terça-feira, 28 de junho de 2011

VÍDEOS: Violência custou caro ao Nueva Chicago. E ao River Plate?

Nesta sexta-feira, 1º de julho, um time argentino pouco conhecido no Brasil completará 100 anos. O Club Atlético Nueva Chicago é da cidade de Buenos Aires, fica no bairro de Mataderos e tem uma das mais violentas hinchadas do país. Por causa dela, foi parar na terceira divisão, de onde tenta sair, sem sucesso, desde 2008.

A queda do time na temporada 2006/2007 aconteceu em campo. A exemplo do River Plate, que foi parar na Promoción, espécie de repescagem, contra o Belgrano, o Chicago se defrontou com o Tigre. E perdeu. Seus torcedores invadiram o gramado do estádio República de Mataderos, pararam o jogo e atacaram os hinchas visitantes (vídeo abaixo). Um homem de 41 anos foi morto.




A violência dos seguidores de "El Torito" não passou em branco. O Nueva Chicago foi punido com a perda de 20 mandos de campo, ou seja, não pôde atuar em sua cancha uma vez sequer na segunda divisão em 2007/2008. E ainda perdeu 18 pontos como punição. Assim, terminou em último e foi para a terceirona. Duas quedas seguidas!

O Nueva Chicago tem forte rivalidade com o All Boys, do bairro Floresta, que se mantém na primeira divisão, e especialmente o Almirante Brown, de La Matanza, que subiu à segunda divisão na temporada passada e fez boa campanha (foi sexto). Cerca de sete quilômetros separam os dois clubes que se enfrentaram inúmeras vezes nos campeonatos de acesso.

Abaixo, um pouco mais da hinchada do Nueva Chicago, em maior número do que a do Independiente em plena casa adversária. Uma torcida aguerrida, mas também em parte violenta (veja o "recibimiento" aos 4 minutos e 45 segundos do vídeo). "El Torito" e seus seguidores não adeptos da pancadaria estão pagando os pecados dos demais na terceira divisão.





A associação entre os barra brava, violência e o clube centenário de Mataderos não resume a história do Nueva Chicago. Seu último acesso à primeira divisão, em 2006, mostra bem isso. O rival foi justamente o Belgrano, que rebaixou o River neste domingo, em Buenos Aires, entrando para a história ao ganhar fama internacional.

Com mando, jogando na cancha do Ferro Carril Oeste, o Chicago impôs 3 a 1 e na volta o Belgrano chegou a abrir 3 a 0 já na prorrogação. Pois mesmo no estádio Mario Alberto Kempes (ex-Olímpico), em Córdoba, a equipe de Buenos Aires foi buscar o 3 a 3 de maneira espetacular, fechou o placar agregado em 6 a 4 e subiu (vídeos abaixo).

E agora que os hinchas do River Plate repetiram os do Torito, agrediram, atacaram, quebraram tudo. O que acontecerá?

Dica do blog: Veja, na íntegra, os quatro vídeos desse duelo histórico, abaixo. Vale a pena!