segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CAS mantém punição do STJD e perda de pontos do Fla no caso André Santos

GILVAN DE SOUZA/FLA IMAGEM
André Santos jogou de forma irregular, de acordo com o CAS
André Santos jogou de forma irregular, de acordo com o CAS
Na tarde desta segunda-feira, o Flamengo recebeu o resultado do julgamento do caso André Santos na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça. O clube teve o recurso negado e julgado como improcedente na tentativa de anular a punição de quatro pontos que recebeu pela escalação do jogador. A informação foi dada primeiro pelo Blog Primeira Mão, do site Globoesporte.com, e confirmada pelo ESPN.com.br com o vice jurídico do clube, Flávio Willeman.
Agora, a diretoria rubro-negra estuda a possibilidade de recurso na Corte Suprema da Suíça, mas a chance dessa ação, por enquanto, é remota. Com isso, o Flamengo permanece com 45 pontos, em 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento, na tabela do Campeonato Brasileiro de 2013. Foram 39 páginas enviadas ao clube rubro-negro como justificativa para a decisão, que levou quase dois anos pra ser sacramentada. Na esfera esportiva não há mais possibilidade de recurso.
Expulso na final da Copa do Brasil de 2013, em 27 de novembro de 2013, André Santos entrou em campo na última rodada do Brasileiro, empate em 1 a 1 com o Cruzeiro. De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o lateral jogou de forma irregular, pois deveria cumprir a suspensão relativa à expulsão na Copa do Brasil em um campeonato da CBF. O Flamengo, por sua vez, entendeu que o jogador só cumpriria a suspensão automática na mesma competição. Como a Copa do Brasil fora encerrada, o jogador entrou em campo.
O caso ganhou notoriedade por conta da escalação de Heverton, da Portuguesa, que também tirou quatro pontos do clube paulista, rebaixando-o à Segunda Divisão. Com isso, o Fluminense, que fora rebaixado em campo, também foi salvo com a decisão judicial.