sábado, 6 de setembro de 2014

Amistosos

23h00


0 CHI Chile X México MEX 0

Brasilerão Série B

21h00



2 LUV Luverdense X Vila Nova-GO VNO 0

Brasilerão Série B

21h00


3 OES Oeste X Ceará CEA 1

Brasileirão Série A

21h00


0 CHA Chapecoense X Goiás GOl  0

Amistosos

21h00


0 BOL Bolívia X Equador EQU 4

Brasilerão Série D

19h00


1 COR Coruripe-AL X Baraúnas-RN BAU 0

Brasilerão Série D

19h00


1 GEN Genus X Rio Branco-AC RBR 0

Brasilerão Série C

18h30


0 JUV Juventude X Macaé MAC 0

Brasileirão Série A

18h30



3 SAN Santos X Vitória VIT 1

Brasileirão Série A

18h30

0 FLA Flamengo X Grêmio GRE 1

Brasilerão Série D

17h00



0 GSB Guarany de Sobral X Moto Club-MA MCL 1

Brasilerão Série B

16h10


2 AMG América-MG X Vasco VAS 3

Brasilerão Série B

16h10



2 ABC ABC X Santa Cruz-PE STA 1

Brasilerão rSérie B

16h10


0 AVA Avaí X América-RN ARN 0

Brasilerão Série B

16h10


0 NAU Náutico X Bragantino BRG 0

Brasilerão Série C

16h00


1 DUQ Duque de Caxias X Caxias CAX 1

Brasilerão Série D

15h00


0 BOV Boavista-RJ X Penapolense PEN 1

Brasilerão Série C

15h00


0 GFL Guaratinguetá X Guarani GUA 0

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “MARIA ÂNGELA DA SILVEIRA BORGES



As l6:30 h do dia 01 de setembro de 2014, foi inaugurada pelo Governador Cid Ferreira Gomes, a “Escola de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges”. Uma justa homenagem a mana Ângela que marcou com a sua inteligência e capacidade profissional o seu nome no solo cearense. A nossa Família agradece de coração o Deputado Ivo Ferreira Gomes, autor do projeto que homenageou a querida e saudosa irmã, ao Governador Cid Gomes pelas belíssimas e elogiosas palavras demostrando um grande carinho e admiração que tinha pela mana Ângela. Presente ao evento também o Prefeito de Fortaleza Roberto Claudio que também fez uma bela homenagem a nossa querida mana. Representando a Família ao evento: Ricardo Borges (Borjão) e a amada Lucinha, Miguel Borges e a amada Tânia, a sobrinha Heloisa Borges, os primos Cassio Borges e a amada Mariinha. Registro com carinho a presença da grande amiga Ana Novais, do amigão Fran Viana, da sobrinha Georgia Apolinário Pereira, da D. Mazé genitora do Governador Cid Gomes, que ao me cumprimentar falou que admirava muito a mana Ângela e por isso fez questão de presenciar a honrosa homenagem. Bastante prestigiado por um público seleto de várias autoridades da área estadual e municipal o Governador pessoalmente acompanhado dos familiares da mana Ângela, percorreram todas as instalações da Escola o que deixou todos os presentes deslumbrados pela excelente qualidade da estrutura educacional que tem a Escola. A estrutura contempla 12 salas de aula, auditório, biblioteca, além de laboratórios específicos para os cursos técnicos e de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Na escola, os alunos fazem o Ensino Médio ao mesmo tempo em que se preparam para o mundo do trabalho. A Escola Profissional Maria Ângela Silveira Borges ofertará os cursos técnicos em Portos, Logística, Petróleo e Gás e em Mineração. A nova escola contou com recursos no valor de R$ 10,2 milhões em recursos do Governo Federal e Governo do Estado. A escola ficará sob a responsabilidade da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) – 2ª Região.  A seguir transcrevo um belo texto do amigo Osterne Feitosa e algumas fotos clicadas no evento.

ANJOS TEM ASAS
por Osterne Feitosa

A gente não notava que Ângela tinha asas. Pisava forte no chão. Encarava os desafios de frente. Birringa não abria nem para o trem.
Mas tinha asas, eu sei. Muitos sabemos. Voava alto e sonhava grande. Ajudava a quem batesse à sua porta. Liderou, ensinou e acolheu. Foi o conselho que salvou um suicida. A mão forte que segurou a queda de uma que fraquejava. O ombro derradeiro de outro que andava sem mais nenhuma esperança.
Agora há pouco senti os olhos marejarem ao ouvir um grupo de crianças que cantava na inauguração da Escola de Educação Profissional Ângela Borges. A 105ª escola profissionalizante que Cid entrega ao Ceará. A Primeira em tempo integral na Praia do Futuro.
A homenagem não podia ser mais adequada. A escola é gigantesca, como era Ângela. É dinâmica, como o rítmo de sua vida. É garantia de Educação de primeira linha para centenas de jovens que estariam no limiar do desespero, como tantos a quem Ângela ajudou.
Na inauguração só faltou o Marcos Goulart, que mora no Rio, para psicografar a conversa que ela teve hoje no céu:
- Eu não te disse Deus, que o rapaz é competente. Olha a escola que ele fez.”
Meio arrependida, olha para o Criador e diz:
- “Sei que o Senhor está precisando melhorar o Céu... Mas nem pense em trazê-lo agora!."








Neymar 'se vinga' da Colômbia, e Dunga inicia nova era com vitória

BRUNO DOMINGOS/MOWA PRESS
Neymar fez golaço de falta contra Colômbia
Neymar fez golaço de falta contra a Colômbia
Em dia de reencontro, o Brasil conseguiu bater a Colômbia, em Miami, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, a primeira apresentação após o quarto lugar no Mundial. Com um golaço de Neymar, Dunga retornou ao comando da seleção brasileira com triunfo, com apenas três dias de treinamento, em sua primeira convocação. 
Quem ainda pensava que poderia ter alguma mágoa entre o camisa 10 brasileiro e 'seu vilão', o lateral Zúñiga, que o tirou da Copa com uma joelhada, nas quartas de final, se enganou. Em campo, os dois conversaram, com gestos carinhosos, e não houve nenhum problema.
Apesar desse clima de paz, o confronto, no geral, foi brigado até demais, teve diversas entradas violentas, que acabaram resultando em sete cartões amarelos e na expulsão de Cuadrado logo no início do segundo tempo.
BRUNO DOMINGOS/MOWA PRESS
Jogo foi bem violento nesta sexta-feira
Jogo foi bem violento nesta sexta-feira
Não faltavam histórias para o duelo, que conseguiu ser emocionante nos quase 90 minutos de bola rolando.
O encontro de Neymar e Zúñiga
Neymar e Zúñiga tiveram a oportunidade de se falarem logo no início, antes mesmo do jogo começar. Capitães de suas seleções, eles trocaram as bandeiras depois do hino, com gestos de carinho das duas partes, mostrando que não há mágoas nem ressentimentos. Durante a partida, o camisa 18 da Colômbia marcou o camisa 10 brasileiro em boa parte do tempo, e chegou a levar até um cartão amarelo em uma entrada um pouco mais dura. Com o clima tranquilo, Neymar teve noite de vingança, fazendo um golaço de falta, já no final do segundo tempo, no ângulo esquerdo de Ospina, dando a vitória para o Brasil.
A revanche da Copa do Mundo
Embora a Colômbia tenha negado isso durante as coletivas de imprensa, o jogo tinha um pouco de revanchismo embutido, por causa da eliminação no Mundial, mesmo dia em que Zúñiga deu a joelhada em Neymar e o deixou fora do restante do campeonato. Nunca antes na sua história, a equipe comandada atualmente por José Pekerman havia ido tão longe em uma Copa, saindo nas quartas de final, com uma grande estrela brilhando, James Rodriguez, que foi o artilheiro, com seis gols marcados. O clima ajudou a diminuir o rótulo de amistoso, fazendo parecer um duelo oficial. Os dois lados entraram com muita garra e a vontade de ganhar era fácil de ver.
O retorno do gaúcho tetracampeão
Dunga fez seu primeiro jogo no que pode ser considerado o início da sua quarta era com a verde e amarela. A primeiro mudança mais notável foi de visual: ele abandonou o look que era feito por sua filha estilista e adotou o tradicional combinado de terno e gravata. Na beira do campo, gritou, gesticulou e até conseguiu cobrar bastante do juiz. Saiu com a vitória, um passo importante para o seu recomeço. Para essa primeira etapa, que tem também o jogo contra o Equador, no dia 9 de setembro, ele decidiu manter 10 jogadores de Luiz Felipe Scolari, por uma questão de hierarquia. 
Falcao Garcia de volta à equipe colombiana
Falcao começou o jogo no banco e só foi entrar no meio do segundo tempo. Enquanto isso, a torcida - os colombianos eram maioria no estádio - gritava nas arquibancadas para vê-lo em campo. Depois de ficar lesionado e fora da Copa do Mundo, o amistoso marcou o seu retorno para a seleção colombiana. Com pouco tempo nos gramados, no entanto, não conseguiu mostrar muito do seu futebol, teve uma chance no final, quase empatando.
Oportunidade para outros seis
Além dos onze que começaram jogando, Dunga deu oportunidade para outros seis jogadores: Elias, Fernandinho, Marquinhos, Philippe Coutinho, Robinho, Everton Ribeiro. Com substituições a partir do meio tempo, o técnico usou todas as possíveis e testou outras opções como quis. 
FICHA TÉCNICA:
BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA
Local: Estádio Sun Life, em Miami (Estados Unidos)
Data: 5 de setembro de 2014, sexta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Dave Gantar (Canadá)
Assistentes: Daniel Belleau (Estados Unidos) e Philippe Briere (Canadá)
Cartões amarelos: Ramires e Luiz Gustavo (Brasil); Cuadrado, Sánchez, Zúñiga, Valdés e Teófilo Gutiérrez (Colômbia)
Cartão vermelho: Cuadrado (Colômbia)
Gol: BRASIL: Neymar, aos 37 minutos do segundo tempo
BRASIL: Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Filipe Luíz; Luiz Gustavo (Fernandinho), Ramires (Elias), Willian (Éverton Ribeiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Neymar e Diego Tardelli (Robinho)
Técnico: Dunga


COLÔMBIA: Ospina; Zúñiga (Mejía), Zapata, Valdés e Armero; Sánchez (Ramos), Ramírez (Arias), Cuadrado e James Rodríguez (Falcao García); Jackson Martínez (Guarín) e Teófilo Gutiérrez (Bacca)
Técnico: José Pékerman

Grêmio ataca 'auditor racista', entra com recurso e quer paralisação da Copa do Brasil

GAZETA PRESS
Grêmio foi excluído da Copa do Brasil na última quarta-feira
Grêmio foi excluído da Copa do Brasil na última quarta-feira
O Grêmio entrou com um recurso no STJD para interromper a Copa do Brasil, em protesto contra o rótulo de "clube racista" adquirido após a exclusão da competição decidida nos tribunais. O clube gaúcho foi expulso da competição depois de um grupo de torcedores tricolores dirigirem insultos racistas ao goleiro Aranha, do Santos.
"Estamos fazendo os passos formais, depois da publicação do acórdão queremos o deferimento do protocolo do recurso, é uma obrigação que o Grêmio tem. Vamos em busca de diminuir o prejuízo, ficamos marcados como time racista, tenho dois amigos que adotaram crianças negras, por exemplo, e mesmo assim ser gremista virou símbolo de racismo", disse o vice-presidente Nestor Hein, em entrevista ao ESPN.com.br.
O clube também atacou a presença de um "auditor racista" entre os homens que votaram em 5 a 0 pela exclusão da agremiação de Porto Alegre da Copa do Brasil. No caso, algumas postagens de cunho racista do auditor Ricardo Graiche, que teria postado fotos, em 2012, em que tratava negros de forma preconceituosa em suas redes sociais, fato que revoltou o vice gremista. 
"O Grêmio foi condenado pela atitude de cinco pessoas e por um auditor racista, em um tribunal que quatro pessoas não reconheciam um racista ao seu lado. Estou chocado com tudo isso, quero abandonar o futebol no fim do ano. Você vê, questões ligadas ao racismo disseram que é particular do auditor, mas quando é com cinco torcedores em um universo de 30 mil aí é racismo do clube", definiu o dirigente.
O Grêmio ingressou com recurso junto ao Pleno do STJD nesta sexta-feira e busca reverter resultado ocorrido em julgamento nesta quarta, que optou por excluir o clube do torneio. Os representantes do Departamento Jurídico do Grêmio entraram com o pedido de efeito suspensivo, que se aceito acarretará na interrupção da Copa do Brasil.
"Acredito que vamos reverter nos tribunais, mas essa mancha jamais vai se apagar. Vai ser o primeiro clube do mundo excluído por crime de racismo praticado por cinco pessoas em um universo de outras 30 mil", continuou o vice gremista. 
O STJD vai analisar o recurso gremista na próxima segunda-feira e, se for o caso, vai interromper a Copa do Brasil. "Esperamos só que no julgamento que vai ocorrer na próxima semana que possamos diminuir o prejuízo. Para o resto da história do Grêmio, é a semana mais triste da história do Grêmio, o prejuízo jamais será reparado, mesmo que seja absolvido e peçam desculpas", finalizou Nestor Hein.


Torcedora do Grêmio pede desculpas a Aranha: 'Perdão, perdão, perdão mesmo'