quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

São Paulo diz que aceita devolver Taça das Bolinhas, mas sugere duplicação

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, afirmou nesta quarta-feira que devolverá a Taça das Bolinhas para cumprir determinação judicial, mas também acenou com uma decisão conciliadora: fazer duas taças. Para isso, ele afirmou que tentará convencer a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim.
"Se eu for obrigado, vou devolver, mas depois vou buscar de novo. Se ela ficasse comigo, eu faria duas taças. O Flamengo não faria isso. Mas sou conciliador, vou tentar conversar com a Patrícia, que é uma pessoa pura, apesar de ter alguns assessores complicados, que são de torcidas", comentou Juvenal.
Na última terça-feira, o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que o troféu seja devolvido para a Caixa Econômica Federal em 24 horas, até que o caso tenha uma decisão final. O período conta a partir do momento em que o São Paulo receber a notificação.
A Taça das Bolinhas foi criada para ser entregue ao primeiro clube que vencesse o Campeonato Brasileiro três vezes seguidas ou cinco alternadas. Após um imbróglio que durou mais de duas décadas, a Caixa Econômica Federal decidiu entregá-la ao São Paulo (campeão em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008).
O Flamengo, por sua vez, passou a reivindicar a taça em 1992, já que foi campeão nos anos de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009). A polêmica existe por conta da Copa União de 1987.
Naquela edição, os times do Módulo Verde, no meio da competição, teriam de enfrentar equipes do Módulo Amarelo. Flamengo e Internacional, entretanto, se recusaram a jogar contra Sport e Guarani. O Flamengo venceu a equipe gaúcha por 1 a 0 e celebrou a conquista. A briga pelo reconhecimento durou 24 anos, mas a CBF reconheceu o título na última segunda-feira.

Copa do Brasil 2011

23/02/2011
17h00Penarol 2x3 Paysandu-PA Floro de MendonçaItacoatiara
19h30River Plate-SE 1x0 Botafogo BatistãoAracaju
21h00Brusque 0x1 Atlético-GO Augusto BauerBrusque
21h00Rio Branco-ES 0x1 Ipatinga-MG Salvador CostaVitória
21h00Trem 2x1 Náutico Glicério MarquesMacapá
21h00Baré-RR 0x1 Ponte Preta CanarinhoBoa Vista
21h00Vilhena 0x3 Avaí Portal da AmazôniaVilhena
21h00Águia de Marabá 1x1 Brasiliense-DF Zinho OliveiraMarabá
21h30Rio Branco-AC 2x1 Atlético-PR Arena da FlorestaRio Branco
21h50Iape 2x3 Atlético-MG Nhozinho SantosSão Luis
21h50Comercial-PI 1x2 Palmeiras AlbertãoTeresina
21h50Comercial-MS 1x6 Vasco MorenãoCampo Grande
21h50Cuiabá-MT 0x2 Ceará DutrinhaCuiabá
21h50Coríntians-RN 1x4 Santa Cruz-PE MarizãoCaicó


Primeira fase - VOLTA
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
23/02/2011
19h30Guarani 0x0 União-MT Brinco de OuroCampinas
21h00Paraná Clube 3x0 Gurupi Couto PereiraCuritiba
21h00Grêmio Prudente 3x0 Iraty Eduardo José FarahPresidente Prudente
21h00Fortaleza 4x1 Fast CastelãoFortaleza
21h00Bahia 5x1 São Domingos Estádio de PituaçuSalvador
21h00Portuguesa 1x0 Bangu CanindéSão Paulo
21h00Santo André 1x0 Naviraiense Bruno José DanielSanto André
21h00ASA 3x3 Horizonte-CE Coaracy FonsecaArapiraca

Libertadores 2011

Grupo 2

23/02/2011
17h15León de Huánuco 1x0 Oriente Petrolero Heraclio TapiaHuánuco

Grupo 3

23/02/2011
21h50Fluminense 0x0 Nacional (URU) EngenhãoRio de Janeiro

Grupo 6

23/02/2011
21h50Internacional 4x0 Jaguares Beira-RioPorto Alegre

Grupo 7

23/02/2011
19h30Estudiantes 1x0 Deportes Tolima Centenário de QuilmesQuilmes

Liga dos Campeões

Internazionale 0x1 Bayern de Munique
Olympique     0x0  Manchester United

Campeonato Inglês

Em partida adiada da décima oitava rodada

Arsenal 1x0 Stoke City

ITALIANO 2010 2011

pela 22 rodada

Bologna 0X1 Roma

Rachado e sob tensão, Clube dos 13 aprova edital de TV para o Brasileiro

Mesmo rachado e sob tensão, o Clube dos 13 aprovou nesta quarta-feira o edital de licitação dos direitos de transmissão de TV aberta do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014. A decisão a favor do documento foi unânime entre os clubes que participaram do encontro realizado na sede da entidade, em São Paulo.

Representantes de São Paulo, Internacional e Atlético-PR, que são membros da diretoria da entidade, além de Atlético-MG, Santos e Bahia, integrantes da comissão formada para discutir a venda dos direitos de transmissão, foram os apreciadores da questão. O Botafogo, também participante da comissão, não teve ninguém no evento. O que já era esperado.

Isto porque, mais cedo, o clube alvinegro e mais Flamengo, Vasco e Fluminense anunciaram de forma conjunta em nota que negociarão os direitos do Nacional de forma independente e não mais via Clube dos 13, como ocorria. Na noite de terça, o presidente botafoguense, Maurício Assumpção, enviou um ofício à entidade renunciando ao cargo que tinha.

Com a atitude, os quatro clubes cariocas juntaram-se ao Corinthians, que também na terça rompeu com a entidade por entender que pode lucrar mais com a venda dos direitos de forma unilateral, o que o comandante do Clube dos 13, Fábio Koff, acha impossível.

O edital deve ser publicado em jornais nesta quinta-feira e, se nada mudou, o valor mínimo para a TV aberta será ratificado em R$ 500 milhões, além de um ágio de 10% a favor da TV Globo. Assim, Record ou RedeTV!, outras interessadas na aquisição, terão de oferecer um valor 10% maior que o da carioca para levarem a disputa.

Zico cutuca São Paulo, defende Ronaldo e faz piadas em estreia como 'corneteiro'

Alfinetada no São Paulo devido à Taça das Bolinhas, defesa de Ronaldo e muitas piadas. À vontade, Zico reestreou como comentarista na última terça-feira e mostrou que leva jeito. O eterno camisa 10 do Flamengo não poupou as cordas vocais: fez quase uma análise por minuto. Também brincou com os espectadores, relembrou histórias do passado e “cornetou” Real Madrid e Lyon no empate por 1 a 1 pela Liga dos Campeões.

ZICO: 'SEMPRE ME SENTI CAMPEÃO DE 87'

  • Maior ídolo do Flamengo, Zico recebeu com surpresa o reconhecimento do título brasileiro de 1987. Participante ativo daquela campanha, o eterno camisa 10 da Gávea jamais deixou de festejar a conquista.

    "Ganhei quatro títulos brasileiros pelo Flamengo e o de 1987 foi o último deles. O reconhecimento é bom para o clube, para a torcida, mas sempre me senti campeão", disse Zico sobre a decisão.
Zico fez nessa terça sua primeira transmissão como comentarista do Esporte Interativo. Ele já havia exercido a função na Copa do Mundo de 1990. “Fiz a Copa do Mundo de 1990 toda pela Bandeirantes. Estou acostumado, não tem mistério”, contou ele ao UOL Esporte pouco antes do duelo europeu começar.
O agora comentarista assinou um contrato de três anos com a emissora, mas uma cláusula o libera caso ele queira dirigir um time europeu. “Ainda não descartei ser treinador fora do país. Tenho recebido algumas propostas que não foram aprovadas e outras que estão encaminhadas para o meio do ano. Se for um time bom e que tenha condições de brigar por conquistas posso voltar a trabalhar”, explicou.

ZICO CORNETA O MEIA BRASILEIRO MICHEL BASTOS

Ele poderia ter tentado com a perna direita e tentou um três dedos de esquerda, mas estava desequilibrado. Será que quis chutar direto?
Questionou o comentarista em lance do primeiro tempo em ataque do Lyon
Até lá, contudo, Zico pretende usar o que aprendeu do futebol e, além disso, dar suas cornetadas. Foi o que ele fez na estreia. Questionado em temas levantados por espectadores durante o jogo, ele não ficou em cima do muro.
A determinação da Justiça obrigando o São Paulo a devolver a Taça das Bolinhas em 24 horas foi um exemplo. “Com esse tempo determinado pela Justiça não vai dar tempo de o presidente do São Paulo [Juvenal Juvêncio] se deleitar”, ironizou Zico. O clube paulista disputa o troféu com o Flamengo.
Ele ainda protegeu Ronaldo, quando perguntado se o Fenômeno amarelava em decisões. “Ele amarelou em 2002, né? Com a camisa amarela meteu dois lá [na final da Copa do Mundo]”, argumentou o comentarista, referindo-se aos dois gols do ex-atacante na decisão contra a Alemanha no penta brasileiro.

ZICO PEDE KAKÁ NA VAGA DE ADEBAYOR NO REAL MADRID

O Kaká pode ser mais útil que o Adebayor. O Real precisa de alguém que saiba tocar a bola e abrir espaço, e o Adebayor não tem essa característica, ele só espera a jogada de linha de fundo
Avaliou Zico quando o jogo ainda estava empatado sem gols pelas oitavas de final
Piadas também não faltaram. Ele se divertiu com os companheiros de transmissão, chegou a corrigir o narrador André Henning e fez piada com um espectador apelidado de Pipoca que pediu um abraço. “Pipoca, meu grande abraço, que você salte bastante.”
Mas como bom comentarista não poderiam faltar as cornetadas. Zico implicou principalmente com o fato de o Real Madrid acionar pouco Arbeloa na lateral. Também criticou a insistência dos espanhóis nas jogadas pelo meio, mas precisou se render quando o lance resultou no gol de Benzema. “O toque do Özil foi perfeito e o Benzema teve calma, segurou um pouco e foi feliz.”
O xodó flamenguista não se segurou ao corrigir os companheiros, mas sempre com discrição. Foi assim, por exemplo, que ele discordou sobre uma eventual marcação individual em Cristiano Ronaldo e sobre o que José Mourinho tinha corrigido no intervalo da partida. Após 71 comentários, Zico voltou a sentir na prática a diferença entre criticar e ser criticado.

Mais um jogo do Cruzeiro agredindo e sem se deixar agredir

Cuca gosta de jogar no 3-4-3. Mas não é assim que o Cruzeiro tem jogado. Pelo menos, não exatamente.
Mas qual o sistema tático do Cruzeiro, que agride sem ser agredido, goleia pela segunda vez na Libertadores (4x0 no Guaraní do Paraguai) e não sofre gols?

Parece um simples 4-4-2, com dois zagueiro, dois volantes (Marquinhos Paraná e Henrique), dois meias (Roger e Montillo), dois atacantes (Wallyson e Wellington Paulista).

Só que os dois laterais sobem ao mesmo tempo, Pablo e Diego Renan. Várias vezes, Marquinhos Paraná prende como terceiro zagueiro. Em outras, os dois zagueiros ficam mesmo no mano a mano.
Quando Marquinhos fecha como zagueiro e Roger, ou Montillo entram pelo lado do campo, há sinais de 3-4-3, com Wallyson pela direita, Wellington por dentro, Roger pela esquerda.

O ponto é que o Cruzeiro é o time mais diferente do ponto de vista tático no futebol brasileiro de 2011. E que isso tem dado certo. A agressividade já valeu duas goleadas na Libertadores. E Fábio ainda não sofreu gol.

Pingo no y: Corinthians prova que não é um time caseiro

A Fiel está radiante. E nem poderia ser diferente. A cada jogo que passa, o Corinthians vem provando que não é um time apenas caseiro como adoram qualificar os coirmãos e que passaporte é só um detalhe.

A tabela do internacional Paulistinha é um ótimo exemplo, um verdadeiro tapa de luva de pelica engessada nas chuteiras dos amigos da onça, que se orgulham da galeria de canecos conquistados no exterior.

O Corinthians é o único time invicto do campeonato, depois de nove rodadas. Coleciona cinco vitórias e quatro empates. Marcou 16 gols e levou cinco. Tem um aproveitamento de 70%.

O ‘matador’ português Liedson está barbarizando os zagueiros: cinco gols em apenas quatro jogos.

Um mergulho no túnel do tempo também indica outra façanha: há um ano, o Corinthians não leva chumbo de Palmeiras, São Paulo e Santos.

A equipe da velha Fazendinha soma oito vitórias e um empate. O último chororô aconteceu em 28 de fevereiro de 2010: Santos 2 a 1, na Vila Belmiro.

Atenção senhores passageiros, apertem os cintos e boa viagem a... Tolima.
                                                #####
A vida é bela. Por uma daquelas coincidências que só mesmo o deputado Tiririca conseguiria explicar, poucas horas depois de o rei da bola, o gentleman Ricardo Teixeira, confirmar o título brasileiro de 1987, o Flamengo desistiu de expulsá-lo do quadro social. A comissão de inquérito havia sido instaurada em janeiro. O mandachuva e trovoadas é grande benemérito do clube, mas sofria repúdio desde que afirmara que o Flamengo não poderia se considerar campeão de 1987. É dando que se recebe. E como!

Twitter. Fala que eu te escuto: futebol você só vê aqui. Plim-plim.

Em família. O rei da bola, o sempre solícito Ricardo Teixeira, dorme em paz: Ricardinho, Joana e Beto, seus filhos, não o pressionam mais para entregar o título brasileiro de 1987 ao Flamengo. Dia e outro também, eles cobravam o caneco para o urubu. No café da manhã, no almoço, na janta e até no chá das cinco, sempre recheado com bolinhas queijo.

Sugismundo Freud. Língua comprida é sinal de braço curto.

Pica-Pau. Por muito pouco os engomadinhos do Tricolor não realizaram um rapel sem corda no Morumbi quando souberam que Casemiro queria aumento. É que, em fevereiro de 2010, o volante renovou contrato por cinco temporadas. Ganhou um bom reajuste (recebe mais de R$ 30 mil por mês), além de suas casas no valor total de R$ 500 mil. Os dirigentes acreditam que Casemiro deseja pegar o vácuo de Lucas, que passou de R$ 12 mil para R$ 100 mil mensais, mais 20% dos direitos federativos. Balanço das horas: Casemiro pode perder o lugar no time para o vovô Rivaldo.

Facebook. RC está como a sucuri gosta no badalado Anzhi Makhachkala: mala cheia de dinheiro e caviar até no cafezinho.

Happy birthday. O garoto Neymar ficou muito triste com a derrota para o Corinthians. Tanto que fechou uma boate em São Paulo para comemorar os 19 anos. Com cara de poucos amigos, o moleque chorou as pitangas no condescendente ombro de Nicola Bahis, panicat e capa da ‘Playboy’. A festa estava tão chata que só rolou até as 6 horas da manhã. Entre os convidados, um especial: o fofo Ronaldo, que bancou a brincadeira. Já Marcus Buaiz liberou a boate Royal. O Fenômeno e Buaiz são sócios na 9INE, a empresa de marketing esportivo que deseja cuidar da carreira de Neymar.

Araponga. O uruguaio Loco Abreu entregou o ouro ao bandido: destrinchou o Fluminense de ‘Muriçoca’ aos irmãos do Nacional, adversário do Tricolor pela Libertadores. Entre outros segredos, contou que a defesa do Flu é vulnerável porque os laterais são muito ofensivos. E que Conca é a peça-chave. A conferir.

Gilete press. Do ex-jogador Paulo Cézar Caju, no ‘JT’: “As hienas e os invejosos devem ter adorado a derrota do Barcelona para o Arsenal. Gosto não se discute, mas fico maluco quando vejo alguém ‘secar’ o Barça para poder dizer: ‘Tá vendo, jogou bonitinho e perdeu’. Ok, o legal é ficar na retranca dando chutão’. Na mosca.

Tiro curto. A goleada do Tiradentes sobre o Limoeiro por 5 a 1, pela 11ª rodada, entrou para a história do Campeonato Cearense. Pela porta dos fundos, é verdade: apenas quatro pagantes e R$ 60 de renda. Que venha a Copa-2014!

Tititi d’Aline. Acredite se quiser: Alexandre Pato pode ser patrão de Robinho, Thiago Silva, Ibrahimovic... Explica-se: ele estaria namorando Bárbara Berlusconi, 26 anos, filha de Silvio Berlusconi, o samaritano primeiro-ministro da Itália e presidente do Milan. No fim de semana, de acordo com o ‘Corriere della Serra’, ela viajou para acompanhar Pato contra o Chievo. O brasileiro entrou no segundo tempo e marcou um golaço. Só faltou mandar beijinho

Você sabia que... o patrimônio do fofo Ronaldo em imóveis supera os R$ 60 milhões?

Bola de ouro. Cruzeiro. Mais um massacre na Libertadores. Dois jogos, seis pontos, nove gols a favor e nenhum contra. Mestre Cuca acertou no menu.

Bola de latão.
Patrícia Amorim. Com a humildade que caracteriza a turma da soberba, a presidenta fez questão de atribuir-lhe o título brasileiro de 1987. De fato, Zico, Renato, Leandro, Andrade, Bebeto & Cia. foram meros coadjuvantes.

Bola de lixo. Bruno César. Voltou ao time do Corinthians no clássico e quase arrumou um bafafá ao chamar os santistas de fregueses.

Bola sete. “É evidente que a taça [das bolinhas] é do Flamengo. A CBF demorou anos para reconhecer o que havíamos decidido - Sport e Flamengo campeões” (do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, aliado do São Paulo - muy amigo).

Dúvida pertinente. Taça das Bolinhas: ‘Lixo Extraordinário, parte 2’?

O que você achou?
jose.r.malia@espn.com

Não preciso aceitar Ricardo Teixeira como dono do futebol brasileiro

Ricardo Teixeira é o dono do futebol brasileiro. Isso acontece porque ele assim se considera, e porque boa parte dos brasileiros assim o considera.

 De acordo com os seus interesses, o presidente da CBF define quem são os campeões brasileiros. As pessoas, mesmo as que discordam, no fim acabam aceitando. As escolhas de Teixeira viram verdade.

 Não pra mim. Sempre considerei o Flamengo campeão brasileiro de 87. A CBF legitimar o título não muda NADA.

 Acho discutível o reconhecimento das conquistas nacionais de Santos e Palmeiras como de Campeonatos Brasileiros. Mas se santistas e palmeirenses já se sentiam campeões antes, não tenho nada para contestar.

 Caso tenham passado a se sentir após a decisão de RT, lamento muito.

 Não satisfeito em ser o dono do futebol brasileiro e da Seleção Brasileira, Teixeira também manda na Copa do Mundo do Brasil.

 Decide sedes e estádios, e os governos estaduais e federal abaixam a cabeça. Por quê ?

 Também não sei responder. Sei é que não preciso aceitar nada disso. Pouco me importa o que a CBF torna oficial! Cada vez mais, pouco me importa se a Seleção vai bem.

 Muito me importa o que vai acontecer até 2014.

 Felizmente trabalho numa empresa que jamais me podou de nada. Uma rede de comunicação na qual Ricardo Teixeira não admite se comunicar. Por quê ?

 Todos nós sabemos a resposta(s).

 Entre os muitos motivos, na ESPN ele nunca vai mandar.

Copa do Brasil não é só um "atalho" para chegar à próxima Libertadores

Claro que a Copa do Brasil, criada já na (longuísima) administração de Ricardo Teixeira, vem sendo maltratada pela própria CBF com a não participação dos times que estão na Libertadores, justamente os melhores da temporada anterior. O ideal seria que todos a disputassem, e que o torneio fosse mais longo, em meios de semana até meados ou final de novembro. Infelizmente não é assim.

Mas apesar da ausência de equipes de peso, o torneio é o segundo mais importante do país, um título de âmbito nacional que só fica atrás da Série A do Campeonato Brasileiro. Ganhar a Copa do Brasil significa dar a volta olímpica após levantar uma taça, dá chance à torcida de gritar “é campeão”. É muito mais do que a classificação para outro torneio. A vaga na Libertadores é, digamos, um bônus.

Hoje jogam pela Copa do Brasil Vasco, Palmeiras, Botafogo Atlético Mineiro, Coritiba, Bahia, todos times de grandes torcidas e que não ganham um título maior do que um Estadual há pelo menos mais de uma década (e aí “segundona” não conta). Clubes que já ganharam o Campeonato Brasileiro da Série A. Se um deles, por exemplo, faturar a Copa do Brasil, seus torcedores comemorarão a taça, não uma vaga na Libertadores.

Capa do jornal gaúcho Zero Hora no dia seguinte após os 2 a 1 do Grêmio sobre o Sport
Capa do jornal gaúcho Zero Hora no dia seguinte após os 2 a 1 do Grêmio sobre o Sport, decisão da primeira Copa do Brasil, em 1989, gols de dois personagens que ainda estão na midia, não mais como jogadores, é claro: Assis e Cuca. Observe que a manchete, já naquela época, não destacava a vaga na Libertadores, mas o título tricolor: uma taça sempre é o que pesa mais

Dentinho faz ponta em filme e ganha elogios de 'Bruna Surfistinha'

Estreia na próxima sexta-feira o filme “Bruna Surfistinha”. E o torcedor de futebol, principalmente o corintiano, que estiver numa sala de cinema acompanhando a história da garota de programa Raquel Pacheco vai reconhecer um dos “clientes”: Dentinho. Assista ao vídeo ao lado.
- Eu falei para o pessoal: se eu não fosse jogador, com certeza seria modelo ou ator- brincou o atacante do Corinthians.
Deborah Secco, que faz o papel da protagonista, discorda.
- Sem dúvida prefiro ele como jogador de futebol - brincou a atriz na pré-estreia em São Paulo, na noite da última terça.
O convite ao atacante do Timão foi feito em 2009 pelo diretor Marcus Baldini. Ele tinha ido ao Parque São Jorge levar o filho para assistir a um treino da equipe e, numa conversa com o jogador, fez a proposta.
- Fui num treino para ver o Ronaldo. Aí, quando vi o Dentinho em campo, me deu um estalo: “esse cara é ator, tem jeito pro cinema, tem um olhar curioso, um gingado...preciso dele no meu filme” - disse Baldini.
Deborah Secco lembrou que o diretor é corintiano. E acrescentou que a escolha de um jogador foi uma sutileza com a fama que os boleiros têm sobre aventuras sexuais.
- Eu acho que, na verdade, ele fez porque o diretor é corintiano roxo. E ele topou uma brincadeira bem-humorada com esse universo a que às vezes os jogadores de futebol pertencem.
Raquel Pacheco, a Surfistinha na vida real, também é corintiana e elogiou o desempenho do atacante.
- Eu adorei, sou corintiana roxa, fiquei muito feliz. Eu ia ficar muito brava se tivesse sido um jogador de outro time. Gostei muito.
Cena curta
Vou buscar o Oscar..."
Dentinho
A cena com Dentinho é muito rápida. Numa sequência que mostra Bruna Surfistinha, interpretada pela atriz Deborah Secco, recebendo clientes na sua casa, um deles é o atacante do Timão. Ao contrário de outras tomadas bem mais ousadas, a de Dentinho é bastante leve. Ele aparece sentado numa cama (ainda vestido), enquanto Bruna, num micro-vestido roxo chega pela sua frente... E só. Mas foi o suficiente para ganhar elogios.
- Ele atuou como um ator com experiência. O Dentinho não é só mais um rostinho bonito no cinema... - completa o produtor Rodrigo Letier.
O atacante gostou do elogio e finalizou dizendo que está pronto para outras experiências no cinema.
- Deixei uma marca nesse filme... um olhar maneiro. Sei que provavelmente vou buscar o Oscar (risos). Brincadeira... mas foi uma experiência bastante legal. Ainda bem que não tinha fala. Porém, estou preparado para outros desafios como esses. Gostei de ter participado e a Deborah foi bastante simpática - completou o corintiano.
frame dentinho corinthians (Foto: Reprodução/TV Globo)O atacante corintiano Dentinho durante ensaio para a cena com Deborah Secco (Reprodução)

Ronaldo pode fazer jogo de despedida com as camisas de Flamengo e Corinthians

Grande parte da torcida do Flamengo não se mostra muito solícita quando o nome de Ronaldo é mencionado. Porém, a presidente do clube, Patrícia Amorim, não afasta a possibilidade de um jogo de despedida em que o Fenômeno poderia utilizar os uniformes do clube rubro-negro e também do Corinthians.
“Seria uma bela despedida. Ele poderia jogar um tempo com a camisa do Flamengo e outro com a do Corinthians. Ele merece”, disse ao jornal MAIS.
Por enquanto, o assunto é embrionário, mas a presidente do Flamengo afirmou que conversará com Andrés Sanches com o objetivo de viabilizar mais uma homenagem ao jogador que foi eleito o melhor do mundo por três oportunidades.
“Já havíamos pensado nisso, mas não sabíamos da vontade do jogador. Vamos retomar as conversas e voltar a pensar sobre o assunto”, encerrou.
Patrícia Amorim e Flamengo se mostraram mais solícitos a uma ‘trégua’ depois que o atacante pediu desculpas aos torcedores por encerrar a carreira sem ter nunca vestido a camisa do Flamengo, seu clube de coração.

Medalhão, Thiago Neves descarta "show" por título no Flamengo

Thiago Neves ainda não mostrou o futebol esperado com a camisa do Flamengo, mas não parece tão preocupado. Saindo do rótulo que o Rubro-Negro tem de dar espetáculo, o camisa 7 espera ganhar a Taça Guanabara neste domingo, diante do Boavista, com uma vitória simples e não menospresa o adversário, considerado pequeno.
"Eu e o Ronaldinho não fomos contratados para dar show. Sei que se espera isso da gente, mas o importante são os títulos e estamos perto de conquistar o primeiro. É muito importante e será diferente ganhar com a camisa do Flamengo. Mas teremos um adversário complicado ", disse.
O jogador comemora o momento vivido no Rubro-Negro, onde os holofotes estão voltados para o seu companheiro de clube. Thiago Neves afirmou que o título da Taça Guanabara servirá para dar mais confiança para uma equipe que ainda está se conhecendo.
"Será muito bom para a gente, mas ainda temos de passar pelo Boavista. Eles tem jogadores rápidos e não será nada fácil. Temos uma equipe que batalha muito e vamos em busca do resultado. Se entrarmos querendo vencer, vai ser difícil tirar o título do Flamengo", afirmou.

O FLAMENGO NO TWITTER

Apesar de não ter dado show, o Flamengo teve uma caminhada muito eficiente no primeiro turno do campeonato estadual. A equipe venceu todos os jogos da fase de grupo da competição e bateu o Botafogo na semifinal, ganhando nos pênaltis.
"Estamos crescendo a cada jogo e a cada dia as coisas melhoram. Claro que não jogaríamos bem desde o primeiro jogo e, para se ajeitar, leva um tempo. Nós estamos crescendo e estamos em uma final. Espero render mais e ajudar o time a ser campeão", encerrou.

Negueba vira xodó do Fla e pode conquistar 2º título em pouco mais de um mês

Xodó do técnico Vanderlei Luxemburgo e uma das grandes promessas do futebol rubro-negro, o jovem Guilherme Negueba está próximo de alcançar um feito invejável com a camisa do clube. Após ter marcado o gol do título da Copa São Paulo de Juniores sobre o Bahia, no dia 25 de janeiro, o jogador pode ajudar o Flamengo a conquistar a Taça Guanabara, domingo, dia 27 de fevereiro, às 16h, contra o Boavista, no Engenhão.
  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem Negueba festeja o gol de pênalti sobre o Bahia na decisão da Copinha. O Flamengo venceu por 2 a 1
Em grande fase e considerado um "iluminado", Negueba já marcou dois gols como profissional em 2011. Um deles deu a vitória ao Flamengo sobre o Boavista por 3 a 2 na fase de classificação da Taça Guanabara. O talento e a simplicidade do garoto fizeram com que o técnico Vanderlei Luxemburgo zelasse por sua imagem e a assessoria de imprensa particular do atleta informou que o mesmo não poderia conceder entrevistas antes da decisão como uma recomendação do treinador.
Inclusive, Vanderlei Luxemburgo comentou nos últimos dias sobre o posicionamento ideal de Negueba em campo e seu comportamento com os demais companheiros.
“O Negueba é um atacante porque o drible dele é perto da área. É tipo um Edílson. Tem tudo para vencer como assim. Jogando no meio pode perder a bola e armar contra-ataques. Além disso, é irreverente, brinca com todos, “sacaneia” o Ronaldinho. Esses garotos de hoje em dia são assim mesmo. Todos abusados (risos)”, afirmou o técnico.
Mesmo em silêncio dias antes da final, o alto astral de Negueba é comprovado por seus companheiros de time, que mostram a convivência sadia com o jovem, de 18 anos, morador do bairro Engenho da Rainha, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O FLAMENGO NO TWITTER

“É impressionante a alegria que aquele menino tem nas pernas. Ele vem fazendo um bom trabalho e ajudando muito o nosso time. Ainda precisa aprender bastante, mas vem entrando bem e fazendo boas partidas. Junto com o Ronaldinho, converso muito com ele. Tenho a certeza de que ainda vai ajudar bastante o Flamengo”, disse Thiago Neves.
Além da habilidade, a eficiência do jogador também tem sido destacada. A torcida para que o Fla possa se sagrar campeão com um gol seu é explícita dentro do elenco.
”Ele vem desequilibrando pelo nosso lado. Fez um ótimo trabalho na base, foi campeão da Copa São Paulo e já está treinando com a gente desde o ano passado. Tem tudo para ajudar e já fez um gol diante do Boavista na fase de classificação. Espero que neste domingo possa fazer isso mais uma vez”, comentou o zagueiro David.
Além de Negueba, o goleiro César, o lateral-esquerdo Anderson, e o volante Muralha também fazem parte do elenco profissional e podem atingir a mesma marca de dois títulos em pouco mais de um mês com a camisa do Flamengo.

Em 'nova fase', Vasco estreia na Copa do Brasil e busca título inédito

Após o turbulento início de ano, quando chegou a perder quatro jogos consecutivos, o Vasco voltou a vencer, reencontrou dias de paz e, vivendo um bom momento após a chegada do técnico Ricardo Gomes, já se permite sonhar com a conquista do inédito título da Copa do Brasil. A sua caminhada começa nesta quarta-feira, contra o Comercial-MS, às 21h50, no estádio Morenão, em Campo Grande.

VASCO LUTA POR UM TÍTULO INÉDITO

  • Marcelo Sadio/Site oficial do Vasco Técnico Ricardo Gomes aponta os caminhos para o Vasco derrotar o time do Comercial-MS nesta 4ª
Adotando o discurso de dar um passo de cada vez, os jogadores mostram conhecer bem o estilo de disputa da competição e sabem que todo jogo é uma decisão.
“Vamos com tudo em busca desse título inédito, até porque marcaria o nosso nome na história do clube. Porém, sabemos que precisamos respeitar os adversários mais fracos e tomar cuidado para que não sejamos surpreendidos”, ressaltou o zagueiro Dedé, que teve o coro endossado pelo atacante Marcel, experiente em disputas de Copa do Brasil.
“Queremos muito esse título, mas precisamos estar espertos e saber jogar a competição. O segredo da Copa do Brasil é pensar em um adversário de cada vez. Não adianta projetar as próximas fases porque acontecem muitos resultados inesperados. As equipes ditas menores tentam surpreender, principalmente jogando em casa. Por ser mata-mata, nem sempre vence o melhor”, alertou o camisa 9, campeão em 2010 com o Santos.
Além de começar a caminhada com o pé direito, o Vasco tem outros motivos para conseguir uma boa vitória na partida desta quarta-feira. Usando o regulamento da competição, o time espera vencer por dois ou mais gols, eliminando a necessidade de um jogo de volta, na próxima semana, no Rio de Janeiro, e ganhando ainda mais tempo para se preparar para a estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.

O VASCO NO TWITTER

Enquanto o Vasco busca eliminar o jogo de volta, o objetivo do Comercial-MS é exatamente o contrário. Disputando a primeira partida oficial do ano, os jogadores do time do Mato Grosso do Sul sabem da qualidade do adversário, mas esperam apresentar um bom futebol e conseguir forçar a realização da partida no Rio de Janeiro.
“O Vasco tem uma série de grandes jogadores, um grupo muito forte. Não adianta fazer marcação individual. Precisamos entrar concentrados, sem descuidos, porque os times grandes não perdoam”, salientou o técnico Amarildo Carvalho.
COMERCIAL-MS x VASCO
Data: 23/02/2011 (quarta-feira)
Local: Estádio Morenão, em Campo Grande (MS)
Horário: 21h50 (Horário de Brasília)
Transmissão na TV: Rede Bandeirantes (RJ, ES, DF, BA, PE, RN, PB, MA, PA, AM, RO, RR, AP e AC), Sportv 2 (apenas para o RJ) e ESPN Brasil (informações divulgadas pelas emissoras)
Árbitro: Antonio Denival de Morais (PR)
Auxiliares: Rafael Trombetta (PR) e Pedro Martinelli Christino (PR)
Comercial-MS
Aldo (Rodolfo); Robinho, Andrezão, Kanu e Amaral; Sérgio, Cláudio, Memé (Vagner) e Anderson; Thiago Martins e Aguiar.
Técnico: Amarildo Carvalho
Vasco
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Fellipe Bastos (Rômulo), Felipe e Jeferson; Eder Luis e Marcel.
Técnico: Ricardo Gomes

Após cair na Taça GB, Botafogo pega o River-SE e inicia luta por título inédito

Passados alguns dias da eliminação na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Botafogo inicia nesta quarta-feira, às 19h30, no Batistão, em Aracaju, sua caminhada na Copa do Brasil. Mesmo evitando falar abertamente sobre o assunto, a competição é tratada como prioridade no primeiro semestre
  • Pedro Ponzoni/UOL Esporte Técnico Joel Santana estuda escalar uma formação diferente na estreia da equipe na Copa do Brasil
Joel Santana entende que mesmo vindo de um revés para o rival Flamengo, o Botafogo não irá entrar em campo desgastado. O técnico lembrou que a partida foi muito equilibrada e como a derrota aconteceu nos pênaltis os jogadores não tem motivo para entrarem em campo com a moral em baixa.
“No futebol, existem eliminações e eliminações. Algumas vezes o resultado gera uma vergonha geral. No entanto, o quadro é diferente desta vez. Tivemos chances para vencer o jogo e como a partida foi para os pênaltis nosso time poderia ter vencido. Não é por causa de uma derrota que devemos colocar nossas cabeças embaixo da terra”, afirmou.
O retrospecto recente, no entanto, não chega a empolgar o torcedor. Nos dois últimos anos, a eliminação aconteceu para times teoricamente mais fracos. Em 2009, o Americano-RJ ganhou na decisão por pênaltis e ano passado foi a vez do Santa Cruz-PE passar pelo Botafogo em pleno Engenhão.
Calejado, o comandante alvinegro irá levar para campo as lições da temporada passada e tem a esperança de sua equipe realizar uma atuação dentro dos padrões atuais.
“A lição que levamos é que todo jogo pode gerar uma eliminação. Além disso, alguns fatores como voo, o clima e a alimentação acabam tendo influência. A competição é difícil, mas espero que o Botafogo realize uma exibição normal e sai de campo com a vitória”, disse.
O comandante estuda fazer mudanças na equipe. No entanto, ele fez mistério e não revelou quais serão as peças que poderão ser mexidas. O técnico ficou de pensar na nova formação, mas não descarta manter a base do time que perdeu para o Flamengo.
“Talvez eu escale uma equipe um pouco diferente, mas ainda tenho que pensar. Talvez eu faça um teste. Foi uma coisa nova que passou pela minha cabeça. No entanto, isso não é definitivo. Pode ser até que eu mantenha a formação que jogou contra o Flamengo”, avaliou.
Uma das mudanças poderá ser a entrada de Everton. O meia vem sendo elogiado por Joel e poderá ganhar uma chance no time titular. O treinador, entretanto, seguiu misterioso e não deu nenhuma pista.
“Posso ou não fazer essa mudança. Como ainda não tive tempo suficente para pensar vou estudar o que pretendemos”, disse.
O River Plate-SE, que lidera o grupo B do Campeonato Sergipano, vem tratando a Copa do Brasil como prioridade. Na última rodada da competição estadual, o técnico Aílton Faria escalou apenas três titulares desde o início.
RIVER PLATE-SE x BOTAFOGO
Data: 22/02/2011 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Transmissão na TV: Sportv e Espn Internacional para todo o Brasil (informações divulgadas pelas emissoras)
Local: Batistão, em Aracaju (SE)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
River Plate-SE
Max, Wallace, Bebeto e Valdson; Glauber, Bruno Ramos, Fernando Pilar, Eder e Pedrinho; Bibi e Bebeto Oliveira
Técnico: Ailton Silva
Botafogo
Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Somália (Everton), Bruno e Renato Cajá; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

Em turbulência, Flu pega o Nacional-URU e busca recuperação na Libertadores

e torcida está perto do fim. Para fazer as pazes com os tricolores, a equipe, que empatou na estreia com o Argentinos Juniors, precisa derrotar o Nacional-URU, nesta quarta-feira, no Engenhão, às 21h50, no Engenhão, pela segunda rodada do grupo 3 da Copa Libertadores da América. 

FLUMINENSE ENFRENTA O NACIONAL-URU

  • Photocamera Atacante Rafael Moura é uma das espeanças de gol da equipe tricolor no jogo desta quarta-feira
Muricy Ramalho está cheio de problemas no ataque: perdeu Fred, com edema na panturrilha esquerda, e Rodriguinho, com grave lesão na coxa direita. Rafael Moura, reclamando de dores lombares, não treinou nos últimos dias, mas o exame não acusou lesão e o jogador está confirmado.
Para o lugar de Fred, Rodriguinho seria a primeira opção. Entretanto, como o jogador está machucado, Araújo, Tartá ou até mesmo Willians surgem como substitutos.
Os problemas dentro de campo deixaram o ambiente conturbado nas Laranjeiras. Os jogadores se recusaram a conceder entrevistas e apenas Marquinho comentou o atual momento do Fluminense, que precisa vencer os uruguaios.
“Temos a noção exata disso e, se não vencermos em casa, não vamos manter a parceria com torcida. Ela cobra e tem direito. Está apoiando e quer ver o time ganhando. Precisamos da vitória, ainda mais na Libertadores. Depois, contra o América-MEX, será fora do país e muito mais difícil. Precisamos vencer de qualquer jeito”, alertou.
A equipe uruguaia já identificou os problemas do Fluminense e mostrou o “mapa da mina” da equipe tricolor: a defesa. Segundo o meia Matias Cabrera, as jogadas do Nacional serão concentradas pelos lados do campo para tentar surpreender os laterais Mariano e Carlinhos.

O FLUMINENSE NO TWITTER

“Vimos algumas partidas do Fluminense e percebemos muitas falhas na defesa. Os laterais apoiam o ataque sem qualquer critério e acho que podemos explorar esses pontos”, afirmou.
Já o zagueiro Sebastián Coates foi mais comedido nas afirmações. Ele fez questão de ressaltar a qualidade do Fluminense, principalmente do meio para frente.
“Atual campeão brasileiro, o Fluminense já demonstrou ter excelentes jogadores, principalmente os que atuam na frente. É preciso respeitá-lo e ter muita atenção com todos eles”, analisou.
FLUMINENSE x NACIONAL-URU
Data: 23/02/2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (Horário de Brasília)
Transmissão na TV: Rede Globo (RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, MA, DF, PA, AM, RO, AC e AP), Sportv e Bandsports (informações divulgadas pelas emissoras)
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Auxiliares: Nicolás Yegros (Paraguai) e Milcíades Saldivar (Paraguai)
Fluminense
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio (Digão) e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho e Darío Conca; Araújo (Tartá) e Rafael Moura.
Técnico: Muricy Ramalho
Nacional-URU
Leonardo Burián; Gabriel Marques, Alejandro Lembo, Sebastián Coates e Christian Nuñez; Mauricio Pereyra, Fucundo Piriz e Matías Cabrera; Richard Porta, Bruno Fornaroli e Nicolás Vigneri.
Técnico: Juan Ramón Carrasco

Campeonato Francês 2011

26ª RODADA - 18/02/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
17h45Lyon  4x0  Nancy GerlandLyonLer o relato do jogo Lyon 4 x 0 Nancy
26ª RODADA - 19/02/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
16h00Auxerre  1x1  Arles-Avignon Abbé-DeschampsAuxerreLer o relato do jogo Auxerre 1 x 1 Arles-Avignon
16h00Brest  2x0  Monaco Francis-Le BléBrestLer o relato do jogo Brest 2 x 0 Monaco
16h00Caen  2x2  Valenciennes Michel d'OrnanoCaenLer o relato do jogo Caen 2 x 2 Valenciennes
16h00Olympique  2x1  Saint-Etienne VélodromeMarselhaLer o relato do jogo Olympique 2 x 1 Saint-Etienne
16h00Lens  2x3  Sochaux Félix BollaertLensLer o relato do jogo Lens 2 x 3 Sochaux
18h00Lorient  5x1  Bordeaux Yves AllainmatLorientLer o relato do jogo Lorient 5 x 1 Bordeaux
26ª RODADA - 20/02/2011
HORAJOGOESTÁDIOCIDADERELATO
13h00Montpellier  1x0  Lille Stade de la MossonMontpellierLer o relato do jogo Montpellier 1 x 0 Lille
13h00Nice  0x3  PSG Municipal du RayNiceLer o relato do jogo Nice 0 x 3 PSG
17h00Toulouse  1x2  Rennes Municipal de ToulouseToulouseLer o relato do jogo Toulouse 1 x 2 Rennes

Todas as rodadas