Luiz Felipe Scolari só teve problemas desde que Diego Costa entrou em seu caminho. Primeiro convocou o coadjuvante de Radamel Falcao Garcia para dois amistosos em março. Utilizou o jogador do Atlético de Madrid por apenas 31 minutos diante de Itália e Rússia. Diego não agradou, dificilmente conseguiria em tão pouco tempo. Não foi chamado para a Copa das Confederações.
Fred foi bem no certame, mas voltou a se lesionar. Está clara a necessidade de outro atacante. Veio a temporada 2013/2014 e Falcao Garcia trocou o time espanhol pelo Mônaco. Sem o colombiano, Diego Costa mudou a forma de jogar e passou a fazer mais gols, como o blog destacou em setembro - cliqueaqui, veja os mapas de movimentação dele e leia.
Mais centralizado e finalizando com maior frequência, vieram os gols. E ele tem liderado a artilharia na Espanha, à frente de Cristiano Ronaldo e Messi. Diego voltou a chamar a atenção de Scolari. Ela cresceu quando a seleção da Espanha demonstrou interesse em tê-lo. O técnico cebeefiano convocou o atacante. Mas já se sabia que ele preferiria o lado espanhol.
Declaração de Felipão, desconvocando o atacante Diego Costa, foi desnecessária; veja análise!
A parte cômica da história veio quando humoristas de um programa espanhol de rádio ligaram para Scolari se passando pelo presidente do Atlético de Madrid. Imaginando conversar com Enrique Cerezo, o técnico disse aquilo que não parecia disposto a revelar publicamente: pretendia levar Diego à Copa do Mundo. Algo natural para que ele se convencesse a aceitar o chamado.
Logo Diego confirmou sua opção. Fracassava a tentativa de reforçar a seleção brasileira e enfraquecer a da Espanha. Então as coisas pioraram para o treinador, que desconvocou Diego Costa. Era como se um sujeito fosse dispensado pela namorada e depois do chute no traseiro saísse gritando por aí, para todo mundo ouvir, que não quer mais saber dela.
Como desconvocar um jogador que disse "não" à própria convocação? No mínimo estranho. E desgastante. Então veio o discurso de viés nacionalista, sem sentido em se tratando do também ex-técnico de Portugal. E na coletiva, um repórter fez pertinente pergunta justamente sobre isso, gerando agressão agressiva de Scolari (veja vídeo abaixo).
Tudo isso por causa de Diego Costa, jogador pouco conhecido há alguns meses e hoje capaz de fazer mais gols do que Messi e Cristiano Ronaldo. E de tirar Felipão do sério.
Felipão se irrita com pergunta sobre Diego Costa e bate boca com repórter: atacante do Atlético de Madrid disse não