terça-feira, 28 de junho de 2011

Brassileiro Série B


19h30 Portuguesa 5x2 São Caetano
19h30 Duque de Caxias 0x0 Náutico
19h30 Americana 1x0 Grêmio Barueri
19h30 Sport 2x0 ABC
19h30 Guarani 0x1 Vila Nova-GO
21h50 Criciúma 1x0 Bragantino
21h50 Vitória 1x0 Paraná Clube
21h50 Salgueiro 2x3 Ponte Preta
21h50 Goiás 2x0 Boa
21h50 Icasa 1x1 ASA

Flamengo aposta na CBF para reaver título brasileiro de 1987 e Taça das Bolinhas


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é o grande trunfo do Flamengo para reaver o reconhecimento do título brasileiro de 1987 e a Taça das Bolinhas, troféu entregue ao primeiro pentacampeão nacional do país. Nesta terça-feira, o clube carioca tomou conhecimento do êxito do São Paulo na cassação da liminar obtida pelo próprio Flamengo. Com isso, o Tricolor paulista continua detentor da Taça das Bolinhas, repassada pela Caixa Econômica Federal no início do ano.
Curiosamente, na última segunda-feira, o departamento jurídico do Flamengo entrou com recurso no Tribunal Regional Federal do Recife contra a decisão que devolveu ao Sport o posto de único campeão brasileiro de 1987. No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como hexacampeão nacional. No entanto, no dia 14 de junho, a mesma CBF teve de acatar decisão da 10ª Vara da Justiça Federal, reconhecendo apenas o título da equipe pernambucana.
O entendimento da CBF, de que reconhecer o Flamengo também campeão da edição de 1987 não tira o peso da conquista do Sport, é o ponto utilizado pelo departamento jurídico carioca na defesa dos interesses rubro-negros.
“Essas decisões não mudam muito a situação. Para o tribunal as questões devem ser resolvidas no âmbito da justiça desportiva. O mais importante á a posição da CBF nesse ponto, que está ao lado do Flamengo. O quadro não será alterado. A nossa posição é a de aguardar os procedimentos. Entramos com o recurso no Recife para reformar essa decisão e no tribunal de São Paulo já transcorre normalmente o nosso pedido para que seja cassada a decisão de entregar a Taça das Bolinhas ao São Paulo”, explicou Rafael de Piro, vice-jurídico do Flamengo, ao UOL Esporte.
O dirigente também reafirmou a intenção do Rubro-Negro em entrar com um recurso na Fifa contra o Sport. Na avaliação da diretoria, o clube pernambucano merece ser punido por não ter respeitado os limites da esfera desportiva para resolver a questão.

Palmeiras caça suposto informante com bilhete no vestiário


A curiosa imagem acima é de uma mensagem deixada nesta segunda, no fim do dia, no quadro de avisos do vestiário dos jogadores do Palmeiras no CT. Bilhetes iguais foram colocados na sala de Felipão e no local reservado para os atletas lancharem.
É o auge da obsessão palmeirense por estancar o vazamento de informações de seu departamento de futebol. Pela denúncia, o conselheiro Gilto Avallone seria o informante.
 O pitoresco aviso destoa dos demais, que trazem informações importantes para o trabalho dos atletas, como horários dos treinos. Os recados costumam ser assinados pelo gerente administrativo Sérgio do Prado. O bilhete para dedar o suposto dedo-duro, porém, não é assinado por ninguém. E foi colocado no dia em que Roberto Frizzo, o vice de futebol, viajou.
A ação contra o vazamento parece obra de um contra-espião trapalhão. Ficou mais engraçada porque a mensagem foi colocada em dia de reunião do Conselho de Orientação e Fiscalização, do qual Gilto faz parte. A sala de lanches fica no caminho dos conselheiros. Alguns viram o aviso e se divertiram.
 O autor da denúncia está entre os poucos com acesso livre ao vestiário e provavelmente quis atingir também Frizzo. Gilto faz parte do grupo do vice de futebol. As reuniões na  casa de Gilto são famosas no clube. Até Felipão sabe dos encontros que contam com a presença do vice. Esse grupo político ganhou de Arnaldo Tirone o controle do futebol em troca de apoio nas urnas.
Dias depois da eleição, um bilhete parecido foi colocado na sala do treinador. Além de Gilto, apareciam os nomes do ex-presidente Musatafá Contursi e do conselheiro Piraci de Oliveira.
A assessoria de imprensa do Palmeiras disse ao blog que o clube fará uma investigação para tentar descobrir o autor dos bilhetes. E afirmou estranhar o nome do conselheiro estar em vermelho, cor que não é usada nos comunicados oficiais.
 Gilto se destacou como um dos mais ácidos membros da situação. Ele tem um site (www.nossopalmeiras.com.br) no qual coloca informações sobre o clube e crítica maus negócios, principalmente da gestão anterior. Felipão, atento a tudo, sabe disso e não gosta.
 “Nossa, como eu sou poderoso. Sou mesmo a pessoa mais bem informada do Palmeiras”, ironizou Gilto, ao ser questionado pelo blog. “Acontece muita coisa no clube que não sei. E, quando vaza,  falam que eu passei para imprensa. Mas luto pela transparência mesmo. Acho que todo palmeirense tem o direito de saber o que acontece. Por isso divulgo em nosso site o que acho importante”, completou o conselheiro.
 Só espero que a sede em descobrir e punir os responsáveis por negócios lesivos aos Palmeiras e por outras mazelas seja maior ainda.

Sharapova vence sob olhar do noivo e volta à semi de Wimbledon após 5 anos

s férias do noivo Sascha Vujacic, jogador de basquete do New Jersey Nets, parecem estar sendo um amuleto para a russa Maria Sharapova, que com o esloveno nas tribunas garantiu nesta terça-feira a sua classificação para as semifinais de Wimbledon pela primeira vez depois de cinco anos e se tornou a principal favorita ao título feminino do Grand Slam, em que é o nome mais expressivo entre as jogadoras restantes.
Sharapova passou com tranquilidade pela eslovaca Dominika Cibulkova, algoz da número um do mundo Caroline Wozniacki, e venceu a partida por 2 sets a 0, parciais de 6-1 e 6-1. Na briga para voltar à semifinal após sete anos de seu único título do torneio, a russa vai enfrentar a alemã Sabine Lisicki, uma das surpresas em Londres.
Ex-número um do mundo, Maria Sharapova conseguiu se impor logo no começo da partida e atacou com dez bolas vencedoras para quebrar três vezes o serviço de Cibulkova, evitou chances quebra com bom aproveitamento no saque e nas subidas à rede, fechando a primeira parcial em apenas 27 minutos.
O domínio de Sharapova continuou no começo do segundo set, quando ela quebrou o serviço da rival e abriu 2 a 0. Após uma tentativa de reação de Cibulkova, com a devolução de quebra no saque da russa, Maria Sharapova voltou a não dar chances e venceu todos os games seguintes para garantir o triunfo nas quartas de final.

Quartas de final feminina em Wimbledon

Foto 27 de 30 - Noivo da russa Maria Sharapova, o jogador de basquete Sasha Vujacic vibra com a vitória sobre Dominka Cibulkova Carl de Souza/AFP

Goleiro Bruno chora em audiência sobre extorsão

O ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes de Souza, acusado de matar sua ex-amante Eliza Samúdio, chegou às 09h37 ao auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (28) para prestar esclarecimentos sobre um suposto esquema de extorsão. Conforme denúncia na noiva de Bruno, Ingrid Calheiros, a juíza Maria José Starling, o advogado Robson Pinheiro e um policial de nome Leandro estariam envolvidos na venda de habeas corpus a favor de Bruno, no valor de R$ 1,5 milhão.

Foto: AE
Bruno chora em audiência sobre suposto caso de extorsão denunciado por sua noiva
Sério e com uniforme vermelho da Superintendência de Administração Penitenciária (Suapi), Bruno não está algemado. Durante introdução sobre a audiência, Bruno chorou em silêncio. Com os cabelos maiores, revelando cachos, o ex-goleiro do Flamengo mantém uma aliança dourada no dedo anular da mão direita.
Além de Bruno, irão depor o advogado do atleta, Cláudio Dalledone, e o advogado de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, Patrick Berriel. O noiva de Bruno, Ingrid, que já depôs no dia 10 de junho a deputados estaduais, também deve prestar mais esclarecimentos sobre o caso.
O comparecimento de Bruno à assembleia foi requerido pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado estadual Durval Ângelo (PT). Também participam da audiência os deputados Sargento Rodrigues (PDT), Rogério Correia (PT), Maria Tereza Lara (PT), Célio Moreira (PSDB) e Délio Malheiros (PV).
A audiência pública com o ex-goleiro do Flamengo é realizada em um auditório com capacidade para 80 pessoas. Na entrada do local, foi instalada uma porta com detector de metal e quem acompanha a reunião teve pertences revistados.

Mundial feminino

10h00 Colômbia 0x1 Suécia
13h15 Estados Unidos 2x0 Coreia do Norte

Meninos do Rio

A 6ª rodada do Campeonato Brasileiro reservou quatro vitórias para os times do Rio. Não foram as atuações dos sonhos dos torcedores, mas o que vale é bola na rede e somar três pontos.

Como a corrida é longa, uma verdadeira procissão, acumular gordura neste início é fundamental para quem sonha com voos mais longos. O São Paulo percebeu o quanto é importante ter gordura pra queimar. Mesmo goleado, o time segue na liderança.

Com a vitória sobre o Grêmio, o Botafogo entrou no G4. O elenco é forte para brigar pelo título? Ainda não, mas pode melhorar e sonhar com uma vaga na Libertadores. Renato e mais um meia e um atacante dão outra cara a equipe. Hoje, Elkeson é o Menino do Rio Alvinegro.

O Flamengo goleou o Atlético-MG e deu um chega pra lá nas justas cobranças. Ainda falta muito para inspirar confiança, mas devolveu a esperança ao torcedor. As desconfianças com Ronaldinho Gaúcho ganharam bandeira branca.

De qualquer forma, para sonhar com Libertadores ou título, o Flamengo precisa de um zagueiro experiente, um atacante e um Ronaldinho interessado em ser o Menino do Rio Rubro-negro, deixando um pouco as noitadas de lado.

O Fluminense desencantou com Abel e cia e arrancou um ótimo resultado em Florianópolis. Tudo bem que o Avaí é o último colocado do Brasileirão, mas as cobranças já estavam grande para cima do novo comandante.

O Flu tem elenco para subir na tabela? Sim! Isso basta? Não! Precisa ter regularidade, algo que foi o diferencial do time em 2010. Hoje, o Menino do Rio Tricolor é Abel. Ele é a esperança de dias melhores nas Laranjeiras.

O Vasco não tem interesse na vaga da Libertadores, mas o título é o objetivo. Venceu de forma dura em Goiânia, mas venceu. O que importa no fim das contas é vencer. Dar espetáculo e não levar 3 pontos não dá troféu pra ninguém.

Aos poucos, a diretoria está acertando o elenco, já pensando em 2012. A chegada do Juninho Pernambucano é uma indicação, assim como as renovações do Eder Luís e Felipe Bastos. Aos 36 anos, Juninho é a minha aposta para comandar o time.

O Brasileirão é longo e este texto não é papo de torcedor, mas uma constatação. Os times do Rio já aprenderam a jogar um campeonato de pontos corridos.

Neymar, Messi ou Forlán?

Forlán
Forlán
Crédito da imagem: Olé


Na Copa América olhares voltados para Neymar e Messi. Quem vai brilhar?
Só que estão esquecendo de um jogador que pode roubar a cena, um tal de Diego Forlán. Eleito melhor jogador na Copa do Mundo da África do Sul. Ele disse que agora está melhor fisicamente do que em 2011e que os últimos meses sem jogar ajudaram a recarregar as baterias.
Forlán teve problemas com o treinador do Atlético de Madrid. E o futebol do Uruguai vive um bom momento. O primeiro jogo será no dia 4 de julho contra o Peru, em San Juan.
Não podemos esquecer que o Uruguai também é candidato ao título.
Na Copa do Mundo da África do Sul acompanhei a seleção Argentina e toda a expectativa estava em torno do Messi. Ele sequer conseguiu marcar um gol, não brilhou. Até agora Messi ainda está devendo com a camisa da Seleção Argentina...
Já Neymar, com o jeito moleque mostrou na sub-20 que a camisa da seleção não pesa. Completamente a vontade ganhou até o apelido de Neymaradona, no jornal esportivo Olé. Na seleção principal Neymar pode mostrar para o mundo qual a diferença do Brasil para os outros países: nós temos um recurso inesgotável de talentos.

VÍDEOS: Violência custou caro ao Nueva Chicago. E ao River Plate?

Nesta sexta-feira, 1º de julho, um time argentino pouco conhecido no Brasil completará 100 anos. O Club Atlético Nueva Chicago é da cidade de Buenos Aires, fica no bairro de Mataderos e tem uma das mais violentas hinchadas do país. Por causa dela, foi parar na terceira divisão, de onde tenta sair, sem sucesso, desde 2008.

A queda do time na temporada 2006/2007 aconteceu em campo. A exemplo do River Plate, que foi parar na Promoción, espécie de repescagem, contra o Belgrano, o Chicago se defrontou com o Tigre. E perdeu. Seus torcedores invadiram o gramado do estádio República de Mataderos, pararam o jogo e atacaram os hinchas visitantes (vídeo abaixo). Um homem de 41 anos foi morto.




A violência dos seguidores de "El Torito" não passou em branco. O Nueva Chicago foi punido com a perda de 20 mandos de campo, ou seja, não pôde atuar em sua cancha uma vez sequer na segunda divisão em 2007/2008. E ainda perdeu 18 pontos como punição. Assim, terminou em último e foi para a terceirona. Duas quedas seguidas!

O Nueva Chicago tem forte rivalidade com o All Boys, do bairro Floresta, que se mantém na primeira divisão, e especialmente o Almirante Brown, de La Matanza, que subiu à segunda divisão na temporada passada e fez boa campanha (foi sexto). Cerca de sete quilômetros separam os dois clubes que se enfrentaram inúmeras vezes nos campeonatos de acesso.

Abaixo, um pouco mais da hinchada do Nueva Chicago, em maior número do que a do Independiente em plena casa adversária. Uma torcida aguerrida, mas também em parte violenta (veja o "recibimiento" aos 4 minutos e 45 segundos do vídeo). "El Torito" e seus seguidores não adeptos da pancadaria estão pagando os pecados dos demais na terceira divisão.





A associação entre os barra brava, violência e o clube centenário de Mataderos não resume a história do Nueva Chicago. Seu último acesso à primeira divisão, em 2006, mostra bem isso. O rival foi justamente o Belgrano, que rebaixou o River neste domingo, em Buenos Aires, entrando para a história ao ganhar fama internacional.

Com mando, jogando na cancha do Ferro Carril Oeste, o Chicago impôs 3 a 1 e na volta o Belgrano chegou a abrir 3 a 0 já na prorrogação. Pois mesmo no estádio Mario Alberto Kempes (ex-Olímpico), em Córdoba, a equipe de Buenos Aires foi buscar o 3 a 3 de maneira espetacular, fechou o placar agregado em 6 a 4 e subiu (vídeos abaixo).

E agora que os hinchas do River Plate repetiram os do Torito, agrediram, atacaram, quebraram tudo. O que acontecerá?

Dica do blog: Veja, na íntegra, os quatro vídeos desse duelo histórico, abaixo. Vale a pena!

Branca de Neve, urgente: seleção renovada com seis anões de Dunga

Uma felpuda e linguaruda raposa, com bom trânsito na concentração brasileira em Los Cardales, na Argentina, apurou que o Mano dos manos já tem o time para estrear na Copa América, contra a Venezuela, neste domingo, com transmissão pela ESPN Brasil.

Se nada acontecer de extraordinário nos treinamentos, a amarelinha desbotada entrará em campo com Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Ganso; Robinho, Neymar e Pato.

O treinador e o rei da bola, o carismático Ricardo Teixeira, cumprirão assim a promessa de que haveria uma profunda reformulação após o fracasso dos anões de Dunga no safári africano.

Somente seis atletas (50% mais um) são remanescentes da brilhante e alaranjada Copa de 2010: Júlio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, Ramires e Robinho.

Se precisar descobrir o caminho da floresta encantada, Mano terá no banco mais três opções da inesquecível campanha: Maicon, Luisão e Elano.

‘Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou... ‘
                                                    #####
Pica-Pau. Nada contra, ao contrário. Mas não deixa de ser interessante a rasgação de seda do técnico Tite a Danilo: “Ele está jogando muito. É um baita profissional.” Elogios mais que merecidos, já que Danilo vem gastando as chuteiras. Só não dá para entender por que o jogador esquentou por tanto tempo o bumbum no banco, chegando, às vezes, a ser a quarta opção de Tite.

Sugismundo Freud. Pai impertinente, filho desobediente.

A vida é bela. O Corinthians entrou para valer na vida das luvas de Rogério Ceni. Primeiro, ao ser contemplado com o centésimo gol do capitão são-paulino, em jogo do Paulistinha. Três meses depois, pelo Brasileirão, ele festeja a maior goleada na carreira, com direito a cocoricó. Pela sétima vez, RC tomou cinco gols em um jogo, mas jamais o Tricolor havia deixado de marcar pelo menos um. Há 10 anos, o São Paulo levou uma chinelada de 7 a 1 do Vasco, mas RC jogou apenas 10 minutos. Tomou um vermelho e deixou a glória para Alencar.

Zapping. Depois da festa, volta à realidade: Ceará x Palmeiras, pelo Brasileirão, rendeu 20 pontos no ibope global, 18 a menos que a decisão Santos x Peñarol, pela Libertadores (melhor marca esportiva em 2011). A Band obteve oito pontos. A audiência da plim-plim no campeonato nacional tem variado entre 18 e 24 pontos. Cada ponto equivale a 58.300 domicílios na Grande São Paulo.

‘Twitface’. Com um ponto em seis jogos, o Avaí lidera a tabela dos candidatos a um mergulho na bacia das almas: 91,8% de chances de cair. De acordo com a matemática do site ‘Chance de Gol’, o Coelho mineiro vem a seguir, com 87,4%, à frente do Furacão (68%), Ceará (38%), Bahia (41,4%) e Atlético/GO (28,5%).

PAC. O ‘Plano de Aceleração da Copa-2014’ informa ao heróico e esfolado contribuinte: a grande festa da bola e dos cartolas ainda está em banho-maria. Pesquisa da revista ‘Exame’ indicou que 38% dos brasileiros consideram o clima ainda ‘morno’, enquanto para 34% está ‘gelado, frio ou muito frio’. Apenas 26% avaliam como ‘quente, muito quente ou fervendo’ – provavelmente, a maior parte é de empreiteiros e/ou dirigentes do Circo Brasileiro de Futebol e da mamãe Fifa. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios.

Fermento. O centroavante Gilberto distribui sorrisos até em rua inundada. Em pouco mais de cinco meses, seu salário cresceu mais que dívida de aposentado: passou de R$ 3 mil (Santa Cruz) para R$ 70 mil (Internacional).

Gilete press. De Otávio Cabral, na ‘Veja’: “Cinco clubes já procuraram Luís Álvaro [presidente] dispostos a pagar a multa de 45 milhões de euros que prende Neymar ao Santos. Quatro estão entre os principais do continente europeu: Real Madrid, Barcelona, Chelsea e Manchester City. O outro vem do emergente futebol russo: o Anzhi, que já conta com Roberto Carlos e Tardelli.”. Bye bye Brazil?

Raquetada. A chinesa Na Li abriu os olhos do mercado publicitário. A campeã de Roland Garros já tem cinco patrocinadores. Embolsa US$ 10 milhões/ano. Perde apenas para a musa russa Maria Sharapova (US$ 25 milhões).

Tititi d’Aline. Quem pode, pode. Quem não pode, fica com raiva e vira a página: o personal stylist do garoto Neymar é Ricardo Almeida, bambambã do dedal e linha em roupas masculinas.

Você sabia que... o Santander, como principal patrocinador, investiu US$ 30 milhões na Libertadores-2011?

Bola de ouro. Independente. O clube de Tucuruí ganhou o título paraense. Pela primeira vez, em 99 edições do torneio, a taça vai repousar no interior.

Bola de latão. Engenhão. A pérola do Pan (demônio) negou fogo, ou melhor, luz pela terceira vez. A conservação do estádio, aliás, é um acinte.

Bola de lixo. Bandidos do River. Os vândalos provocaram cenas lamentáveis após o rebaixamento do time. Até os povos bárbaros ficariam envergonhados.

Bola sete. “A seleção depende menos do Neymar do que o Santos. Aqui, temos outros grandes valores. Ele não é única solução” (de Mano Menezes, analisando Neymar e mais 10 – a conferir).

Dúvida pertinente. Por que o capitão Rogério Ceni se nega a dar entrevista quando o barco tricolor naufraga?

Da boca do Mão-Santa

De seleção brasileira Oscar Schmidt entende. Foram cinco Olimpíadas, 1.093 pontos (recorde absoluto dos Jogos) e mais de 20 anos vestindo a camisa amarela (isso sem falar no bronze no Mundial de 1978 e no inesquecível Pan-Americano de 1987). Oscar dispensa apresentações, ora bolas, e o Bala na Cesta foi conversar com o Mão Santa neste momento tão conturbado a respeito do basquete do país após o pedido de dispensa de Nenê e a polêmica naturalização do norte-americano Larry Taylor. Leia o papo.
BALA NA CESTA: Na última sexta-feira o Nenê pediu dispensa da seleção brasileira, o que gerou uma série de mensagens pouco amistosas dos torcedores em relação ao pivô do Denver Nuggets, da NBA. O que você achou da atitude do atleta?
OSCAR SCHMIDT: Achei deplorável. Se Manu Ginóbili (ala da Argentina e campeão olímpico), Dirk Nowitzki (ala-pivô da Alemanha que acaba de se sagrar campeão da NBA) e Kobe Bryant (ala-armador norte-americano considerado um dos melhores de todos os tempos), craques consagrados, jogam por suas seleções com gosto, não justifica, de maneira alguma, que os nossos atletas fiquem de fora.
– Invariavelmente o seu nome e o do Marcel, bem como de Paula e Hortência também, são citados como uma turma que jogava pela seleção com muita paixão. Hoje parece que os tempos mudaram. Você consegue enxergar isso também?
– Claro, claro que enxergo isso – e como enxergo. Isso me deixa com muita raiva, e essa é a pior parte dos maus resultados da seleção dos últimos anos (essa falta de paixão mais do que perceptível). Quer saber? Que não venham mais então.
– Outro assunto que chamou a atenção foi a naturalização do Larry Taylor, o que gerou até um comentário seu: “Um técnico argentino convocou um americano para a seleção brasileira”. Como você viu o chamado do Taylor? Achou normal?
– Olha, eu não gostaria, mas já que os nossos atletas não conseguiram atingir os objetivos recentemente, por que não convocar o rapaz? O mesmo penso em relação ao técnico, apesar de, na minha opinião, termos vários bons que mereceriam uma chance por aqui (Claudio Mortari, Marcel, Guerrinha etc.).
– Por outro lado, o Pré-Olímpico de Mar del Plata contará com a geração dourada dos argentinos (campeã das Olimpíadas em 2004), e com um caso emblemático, o do Fabricio Oberto, que se recuperou de uma arritmia cardíaca e pediu para jogar a competição para se despedir com seus companheiros. Dá para comparar o espírito dos hermanos com o que os atletas daqui apresentam, Oscar?
– Vou dizer uma coisa a você sinceramente: eu invejo o patriotismo dos argentinos e dos norte-americanos, e me dá raiva que muitas vezes os brasileiros não tenham o mesmo sentimento. O caso do Oberto que você cita é apenas um dos milhares de exemplos que há por aí.
– Como mostrar para o jovem que hoje começa na modalidade que a seleção brasileira pode fazer parte da lista de prioridades dele? É possível isso?
– Cara, poderia te dar mil explicações, mas de verdade? Isso nasce com a pessoa. Não adianta, não dá para ensinar, mostrar. Infelizmente ou a pessoa tem isso ou não.
– Depois de quase dois anos de gestão, como você avalia o trabalho do presidente Carlos Nunes? Algo mudou, ou estamos na mesma?
– Até agora eu acho a gestão da CBB boa. Oficializou a LNB, contratou a Hortência e o Vanderley para cuidar das seleções feminina e masculina e mudou o estatuto para uma só reeleição – algo inédito. Por enquanto só tenho elogios, mas ainda falta um centro de treinamento e mais escolinhas pelo Brasil.