segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CAS mantém punição do STJD e perda de pontos do Fla no caso André Santos

GILVAN DE SOUZA/FLA IMAGEM
André Santos jogou de forma irregular, de acordo com o CAS
André Santos jogou de forma irregular, de acordo com o CAS
Na tarde desta segunda-feira, o Flamengo recebeu o resultado do julgamento do caso André Santos na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça. O clube teve o recurso negado e julgado como improcedente na tentativa de anular a punição de quatro pontos que recebeu pela escalação do jogador. A informação foi dada primeiro pelo Blog Primeira Mão, do site Globoesporte.com, e confirmada pelo ESPN.com.br com o vice jurídico do clube, Flávio Willeman.
Agora, a diretoria rubro-negra estuda a possibilidade de recurso na Corte Suprema da Suíça, mas a chance dessa ação, por enquanto, é remota. Com isso, o Flamengo permanece com 45 pontos, em 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento, na tabela do Campeonato Brasileiro de 2013. Foram 39 páginas enviadas ao clube rubro-negro como justificativa para a decisão, que levou quase dois anos pra ser sacramentada. Na esfera esportiva não há mais possibilidade de recurso.
Expulso na final da Copa do Brasil de 2013, em 27 de novembro de 2013, André Santos entrou em campo na última rodada do Brasileiro, empate em 1 a 1 com o Cruzeiro. De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o lateral jogou de forma irregular, pois deveria cumprir a suspensão relativa à expulsão na Copa do Brasil em um campeonato da CBF. O Flamengo, por sua vez, entendeu que o jogador só cumpriria a suspensão automática na mesma competição. Como a Copa do Brasil fora encerrada, o jogador entrou em campo.
O caso ganhou notoriedade por conta da escalação de Heverton, da Portuguesa, que também tirou quatro pontos do clube paulista, rebaixando-o à Segunda Divisão. Com isso, o Fluminense, que fora rebaixado em campo, também foi salvo com a decisão judicial.

Reunião do São Paulo acaba em briga, e vice de futebol derruba Aidar com soco

DJALMA VASSÃO/GAZETA PRESS
Ataíde Gil e Carlos Miguel Aidar se desentenderam nesta segunda-feira
Ataíde Gil e Carlos Miguel Aidar se desentenderam nesta segunda-feira
Uma reunião semanal da diretoria do São Paulo acabou em briga nesta segunda-feira (5). O presidente Carlos Miguel Aidar e o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, protagonizaram cenas de violência e tiveram que ser separados. A informação foi divulgada pelo Radar On-line, da Veja, e confirmada pela reportagem daESPN.
O entrevero aconteceu no hotel Radisson, no bairro do Itaim, em São Paulo. Assim como toda segunda-feira, os dirigentes estavam reunidos no local. Ataíde agrediu Aidar com um soco e derrubou o presidente tricolor. 
Ainda segundo apurou a reportagem, Aidar e Ataíde possuem divergências fortes por conta da escolha do novo técnico com a iminente saída de Juan Carlos Osorio, que deve acertar com a seleção mexicana. Assim, o clima esquentou.
Júlio Casares e o vice de comunicações e marketing, Douglas Schwartzmann, teriam assistido a tudo. Mas ambos negam qualquer entrevero - Douglas nega ter participado do encontro.
Hóspedes também presenciaram ao imbróglio. Funcionários do hotel agiram rapidamente e apartaram a confusão, que aconteceu diante de hóspedes.
Em contato com o ESPN.com.br, Aidar evitou comentar a situação, mas negou horas depois. "Não sei de briga nenhuma. Pede a posição de quem publicou isso", comentou. 
A gerência do hotel, procurada pela reportagem, também se limitou a dizer que "não aconteceu nenhum fato estranho" no local no período da manhã.
Ataíde Gil Guerreiro estava com o telefone desligado ao longo de toda a noite desta segunda-feira e, por isso, não atendeu aos contatos da ESPN.
O ambiente no São Paulo é quente há alguns dias. Na semana passada, o mesmo Ataíde quase foi às vias de fato com Roberto Natel, ex-vice e membro influente da oposição tricolor,, conforme revelou o ESPN.com.br.

Em retorno após concussão, Bouchard abandona

Pequim (China) - O retorno da canadense Eugenie Bouchard às quadras terminou de maneira melancólica nesta segunda-feira. A número 38 do mundo, que não jogava desde o US Open, quando abandonou o torneio com uma concussão, ficou em quadra por 49 minutos, sentiu tontura e desistiu da estreia do WTA Premier Mandatory de Pequim, quase chegando às lágrimas.
Depois do US Open, Bouchard já havia desistido de disputar os WTAs de Tóquio e Wuhan. A jogadora de 21 anos perdia para a alemã Andrea Petkovic, 21ª e cabeça de chave 13, por 6/2 e 1/1, quando recebeu atendimento e decidiu abandonar.
A alemã contou na coletiva o que conversou com Bouchard ao final do jogo. “Eu perguntei o que aconteceu e ela me disse que estava tonta. Perguntei se era a mesma coisa, se ainda era da concussão. Ela disse que sim, que tendia a voltar quando ela faz muito esforço físico”, disse Petkovic. O motivo oficial para a desistência foi tontura.
Esta foi a 200ª vitória da alemã em torneios de primeira linha. Na segunda rodada, ela enfrenta a australiana Samantha Stosur, 25ª, com vantagem de 2 a 1 no retrospecto. Todos os encontros aconteceram na Fed Cup. A australiana de 31 anos marcou 6/3 e 6/2 na romena Monica Niculescu.
Radwanska e Bencic conseguem viradas - Em outro jogo ainda da primeira rodada, a suíça Belinda Bencic se recuperou após desistência em Wuhan e segue na luta por uma vaga no WTA Finals de Cingapura. A jovem, 13ª e cabeça 11, virou sobre a americana Madison Brengle, com parciais de 6/7 (4-7), 6/4 e 6/3. A segunda rodada será contra a croata Mirjana Lucic, 80ª, e a suíça venceu o único duelo anterior, na grama de Birmingham.
Já no final da programação desta segunda-feira e em jogo da segunda rodada, a polonesa Agnieszka Radwanska deu mais um passo rumo a Cingapura. A número 8 do mundo e cabeça 4 avançou às oitavas ao superar a alemã Mona Barthel, por 4/6, 6/1 e 6/4. Sua próxima adversária também obteve uma virada. A americana Madison Keys, cabeça 14, tomou um susto da qualifier ucraniana Kateryna Bondarenko, avançando por 3/6, 6/1 e 6/0. Radwanska lidera o confronto por 4 a 1, mas Keys venceu o último duelo, no US Open.

Muguruza entra no top 5, esquenta briga por Finals

Miami (EUA) - A semana em que Garbiñe Muguruza completa seu aniversário de 22 anos já começou com uma boa notícia para a jovem espanhola. Finalista do Premier 5 de Wuhan, no último sábado, Muguruza saltou do oitavo para o quinto lugar no ranking da WTA e atingiu a melhor marca de sua carreira.

Muguruza é a terceira espanhola na história da WTA a alcançar o Top 5, depois de Arantxa Sánchez Vicario, que passou 401 semanas no Top 5 e alcançou a liderança do ranking, e Conchita Martínez, que ficou 214 semanas entre as cinco melhores e atingiu o segundo lugar.

Outras mudanças significativas no top 10 foram as voltas de Karolina Pliskova e Angelique Kerber, que agora ocupam nono e décimo lugares no ranking mundial, enquanto Ana Ivanovic (agora 15ª) e Carla Suárez Navarro (12ª) deixaram o grupo. Já Venus Williams, campeã na China, saltou do 24º para o 14º lugar. Na corrida para o Finals, Venus está na 11ª posição, em lista que inclui Serena Williams.

Disputa pelo Finals - Com a já confirmada ausência de Serena, aumentou a disputa pelas vagas para o WTA Finals em Cingapura. Apenas Simona Halep e Maria Sharapova estão classificadas. Muguruza poderia ter selado a vaga se fosse campeã em Wuhan, mas mesmo sem a vaga, está em boa posição atrás apenas da russa e da romena e da desistente número 1 do mundo.

Quinta colocada na corrida ao Finals, Petra Kvitova foi eliminada na estreia em Pequim e pode ver as concorrentes se aproximarem. Kerber e Pliskova são as principais perseguidoras. Além de Flavia Pennetta campeã do US Open, que ainda não teve a vaga confirmada pela WTA, mas pode entrar como convidada caso não fique no top 8. Hoje, a italiana garantiria a última vaga direta.

O torneio na capital chinesa dá mil pontos à campeã, 650 à vice e 390 à semifinalista, valores importantes que podem mudar a classificação. Nomes como Agnieszka Radwanska, Belinda Bencic, Caroline Wozniacki e a própria Venus Williams tentam uma boa semana na China para subir nessa lista. Depois de Pequim, acontecem quatro torneios International e um Premier de médio porte nas próximas duas semanas.

Teliana estreia com vitória em Pequim




Da Redação | aovivo@bandsports.com.br
A brasileira Teliana Pereira estreou com vitória no WTA de Pequim, na China, ao derrotar a romena Alexandra Dulgheru, e avançou à segunda rodada do torneio, que terá transmissão do Bandsports a partir da próxima sexta.
Em 1h30, a pernambucana, que ocupa a 51ª posição no ranking, bateu a rival por 2 sets a 0, com parciais 7/4 e 6/2, anotando sua primeira vitória sobre Dulgheru em três confrontos.
Na próxima rodada, Teliana pode ter pela frente a italiana Flávia Pennetta, cabeça de chave número 3 e atual campeã do US Open.
Na próxima madrugada, Pennetta faz sua estreia diante da chinesa Xinyun Han.
Além de  Teliana, quem também estreou com vitória foi a sérvia Ana Ivanovic, sexta cabeça de chave, que superou a australiana Casey Dellacqua por 2 a o (6/4 e 6/0). Sua próxima adversária será Venus Williams.

Halep sente lesão e abandona o WTA de Pequim

Da Redação | esportes@band.com.br
Cabeça de chave número 1 do WTA de Pequim, a romena Simona Halep abandou o torneio na estreia por conta de uma lesão no tendão de Aquiles.
Ela sentiu dores na região durante o primeiro set da partida contra a espanhola Lara Arruabarrena e não conseguiu continuar no jogo.
“Eu já havia sentido dores em Guangzhou e em Wuhan, mas aqui foi pior. Pensei que iria melhorar e que eu poderia jogar, mas não quero forçar. Espero me recuperar e estar saudável em breve”, disse a número 2 do mundo.
Já a italiana Flavia Pennetta, campeã do US Open, teve trabalho contra a chinesa Xinyun Han, mas venceu por 2 a 1 (7/5, 4/6  6/4) e será a adversária da brasileira Teliana Pereira na segunda rodada.

Bandsports transmite o WTA de Pequim a partir da próxima sexta. 

A menor distância

O domingo em que Tite trocou Elias por Rodriguinho e o reserva fez o gol doempate contra a Ponte Preta diminuiu a diferença para o vice-líder, mas também deixou menor a dúvida de que o campeão será o Corinthians. O sábado à noite foi diferente. A torcida do Atlético -MG terminou o primeiro tempo contra o Coritiba vencendo por 1 x 0 e cantando "eu acredito!". O mesmo canto das semifinais contra o Newell's e da final contra o Olímpia, nas viradas da Libertadores 2013.
A razão para o Atlético acreditar pode ser a paralisação do campeonato para as eliminatórias e a possível perda de ritmo corintiano. Os 10 dias sem Brasileirão podem representar também recuperação física e aprimoramento tático para todos os times.
Há quinze dias, o técnico Roger Machado, do Grêmio, dizia ainda sonhar com o título, porque recuperaria sua equipe para o sprint final do Brasileirão. Teria finalmente tempo para treinar e para fazer seus jogadores se lembrarem dos detalhes táticos que transformaram o Grêmio depois da saída de Felipão.
Essa lógica também vale para Corinthians e Atlético-MG, que brigam pelo título.
"Fisicamente, chegamos no nosso ponto mais alto. Nem eu, nem Elias, nem Jadson vamos jogar mais do que estamos jogando", admite Renato Augusto. Sua atuação no primeiro tempo no domingo foi invejável. Renato Augusto é o multi-homem. Está em todos os lugares.
Aos 33 minutos da primeira etapa, iniciou uma jogada pela esquerda, como segundo volante. Chegou perto da grande área e cruzou para Vagner Love. Depois do desarme e do contra-ataque da Ponte, Ralf recuperou a bola e Renato Augusto recebeu o rebote na entrada de sua grande área defensiva. Para quem conviveu com problemas físicos até o ano passado, ele percorre o campo de maneira impressionante.
Editoria de Arte/Folhapress
Campinho PVC 0510
Campinho PVC 0510
Renato Augusto acertou 55 passes, recorde na partida. As jogadas começam e terminam com ele e só o atacante Diego Oliveira, escalado no segundo tempo por Doriva, rivalizou para ser o melhor em campo.
Cinco pontos é a menor distância entre o líder e o vice-líder na trigésima rodada, desde 2011, quando o Corinthians liderava por ter mais vitórias, empatado em 54 pontos com o Vasco.
Hoje, há diferença na pontuação e no fato de o Corinthians ser mais acertado taticamente do que o Atlético-MG.
Os defeitos contra a Ponte Preta aconteceram nas duas laterais, escaladas com reservas. O primeiro gol de Elton foi construído nas costas de Yago. O segundo, depois de erro de Edílson e da entrada em diagonal de Biro Biro.
Contra o Coritiba, a evolução atleticana foi ter mais movimentação de Lucas Pratto, saindo da área e criando jogadas de gols pela direita. O argentino foi o melhor em campo em Curitiba. Mas seu desempenho não é razão suficiente para acreditar.
BRIGA MAIS FEROZ
A briga pelo 4º lugar do Brasileirão vai continuar com o perde-e-ganha de Santos, São Paulo, Palmeiras e Flamengo. No Flamengo, o espaço entre seus volantes e meias diminui a chance de a bola chegar a Guerrero, que não marca há três jogos. O Santos é quem tem o futebol mais envolvente deste momento e tem a vantagem de jogar o confronto direto contra o alviverde na Vila Belmiro. O Palmeiras tem mais opções de elenco, o Santos os jogadores em melhor momento. O São Paulo não sabe nem qual será o técnico na próxima rodada.

NIVINHA

Anterior
Próximo

MUSAS DO ESPORTES