Getty
Esse garoto pode ser o nome do basquete mundial daqui poucos anos
Esse garoto pode ser o nome do basquete mundial daqui poucos anos
Melhor promessa desde Lebron James. Melhor jogador universitário desde Kevin Durant. Vencedor de todos prêmios possíveis como melhor atleta colegial dos Estados Unidos. Aos 18 anos, capa de ESPN The Magazine, Sports Illustrated e GQ. Dois metros e três, 91 quilos e um talento impressionante. Tudo que cerca Andrew Wiggins assusta pela grandiosidade.
ESPN
Wiggins na capa da ESPN The Mag
Wiggins na capa da ESPN The Mag
O garoto nascido em Thornhill, no Canadá, é um fenômeno. Começou na Vaughan Secondary School, em seu país natal, e em 2011 foi para a Huntington Prep School, de West Virginia, em território estadunidense. No dia 14 de maio deste ano, anunciou sua decisão de jogar pela Kansas University, que tem um dos melhores programas de basquete dos Estados Unidos. Higgins escolheu onde queria jogar, tendo deixado para trás Florida State, Kentucky, North Carolina, entre outras universidades.
A ingluência de Andrew Wiggins no cenário do basquete norte-americano atualmente é tão grande, que muitos analistas afirmam que times da NBA farão de tudo para ter uma temporada ruim e, logo, aumentar suas chances de ficar com a primeira escolha no próximo Draft.
Nos Estados Unidos, para quem não sabe, o basquete universitário é uma paixão. Paixão, para muitos, maior do que a torcida por times da NBA. Lá a ligação com sua universidade é gigantesca. Todos os principais jogos são transmitidos em rede nacional.
A pressão sobre Wiggins será impressionantemente enorme. O próprio técnico dele, o excelente Bill Self, se mostrou surpreso com tudo que está acontecendo. "Estão o comparando a Wilt Chamberlain, e Chamberlain é o jogador mais dominante que já jogou esse jogo. O garoto tem 18 anos e nunca fez uma cesta no basquete universitário, mas mesmo assim vamos compará-lo ao Chamberlain? Isso é impossível. Sinto por ele, e nunca senti por atletas nessa situação. É difícil sustentar essa pressão".
É bem verdade que ele lidará com pressões desse tipo para sempre na carreira, se confirmado seu talento. Se não confirmar, o que não acredito que aconteça, o tombo será enorme. A ESPN norte-americana conversou com ex-atletas de Kansas Jayhawks e especialistas para dar conselhos a Wiggins.

Andrew Wiggins é a grande estrela da temporada universitária que começa oficialmente nesta sexta-feira (com transmissão dos canais ESPN), e estará em um dos favoritos ao título. Como sempre acontece, Associated Press e USA Today divulgaram os rankings com os palpites de jornalistas especializados no primeiro caso e treinadores do meio no segundo.
AP Top 25
1 Kentucky
2 Michigan State
3 Louisville
4 Duke
5 Kansas
6 Arizona
7 Michigan
8 Syracuse
8 Oklahoma State
10 Florida
USA Today Coaches Poll
1 Kentucky
2 Michigan State
3 Louisville
4 Duke
5 Arizona
6 Kansas
7 Syracuse
8 Florida
9 Michigan
10 Ohio State
As atenções estão em Wiggins, mas ele não é o único talento dessa classe, tida como uma das melhores dos últimos tempos nos Estados Unidos. Jabari Parker, small forward de Duke, Julius Randle, power forward de Kentucky, e Aaron Gordon, power forward de Arizona, são outros destaques da temporada. Ao menos promessas de destaques.