segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bengals vencem Steelers e vão aos playoffs; Luck quebra recorde, Colts garantem vaga e 'fecham' AFC


Veja os melhores momentos da partida!
Maior campeão do Super Bowl com 6 títulos, o Pittsburgh Steelers não terá a chance de conseguir sua sétima taça Vince Lombardi nesta temporada. Neste domingo, diante do seu torcedor no Heinz Field, os Steelers perderam para o Cincinnati Bengals por 13 a 10 e deram adeus às chances de irem aos playoffs.

Já o Cincinnati Bengals teve o prazer de eliminar o rival de divisão, chegar a 9 vitórias na temporada e também garantir vaga nos playoffs pelo segundo ano consecutivo. Isso havia acontecido apenas uma vez na história da franquia, que foi à pós-temporada em 1981 e 1982.
O quarterback dos Bengals, Andy Dalton, foi mal na partida e completou 24 dos 41 passes que tentou, sem nenhum touchdown e com duas interceptaçõe. Pelo lado dos Steelers, Ben Roethlisberger também não foi bem (13/27, 201 jardas, 1 TD e duas interceptações).
Big Ben lançou uma interceptação no minuto final que ajudou os Bengals a conseguirem boa posição de campo para chutar o field goal da vitória a quatro segundos do fim.
Com isso, o Cincinnati Bengals fica com 9 vitórias e 6 derrotas na temporada e ainda pode vencer a divisão norte da AFC contra o Baltimore Ravens (9-5). O Pittsburgh Steelers (7-8) já não tem mais chances.
Getty
Andrew Luck bateu recorde e comandou os Colts à vaga nos playoffs
Luck bateu recorde e comandou os Colts à vaga nos playoffs
Em outro jogo desta tarde, o Indianapolis Colts confirmou o sucesso deste começo de “Era Andrew Luck”. Fora de casa, os Colts bateram o Kansas City Chiefs por 20 a 13 e garantiram vaga nos playoffs desta temporada com uma rodada de antecedência ao chegarem às 10 vitórias no ano.
A tarde ainda foi mais especial para Andrew Luck, que entrou no jogo com 3.978 jardas aéreas, conseguiu mais 205 no jogo e ultrapassou o recorde de maior número de jardas passadas por um quarterback calouro. A antiga marca (4.051) havia sido estabelecida por Cam Newton no ano passado.
A vaga nos playoffs coroa o momento mágico da franquia, que vem de um 2011 trágico – pior temporada da sua história – e viu seu maior ídolo da história (Peyton Manning) ir embora. Como se não bastasse tudo isso, o técnico dos Colts, Chuck Pagano, está de fora desde setembro por conta de um câncer. Pagano venceu esta batalha e foi liberado para retornar à equipe nesta segunda-feira.
As vitórias de Bengals e Colts significam que a Conferência Americana já tem todos seus representantes nos playoffs definidos. A única pendência na AFC é o vencedor da divisão norte, que será definido na última rodada no duelo entre Cincinnati Bengals e Baltimore Ravens.
CAMPEÕES DE DIVISÃO: New England Patriots, Houston Texans e Denver Broncos; LÍDER DE DIVISÃO:Baltimore Ravens; WILDCARD: Cincinnati Bengals e Indianapolis Colts

Veja outros resultados deste domingo: 
Carolina Panthers 17 x 6 Oakland Raiders
Green Bay Packers 55 x 7 Tennessee Titans
Houston Texans 6 x 23 Minnesota Vikings
Jacksonville Jaguars 16 x 23 New England Patriots
Miami Dolphins 24 x 10 Buffalo Bills
New York Jets 17 x 27 San Diego Chargers
Philadelphia Eagles 20 x 27 Washington Redskins
Tampa Bay Buccaneers 13 x 28 St.Louis Rams

Em goleada, Chelsea vira time mais brasileiro da história da Premier League


Getty
Lucas Piazon perdeu um pênalti na estreia pela Premier League
Lucas Piazon perdeu um pênalti na estreia dele pela Premier League

O jovem Lucas Piazon fez a estreia dele no Campeonato Inglês dando uma assistência para Ramires, sofrendo dois pênaltis e desperdiçando uma das cobranças - a outra foi concluída por Oscar.

E a primeira vez do ex-jogador do São Paulo numa partida da primeira divisão inglesa fez o clube londrino ser o mais brasileiro da história da Premier League.

Com o meia, agora são oito jogadores que já vestiram a camisa do Chelsea. O primeiro foi Emerson Thomé, ainda nos anos 1990. Depois, vieram Mineiro, Belleti, Alex e o quarteto atual: Ramires, David Luiz, Oscar e Piazon.
Getty
Oscar, Piazon e David Luiz: três dos brasileiros do Chelsea
Oscar, Piazon e David Luiz: três dos brasileiros do Chelsea

O número supera o Manchester City, que já teve sete brasileiros: Maicon, Robinho, Elano, Sylvinho, Jô, Geovanni e Gláuber - este último, zagueiro que surgiu no Palmeiras, virou até motivo de piada na torcida por ser um defensor brasileiro desconhecido, que chegou quando o clube passou a fazer contratações milionárias, e jogou apenas 7 minutos depois de 20 jogos em que ficou no banco de reservas.

A atuação do Chelsea, um 8 a 0 sobre o Aston Villa, teve grande participação dos brasileiros. Ainda no primeiro tempo, David Luiz fez um belo gol de falta; depois, Ramires marcou em passe de Piazon; Piazon ainda sofreu pênalti convertido por Oscar antes de ele próprio desperdiçar uma cobrança; no fim, Ramires ainda fez mais um e garantiu o oitavo.

Os quatro gols brasileiros igualam um feito do Middlesbrough em 2008. Na última rodada da campeonato de 2007-08, o time venceu o Manchester City por 8 a 1 com três de Afonso Alves e um de Fábio Rochemback. Quem descontou para os visitantes foi Elano.

"A melhor coisa para mim é ver o time melhorando. Seguirei tentando fazer o meu melhor, e espero seguir melhorando. Desde o começo pudemos ver os jogadores confiantes e acreditando que podiam ganhar", disse o técnico Rafa Benítez após a goleada que igualou a maior da história do clube, o 8 a 0 no Wigan em maio de 2010.
Veja a goleada do Chelsea sobre o Aston Villa por 8 a 0 neste domingo

Jogadores do Real admitem surpresa, e jornais espanhóis criticam Mourinho por barrar Casillas: 'Ridículo'

A imprensa espanhola não aliviou nas críticas neste domingo ao comentar o fato de José Mourinho ter barrado Iker Casillas do jogo em que o Real Madrid foi derrotado por 3 a 2 para o Málaga, fora de casa, no último sábado, em um novo capítulo da crise vivida pela equipe no Campeonato Espanhol. A decisão polêmica surpreendeu os próprios jogadores do time madrilenho, pois o goleiro é o capitão merengue e um dos principais ídolos da seleção espanhola.

"Nos surpreendeu (a barração de Casillas), é o nosso capitão. Mas não é uma decisão nossa e temos que aceitá-la", afirmou o lateral-direito Sergio Ramos, que depois justificou o seu comentário ao lembrar do papel amplo que o goleiro desempenha no Real. "É uma surpresa porque não é habitual. Iker é o líder no vestiário e peça chave do time. E vai continuar a ser o titular porque é um grande goleiro", completou.

O zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe também não escondeu certa estranheza com a decisão de Mourinho de escalar o reserva Adán diante do Málaga, mas evitou entrar em conflito com o comandante. "(A saída de) Casillas é uma situação do treinador e temos de aceitá-la", enfatizou.

No último sábado, Mourinho alegou "questões técnicas" para barrar Casillas e ainda disse que Adán atravessa melhor fase neste momento, mas a imprensa espanhola qualificou a decisão do comandante como desnecessária e ruim para o Real, que agora está 16 pontos atrás do líder Barcelona no Campeonato Espanhol.

"O que Mou fez foi ridículo", escreveu o jornal Marca na manchete de sua edição deste domingo, na qual enfatizou que "o madridismo está indignado" e que o comandante desafiou "uma lenda do clube". O diário Mundo Deportivo,, por sua vez, destacou que Mourinho "colocou na reserva um dos melhores goleiros do mundo, capitão da equipe e líder do vestiário", enquanto o AS apontou que o treinador hoje é visto como um "problema insuportável" dentro do Real.

Zagueiro diz que bolada foi 'sem querer', e Ferguson rebate: 'Van Persie tem sorte de estar vivo'


Van Persie leva bolada e parte para cima de zagueiro do Swansea
Van Persie leva bolada e parte para cima de zagueiro do Swansea
A atitude do zagueiro Ashley Williams, do Swansea City, ao chutar a bola na cabeça de Robin van Persie na partida contra o Manchester United neste sábado revoltou o técnico Alex Ferguson. O treinador, que viu seu time sair de campo com o empate por 1 a 1 considerou que o holandês ‘teve sorte’ por não ter sofrido maiores danos com o impacto da bolada e pediu que o jogador do Swansea seja banido pela Federação Inglesa.

“Robin van Persie tem sorte de estar vivo. Foi uma atitude vergonhosa do jogador deles hoje e ele deveria ser banido pela FA. Robin poderia ter quebrado o pescoço”, reclamou o comandante.

O lance envolvendo Van Persie e Ashley Williams foi realmente impressionante. Após ter sofrido uma falta na entrada da área no segundo tempo de jogo, o atacante dos Red Devils ainda estava deitado no chão quando o zagueiro do Swansea chutou para longe a bola que estava bem perto do holandês e pegou direto na nuca dele. Imediatamente após a bolada, Van Persie levantou furioso e tentou ir para cima do defensor adversário, precisando ser contido pelos companheiros.

“Foi uma das coisas mais perigosas que eu já vi em um campo de futebol em muitos, muitos anos. Foi absolutamente intencional e bem na frente do juiz”, continuou criticando Sir Alex Ferguson.

Em meio à confusão formada após o incidente, o árbitro M. Oliver apenas puniu os dois jogadores com o cartão amarelo e deixou o jogo seguir. A partida, que estava empatada por 1 a 1, não sofreu alterações no placar e, com isso, o United conquistou o seu primeiro empate na temporada, mantendo a liderança do Inglês.

Apesar das críticas recebidas por parte dos jogadores e do técnico do time de Manchester, Ashley Williams deixou o campo alegando que o chute em cima de Van Persie foi apenas um acidente e garantiu que não teve a intenção de machucá-lo.

“Eu simplesmente fui chutar a bola para longe, porque estava frustrado, e infelizmente ela bateu na cabeça dele e ele ficou um pouco bravo”, explicou o zagueiro do Swansea.

Em seu pior momento no Real Madrid, Mourinho perde fama de 'mago da defesa'


Em apenas 23 jogos na temporada, José Mourinho já viu a defesa do Real Madrid ser vazada 26 vezes, uma média de 1,13 gols por partida
Em 23 jogos na temporada, Mourinho já viu a defesa do Real Madrid ser vazada 26 vezes
Após mais uma derrota do Real Madrid na temporada, o técnico José Mourinho ganhou as manchetes dos jornais espanhóis. Para o duelo contra o Málaga, o português colocou o ídolo merengue Casillas no banco, por opção técnica - fato que não acontecia há uma década. E, no ano em que vive seu pior momento na Espanha, o treinador vê mesmo na defesa seu ‘calcanhar de Aquiles’.

Desde que ganhou projeção no cenário europeu, após o título da Uefa Champions League com o Porto, e chegou à Inglaterra para assumir o Chelsea, Mourinho não comandava uma equipe com média de gols sofridos superior a um tento por jogo. Nesta temporada, entre jogos da Champions e do Espanhol com o Real Madrid, o treinador assistiu seus comandados cederem 26 gols em apenas 23 jogos.

Com os três gols sofridos diante do Málaga, na derrota por 3 a 2, o sistema defensivo do Real chegou à marca de 1,13 tentos cedidos por jogo. Antes disso, a pior marca de Mourinho havia acontecido com a Internazionale de Milão, na temporada 2008/09. Naquela ocasião, foram 46 jogos e 41 gols sofridos, totalizando uma média de 0,89 tentos por partida.

Na temporada seguinte, curiosamente, com a equipe que foi campeã europeia conhecida pela consistência de sua defesa, Mourinho também não teve números expressivos com seu sistema defensivo, que contava com os brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio. Em 2009/10, a Internazionale cedeu 43 gols em 51 partidas, uma média de 0,84 por jogos. 

O melhor momento das defesas comandas por Mourinho aconteceu no Chelsea. Nas três temporadas que ficou em Stamford Bridge, o técnico viu seu sistema defensivo ser vazado mais de trinta vezes em apenas uma oportunidade. Na jornada de estreia do português, foram 28 gols em 50 jogos (média de 0,56); em 2005/06, 26 gols em 46 partidas (0,57 de média); e em 2006/07, o pior ano do mister, com 33 gols em 50 jogos, com uma média de 0,66 por partida.

Em suas últimas temporadas no Real, Mourinho não conseguiu manter os números que havia conseguido na Inglaterra, mas também não chegava sequer próximo do que vem assistindo neste segundo semestre de 2012. Em 2010/11, em sua estreia, o técnico teve média de 0,78 gols sofridos por jogos (39 tentos em 50 partidas) e, em 2011/12, 0,82 (41 em 50 jogos).

Confira os números das defesas de José Mourinho:

CHELSEA:
- 2004/05: 28 gols sofridos em 50 jogos (média de 0,56 por partida)
- 2005/06: 26 gols sofridos em 46 jogos (média de 0,57 por partida)
- 2006/07: 33 gols sofridos em 50 jogos (média de 0,66 por partida)

INTER DE MILÃO:
- 2008/09: 41 gols sofridos em 46 jogos (média de 0,89 por partida)
- 2009/10: 43 gols sofridos em 51 jogos (média de 0,84 por partida)

REAL MADRID:
- 2010/11: 39 gols sofridos em 50 jogos (média de 0,78 por partida)
- 2011/12: 41 gols sofridos em 50 jogos (média de 0,82 por partida)
- 2012/13: 26 gols sofridos em 23 jogos (média de 1,13 por partida)