segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Copa Africana de Nações

Primeira fase
Grupo C
Gabão 2 x 0 Níger
Marrocos 1 x 2 Tunísia

Pernambucano

21h00 Sport 2x1 Petrolina

Português

18h15 Olhanense 0x0 Sporting

Espanhol

18h00 Villarreal 3x0 Sporting de Gijón

Com apenas um braço, Kevin Laue faz história no basquete universitário dos Estados Unidos

Por incrível que pareça um dos temas mais comentados/compartilhados na minha timeline do Facebook no fim de semana foi a história de Kevin Laue, jovem norte-americano de 21 anos. Costumo não acessar links/vídeos assim, mas algo ali me chamava a atenção. Fui dar uma olhada e foi impossível não se emocionar.
No dia 13 de abril de 1990, a mãe de Kevin, Jodi, teve complicações no parto e viu o cordão umbilical de seu filho dar voltas no pescoço. Como o braço estava entre cordão e pescoço, ele teve muitas dificuldades para respirar, gerando uma série de complicações graves. Conseguiu sobreviver, mas seu braço esquerdo vai até a altura do cotovelo. Ainda criança, Kevin rechaçou colocar uma prótese ou praticar futebol americano, o esporte preferido de seus pais. Queria jogar basquete.
E assim o fez. Jogou pela Amador Valley High School, escola de segundo grau perto de sua casa, na Califórnia. Com 2,10m, teve as dignas médias de 14 pontos, oito tocos e oito rebotes por partida em seu ano de estreia, e sua luta em quadra levou a revista Sports Illustrated a chamá-lo de o “jogador mais empolgante do basquete”. No ano seguinte, porém, uma lesão na perna o afastou por toda a temporada e quase levou Kevin a desistir do esporte. Mas ele decidiu continuar lutando pelo seu sonho de jogar na divisão I do basquete universitário norte-americano.
Ingressou na Fork Union Military Academy, reduto de atletas que não conseguiram entrar em universidades, e ficou esperando um convite. Que veio graças a dez pontos, seis tocos e 12 rebotes de média por partida. Logo, logo propostas da Divisão III chegaram a Kevin, mas ele preferiu esperar por algo melhor.
E a chance veio no Manthattan College, universidade que Kevin conseguiu bolsa de estudos e frequenta há cerca de três anos. Em seus dois primeiros anos, o pivô não teve muitas chances, mas registra ótimo índice nos arremessos (cerca de 60% de acerto). De todo modo, vamos combinar que isso é o que menos importa. O rapaz é um vencedor, um lutador.
Abaixo um vídeo de Kevin Laue, que em breve será tema de filme nos Estados Unidos. Exemplo de superação, não

Campeonato Capixaba

Primeiro turno
Primeira rodada
Rio Branco 3 x 3 Aracruz

Campeonato Paraense

Segunda fase
Primeiro turno
Terceira rodada
Águia 3 x 1 São Raimundo

Campeonato Maranhense

Primeiro turno
Primeira rodada
Sampaio Corrêa 1 x 0 Santa Quitéria
Sabiá 0 x 1 Maranhão
Cordinho 4 x 2 São José

Campeonato Matogrossense

Primeira fase
Primeiro turno
Primeira rodada
Cuiabá 3 x 0 União
Crac 1 x 0 Palmeiras
Barra do Garças 0 x 0 Sorriso
Vila Aurora 2 x 0 Luverdense