segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Muguruza entra no top 5, esquenta briga por Finals

Miami (EUA) - A semana em que Garbiñe Muguruza completa seu aniversário de 22 anos já começou com uma boa notícia para a jovem espanhola. Finalista do Premier 5 de Wuhan, no último sábado, Muguruza saltou do oitavo para o quinto lugar no ranking da WTA e atingiu a melhor marca de sua carreira.

Muguruza é a terceira espanhola na história da WTA a alcançar o Top 5, depois de Arantxa Sánchez Vicario, que passou 401 semanas no Top 5 e alcançou a liderança do ranking, e Conchita Martínez, que ficou 214 semanas entre as cinco melhores e atingiu o segundo lugar.

Outras mudanças significativas no top 10 foram as voltas de Karolina Pliskova e Angelique Kerber, que agora ocupam nono e décimo lugares no ranking mundial, enquanto Ana Ivanovic (agora 15ª) e Carla Suárez Navarro (12ª) deixaram o grupo. Já Venus Williams, campeã na China, saltou do 24º para o 14º lugar. Na corrida para o Finals, Venus está na 11ª posição, em lista que inclui Serena Williams.

Disputa pelo Finals - Com a já confirmada ausência de Serena, aumentou a disputa pelas vagas para o WTA Finals em Cingapura. Apenas Simona Halep e Maria Sharapova estão classificadas. Muguruza poderia ter selado a vaga se fosse campeã em Wuhan, mas mesmo sem a vaga, está em boa posição atrás apenas da russa e da romena e da desistente número 1 do mundo.

Quinta colocada na corrida ao Finals, Petra Kvitova foi eliminada na estreia em Pequim e pode ver as concorrentes se aproximarem. Kerber e Pliskova são as principais perseguidoras. Além de Flavia Pennetta campeã do US Open, que ainda não teve a vaga confirmada pela WTA, mas pode entrar como convidada caso não fique no top 8. Hoje, a italiana garantiria a última vaga direta.

O torneio na capital chinesa dá mil pontos à campeã, 650 à vice e 390 à semifinalista, valores importantes que podem mudar a classificação. Nomes como Agnieszka Radwanska, Belinda Bencic, Caroline Wozniacki e a própria Venus Williams tentam uma boa semana na China para subir nessa lista. Depois de Pequim, acontecem quatro torneios International e um Premier de médio porte nas próximas duas semanas.