quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Rachado e sob tensão, Clube dos 13 aprova edital de TV para o Brasileiro

Mesmo rachado e sob tensão, o Clube dos 13 aprovou nesta quarta-feira o edital de licitação dos direitos de transmissão de TV aberta do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012-2014. A decisão a favor do documento foi unânime entre os clubes que participaram do encontro realizado na sede da entidade, em São Paulo.

Representantes de São Paulo, Internacional e Atlético-PR, que são membros da diretoria da entidade, além de Atlético-MG, Santos e Bahia, integrantes da comissão formada para discutir a venda dos direitos de transmissão, foram os apreciadores da questão. O Botafogo, também participante da comissão, não teve ninguém no evento. O que já era esperado.

Isto porque, mais cedo, o clube alvinegro e mais Flamengo, Vasco e Fluminense anunciaram de forma conjunta em nota que negociarão os direitos do Nacional de forma independente e não mais via Clube dos 13, como ocorria. Na noite de terça, o presidente botafoguense, Maurício Assumpção, enviou um ofício à entidade renunciando ao cargo que tinha.

Com a atitude, os quatro clubes cariocas juntaram-se ao Corinthians, que também na terça rompeu com a entidade por entender que pode lucrar mais com a venda dos direitos de forma unilateral, o que o comandante do Clube dos 13, Fábio Koff, acha impossível.

O edital deve ser publicado em jornais nesta quinta-feira e, se nada mudou, o valor mínimo para a TV aberta será ratificado em R$ 500 milhões, além de um ágio de 10% a favor da TV Globo. Assim, Record ou RedeTV!, outras interessadas na aquisição, terão de oferecer um valor 10% maior que o da carioca para levarem a disputa.