Bom, há quem diga que a frase acima deveria ter sido escrita há algum tempo. Penso o mesmo, mas o UFC demorou para isso.
Dominick Cruz lutava contra uma série de contusões desde outubro de 2011, e o UFC foi obrigado a criar um cinturão interino na ausência de seu campeão oficial. Em um duelo contra Urijah Faber, em julho de 2012, o potiguar Renan Barão venceu a disputa e ganhou tal título.
Com isso, era só aguardar Dominick voltar e eles fariam uma luta pela unificação. Mas Dominick não se recuperou e Barão defendeu seu título contra Michael McDonald, Aí sim, viria a luta contra o campeão. Mas Dominick novamente se lesionou e Barão fez sua segunda defesa, desta vez contra Eddie Wineland, quando conquistou um belo nocaute, na mesma noite em que Jon Jones fez uma luta disputadíssima contra Alexander Gustafsson.
Dois anos depois de sua última luta, Dominick Cruz se mantinha como campeão peso galo do UFC. Dana White ouvia críticas de todos os lados, mas deu um ultimato: se Cruz não lutasse até o início de 2014, perderia seu cinturão.
O combate contra Barão foi agendado para o dia 01 de fevereiro e era tão aguardado que deixou José Aldo em segundo plano, fazendo a penúltima luta da noite contra Ricardo Lamas.
E não é que Dominick Cruz se machucou de novo?
Desta vez, Dana não titubeou e tratou de anunciar que ele perdera seu cinturão, passando o posto para Renan Barão, que não foi cortado do show. Agora, defenderá seu cinturão - o oficial - contra Faber, o mesmo que derrotou para conquistar o interino.
Getty
Renan Barão era campeão inteiro do peso galo desde julho de 2012 e agora teve título oficializado
Renan Barão era campeão inteiro do peso galo desde julho de 2012 e agora teve título oficializado
Tremenda infelicidade para Dominick Cruz, sejamos sinceros. Deve ser triste e doloroso para um atleta ficar tanto tempo parado. Eu o encontrei pessoalmente em agosto, no Rio de Janeiro, e achei um tanto estranha a diferença de tamanho de suas pernas, a do joelho lesionado parecia bem mais fina que a outra. Sinceramente, acreditava em um massacre de Barão para o duelo de seu retorno.
Contra Faber, o novo campeão também é favorito, mas terá pela frente um adversário que vem com ritmo de luta e sedento para lhe devolver uma derrota.
Renan Barão é um grande campeão. Costumo dizer que ele não tem a mesma pressão que seu amigo José Aldo, mas é tão bom quanto o campeão dos penas. Digo isso, pois já vi vários de seus treinos e o acompanho bem de perto desde suas lutas em eventos pequenos no Brasil.
Talento, tem de sobra.
O cinturão dos galos, tal qual o dos penas, está em boas mãos, e deve ficar ali por um bom tempo.
André Pederneiras pode não ter os dois campeões mais badalados do UFC, mas, sem dúvida, tem dois lutadores, no sentido mais literal da palavra, e este é um dos motivos por serem atletas tão difíceis de serem batidos.
Enfim, parabéns, Renan Barão! O novo campeão peso galo do UFC!