sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Brasilerão Série B



19h30 São Caetano 0x1 Bragantino
19h30 Icasa 5x2 ASA
19h30 Oeste 1x1 América-MG
21h50 Joinville 0x2 Avaí

Argentino

18h00 Godoy Cruz 2x0 Tigre
20h10 Racing Club 0x1 Newells Old B.

Português



17h00 Arouca 0x1 Braga

Espanhol

16h00 Osasuna 2x1 Elche

Francês

15h30 Saint-Etienne 1x2 Toulouse

Alemão

15h30 Borussia Mgladbach 4x1 Braunschweig

Congresso Mossoró Acessa Mossoró começa nesta sexta, 20


Nesta sexta-feira e sábado, 20 e 21, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência realiza o I Congresso Mossoró Acessa Mossoró, em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A Prefeita Municipal é parceira do evento, que acontecerá na Universidade Potiguar (UNP).

Hingis desiste de jogar outros torneios neste ano

Nova York (EUA) - Martina Hingis desistiu de disputar os torneios asiáticos e não atuará mais neste ano, informa Matt Cronin para o site Tennis. A suíça disputou toda a temporada norte-americana, incluindo o US Open, mas não teve muito sucesso ao lado da eslovaca Daniela Hantuchova.
A campeã de cinco Slam havia afirmado no US Open que pretendia jogar Tóquio e Pequim, mas não aceitou os convites oferecidos depois. Mesmo assim, Hingis irá ao Japão para atividades promocionais. Hingis ainda não decidiu se tentará outro retorno em 2014.
Hingis e Hantuchova perderam na segunda rodada em Carlsbad, Toronto e Cincinnati e na estreia em New Haven e no US Open. Sara Errani e Roberta Vinci eliminaram a suíça e a eslovaca em Nova York e Hingis cometeu duas duplas-faltas no game final.
Após essa derrota no US Open, Hingis disse sentiu fisicamente a sequência de torneios. "Joguei bastante e meu corpo não está acostumado. Especialmente em quadra dura. Não tinha esse problema no saibro. É diferente jogar uma partida inteira de um set ou treinos".
A suíça também acredita que a deficiência de seu saque é ainda mais comprometedora no tênis atual. "Hoje, isso (o serviço) é um fator ainda mais importante, especialmente nas duplas. Como não tem mais vantagem, você precisa de um bom saque no ponto decisivo", analisou.

Nas duplas, Nanda Alves vai às quartas nos EUA

Albuquerque (EUA) - Depois de não passar pelo qualificatório de simples, a catarinense Maria Fernanda Alves, 160ª do ranking mundial de duplas, deu a volta por cima e garantiu vaga nas quartas de final do ColemanVision Tennis Championships, evento ITF challenger de Albuquerque, no Novo México.
Ao lado da eslovaca Lenka Wienerova, Nanda derrotou a parceria formada pela austríaca Tamira Paszek e a norte-americana Alison Riske com placar final de 6/3, 2/6 e 10-4.
Por vaga nas semifinais do torneio que distribui premiação de US$ 75 mil em prêmios e disputado sobre o piso hard, elas encaram a dupla cabeça de chave número 1 da competição, a americana Irina Falconi e a georgiana Anna Tatishvili.
No ITF de Rosario, na Argentina, a paulista Laura Cardone e a norte-americana Casey Robinson perderam nas quartas de final de duplas para as argentinas Sofia Luini e Guadalupe Perez Rojas, cabeças de chave 3, com placar final de 6/1 e 6/2.

Chinesas fazem a festa e favoritas são eliminadas

Guangzhou (China) - A quinta-feira no WTA de Guangzhou foi muito boa para as atletas da casa e não foi nada agradável para as cabeças de chave. Entra as favoritas que acabaram eliminadas está a francesa Alize Cornet, segunda mais bem cotada, que caiu diante da austríaca Yvonne Meusburger com parciais de 6/4 e 6/1.
Terceira favorita, a britânica Laura Robson havia derrubado uma chinesa na fase anterior, mas desta vez levou a pior contra uma atleta da casa, perdendo de virada para Jie Zheng com placar final de 1/6, 7/6 (8-6) e 6/2, após 2h16 de partida.
Outra britânica que parou diante da segunda chinesa seguida que pintou em seu caminho foi a quali Johanna Konta, superada pela convidada da casa Shuai Zhang, que aplicou parciais de 7/5 e 6/3 sobre a rival e alcançou as semifinais. Agora, a local vai medir forças com a austríaca Meusburger.
Já a chinesa Jie Zheng vai buscar um lugar na decisão contra a norte-americana Vania King, que depois de eliminar a principal favorita, a romena Sorana Cirstea, e de parar a embalada sérvia Bojana Jovanovski, derrubou nesta quinta a porto-riquenha Monica Puig, cabeça de chave 8, ao virar com parciais de 1/6, 7/5 e7/6 (7-5). Esta será a segunda vez que a chinesa encara King pelo circuito, tendo vencido a norte-americana em Tóquio, na temporada passada.
Na outra semifinal, a vantagem no retrospecto não é da tenista da casa, já que Meusburger soma três triunfos e apenas uma derrota contra Shuai Zhang, que apesar disso venceu o último duelo entre elas, no ano passado. A chinesa é a única das três que ainda persegue um título inédito no circuito.

Seul (Coreia) - Principal favorita no WTA de Seul, a polonesa Agnieszka Radwanska segue firme na competição. Nesta quinta-feira, pela segunda rodada, ela passou fácil pela espanhola Estrella Cabeza em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/1, em apenas 62 minutos de confronto.
Apesar da facilidade, Radwanska revelou que o começo não foi tão tranquilo. "Nunca a enfrentei e ela começou muito bem. Tivemos games longos e duros no começo. Mas com o passar da partida eu passei a ser mais agressiva e tomei o controle", avaliou a polonesa, que agora encara a russa Vera Dushevina.
Quem não teve a mesma sorte foi a segunda favorita, a russa Maria Kirilenko, que não resistiu à veterana japonesa Kimiko Date-Krumm e foi derrotada com placar final de 6/3 e 6/1. "Maria é uma grande jogadora, mas senti que ela teve algum probleminha hoje", comentou a nipônica de 42 anos.
"Ela não estava correndo como de costume, por isso acredito que havia algo errado. Não sofri tanta pressão hoje, por isso consegui controlar o jogo até o final", pontuou Kimiko. Sua adversária nas quartas de final será outra experiente jogadora: a italiana Francesca Schiavone.
Apenas mais uma partida movimentou a quinta-feira em Seul. Para felicidade da torcida sul-coreana, a convidada da casa Su Jeong Jang deixou mais uma rival pelo caminho, derrubando desta vez a quali tunisiana Nos Jabeur de virada, com placar de 1/6, 6/4 e 6/1. Agora, a local mede forças com a espanhola Lara Arruabarrena.

Tóquio (Japão) - A norte-americana Serena Williams desistiu de participar do Premier de Tóquio, que acontece na próxima semana. Segundo informaram as agências japonesas, a número 1 do mundo alegou fadiga para não comparecer ao evento nipônico.
"Estou desapontada por ter que desistir do Premier de Tóquio, um torneio que eu gostaria muito de participar", disse a caçula das irmãs Williams. "Infelizmente o número de partidas que joguei ultimamente me fizeram precisar de mais tempo para a recuperação", explicou.
Campeã do US Open, a caçula das irmãs Williams não é a primeira  grande baixa do evento japonês, que se inicia no próximo domingo. Antes dela, a russa Maria Sharapova já havia informado que não irá jogar, uma vez que segue afastada do circuito se recuperando de uma lesão no ombro.
Serena nunca disputou esta competição, mas já esteve em Tóquio para jogar outro evento, ficando com os títulos em Toyota nos anos de 2000 e 2002. A atual campeã do Premier nipônico é a russa Nadia Petrova, que bateu a polonesa Agnieszka Radwanska na final na temporada passada.

Flamengo leva coleado em casa

Flamengo joga bem 20 minutos no segundo tempo
E no primeiro tempo ele o flamengo domina jogo na primeira etapa e perde gol de mais na primeira etapa e no segundo tempo o time é dominado pelo Atlético PR
E termina 4 a 2 para atlético PR
Mereceu a vitória
Se time do flamengo continua jogado a sim como no segundo ira segunda divisão em 2014

Portuguesa atropela lanterna Náutico e deixa a zona de rebaixamento

Fernando Dantas/Gazeta Press
Portuguesa x Náutico
Portuguesa venceu com facilidade nesta quinta-feira no Canindé
A Portuguesa, cada vez mais, mostra força na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, a equipe paulista não tomou conhecimento do lanterna Náutico e conquistou uma tranquila vitória por 3 a 0, no Canindé, em duelo válido pela 22ª rodada da competição nacional. Os gols, marcados por Moisés, Gilberto e Bruno Henrique, foram todos anotados na primeira etapa do duelo.
Com o triunfo em casa, a Portuguesa salta para 25 pontos, ocupa a 16ª poção e deixa a zona de rebaixamento. O grupo dos quatro últimos é formado agora por Criciúma, Vasco, Ponte Preta e Náutico. Os pernambucanos seguem afundados na lanterna, com apenas 9 pontos conquistados.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa visita o Internacional, no domingo, no Estádio do Vale. Já o Náutico tem encontro marcado no mesmo dia com o Flamengo, na Arena Pernambuco. Nesta quinta-feira, aliás, o treinador Mano Menezes pediu demissão do comando técnico do time carioca.
O jogo
A Portuguesa, como de costume no Caninidé, começou a partida sufocando o adversário e a estratégia funcionou bem. Logo aos sete minutos, Bryan, estreante do dia, recebeu na esquerda com muita liberdade e levantou na cabeça de Moisés, que cabeceou consciente, no chão, para marcar o primeiro.
A Lusa continuou pressionando e perdeu boas chances. A principal delas com Gilberto, que cabeceou uma bola no travessão. Porém, o mesmo Gilberto se redimiu aos 34 minutos. Ele acertou uma bomba de fora da área, no ângulo de Gideão, que foi na bola, mas não alcançou. Golaço e 2 a 0.
A equipe da casa continuou a pressionar e acabou premiada por tanto procurar o gol. Aos 40 minutos, Bruno Henrique bateu falta da entrada da área no canto de Gideão e fez outro golaço, aumentando a conta.
O Náutico voltou com uma formação diferente no segundo tempo, com João Filipe entrando na função de terceiro zagueiro. A alteração não mudou o panorama da partida, e a Lusa continuou melhor.
A grande chance de transformar a boa vitória em goleada esteve nos pés de Bergson, aos 17 minutos. Souza fez grande jogada, aplicou um drible da vaca no zagueiro e rolou para o atacante completar para a rede, sem goleiro. Bergson bateu para fora, de forma bem pouco provável.
Sorte dele que o gol não faria diferença e nem mancharia a bela exibição da Lusa, premiada com a tão sonhada saída da zona da degola.
FICHA TÉCNICA:
PORTUGUESA 3 X 0 NÁUTICO
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 19 de setembro de 2013, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG)
Assistentes: Pablo Almeida da Costa (MG) e Rafael Trombeta (PR)
Cartões amarelos: Jean Rolt, Leandro Amaro e Derley (Náutico)
Gols: PORTUGUESA: Moisés, aos 7, Gilberto, aos 34 e Bruno Henrique, aos 40 minutos do primeiro tempo
PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Bryan; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés (Correa) e Souza (Cañete); Bergson e Gilberto (Henrique)
Técnico: Guto Ferreira
NÁUTICO: Gideão; Dadá (João Filipe), Jean Rolt, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Auremir, Derley, Tiago Real e Hugo; Olivera e Jones Carioca (Jonatas Belusso) (Helder)
Técnico: Levi Gomes

Contra um Inter 'inexistente' sem D'Alessandro, Bahia volta a vencer

Gazeta Press
Índio e Barbio em Inter x Bahia
Índio e Barbio em Inter x Bahia
Depois de cinco partidas de jejum, o Bahia voltou a ganhar no Campeonato Brasileiro. O algoz da vitória por 2 a 0, gols de Feijão e Fernandão, foi o Internacional, que mais uma vez confirmou sua irregularidade na competição e sua queda de produção sem o camisa 10 D'Alessandro. O Bahia já havia vencido o Inter no primeiro turno.

LEIA MAIS:
Leandro Damião não aceita ausência de D'Alessandro como desculpa para derrota

Depois de ganhar do Criciúma fora de casa na rodada anterior, o Colorado não foi páreo para o Tricolor Baiano. Dunga não teve nenhum dos estrangeiros do elenco à disposição: Scocco, por suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Bolatti, Forlán e D'Alessandro por lesão. Sem D'Alessandro, fora por problema nas costas, o Inter ainda não ganhou em 2013. Em sete jogos sem o meia argentino, são três derrotas e quatro empates.

O Inter tentará voltar ao caminho das vitórias diante de outro time ameaçado de rebaixamento, a Portuguesa, domingo que vem, em Novo Hamburgo. No mesmo dia, o Bahia vai ao Rio de Janeiro enfrentar o vice-líder Botafogo.

Os gaúchos são os quinto colocados da Série A, com 34 pontos, quatro a menos que o Atlético-PR, primeiro time no grupo dos classificados à Copa Libertadores. O Bahia, agora mais longe da zona do descenso, tem 28 pontos, em 13° lugar.

O jogo

O primeiro tempo na Fonte Nova passou quase batido. Leandro Damião chutou da meia-lua aos 37 minutos e acertou o travessão, e Fernandão teve bola limpa dentro da área para marcar para o Bahia, mas foi bloqueado pelo zagueiro Juan. E foi só.

No início do segundo tempo, os donos da casa contaram com a sorte para balançar a rede. Feijão chutou torto de fora da área, mas Índio desviou, e a bola enganou Muriel. Foi o 1000° gol do Bahia em campeonatos brasileiros.

Leandro Damião voltou a levar perigo em chutes de media distância. Caio também acertou o travessão de Lomba. E quem marcou foi o Bahia. Aos 43, Marquinhos Gabriel enfiou bela bola para Fernandão driblar o goleiro e rolar para o gol. Rafael Moura ainda mandou a terceira bola do Inter na trave nos acréscimos.

Osasuna e Elche abrem a quinta rodada do Campeonato Espanhol



Getty
Osasuna recebe o Elche na abertura da quinta rodada do Espanhol
Osasuna recebe o Elche na abertura da quinta rodada do Espanhol
A quinta rodada do Campeonato Espanhol será aberta nesta sexta-feira com a realização de um jogo isolado e pouco atraente, pois envolve equipes que estão na parte de baixo da tabela de classificação.
O Elche, que soma apenas três pontos e ainda não venceu na temporada, visita o Osasuna, dono da pior campanha da competição e que segura a lanterna, sem sequer ter conseguido pontuar.
Atlético de Madrid e Barcelona dividem a liderança do Campeonato Espanhol com 12 pontos ganhos e cem por cento de apoveitamento. Porém, os principais confrontos da rodada estão programados para este fim de semana.
Confira a agenda do final de semana na Espanha:
Sexta-feira
16h Osasuna x Elche
Sábado
11h Real Sociedad x Málaga
13h Almería x Levante
15h Rayo Vallecano x Barcelona
17h Valladolid x Atlético de Madrid
Domingo
7h Betis x Granada
12h Celta x Villarreal
14h Real Madrid x Getafe
16h Valencia x Sevilla
Segunda-feira
17h Espanyol x Athletic Bilbao

Ataque produtivo e físico na segunda etapa viram armas do Atlético-PR

O Atlético Paranaense conseguiu uma virada épica diante do Flamengo, por 4 a 2, depois de ficar dois gols atrás no placar, e saiu do Maracanã mais do que reabilitado no Campeonato Brasileiro, consolidando sua posição no G-4 da competição. Mesmo com tantos gols, desta vez o artilheiro Ederson não deixou sua marca, mas pode dar sua contribuição na movimentação do setor ofensivo, que segue produtivo.
"Nem sempre a gente vai conseguir fazer gols, o Brasileiro é difícil. Mas quero é ajuda o Atlético. Se fizer isso, os gols vão acontecer naturalmente e vou briga pela artilharia", afirmou o atacante, que revelou um pouco do segredo da boa fase da equipe: o desempenho após o intervalo.
"Nosso time tem muita vontade e termina os jogos muito bem fisicamente e, no segundo tempo, dominamos o Flamengo. Agora temos dois jogos em casa e esperamos conquistar seis pontos", projetou.
Por outro lado, Roger, que marcou seu primeiro gol com a camisa atleticana, saiu de campo satisfeito com sua participação e com sua contribuição para construir uma goleada histórica, mostrando que o padrão do ataque se mantém mesmo com a mudança de alguma peça.
"Estou feliz por ter participado, e vamos trabalhar para buscar essa posição. Foi legal e estou muito feliz", concluiu.

Mano Menezes pede demissão e não é mais técnico do Flamengo

Pedro Henrique Torre/ESPN.com.br
Mano Menezes em entrevista coletiva no Ninho do Urubu
Mano Menezes em entrevista coletiva no Ninho do Urubu
Mano Menezes não é mais técnico do Flamengo. Após o time sofrer a virada no Maracanã para o Atlético-PR, o treinador chegou quase uma hora de atraso à sala de imprensa do estádio e comunicou sua decisão. 
"Senti no resumo de hoje que não consegui passará esse grupo aquilo que penso sobe futebol. Quando um técnico não consegue fazer isso e se time está estagnado. Quando precisa falar as mesmas coisas, dizer as mesmas coisas é porque precisa sair. Ficam as coisas claras como as coisas tiveram andando, que tomei essa decisão difícil, inédita na minha carreira, mas a que julgo ser a mais correta para que o Flamengo trilhe outro caminho que não seja esse de permanecer sempre mais próximo da zona de rebaixamento que das outras partes da tabela. Penso que não e mais necessário estendermos muito. Agradeço a correta. Um abraço todos e obrigado
Gazeta Press
Elias em ação contra o Santos
Elias lamentou o vacilo da equipe no Maracanã
As vaias ainda ecoavam na arquibancada do Maracanã. Gritos de "vergonha", "time sem vergonha", "queremos jogador" e protestos contra o diretor de futebol, Paulo Pelaipe, quando os jogadores rubro-negros deixavam o campo. Pela primeira vez derrotados nesta nova fase no estádio, os atletas tentavam buscar explicações para a virada sofrida em casa de maneira inapelável. Após abrir 2 a 0, o time cedeu à pressão do adversário e levou 4 a 2. E vale agora a reflexão.
"Fizemos um bom primeiro tempo mesmo tomando 2 a 1. No segundo tempo não soubemos marcar eles (sic). Colocaram mais um meia. Agora é levantar a cabeça. Temos de jogar bem 90 minutos, não só 20 minutos. Que sirva de lição para não vacilar mais em casa, onde a gente estava invicto. Domingo tem mais", disse Elias, de volta ao time após suspensão.
A boa atuação rubro-negra com tão pouco tempo de partida levou os jogadores a tentar lances mais plásticos. Quando o time dominava amplamente, Hernane entrou de frente para o goleiro Weverton na área e tentou dar um lençol no arqueiro. A chance foi desperdiçada, mas Elias acredita que não foi só este fator que contribuiu para a derrota inesperada.
"Não foi só isso. Com 2 a 0 temos de saber segurar o resultado. Quando a equipe adversário abre dois, dificilmente a gente consegue virar. Temos de levar de lição, corrigir. Não dá para deixar mais para o próximo jogo, tem de consertar isso, senão vai ficar difícil", alertou o volante.
Após a derrota diante do Atlético-PR no Maracanã, o Flamengo volta a campo no Campeonato Brasileiro no domingo, diante do lanterna Náutico, em Recife.

Atlético-PR consegue virada fantástica e bate Fla pela primeira vez no Maracanã

Gazeta Press
Dellatorre e Everton comemoram mais um gol do Atlético-PR no Maracanã
Dellatorre e Everton comemoram mais um gol do Atlético-PR no Maracanã
De início, parecia que seria uma noite histórica para uma goleada do FLamengo. Bem melhor em campo, o time abriu 2 a 0. Foi, mesmo, uma noite histórica. Mas para o time do Atlético-PR. Em uma reação surpreendente, o time paranaense venceu por 4 a 2, bateu o rival pela primeira vez no Maracanã e consolidou a quarta posição na tabela, com 38 pontos.
Com apenas 26 pontos na tabela, Mano Menezes sabia que precisava da vitória no Maracanã. E promoveu mudanças no time. Gabriel e André Santos foram barrados para as entradas de Rafinha e João Paulo. Chicão, mesmo recuperado de lesão, acabou no banco de reservas para González. Com Felipe e Léo Moura ainda fora, por lesão e cansaço muscular, respectivamente, Paulo Victor e Luiz Antonio ocuparam as vagas na equipe titular.
Quarto colocado, o Atlético-PR não pôde contar com um de seus principais jogadores. Com uma amigdalite, o veterano meia Paulo Baier nem mesmo viajou para o Rio de Janeiro e acabou substituído por Fran Mérida no meio de campo.
Na próxima rodada, o Flamengo vai até Recife enfrentar o Náutico, no domingo. Já o Atlético-PR recebe a Ponte Preta, em Curitiba.
O jogo
Não deu nem tempo de respirar no Maracanã. Quando torcedores ainda subiam as rampas do estádio, o árbitro André Luiz Freitas Castro deu o apito inicial. Rapidamente, a bola foi lançada na esquerda. João Paulo cruzou com capricho. Na grande área, Rafinha tocou de cabeça para Hernane. Também de cabeça, o Brocador deu o seu toque único na pelota e a mandou para o fundo da rede. Com apenas um minuto no cronômetro, o Flamengo abria vantagem e o Maracanã pulsava.
Ainda tentando se encontrar em campo, o Atlético-PR buscou um contra-ataque e parou nas mãos de Paulo Victor. Na volta, mais um golpe fatal. Paulinho arrancou pela direita aos oito minutos, entrou na área e rolou para o meio. Luiz Antonio deixou a lateral direita e recebeu a bola. De canhota, ele mandou um belo chute no lado direito de Weverson. 2 a 0.
Atrás no placar, o Atlético-PR se retraiu ainda mais para ao menos tentar corrigir o posicionamento da marcação. Não conseguiu. Maranhão deixou uma avenida pelo lado esquerdo e Luiz Antonio e, principalmente, Rafinha conseguiram aproveitar. A todo momento, o camisa 7 passava com velocidade diante do espaço.
E as chances do time da casa passaram a aparecer em profusão, em um verdadeiro massacre. Aos 12 minutos, Hernane tentou escorar de letra cruzamento de Luiz Antonio e quase conseguiu. Aos 13, Rafinha achou o mesmo Luiz Antonio entre a zaga, pela direita. O camisa 15 avançou e soltou uma bomba em cima de Weverton. Aos 16, Carlos Eduardo teve boa chance dentro da área, mas a bola desviou em João Paulo. Aos 18 minutos, Cáceres mandou, de cabeça, na trave. Parecia um massacre sem fim. Mas teve.
Aos 19 minutos, Marcelo conseguiu escapar pela esquerda de ataque do Furacão, driblou Wallace e Luiz Antonio e cruzou para a área. Fran Mérida vinha no embalo e tocou para o fundo do gol. 2 a 1. Então, o panorama do jogo mudou. O Atlético-PR recuperou a posse de bola e equilibrou as ações. Dessa maneira, as chances rarearam no primeiro tempo. Apenas uma confusão da zaga paranaense, aos 32 minutos, quase resultou em gol do Flamengo. Mas Weverton afastou. E veio, então, o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, a euforia e paciência da torcida rubro-negra presente no Maracanã já tinham reduzido drasticamente. Carlos Eduardo era vaiado a cada toque na bola. A apreensão da arquibancada passou para o campo. E o Flamengo começou a ver o time desmoronar. Vagner Mancini havia tirado um volante, Bruno Silva, para a entrada de um meia-atacante, Dellatorre. A ousadia logo foi recompensada aos oito minutos. Everton lançou o meia-atacante pela direita, que entrou e bateu com força: 2 a 2.
As vaias aumentaram, assim como a apreensão da arquibancada. Mano tentou mudar alguma coisa com as saídas de Carlos Eduardo e Hernane, entrando Adryan e Marcelo Moreno. Não deu certo. O Atlético-PR foi mais time em campo e passou a pressionar. O gol da virada dos paranaenses parecia cada vez mais próximo. E realmente estava. Aos 32 minutos, o ápice da irritação da torcida na arquibancada. Adryan deuum passe para trás, nos pés de Roger. O jogador avançou, tocou para Marcelo, que bateu na saída de Paulo Victor, consumando a virada no Maracanã. 3 a 2.
Estupefato, sem possibilidade de reação, o Flamengo passou a assistir ainda mais o Atlético-PR jogar. Quatro minutos depois, a certeza de que a noite seria história para o Atlético-PR, ao consumar sua primeira vitória sobre o Flamengo no Maracanã. Em cobrança de escanteio, Roger dominou a bola e mandou para o fundo das redes. 4 a 2. Vitória consumada do time, que continua no G4. Na arquibancada, apenas a ira contra o diretor de futebol, Paulo Pelaipe, e os pedidos por jogador.


FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2X4 ATLÉTICO-PR
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de setembro de 2013
Horário: 19h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fábio Pereira (Fifa-TO) e Janette Arcanjo (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Marcelo, Everton, João Paulo, Manoel, Léo (ATL) e Elias, Paulinho, Cáceres , Wallace(FLA)
Renda e público: 16.014 pagantes/ 20.899 presentes / R$ 675.745,00 / 1.406 cadeiras cativas / 3.321 gratuidades
Gols:
FLAMENGO: Paulo Victor; Luiz Antonio, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Elias, Paulinho e Carlos Eduardo (Adryan); Rafinha (Nixon) e Hernane (Marcelo Moreno).
Técnico: Mano Menezes
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Maranhão; Bruno Silva (Dellatorre), João Paulo, Fran Merida (Deivid) e Everton; Marcelo e Ederson (Roger)
Técnico: Vagner Mancini

Seleção brasileira passeia contra a Colômbia e vence a segunda no Sul-Americano

Divulgação/CBV
Seleção feminina passou com tranquilidade pela Colômbia
Seleção feminina passou com tranquilidade pela Colômbia
Um dia depois de permanecer apenas 51 minutos em quadra e estrear com vitória no Campeonato Sul-Americano, a seleção brasileira feminina de vôlei encontrou uma dificuldade ‘maior' na noite desta quinta-feira. Nada, contudo, que tenha atrapalhado o atual campeão do Grand Prix. Com mais uma atuação consistente, a equipe de José Roberto Guimarães passou fácil pela Colômbia por 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/14 e 25/18, em duelo disputado em Ica, no Peru.
Este foi o segundo resultado positivo do Brasil na competição (e o segundo em sets diretos). Principal favorito ao título, o atual bicampeão olímpico permanece com os 100% de aproveitamento. Já a Colômbia se afastou definitivamente de qualquer briga pelo título, já que possui dois placares negativos na campanha - a equipe acabou derrotada na estreia para a Argentina, por 3 sets a 2.
Dono de nove títulos consecutivos na competição (17 no total) e grande favorito ao título/vaga no Mundial de 2014 e Copa dos Campeões em novembro, o time brasileiro rapidamente assumiu o controle da partida. A diferença técnica entre as duas formações se mostrou clara logo durante o primeiro set, vencido de forma tranquila pela seleção brasileira (25 a 13).
Assim como na estreia, o Brasil manteve o ritmo e não permitiu qualquer chance de reação para os colombianos. Bem em todos os setores da quadra, o time de Zé Roberto Guimarães abriu 2 a 0 também com relativa tranquilidade (25 a 14). Somente no último set, a Colômbia fez um pouco mais de frente ao elenco brasileiro, mas não atrapalhou o 25 a 18 e a tranquila vitória verde-amarela por 3 a 0.
Depois de dois jogos e duas vitórias, a seleção brasileira retorna à quadra já nesta sexta-feira para o principal duelo deste Sul-Americano. A equipe nacional terá pela frente a arquirrival Argentina, que derrotu nesta quinta a Venezuela por 3 a 1 e também alcançou o segundo triunfo no torneio. A Colômbia, por outro lado, encara o Peru.

Velocidade e deslocamentos foram os méritos do Cruzeiro na vitória sobre o Botafogo



O Cruzeiro é um time mais veloz e incisivo do que o Botafogo. Isso ficou claro até mesmo nos melhores momentos do time carioca no clássico de quarta-feira à noite, como os minutos anteriores ao pênalti desperdiçado por Seedorf. O Botafogo tem cadência, joga no ritmo do holandês. O Cruzeiro é extremamente veloz e a movimentação de seus três meias, William, Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, atrapalha a marcação adversária.
Apesar disso e de ser claro que dois pênaltis contribuíram para o resultado final de 3 x 0 -- o perdido por Seedorf e o mal marcado sobre Éverton Ribeiro -- outro lance determinou a vantagem cruzeirense. O Botafogo não pode tomar um gol de replay, como aconteceu no deslocamento de Nílton para finalizar o escanteio cobrado da direita. Marcelo Mattos é o homem da marcação a Nílton e não consegue prosseguir na marcação por causa da parede bem feita por Dedé.
Nílton faz grande Campeonato Brasileiro e o Cruzeiro idem. Quem abriu sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado nunca perdeu o título. Verdade que times como São Paulo (11) e Flamengo (12) tiraram diferenças maiores, mas os líderes de 2008 (Grêmio) e 2009 (Palmeiras) não tinham tanto conforto sobre o segundo colocado -- o Grêmio chegou a abrir seis sobre o Cruzeiro, vice-líder, com o São Paulo bem mais atrás.
Coincidências...
Em 2003, ano do título cruzeirense, o rival direto no segundo turno era o Santos, batido por 3 x 0 dentro do Mineirão. Só que a distância entre os dois subiu para 3 pontos daquela vez. Não para sete. Aquele Cruzeiro tinha 46 pontos na 22a rodada. Este tem 49.

O "brasileiro" Ludogorets se impôs e surpreendeu o PSV pela Liga Europa



Veja os gols de PSV Eindhoven 0 X 2 Ludogorets
São cinco brasileiros ao todo, sendo que três estiveram em campo nesta quinta-feira na surpreendente (e merecida) vitória por 2 a 0 sobre o PSV, na Holanda, pela primeira rodada da fase de grupos da Liga Europa. O atual bicampeão búlgaro Ludogorets Razgrad fez história.
O clube da pequena Razgrad, pouco mais de 30 mil habitantes, nunca foi nem ao menos mediano na Bulgária. Passou a ter destaque nacional a partir de 2010, quando o empresário Kiril Domuschiev comprou o clube. Conseguiu o acesso à primeira divisão no ano seguinte e desde então vem dando as cartas no país, com os dois títulos nacionais citados e a Copa da Bulgária de 2012.
Para isso, tem investido em atletas brasileiros. Os laterais Guilherme Choco e Júnior Caiçara, o meio-campista Marcelinho e os atacantes Juninho Quixadá e Michel Platini fazem parte do elenco. Os três primeiros foram titulares na ótima atuação contra o PSV, e após a partida conversei com Júnior Caiçara. Com passagens por CSA e Santo André, o lateral-esquerdo é um dos destaques do Ludogorets.
Aliás, o relacionamento entre os brasileiros do time e os dirigentes búlgaros tem ficado cada vez mais estreito. Júnior é o único que ainda não se naturalizou, situação que deve mudar em breve.
Perdidos pelo mundo
Como foi a conversa antes da partida?
Sabíamos que seria difícil, mas nosso treinador nos motivou bastante. Acho que a motivação fez a diferença. Foi uma coisa inédita, o clube nunca jogou a Liga Europa!
Esperava um adversário mais difícil?
Com certeza. O PSV é muito maior do que a gente, esperava um time mais difícil sim. Mas jogamos muito bem, desde o início tivemos chances para matar a partida.
Haverá muita comemoração no retorno a Razgrad?
Acho que sim, mas vai ter mais! O time merece toda festa.
A cidade é muito pequena, mas é uma torcida que apóia bastante o time?
Sim, bastante. Pena que não poderemos jogar em casa na Liga Europa, já que nosso estádio não comporta a capacidade mínima exigida. Vamos jogar na capital, em Sófia, mas lá no apóiam muito também. O búlgaro é fanático por futebol.
Essa vitória, além de histórica, foi importante pensando na classificação. Afinal, o Ludogorets está no mesmo nível de Dinamo Zagreb e Chornomorets Odessa, as outras equipes do grupo. Concorda?
Quando saiu o grupo vimos que dava para classificar! O único que assustava era o PSV, e percebemos que nem é tudo isso. Agora queremos mais. O presidente investiu muito no time, tem tudo para dar certo.
Você tem quatro companheiros brasileiros que já são naturalizados búlgados e cogitados para defender a seleção. Quando você se "tornará" búlgaro também?
Já recebi o convite, feito pelo nosso presidente. Quero ser. Sei que é muito difícil para um brasileiro atuando na Bulgária ser lembrado para a Seleção Brasileira... Se um dia pintar a seleção búlgara, por que não? Os torcedores pedem nossa convocação, mas tem que esperar. Seria bom que os jogadores quem já têm passaporte fossem chamados pelo menos para amistosos.
Retornam para Razgrad hoje mesmo ou dormem em Eindhoven?
Vamos dormir aqui, temos um jogo pelo Campeonato Búlgaro contra o Neftohimik no domingo, então é melhor descansar. Amanhã de manhã pegamos um voo para Varna, cidade vizinha de Razgrad.

Por que o Cruzeiro ainda não é campeão e as sutilezas do apito na justa vitória Celeste

São sete pontos de diferença a favor do Cruzeiro. Sim, é muita coisa e difícil imaginar que uma equipe que mantém ritmo tão avassalador vá perder terreno. Isso faz do time mineiro o óbvio favorito a erguer a taça de campeão brasileiro em 2013.
Mas o jogo da noite de quarta-feira em Belo Horizonte contra o Botafogo não foi uma "final antecipada", como se dizia. E não foi porque ainda faltam 48 pontos a serem disputados pelas equipes que completaram a rodada 22 de 38!
E com tantos pontos em jogo, é possível, sim, uma virada, que no momento é improvável, como se percebe. História recente: na temporada 2011/2012 da Premier League, o Manchester City chegou a abrir cinco pontos sobre o Manchester United ainda no primeiro turno.
Na rodada 22, a que vivemos no Brasileirão 2013, tinha quatro pontos de frente. Dez jogos depois, em 8 de abril do ano passado, na 32ª, portanto a seis do final e com apenas 18 pontos a serem alcançados, o United tinha OITO pontos sobre o City: 79 a 71.
O campeonato terminou com os dois times de Manchester acumulando 89 pontos cada, e o título dosCitizens pelo melhor saldo de gols, 64 contra 56 dos Red Devils. Raro, mas real. O campeonato de pontos corridos tem seus mistérios e supresas. Para que tanta pressa em apontar o campeão?
Reprodução
Essa era a classificação na 22ª rodada inglesa na temporada 2011/2012
Manchester City tinha 4 pontos de frente na 22ª rodada de 2011/2012,
Na 32ª rodada, o Manchester United tinha oito pontos sobre o Manchester City
...mas na 32ª o Man United já havia aberto oito pontos sobre o rival,
Mas na após a rodada final, tinham mesma pontuação e City campeão pelo saldo
...que após a rodada final apresentou igual pontuação e melhor saldo
Ah, o apito nacional...
Luiz Flávio de Oliveira, irmão de Paulo César de Oliveira, deu um só pênalti nos 11 cotejos que apitou no Brasileiro de 2012 e já soma três em seis jogos no deste ano. O "mano" teve cinco em 13 compromissos na temporada passada e está com dois em oito partidas na atual.
No Mineirão, Luiz marcou dois, um correto, para o Botafogo, perdido por Seedorf, outro inexistente, a favor do Cruzeiro, convertido por Júlio Baptista. Nesse dois lances o cotejo se definiu. O terceiro tento Celeste foi conseqüência natural do cenário daquele momento.
O time mineiro fez por merecer o triunfo, mas a peleja foi decidida na sutileza da cobrança para fora do holandês e do pênalti para os cruzeirenses que árbitros brasileiros adoram ver. E Luiz Flávio, nota-se, adquiriu tal mania recentemente. No Campeonato Paulista deste ano, ele trabalhou em quatro jogos e não assinalou uma penalidade máxima sequer. Na noite do Mineirão, transformou o encontrão de Everton Ribeiro e Bolívar em lance decisivo.
Tom Braga/Agif/Gazeta Press
Júlio Baptista anotou dois gols e protagonizou a vitória sobre o Botafogo
Júlio Baptista anotou dois gols e protagonizou a vitória sobre o Botafogo que fez o Cruzeiro abrir sete pontos

Há exatos 20 anos, Romário colocava o Brasil na Copa de 1994. Entenda sua importância tática

FI/Arquivo
Romário comemora o segundo gol sobre o Uruguai que colocou o Brasil na Copa do Mundo de 1994.
Romário comemora o segundo gol sobre o Uruguai em 1993.
No dia 19 de setembro de 1993, Romário fazia sua estreia nas Eliminatórias sul-americanas. O melhor atacante brasileiro, em plena forma no Barcelona, não vinha sendo convocado por ter criticado publicamente a comissão técnica liderada por Parreira e Zagallo. No ano anterior, em um amistoso contra a Alemanha, ao perceber que ficaria na reserva de Careca, foi taxativo: "Não vim para ser reserva".

Voltou porque não era um jogo qualquer. Maracanã, duelo contra o Uruguai de Enzo Francescoli e Rubén Sosa valendo vaga para a Copa no grupo que ainda tinha Bolívia, Equador e Venezuela. Com Muller lesionado e o imenso clamor popular, não havia como descartá-lo. E Romário chegou assumindo a responsabilidade de colocar o Brasil no Mundial dos Estados Unidos.
Dispensável quantificar a melhora técnica do ataque brasileiro com a presença do Baixinho. Mas a entrada do "gênio da grande área", definição de Johan Cruyff, treinador do Barcelona à época, também preencheu uma lacuna daquela seleção.
Até então, a equipe de Parreira atuava no 4-2-2-2 tipicamente brasileiro, muito comum naquele período. Na frente, Bebeto e Muller formavam dupla sem referência. Embora o camisa sete fosse o artilheiro das Eliminatórias com cinco gols, não se sentia confortável no papel de algo mais próximo da função de centroavante, já que Muller atuava pelos flancos, principalmente à esquerda.
Além disso, Raí, que seria o camisa dez a encostar no ataque, atuava muito aberto pela direita, fazendo dupla com Jorginho e só aparecia na área quando Bebeto abria espaços. Como o baiano precisava ficar na área, o craque do São Paulo bi da Libertadores e campeão mundial pouco aparecia.
Olho Tático
O 4-2-2-2 de Parreira tinha Muller trabalhando pelos flancos e Bebeto mais enfiado, abrindo poucos espaços para Raí.
O 4-2-2-2 de Parreira tinha Muller trabalhando pelos flancos e Bebeto mais enfiado, abrindo poucos espaços para Raí.
Com Romário, tudo se encaixou. Raí e Bebeto se alternavam no suporte a Jorginho, Zinho ajudava Branco pela esquerda e o camisa onze rondava a área adversária esperando o momento de arrancar e finalizar ou completar as jogadas com a elegância e o minimalismo costumeiros.
E o Maracanã viveu uma tarde memorável, com estádio lotado, a melhor atuação coletiva daquela seleção, incluindo o Mundial do ano seguinte, e a grande atuação individual de um jogador vestindo a camisa amarela nos últimos 20 anos, pelo menos.
Olho Tático
Com Romário, a seleção ganhou presença de área, Bebeto pôde circular mais e até Raí jogou bem contra o Uruguai em 1993.
Com Romário, a seleção ganhou presença de área, Bebeto pôde circular mais e até Raí jogou bem contra o Uruguai em 1993.
Dois belos gols no segundo tempo e um repertório de dribles e jogadas de efeito para guardar nas retinas - este que escreve estava lá, nas arquibancadas ovacionando o melhor atacante que viu jogar.
Repetindo o espetáculo de quatro anos antes, na Copa América de 1989. Outra decisão contra o mesmo Uruguai também no Maracanã. Gol de Romário. Em uma seleção que tinha desenho tático diferente, jogava no sistema com três zagueiros de Sebastião Lazaroni, mas proposta de jogo bastante parecida com a do time que ganharia o quarto título mundial do Brasil.
Defesa sólida, toque de bola paciente, muitas jogadas pelos flancos com meias, alas e Bebeto criando para Romário concluir. Em comum, nada menos que sete jogadores: Taffarel, Ricardo Gomes, Branco, Dunga, Bebeto, Romário e Mazinho, este o ala em 1989 que virou meia cinco anos depois pelo fim da paciência de Parreira com Raí.
Olho Tático
Na conquista da Copa América de 1989, proposta de jogo parecida, apesar dos 3 zagueiros: defesa forte, jogadas pelos lados, Bebeto e Romário na frente
Na conquista da Copa América de 1989, proposta de jogo parecida, apesar dos 3 zagueiros: defesa forte, jogadas pelos lados, Bebeto e Romário na frente
Time que não se repetiria no Mundial da Itália no ano seguinte pela lesão de Romário, que foi no sacrifício e viu Careca ser titular no fracasso brasileiro, eliminado nas oitavas-de-final para Argentina de Maradona e Caniggia.
Tudo mudaria em 1994. História escrita pelos gols, mas também pela importância tática do craque que só tinha uma função, a essencial do futebol: ir às redes. E ninguém fez isso tão bem quanto Romário de Souza Farias, o herói brasileiro daquela tarde quente de setembro de 1993.

Com Paulinho reserva, Tottenham começa busca pelo tri da Europa League com vitória

Getty
Defoe chuta para fazer um dos seus dois gols na vitória do Tottenham sobre o Tromso
Defoe chuta para fazer um dos seus dois gols na vitória do Tottenham sobre o Tromso
O Tottenham poupou boa parte do seu ataque titular na estreia da fase de grupos da Europa League, nesta quinta-feira, contra o Tromso-NOR, em casa, mas o reserva Jermain Defoe resolveu e fez os gols da vitória por 2 a 0. Titular neste início de ano, o ex-corintiano Paulinho entrou no segundo tempo. O ex-colorado Sandro saiu jogando. Jogadores como Eriksen e Soldado também começaram no banco, e Soldado sequer entrou ao longo da partida.

LEIA MAIS:
Hernanes marca, e Lazio estreia com vitória na Liga Europa
'Ex-Messi brasileiro' marca, e Fiorentina vence em estreia no grupo E
Com um a mais desde o início, Swansea atropela e amplia crise do Valencia

O Tottenham investiu pesado para esta temporada e além de almejar um título que não vence há 52 anos, no Campeonato Inglês, pode conquistar o tri da Europa League, se igualando a Liverpool, Juventus e Internazionale como o maior vencedor do torneio continental.

O próximo compromisso dos ingleses na Europa League acontece em 3 de outubro, na Rússia, contra o Anzhi. No mesmo dia, o Tromso pega o Sheriff-MOL, na Noruega. Também nesta quinta, no outro duelo do grupo K, o Anzhi, que perdeu estrelas como Willian e Eto'o e ainda conta com o brasileiro Jucilei, empatou por 0 a 0 com o Sheriff, na Moldávia.

No domingo, o Tottenham, terceiro colocado do Campeonato Inglês, vai a País de Gales enfrentar o Cardiff pela quinta rodada da liga.

Holandeses e gregos vencem

Pelo grupo L da Europa League, Paok e AZ saíram na frente. O Paok recebeu o Shakhter Karagandy, do Cazaquistão, na Grécia e venceu por 2 a 1, gols de Athanasiadis e Vukic - Cañas, de pênalti descontou. Em Israel, os holandeses do AZ fizeram 1 a 0 no Maccabi Haifa, gol de Gudmundsson.

Betis e Lyon decepcionam e ficam no empate sem gols em estreia

Getty
Betis e Lyon decepcionaram e ficaram no 0 a 0 nesta quinta-feira
Betis e Lyon decepcionaram e ficaram no 0 a 0 nesta quinta-feira
Em uma das partidas mais esperadas da primeira rodada da Uefa Europa League, Betis e Lyon decepcionaram o público. Na noite desta quinta-feira, espanhóis e franceses ficaram apenas no empate sem gols, em duelo válido pelo Grupo I e disputado no Estádio Benito Villamarín, na cidade de Sevilla.
Enquanto os dois favoritos à classificação terminam frustrados a primeira rodada da Liga Europa, o Vitória de Guimarães particularmente comemorou muito o empate na Espanha. Também nesta quinta, o clube português goleou o Rijeka, da Croácia, pelo placar de 4 a 0, em casa, e disparou na liderança da chave.
No confronto mais esperado do grupo, o Betis buscou pressionar o Lyon durante boa parte da partida. Entretanto, especialmente nas jogadas de bola parada, o time francês ameaçou mais a meta espanhola. O equilíbrio, aliado com a falta de criatividade nos setores de meio-campo, resultaram em um confronto decepcionante e comm o placar sem mudança em Sevilla.
Depois de tropeçar em casa, o Betis buscará a primeira vitória na Europa League na Croácia. No próximo dia 3, a partir das 14h (de Brasília), a equipe da Andaluzia encara o Rijeka. Já o Lyon receberá na mesma data e horário o líder Vitória Guimarães, destaque na rodada de abertura por conta da goleada.

'Ex-Messi brasileiro' marca, e Fiorentina vence em estreia no grupo E

Veja os gols da vitória de Fiorentina sobre o Paços de Ferreira!
A Fiorentina estreou com vitória na fase de grupos da Uefa Europa League, ao vencer o Paços de Ferreira por 3 a 0, nesta quinta-feira, em Florença. Os gols da vitória foram marcados por Gonzalo Rodríguez, Pepe Rossi e pelo brasileiro Ryder Matos.
Praticamente desconhecido do público no brasileiro, Ryder, formado no Vitória, foi um fenômeno nas categorias de base e tinha, ainda adolescente, de conviver com o apelido de "Messi brasileiro".
Getty
Ryder comemora gol da Fiorentina sobre o Paços de Ferreira, pela Liga Europa
Jovem Ryder tenta finalmente se firmar na Fiorentina
Hoje, aos 20 anos, ele ainda tenta brilhar no retorno ao clube de Florença, para onde foi há seis temporadas. Depois de não se firmar na Fiorentina, Ryder voltou ao Brasil e, no Bahia, voltou a jogar bem. Foi devolvido para o clube italiano.
Depois do gol, tipicamente de centroavante, após cruzamento pela esquerda, o "ex-Messi brasileiro" empolgou-se e tirou a camiseta. Foi punido com o cartão amarelo.
Com o resultado, a Fiorentina assume a liderança do grupo E, com três pontos, ao lado do Dnipro, da Ucrânia, que venceu o Pandurii, da Romênia, por 1 a 0.
Pela chave F, o Eintracht Frankfurt fez 3 a 0 no Bordeaux, em duelo de equipes tradicionais no cenário europeu. O israelense Maccabi Tel Aviv não saiu do 0 a 0 contra o APOEL, do Chipre.

Gameiro decide, e Sevilla estreia com vitória na Liga Europa

Reuters
Gamerio comemora gol que deu a vitória ao Sevilla sobre o Estoril
Gamerio comemora gol que deu a vitória ao Sevilla sobre o Estoril
O Sevilla estreou com o pé direito na Liga Europa. Nesta quinta-feira, mesmo jogando fora de casa, a equipe espanhola venceu o Estoril por 2 a 1.
O nome da partida foi o atacante francês Kevin Gameiro. Contratado nesta temporada do PSG, o jogador entrou aos 20 minutos da etapa final e, com 12 minutos em campo, marcou o gol que deu a vitória aos comandados de Unai Emery. Antes do tento decisivo, Valudo havia aberto o placar para o Sevilla e Bruno Miguel empatado para os portugueses.
Com o resultado, a equipe lidera o grupo H da competição com três pontos - no outro jogo da chave, o Freiburg vencia o Liberec por 2 a 0, mas cedeu o empate. O Estoril, assim, é o lanterna.
Na segunda rodada, que será disputada no dia 3 de outubro, o Sevilla enfrenta o Freiburg, enquanto o Estoril joga contra o Liberec.
Dínamo de Kiev decepciona e perde em casa para o Genk
A equipe ucraniana começou mal a campanha na competição europeia. O time recebeu o Genk, mas foi derrotado por 1 a 0, gol de Gorius, aos 17 minutos da etapa final. O 1 a 0 também pode ser visto no outro duelo do grupo G. Christian Schneuwly balançou as redes para garantir a vitória do Thun contra o Rapid Viena.
Thun e Genk, que se enfrentam na próxima rodada, lideram a chave com três pontos cada. Dínamo e Rapid duelam tentando somar os primeiros pontos no torneio.