Veja os gols de PSV Eindhoven 0 X 2 Ludogorets
São cinco brasileiros ao todo, sendo que três estiveram em campo nesta quinta-feira na surpreendente (e merecida) vitória por 2 a 0 sobre o PSV, na Holanda, pela primeira rodada da fase de grupos da Liga Europa. O atual bicampeão búlgaro Ludogorets Razgrad fez história.
O clube da pequena Razgrad, pouco mais de 30 mil habitantes, nunca foi nem ao menos mediano na Bulgária. Passou a ter destaque nacional a partir de 2010, quando o empresário Kiril Domuschiev comprou o clube. Conseguiu o acesso à primeira divisão no ano seguinte e desde então vem dando as cartas no país, com os dois títulos nacionais citados e a Copa da Bulgária de 2012.
Para isso, tem investido em atletas brasileiros. Os laterais Guilherme Choco e Júnior Caiçara, o meio-campista Marcelinho e os atacantes Juninho Quixadá e Michel Platini fazem parte do elenco. Os três primeiros foram titulares na ótima atuação contra o PSV, e após a partida conversei com Júnior Caiçara. Com passagens por CSA e Santo André, o lateral-esquerdo é um dos destaques do Ludogorets.
Aliás, o relacionamento entre os brasileiros do time e os dirigentes búlgaros tem ficado cada vez mais estreito. Júnior é o único que ainda não se naturalizou, situação que deve mudar em breve.
Perdidos pelo mundo
Como foi a conversa antes da partida?
Sabíamos que seria difícil, mas nosso treinador nos motivou bastante. Acho que a motivação fez a diferença. Foi uma coisa inédita, o clube nunca jogou a Liga Europa!
Esperava um adversário mais difícil?
Com certeza. O PSV é muito maior do que a gente, esperava um time mais difícil sim. Mas jogamos muito bem, desde o início tivemos chances para matar a partida.
Haverá muita comemoração no retorno a Razgrad?
Acho que sim, mas vai ter mais! O time merece toda festa.
A cidade é muito pequena, mas é uma torcida que apóia bastante o time?
Sim, bastante. Pena que não poderemos jogar em casa na Liga Europa, já que nosso estádio não comporta a capacidade mínima exigida. Vamos jogar na capital, em Sófia, mas lá no apóiam muito também. O búlgaro é fanático por futebol.
Essa vitória, além de histórica, foi importante pensando na classificação. Afinal, o Ludogorets está no mesmo nível de Dinamo Zagreb e Chornomorets Odessa, as outras equipes do grupo. Concorda?
Quando saiu o grupo vimos que dava para classificar! O único que assustava era o PSV, e percebemos que nem é tudo isso. Agora queremos mais. O presidente investiu muito no time, tem tudo para dar certo.
Você tem quatro companheiros brasileiros que já são naturalizados búlgados e cogitados para defender a seleção. Quando você se "tornará" búlgaro também?
Já recebi o convite, feito pelo nosso presidente. Quero ser. Sei que é muito difícil para um brasileiro atuando na Bulgária ser lembrado para a Seleção Brasileira... Se um dia pintar a seleção búlgara, por que não? Os torcedores pedem nossa convocação, mas tem que esperar. Seria bom que os jogadores quem já têm passaporte fossem chamados pelo menos para amistosos.
Retornam para Razgrad hoje mesmo ou dormem em Eindhoven?
Vamos dormir aqui, temos um jogo pelo Campeonato Búlgaro contra o Neftohimik no domingo, então é melhor descansar. Amanhã de manhã pegamos um voo para Varna, cidade vizinha de Razgrad.