terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Moçambique relembra início de Eusébio pelo time 'Os brasileiros' e cita 'paz refeita' com sua terra

Reprodução
Site O Sapo fez reportagens especiais para o Pantera Negra
Site O Sapo fez reportagens especiais para o Pantera Negra
Terra natal de Eusébio, Moçambique também chora a morte do ídolo. O ex-jogador nasceu em 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques, antigo nome da capital do país africano, Maputo, e esteve pela última vez lá em março de 2013, quando gravou depoimentos para uma cinebiografia.
Daúde Maveja, dirigente da Associação Desportiva Mafalala - bairro no qual o atacante da seleção portuguesa foi criado na infância -, afirmou que Eusébio foi bastante solicito com os jovens jogadores e disse até que o Pantera Negra fez as pazes com Moçambique com tal visita.
Reprodução
Jornal O País destaca a infância de Eusébio em Moçambique
Jornal O País destaca a infância de Eusébio em Moçambique
"Ele queria vir rever os amigos, o bairro, fazia tempo que ele queria fazer as pazes com sua terra. Conversou com nossos garotos, falou um pouquinho de sua experiência como jogador de futebol. Foi com muito prazer que os garotos conheceram 'in loco' a grande estrela de Moçambique", falou.
O site SAPO, o principal do país, traz várias reportagens sobre Eusébio, que morreu após uma parada cardiorespiratória na madrugada deste domingo, em Lisboa. "A lenda do Rei", "A paixão de Eusébio (citando o Benfica)", "Mafalala, a terra de Eusébio", além do obituário.
"Morreu Eusébio, o moçambicano que brilhou com a camisola do Benfica e da selecção Portuguesa de futebol", é o que destaca o site do Jornal Verdade. Enquanto isso, o diário O País relembra toda a trajetória de Eusébio em sua infância moçambicana.
"Oriundo de uma família muito modesta, a sua infância foi passada jogando futebol de rua com bolas de trapos. Vendo a necessidade de organizar o futebol dos jovens no Bairro 'Chico', que embora deficiente era fanático por futebol, decide criar uma equipa que deu o nome de 'Os brasileiros'. É nessa equipe que Eusébio estreou jogando aos 11 anos", conta o jornal.
"Aos 18 anos iniciou a carreira a sério no Sporting de Lourenço Marques. Pelo brilhantismo das suas atuações, chamou a atençao de duas grandes equipes portuguesas, nomeadamente o Benfica e o Sporting Lisboa, que entraram numa grande disputa pelo então craque moçambicano. Eusébio optou pelo Benfica, que sem imaginar estava contratando aquele que seria depois considerado o melhor jogador do Benfica e da seleção portuguesa de todos os tempos", diz.