segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Em goleada, Chelsea vira time mais brasileiro da história da Premier League


Getty
Lucas Piazon perdeu um pênalti na estreia pela Premier League
Lucas Piazon perdeu um pênalti na estreia dele pela Premier League

O jovem Lucas Piazon fez a estreia dele no Campeonato Inglês dando uma assistência para Ramires, sofrendo dois pênaltis e desperdiçando uma das cobranças - a outra foi concluída por Oscar.

E a primeira vez do ex-jogador do São Paulo numa partida da primeira divisão inglesa fez o clube londrino ser o mais brasileiro da história da Premier League.

Com o meia, agora são oito jogadores que já vestiram a camisa do Chelsea. O primeiro foi Emerson Thomé, ainda nos anos 1990. Depois, vieram Mineiro, Belleti, Alex e o quarteto atual: Ramires, David Luiz, Oscar e Piazon.
Getty
Oscar, Piazon e David Luiz: três dos brasileiros do Chelsea
Oscar, Piazon e David Luiz: três dos brasileiros do Chelsea

O número supera o Manchester City, que já teve sete brasileiros: Maicon, Robinho, Elano, Sylvinho, Jô, Geovanni e Gláuber - este último, zagueiro que surgiu no Palmeiras, virou até motivo de piada na torcida por ser um defensor brasileiro desconhecido, que chegou quando o clube passou a fazer contratações milionárias, e jogou apenas 7 minutos depois de 20 jogos em que ficou no banco de reservas.

A atuação do Chelsea, um 8 a 0 sobre o Aston Villa, teve grande participação dos brasileiros. Ainda no primeiro tempo, David Luiz fez um belo gol de falta; depois, Ramires marcou em passe de Piazon; Piazon ainda sofreu pênalti convertido por Oscar antes de ele próprio desperdiçar uma cobrança; no fim, Ramires ainda fez mais um e garantiu o oitavo.

Os quatro gols brasileiros igualam um feito do Middlesbrough em 2008. Na última rodada da campeonato de 2007-08, o time venceu o Manchester City por 8 a 1 com três de Afonso Alves e um de Fábio Rochemback. Quem descontou para os visitantes foi Elano.

"A melhor coisa para mim é ver o time melhorando. Seguirei tentando fazer o meu melhor, e espero seguir melhorando. Desde o começo pudemos ver os jogadores confiantes e acreditando que podiam ganhar", disse o técnico Rafa Benítez após a goleada que igualou a maior da história do clube, o 8 a 0 no Wigan em maio de 2010.
Veja a goleada do Chelsea sobre o Aston Villa por 8 a 0 neste domingo