogo. Não digo que é obrigatório ter um número 10, mas volantes que saibam criar. Mas te dou um exemplo. Se tenho Riquelme, jogo com Riquelme. Se tenho um camisa 10 que desequilibra, jogo com ele. Mas é importante adaptá-lo às condições da equipe.
VOCÊ CONVIVEU COM QUEM CORTAVA SUA LIBERDADE?
A mim não me pediram nunca que se cortasse minha liberdade. Trabalhando com Cubilla, Carlos Montes, José Yudica, Bielsa. Só lamento profundamente não ter conhecido Marcelo Bielsa dez anos antes. Porque eu poderia ter aprendido mais cedo a introduzir a minha qualidade técnica a serviço da equipe. Certamente se eu tivesse conhecido Bielsa mais cedo poderia ter me transformado num jogador mais decisivo.

Jovanovski confirma favoritismo na estreia em Baku

Baku (Azerbaijão) - Principal favorita no WTA de Baku, a sérvia Bojana Jovanovski começou bem sua campanha no torneio. Nesta terça-feira, ela despachou a uzbeque Nigina Abduraimova, atual 214 do mundo, com vitória em sets diretos, aplicando duplo 6/3, depois de 1h31 de partida. Sua próxima rival será a tunisiana Ons Jabeur.
Outra cabeça de chave que estreou na competição foi a também sérvia Vesna Dolonc não teve a mesma sorte e acabou eliminada. A oitava pré-classificada foi superada pela tcheca Krystina Pliskova em sets diretos, com placar final de 6/1 e 6/2, em 68 minutos de confronto.
Na segunda rodada, Krystina vai medir forças com a polonesa Magda Linette, que manteve o embalo depois de furar o qualificatório e venceu a primeira na chave principal, passando pela norte-americana Julia Cohen com parciais de 6/2 e 6/3, em quase uma hora e meia.
Trabalho para superar a estreia teve a israelense Shahar Peer, que saiu atrás no placar contra a bielorrussa Ilona Kremen, mas conseguiu a virada e fechou o jogo com placar de 3/6, 6/2 e 6/0. Ela espera agora pela vencedora do duelo entre a sul-africana Chanelle Scheepers e a tcheca Andrea Hlavackova.
Caminho bem mais tranquilo teve a luxemburguesa Mandy Minella, que avançou à segunda rodada com direito a "bicicleta" sobre a convidada da casa Kamilla Farhad, duplo 6/0 em apenas 43 minutos. Minela encara agora a romena Alexandra Cadantu em duelo inédito.
Em duelo de qualis ucranianas, Tetyana Arefyeva saiu na frente e venceu o primeiro set no tiebreak, mas no final levou a virada da compatriota Veronika Kapshay, que não perdeu mais games desde então e fechou o jogo com placar de 6/7 (6-8), 6/0 e 6/0. Ela será a próxima adversária da croata Dona Vekic, cabeça de chave 2.