quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Brasilerão Série C



21h00 Rio Branco-AC 1x2 Brasiliense-DF

Brasileirão Série A

19h30 Atlético-PR 1x1 Fluminense
21h00 Goiás 1x2 Cruzeiro
21h00 Bahia 2x2 Criciúma
21h50 Portuguesa 2x0 Vasco
21h50 Botafogo 1x0 Corinthians
21h50 Náutico 0x2 Grêmio

Na volta de Valdivia, Palmeiras vence o ASA e embala mais uma vez na Série B

Gazeta Press
Alan Kardec e Felipe Menezes comemoram um dos gols palmeirenses
Alan Kardec e Felipe Menezes comemoram um dos gols palmeirenses
A conta do Palmeiras não é das mais difíceis: a meta é fazer os mesmos 42 pontos do primeiro turno e, assim, ao fim do campeonato, se sagrar campeão.
Depois de quatro jogos de jejum, o time alviverde repetiu a dose do último sábado e voltou a ganhar nesta terça-feira, contra o ASA, diante das cerca de nove mil pessoas que foram ao Pacaembu acompanhar a vitória de 3 a 0. A esperança do técnico Gilson Kleina é que a equipe possa embalar novamente e aumentar a vantagem que hoje é de 15 pontos para o América-MG, quinto colocado.
Ao contrário da partida disputada em Arapiraca, em maio - foram três gols em 42 minutos -, o Palmeiras enfrentou dificuldade para se livrar da marcação dos visitantes e contou com um gol de Alan Kardec em jogava individual, no fim da etapa inicial, para abrir o placar. Ele havia perdido pênalti minutos antes. Wesley e Serginho completaram no segundo tempo.
Ao todo, Kleina teve oito desfalques para receber os alagoanos, sendo forçado a improvisar mais uma vez Wendel na lateral direita, recuar Wesley para fazer companhia a Márcio Araújo e manter Felipe Menezes na armação.
Liberado pela seleção chilena do amistoso contra a Espanha, realizado nesta terça-feira e que acabou empatado em 2 a 2, Valdivia voltou antes do previsto e foi relacionado para o jogo. Ele entrou em campo no segundo tempo e acertou até o travessão.
Com o resultado no Pacaembu, o Palmeiras chega aos 48 pontos e abre cinco de vantagem sobre a vice-líder Chapecoense, que perdeu mais cedo para o Oeste. O ASA segue na briga contra a degola, com 23 pontos, apenas um à frente de São Caetano e América-RN, que abrem o Z4.
Na próxima rodada, a equipe de Arapiraca recebe o Joinville diante de seus torcedores, na sexta-feira. No dia seguinte, o alviverde paulista visita o América-MG em Belo Horizonte, na Arena Independência.
O jogo - O ASA não dava espaço ao Palmeiras. Com uma marcação homem a homem, o time sufocava a armação alviverde - desfalcada de Mendieta, suspenso, e Valdivia, que voltava de lesão - e abria espaço para que apenas os atletas que vinham da defesa saíssem com a bola. A estratégia funcionou durante boa parte do primeiro tempo.
Principal articulador dos donos da casa, Felipe Menezes não conseguia se desvencilhar da parede alagoana e, assim, deixava a criação a cargo de nomes como o zagueiro Vilson, que subiu por diversas vezes, arriscando de fora da área e tentando até tabelar.
Não vinha dando certo.
Os comandados de Kleina até ameaçaram em arremates à distância, mas precisou que Márcio Araújo surgisse no meio da defesa do ASA e cavasse pênalti para que o Palmeiras chegasse aos 33 minutos. O artilheiro Alan Kardec pegou a bola e bateu bem, rasteiro e no canto. O goleiro Gilson, no entanto, foi ainda melhor que ele e voou para colocar o chute pela linha de fundo.
A frustração do pequeno público do Pacaembu durou apenas três minutos. Wesley tocou para Kardec na meia-lua, o atacante segurou e bateu cruzado. O chute entrou mansamente no canto oposto de Gilson.
Na volta do vestiário, o Palmeiras não precisou de mais do que quatro minutos para ampliar. Depois de cruzamento, Wendel apareceu do lado esquerdo, tabelou com Alan Kardec na entrada da área e recebeu na frente. Ele mandou no meio e encontrou Wesley, sozinho, para fazer o segundo.
Com o jogo morno, Serginho, que entrou no lugar de Vinícius, fez linda combinação com Kardec, arrancou com liberdade e teve o trabalho de apenas colocar por cima na saída de Gilson para fechar em 3 a 0, aos 34 minutos, uma partida que se desenhava mais complicada.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 0 ASA
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 10 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa (RJ)
Assistentes: Carolina Romanholi Melo (CE) e Rafael Trombeta (PR)
Cartões amarelos: Leandro (Palmeiras). Gilson, Tiago Garça, Glaybson, Reinaldo (ASA)
GOLS: PALMEIRAS: Alan Kardec, aos 35 minutos do primeiro tempo. Wesley, aos 4, e Serginho, aos 34 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Tiago Alves (André Luiz) e Wendel; Márcio Araújo, Wesley e Felipe Menezes (Valdivia); Vinicius (Serginho), Leandro e Alan Kardec
Técnico: Gilson Kleina
ASA: Gilson; Maicon, Tiago Garça, Fabiano e Chiquinho Baiano; Glaybson (Kleiton Domingues), Milton Júnior (Reinaldo), Djair e Didira (Tallyson); Wanderson e Lúcio Maranhão
Técnico: Leandro Campos

Com dois de Messi, Argentina faz 5 no Paraguai e se garante na Copa de 2014

Getty
Messi fez dois gols e comandou a goleada que garantiu a Argentina na Copa do Mundo de 2014
Messi fez dois gols e comandou a goleada que garantiu a Argentina na Copa do Mundo de 2014
A Argentina é o primeiro país oriundo das Eliminatórias Sul-Americanas garantido na Copa do Mundo de 2014. Na noite desta terça-feira, em pleno Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, a equipe do técnico Alejandro Sabella superou com tranquilidade o Paraguai pelo placar de 5 a 2, com dois gols de Lionel Messi, e carimbou o passaporte rumo ao Mundial que será disputado em solo brasileiro.
Por conta dos dois tentos de Messi, e os gols de Dí Maria, Aguero e Maxi Rodríguez, a Argentina alcançou os 29 pontos e não pode mais ser alcançada pelo Uruguai, atual quinto colocado - posição que garante ao representante sul-americano a chance de disputar uma vaga com a Jordânia, que obteve o lugar asiático na repescagem. De quebra, o time bicampeão mundial assumiu a liderança isolada em virtude da derrota colombiana para os uruguaios (2 a 0).
Enquanto a Argentina comemora a chance de vir ao Brasil, o Paraguai aumentou em mais uma página o vexame desta edição das Eliminatórias. Acostumado a ir aos Mundiais de futebol e eliminado nas quartas de final pela campeã Espanha na África do Sul há três anos, o time guarani, sem chances de vir ao Brasil em 2014, retornou à lanterna do torneio por conta do número de gols marcados (14 a 16 da Bolívia).
Getty
Aguero abriu o placar em Assunção nesta terça-feira
Aguero abriu o placar em Assunção nesta terça-feira
Garantida na Copa do Mundo depois da tranquila vitória desta terça-feira, a Argentina retorna a campo pelas Eliminatórias daqui a um mês. No dia 10 de outubro, Messi e companhia recebem o já eliminado Peru, em Buenos Aires. Já o Paraguai, a grande decepção do qualificatório Sul-Americano, encara na mesma data a Venezuela, que ainda sonha com a repescagem mundial, fora de casa.
Ciente da possibilidade de garantir a passagem para o Brasil no ano que vem já nesta terça-feira, a Argentina procurou se impor diante do frágil Paraguai. A pressão e a melhor qualidade dos visitantes fizeram a diferença logo aos 12min. Depois de a arbitragem assinalar pênalti, Lionel Messi deslocou com tranquilidade o goleiro Roberto Fernández na cobrança e abriu o marcador.
Apesar da vantagem e da tranquilidade, a Argentina acabou surpreendida cinco minutos depois de marcar o primeiro gol. Ariel Nuñez aproveitou chance e igualou o marcador no Defensores Del Chaco. Contudo, antes do final da etapa inicial, Sergio Aguero, após passe de Messi, chutou firme de esquerda e recolocou os argentinos em vantagem no marcador na cidade de Assunção.
A diferença técnica entre as duas seleções foi fundamental para a Argentina evitar qualquer susto durante a segunda etapa. Logo aos 5min, Ángel Dí Maria tocou na saída do goleiro rival e anotou o terceiro. Messi, de pênalti novamente, ampliou aos 8min e carimbou o passaporte argentino para o Mundial no Brasil. O veterano Roque Santa Cruz, aos 41min, descontou para os mandantes. Nos acréscimos, Maxi Rodríguez ainda assinalou o quinto.
FICHA TÉCNICA:
PARAGUAI 2 X 5 ARGENTINA
Local: Defensores del Chaco, em Assunção
Data: 9 de setembro de 2013, terça-feira
Hora: 22h40 (de Brasília)
Árbitro: Henrique Osses (Chile)
Cartões amarelos: Fernández (Paraguai); Zabaleta (Argentina)
Gols:
PARAGUAI: Núñez, aos 17 minutos do primeiro tempo; Santa Cruz, aos 40 minutos do segundo tempo
ARGENTINA: Messi, aos 12 minutos do primeiro tempo e aos oito minutos do segundo tempo; Aguero, aos 31 minutos do primeiro tempo; Di Maria aos quatro, e Maxi Rodríguez, aos 44 minutos do segundo tempo
PARAGUAI: Fernández; Cáceres, Candía, Paulo da Silva e Samudio; Riveros, Ortiz (Aquino) (Romero), Ayala e Fabbro (Rojas); Núñez e Santa Cruz
Técnico: Víctor Genes
ARGENTINA: Sergio Romero; Pablo Zabaleta, Hugo Campagnaro, Fabricio Coloccini e José Basanta; Fernando Gago (Maxi Rodríguez), Lucas Biglia, Lionel Messi e Ángel Di María; Sergio Agüero (Banega) e Rodrigo Palacio (Lavezzi)
Técnico: Alejandro Sabella

Estados Unidos vencem, complicam México e estão no Mundial; Costa Rica empata e também se garante na Copa

Getty
Estados Unidos derrotaram o México nesta terça-feira
Estados Unidos derrotaram o México nesta terça-feira
A seleção dos Estados Unidos está garantida na Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, a equipe derrotou o México, por 2 a 0, em Columbus, e complicou ainda mais a vida do rival na competição.
Os norte-americanos conquistaram os três pontos com gols de Eddie Johnson, aos 5 minutos do segundo tempo, e de Landon Donovan, aos 33 da etapa final. Com a derrota, os mexicanos se complicaram muito nas Eliminatórias.
Com o resultado, o "US Team" chegou aos 16 pontos, em primeiro, ultrapassando a Costa Rica, que empatou com a Jamaica em 1 a 1, em Kingston. Os costarriquenhos somam 15 pontos, mas também estão classificados para o Mundial no Brasil em 2014. No empate desta terça, Randall Brenes marcou para a Costa Rica, mas Jermaine Anderson fez aos 45 minutos do segundo tempo e deixou tudo igual.
No outro jogo do dia, Honduras e Panamá empataram por 2 a 2. Carlos Costly e Jerry Palacios marcaram para os hondurenhos, enquanto Gabriel Torres e Roberto Chen anotaram para o Panamá.
Faltando duas rodadas para o término das Eliminatórias da Concacaf, Honduras está na terceira posição, com 11 pontos, fechando a zona de classificação direta para o Mundial. O Panamá é o quarto colocado, com 8 pontos, na zona da repescagem. O México vem em seguida, com os mesmos 8 pontos. A Jamaica está na lanterna, com somente 4 pontos, mas com chances de ir para a repescagem.
Na próxima rodada, o México recebe o Panamá em duelo direto. Já Honduras encara a Costa Rica, enquanto a Jamaica visita os Estados Unidos.

Santos vence, freia embalo do Internacional e entra de vez na briga pelo G-4

Gazeta Press
Thiago Ribeiro comemora após abrir o marcador para o Santos diante do Internacional
Thiago Ribeiro comemora após abrir o marcador para o Santos diante do Internacional
O Santos conquistou uma vitória maiúscula na noite desta terça-feira. Atuando no Estádio do Vale, no Sul, em duelo atrasado da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time paulista derrotou o Internacional por 2 a 1 e entrou de vez na briga por um lugar no G-4. De quebra, a equipe de Claudinei Oliveira freia o embalo do Internacional, adversário direto na tabela e que vinha de duas vitórias consecutivas - sobre Corinthians e Ponte Preta.
O primeiro gol do jogo saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Leandrinho cobrou escanteio da direita, Cícero desviou e a bola sobrou para Thiago Ribeiro, que só empurrou para o fundo da rede. Na segunda etapa, aos 22 minutos, o experiente Renato Abreu cobrou falta, a bola bateu na barreira e enganou o goleiro Alisson: 2 a 0.
Pouco depois, porém, o Inter esboçou uma reação. Aos 31 minutos, D'Alessandro cobrou pênalti rasteiro, no canto direito de Aranha, que caiu para o outro lado. Mas a reação da equipe gaúcha não foi adiante. O time da casa ainda teve Fabrício expulso.
Com a derrota, o Inter perde a chance de encostar no G-4, estacionando nos 30 pontos, em 6º lugar. O Santos, com a vitória, sobe para 28, na 7ª posição. Em meio a uma verdadeira maratona de jogos, os dois times voltam a campo nesta quinta-feira. O Colorado recebe o Vitória no Vale, enquanto o Santos visita o Flamengo, no Maracanã.
O jogo
A primeira etapa foi bastante movimentada. O Inter dominou, mas quem teve a primeira chance foi o Santos. Logo aos três minutos, Giva recebeu dentro da área, passou por Juan e chutou para grande defesa do goleiro Alisson. O Colorado respondeu de imediato: Leandro Damião abriu bom passe para Scocco, que chutou levando perigo para Aranha.
Aos 13 minutos, novamente boa jogada de Scocco. Após um arremate seu, a bola sobrou para D'Alessandro, que chutou com muito perigo. Aranha, já vencido, só deu golpe de vista, e a bola saiu pela linha de fundo. Pressionado, o Santos ainda se viu com problemas de lesão: aos 21, Alan Santos saiu de maca e Renê Júnior o substituiu.
A situação para o time paulista começou a melhorar aos 27: Leandrinho cobrou escanteio, Cícero desviou de cabeça no primeiro pau e encontrou o toque de Thiago Ribeiro no segundo: 1 a 0. Ainda assim, os problemas de contusão persistiam: aos 31, Claudinei Oliveira se viu forçado a trocar pela segunda vez só no primeiro tempo, retirando o lesionado Giva para a entrada de Everton Costa, ex-jogador do Inter.
O Colorado volta a carga em busca do empate antes do intervalo. Aos 36, Scocco levou perigo em bom chute. Thiago Ribeiro respondeu em situação semelhante aos 38, mas três minutos depois o Santos só foi salvo por um milagre de Aranha, que impediu um golaço de Otávio após tabela deste com D'Alessandro. No fim, foi D'Ale quem obrigou o goleiro do Santos a uma defesa para impedir o empate.
O Inter seguiu pressionando na volta do segundo tempo. A primeira grande chance veio aos oito minutos: como no jogo contra a Ponte Preta, D'Alessandro cobrou falta na cabeça de Juan, mas a zaga conseguiu afastar após a escorada do beque colorado. Dunga então abriu o time, tirando o lateral Jackson para a entrada de Alex, substituindo Scocco por Caio, que só não marcou aos 12 minutos porque Aranha saiu de forma salvadora do gol.
A pressão não arrefecia. Aos 17, Ygor fez boa jogada e cruzou na área. A bola passou por todo mundo e Fabrício chegou chutando com perigo. Mas a noite era mesmo do Santos: Renato Abreu entrou em campo no lugar de Leandrinho aos 21 minutos. Em seu primeiro toque na bola, cobrou falta que desviou na barreira e enganou Alisson: 2 a 0.
O Inter sentiu o gol, e o Santos veio para cima em busca do terceiro gol. Aos 26, Renato Abreu novamente chutou de longe e levou perigo. A seguir, Alisson fez grande defesa em tentativa de cabeça de Gustavo Henrique. Aos 29, o Colorado voltou para o jogo, quando Alison fez pênalti ao tocar com a mão na bola dentro da área. D'Alessandro bateu e deslocou Aranha, descontando o placar.
Empolgado, o Colorado veio com tudo para cima em busca do empate. Aos 34, Cicinho errou um recuo e fez com que Damião entrasse livre na área. O goleiro Aranha saiu bem do gol e fez mais um milagre. No minuto seguinte, D'Alessandro fez cruzamento para a área e Rafael Moura subiu sozinho, tocando de ombro para fora.
Aos 41, o Colorado perdeu o lateral Fabrício, expulso após reclamar com veemência da arbitragem após cometer falta em Cícero. Nos acréscimos, o Colorado insistiu em bolas alçadas para a área, mas não obteve sucesso. A grande chance esteve nos pés de Caio, aos 46, que chutou por cima mesmo estando livre na pequena área. Aos 47, quase o terceiro do Santos: Thiago Ribeiro fez grande jogada e tocou para Cícero, que acertou a trave de Alisson.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 1 x 2 SANTOS
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 10 de setembro de 2013, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilla (PR) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
Cartão amarelo: Willians (Internacional); Cicinho, Alison e Edu Dracena (Santos)
Expulsão: Fabrício (Internacional)
Gols:
INTERNACIONAL: D'Alessandro, de pênalti, aos 30 minutos do segundo tempo
SANTOS: Thiago Ribeiro, aos 27 minutos do primeiro tempo; Renato Abreu, aos 21 minutos do segundo tempo
INTERNACIONAL: Alisson; Jackson (Alex), Alan, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, Otávio (Rafael Moura) e D'Alessandro; Scocco (Caio) e Leandro Damião
Técnico: Dunga
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison, Alan Santos (Renê Júnior), Cícero e Leandrinho (Renato Abreu); Giva (Everton Costa) e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

San Marino marca em partida oficial após quase 5 anos, e jogadores vão à loucura; veja

Getty
Della Valle cabeceia para fazer gol histórico para San Marino
Della Valle cabeceia para fazer gol histórico para San Marino
San Marino recebeu a Polônia pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo e, como era de se esperar foi goleado: 5 a 1. Porém, o dia foi de festa para os torcedores locais. Afinal, depois de quase cinco anos, a seleção voltou a fazer um gol em uma partida oficial.
A última vez que San Marino tinha ido à rede sem ser em amistosos, fora em 11 de outubro de 2008, quando perdeu por 3 a 1 para a Eslováquia, em jogo válido pelas eliminatórias para o Mundial de 2010. Desde então, foram 25 jogos apenas perdendo e sofrendo muitos gols.
Porém, nesta terça-feira, veio a redenção. Aos 22 minutos, a equipe já perdia por 1 a 0, quando Vitaioli cruzou da direita, e Della Valle cabeceou para o fundo da rede. Os jogadores fizeram a festa e mostraram que o momento não era simplesmente um gol marcado. Os três pontos foram para a Polônia, mas San Marino foi o grande vencedor do dia.

Venezuela vence 'final' contra Peru e mantém vivo o sonho de ir à repescagem

Getty
Com a vitória, a Venezuela ainda possui chances matemáticas de ir à repescagem mundial
Com a vitória, a Venezuela ainda possui chances matemáticas de ir à repescagem mundial
Mesmo dependendo de uma combinação improvável de resultados para sonhar com a repescagem da Copa do Mundo, a Venezuela manteve o sonho vivo na noite desta terça-feira. Contando com o apoio do torcedor no Estádio Olímpico de Anzoátegui, em Puerto La Cruz, a seleção ‘Vinho Tinto' venceu o Peru pelo placar de 3 a 2, eliminou o rival e segurou pelo menos por mais uma rodada o desejo de disputar pela primeira vez um Mundial de futebol.
Com 19 pontos, mas com apenas mais uma partida a realizar nas Eliminatórias, a Venezuela precisa vencer o próximo compromisso e torcer por dois resultados negativos de Uruguai ou Equador, que se enfrentam em outubro. Assim, o país alcançaria os 22 pontos de uma dessas equipes, e dependeria do saldo de gols para obter a vaga na repescagem para enfrentar a Jordânia.
O Peru, por outro lado, deu adeus ao sonho de disputar o Mundial no Brasil. Com apenas 14 pontos, a equipe do corintiano Paolo Guerrero, que entrou somente no segundo tempo nesta terça-feira, não possui mais chances matemáticas de alcançar, no mínimo, o quinto posto na tabela.
Ainda sonhando com um lugar na repescagem, a Venezuela encerrará a participação nas Eliminatórias no próximo dia 10 de outubro, contra o Paraguai - um empate entre Equador e Uruguai elimina os venezuelanos. O Peru, na mesma data, encara a Argentina fora de casa.
O clima de decisão atingiu o jogo desde os primeiros minutos. Em um confronto aberto, o Peru começou melhor a partida e não demorou a abrir o marcador. Paolo Hurtado superou o zagueiro na velocidade, invadiu a área pela ponta direita e bateu firme para vencer o goleiro venezuelano e abrir o marcador, que decretaria a eliminação da Vinho Tinto do qualificatório.
A necessidade de uma reviravolta tornou a Venezuela muito mais agressiva dentro de campo. Aos 37min veio o empate, com Rondón. O tento melhorou o ritmo dos mandantes, que adiantaram a marcação e dificultaram a saída de bola dos peruanos, que sentiram a pressão dos torcedores e a mudança repentina de postura do time da casa até o final da primeira etapa.
Mais ousada e ofensiva, a Venezuela foi presenteada aos 17min do tempo complementar. Cesar González cobrou pênalti com categoria e decretou a virada. A partir de então, o Peru, com poucas chances de conseguir algo nas Eliminatórias, decidiu buscar o jogo: o treinador Sergio Markarian colocou em campo o corintiano Paolo Guerrero e o ponte-pretano Cachito Ramírez.
Mesmo com a dupla, a reação não veio. Aos 32min, Romulo Otero, que entrou em campo somente na segunda etapa, aproveitou oportunidade para marcar o terceiro e decretar a festa em Puerto La Cruz. O sonho da primeira Copa do Mundo, mesmo que mínimo, ainda existe para a Vinho Tinto. Carlos Zambrano ainda descontou.

Neymar devolve deslealdade com show e Brasil vence

Reuters
Neymar comemora ao marcar o seu gol para o Brasil no amistoso contra Portugal
Neymar comemora ao marcar o segundo gol do Brasil no amistoso contra Portugal
Neymar antes se "escondia" diante de rivais europeus de primeira linha, como Portugal. Neymar antes sofria para enfrentar marcação dura, como tentaram os portugueses em Boston, nesta terça-feira. Neymar antes perdia a cabeça quando era parado com faltas violentas e recebia cotoveladas desleais, como fez o zagueiro Bruno Alves.
Mas Neymar agora é um craque pronto. E agora o Brasil deixou de ser o time que parecia caminhar para ser uma zebra no Mundial que será disputado na sua casa, em 2014.
Com um recital de seu camisa 10, incluindo um golaço e participação nos outros dois gols da equipe, a seleção venceu Portugal na cidade americana por 3 a 1. Isso diante de 62 mil pessoas, praticamente a média dos jogos do Brasil em solo americano desde 2007.
A vitória garante o Brasil à frente de Portugal na próxima edição do ranking da Fifa, o que não acontecia desde julho do ano passado. Hoje, o time nacional ocupa a nona posição, dois postos abaixo da equipe lusa.
O Brasil só não repetiu o time que goleou a Austrália no último sábado, em Brasília, porque Marcelo, machucado, deu lugar a Maxwell na lateral esquerda. Mesmo recuperado de contusão, Oscar foi poupado no início do jogo. Assim, Felipão manteve Ramires no meio-campo e Bernard no ataque na vaga do também lesionado Hulk.
E novamente a seleção começou pressionando a saída de bola do rival. Só que o confronto não tinha nada de amistoso. Logo aos 7min, João Pereira fez falta violenta em Neymar e levou o amarelo. Como já havia previsto a imprensa espanhola, o zagueiro Pepe, de nacionalidade portuguesa e brasileira, começou a se estranhar com Neymar.
E teve sucesso ao cavar um cartão amarelo para o atacante do Barcelona, num lance em que o juiz viu um encontrão de Neymar com o goleiro que nada teve de desleal.
Com o jogo quente, Portugal teve a primeira grande chance de abrir o placar, com uma cabeçada de Raul Meireles que acertou a trave esquerda de Júlio César. E com uma falha gritante do lateral Maicon os europeus abriram o placar. Aos 17min, o jogador da Roma atrasou mal, com a cabeça, bola para o goleiro Júlio César. A bola caiu no pé do mesmo Meireles, que desta vez não desperdiçou a oportunidade e fez 1 a 0.
O clima quente dentro do gramado foi transportado para as arquibancadas. Num fato raro para os padrões americanos no esporte, uma briga entre torcedores aconteceu bem atrás do gol defendido por Júlio César. A deslealdade portuguesa prosseguiu em um pisão de Bruno Alves em Bernard quando a bola já estava indo para escanteio.
E a deslealdade lusa foi punida quase imediatamente. Na cobrança do escanteio, feita por Neymar, Thiago Silva subiu muito para cabecear e empatar o jogo, aos 24min.
O mesmo Bruno Alves deixou o cotovelo para acertar Neymar, aos 29min, e mais uma vez nem cartão amarelo levou. E novamente sua falta de fair play foi castigada.
Aos 35min, Neymar recebeu a bola pouco depois da linha de meio de campo. Arrancou com ela bem protegido até a entrada da área, deixando Pepe para trás com imensa facilidade para chutar cruzado e marcar o segundo do Brasil
No intervalo, Pepe foi substituído. E Neymar ganhou mais libertadade para criar, e o Brasil não demorou para amplicar. Logo aos 4min da segunda etapa, ele começou a jogada que resultou no terceiro gol do time de Felipão. A bola foi lançada para Maxwell, que cruzou rasteiro para Jô ampliar o placar.
Aos 15min, Felipão fez a primeira troca. Sacou Ramires e promoveu a volta de Oscar. Na véspera do jogo, o treinador havia dito que iria testar os dois juntos em algum momento.
Sem Cristiano Ronaldo, machucado, e mostrando desgaste físico e problemas para se adaptar ao fuso horário de seis horas em relação à maior parte da Europa, Portugal pouco ameaçava. E o Brasil também diminuiu o ritmo, e o placar não foi mais alterado.
Não antes sem Neymar aplicar uma série de dribles em Ruben Amorim, que novamente apelou e chutou o brasileiro, que logo depois foi aplaudido de pé ao ser substituído por Lucas.
A seleção volta a campo agora em outubro, para dois amistosos na Asia, contra a Zâmbia, na China, e Coreia do Sul, na casa do rival.
FICHA TÉCNICA:
BRASIL 3X1 PORTUGAL
Data: Terça-feira, 10 de setembro de 2013
Local: Gillette Stadium, em Boston (EUA)
Árbitro: Juan Guzman (EUA)
Público: 62.310
Cartões Amarelos: Neymar e Ramires (BRA); João Pereira (POR)
Gol: Raul Meireles, aos 17min. Thiago Silva, aos 24, Neymar aos 34min do primeiro tempo; Jô, aos 4min do segundo tempo
Brasil: Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho (Henrique) e Ramíres (Oscar); Neymar (Lucas), Jô (Alexandre Pato) e Bernard (Hernanes)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Portugal:Raul Patrício; João Pereira (Helder Postiga), Bruno Alves, Pepe (Luis Neto) e Fábio Coentrão (Antunes); Miguel Veloso, João Moutinho (Ruben Amorim), Raul Meireles e Vieirinha (Lica); Nani e Nélson Oliveira
Técnico: Paulo Bento

França leva susto, faz quatro, garante repescagem e ainda seca Espanha



França leva susto, faz quatro, garante repescagem e ainda seca Espanha; veja os gols
A França confirmou o favoritismo, venceu a Bielorrússia por 4 a 2, nesta terça-feira, e garantiu-se pelo menos na repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2014. Com o resultado, os franceses chegaram a 14 pontos ganhos em sete partidas no grupo I, ao lado da Espanha, que tem a mesma pontuação em seis partidas.
Agora, para se garantir de forma direta na Copa do Mundo, a França terá de torcer contra os espanhóis. Além de ganhar seu último jogo, contra a Finlândia, os franceses terão de torcer por uma derrota dos campeões do mundo para Bielorrússia ou Geórgia.

Na outra partida do grupo I nesta terça-feira, a Finlândia venceu os georgianos e foi a 9 pontos ganhos, mas perdeu qualquer chance de ir ao Mundial com o resultado dos franceses.

A vaga francesa na repescagem foi garantida com a vitória, mas não veio sem sustos. Por duas vezes, os campeões mundiais de 1998 ficaram atrás no placar: aos 32 minutos, Filipenko abriu o placar para os bielorrussos. Ribéry empatou aos 2 da segunda etapa, mas Kalachev voltou a deixar os anfitriões em vantagem.

Então, em nove minutos, a França resolveu o confronto. Ribéry empatou aos 19, Nasri colocou os franceses à frente aos 25, e Pogba fez o quatro, aos 28, afastando qualquer chance de tropeço.

Bale entra com jogo já perdido, e País de Gales vira lanterna do grupo A das eliminatórias europeias

Getty
Bale lamneta:  jogo já estava 3 a 0 para a Sérvia quando ele entrou em campo
Bale lamneta: jogo já estava 3 a 0 para a Sérvia quando ele entrou em campo
O técnico Chris Coleman tinha avisado: Gareth Bale, se pudesse, atuaria por no máximo meia hora contra a Sérvia. E foi o que aconteceu. O jogador mais caro do mundo entrou em campo com o jogo praticamente perdido e nada pôde fazer na derrota do País de Gales por 3 a 0 para o rival.
A partida serviu apenas para cumprir tabela, já que Bélgica e Croácia disputam entre si a vaga direta para a Copa do Mundo. Com a derrota, o País de Gales tem seis pontos e está na lanterna do grupo A. A Sérvia, por outro lado, chega a 11 pontos, na terceira posição, mas só tem mais um jogo a disputar e também está eliminada.
A Sérvia encaminhou a vitória ainda na primeira etapa, com gols de Djordjevic (8min) e Kolarov (38min). Markovic, aos dez minutos da etapa final, fez o terceiro. Três minutos após o 3 a 0, Bale entrou em campo.
O atleta galês foi poupado na última rodada, em derrota para Macedônia que decretou o fim do sonho de se classificar para a Copa do Mundo. O atleta do Real Madrid se machucou durante um treino com a seleção de seu país na última quinta-feira.
No outro jogo da chave, a Escócia derrotou a Macedônia por 2 a 1. Ikechi Anya e Shuan Maloney marcaram os gols da vitória. Jovan Kostovski descontou.

Equador acha empate contra a Bolívia e evita complicação maior nas Eliminatórias

EFE
Equador tropeçou diante da Bolívia e perdeu a chance de permanecer confortável na zona de classificação
Equador tropeçou diante da Bolívia e perdeu a chance de permanecer confortável na zona de classificação
O Equador pode se considerar aliviado ao final da rodada desta terça-feira das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Atuando na altitude do Estádio Hernando Siles, em La Paz, a equipe tricolor precisou de um gol de pênalti de Felipe Caicedo para alcançar o empate por 1 a 1 com a lanterna Bolívia e não se complicar de vez no qualificatório.
A igualdade obtida deixa o Equador, que não vence na competição desde 26 de março, quando goleou o Paraguai por 4 a 1, na quarta posição (última dentro da zona direta de classificação ao Mundial) com 22 pontos, três a mais do que o Uruguai, que entra em campo ainda nesta terça para enfrentar a Colômbia. A Bolívia, dona de uma pífia campanha nas Eliminatórias, chegou aos 11 pontos.
Depois do compromisso desta terça-feira na altitude de La Paz, o Equador terá uma decisão. No dia 10 de outubro, a equipe recebe em Quito o Uruguai, principal rival na disputa pela quarta posição na tabela. A Bolívia, que apenas cumpre tabela, encerra a participação no torneio quatro dias depois, contra o Peru.
Já sem chances de se classificar para a Copa do Mundo no Brasil, a seleção boliviana sentiu nesta terça-feira o reflexo da fraca campanha nas Eliminatórias. Contando com um baixo público no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a equipe enfrentou dificuldades diante de um rival que disputa diretamente um lugar no Mundial. O Equador entrou em campo a fim de evitar qualquer zebra.
Entretanto, apesar da melhor posição na tabela, o Equador atuou pressionado por conta dos péssimos resultados. Nos últimos três jogos pelo qualificatório, o time Reinaldo Rueda somou apenas um ponto - empate com a Argentina em casa, e derrotas para Peru e Colômbia longe de Quito.
Convivendo com uma fase complicada, o Equador viu a situação se complicar ainda mais aos 2min, quando Jaime Arrascaita arriscou de longe e superou o goleiro Alexander Domínguez. A alegria boliviana, contudo, durou somente nove minutos. Felipe Caicedo, de pênalti, igualou o marcador.

Vargas faz dois gols, mas 'mistão' da Espanha empata aos 47 com o Chile em amistoso

Efe
Espanha e Chile empataram amistoso, nesta terça-feira, na Suíça
Espanha e Chile empataram amistoso, nesta terça-feira, na Suíça
O atacante Eduardo Vargas, do Grêmio, balançou as redes duas vezes, mas a Espanha buscou o empate com o Chile, por 2 a 2, nesta terça-feira, em amistoso realizado em Genebra, na Suíça. Soldado fez o primeiro gol da Fúria e Jesus Navas garantiu a igualdade aos 47 minutos do segundo tempo para a Fúria, que não contou com vários titulares e entrou em campo com um time misto. As duas seleções folgaram nesta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
Lesionados, Isco e David Silva ficaram de foram, Iniesta e Jordi Alba foram poupados, e o goleiro Casillas deu lugar a Victor Valdéz. No Chile, o meia palmeirense Valdivia, que se recuperou recentemente de contusão muscular na coxa, foi liberado para voltar ao Brasil depois da vitória sobre a Venezuela pelas eliminatórias.
Com o resultado conquistado no fim da partida, a Espanha manteve a escrita de nunca ter perdido para o Chile. Agora em dez jogos, são sete vitórias dos europeus e três empates.
As duas seleções estão a um passo de garantir presença na Copa de 2014. Líder do Grupo I das eliminatórias europeias, a Espanha precisa somar quatro pontos nos dois jogos restantes para conseguir a classificação direta ao Mundial. Já o Chile, com 24 pontos, também aparece entre os classificados na América do Sul.
Reuters
Chileno Vargas balançou as redes duas vezes
Chileno Vargas balançou as redes duas vezes
O jogo - O Chile abriu o placar aos cinco minutos de jogo. Aproveitando-se de uma falha defensiva da Espanha, o gremista Vargas recebeu livre dentro da área, contou com o mau posicionamento de Sergio Ramos, que dava condições de jogo a ele, e mandou para o fundo das redes.
Três minutos mais tarde, os espanhóis quase empataram a partida com Pedro, que chutou forte e viu a bola passar muito perto da trave esquerda de Bravo.
Um dos mais efetivos jogadores da Espanha durante o primeiro tempo, Pedro foi o autor da assistência do gol de empate, aos 37. O jogador do Barça levantou a bola na medida para Soldado, que cabeceou forte, sem chances de defesa para o goleiro chileno.
O Chile voltou a tomar a dianteira do placar aos 44 minutos, e novamente com Vargas. O atacante recebeu na entrada da área, livrou-se da marcação de Albiol e tocou na saída de Valdes.
Em intensidade, a segunda etapa foi menos emocionante que a inicial. Aos dois minutos, Cazorla chutou para defesa de Bravo. Já aos 15, Reina, que acabara de entrar, salvou com os pés o que seria o terceiro gol chileno.
Aos 30 minutos, Alexis Sánchez teve nova oportunidade de cabeça para o Chile, e, dois minutos mais tarde, Jesus Navas chutou forte de direita e obrigou Bravo a trabalhar em dois tempos para evitar o gol espanhol.
Negredo, que substituiu Soldado, perdeu valiosa chance de empatar o jogo aos 39, quando recebeu passe de Navas e, praticamente na linha do gol, não conseguiu empurrar a bola para dentro. Já aos 45 minutos, Pedro tentou emendar de primeira, mas Bravo, bem colocado, fez a defesa.
O gol de empate dos espanhóis só saiu aos 47 minutos, com Jesus Navas, quando os chilenos já começavam a se preparar para comemorar o feito histórico.

Inglaterra arranca empate fora de casa e se prepara para final contra Montenegro

Getty
Gary Cahill divide bola com o brasileiro naturalizado ucraniano Edmar
Gary Cahill divide bola com o brasileiro naturalizado ucraniano Edmar
A matemática da Inglaterra para se classificar para a Copa do Mundo 2014 é mais do que simples: basta vencer Montenegro e Polônia nas últimas duas rodadas das Eliminatórias, dentro de casa, e a vaga estará assegurada sem riscos. O time comandado por Roy Hodgson viajou até Kiev nesta terça-feira e segurou o empate em 0 a 0 com os donos da casa ucranianos.
Com o resultado, a equipe alcançou 16 pontos em oito partidas no grupo G, um a mais do que Ucrânia e Montenegro, que ocupam a segunda colocação.
No próximo dia 11 de outubro, no estádio de Wembley, os ingleses disputarão praticamente uma final diante dos montenegrinos. Uma derrota pode ser fatal para o sonho do país de se classificar para o Mundial - mesmo que através dos playoffs, na outra vaga da chave.
Sem o atacante Danny Welbeck, suspenso, o time teve o experiente Ricky Lambert entre os titulares. Revelação tardia na seleção, a sua condição não foi desmentida pela organização do jogo - ele foi o único a não ter a sua foto mostrada na apresentação das escalações. Não dá para dizer, também, que tenha conseguido mudar a sua situação após os noventa minutos.
Os ingleses tiveram uma fraca atuação no ataque e se salvaram apenas por conta de seu desempenho, sobretudo, Ashley Cole. Gary Cahill também foi outro destaque. O polivalente James Milner, que entrou em campo na ala esquerda e acabou na ala direita, foi o único que se sobressaiu do meio para a frente.
No outro confronto da chave, a Polônia passou por San Marino longe de sua torcida e goleou por 5 a 1.

Com gol de Ozil, Alemanha vence Ilhas Faroe e fica a dois pontos de ir à Copa

Mertesacker, Ozil e Thomas Muller marcaram na vitória da Alemanha sobre as Ilhas Faroe; veja!
Diante de um adversário frágil, a Alemanha fez o dever de casa e se aproximou ainda mais da Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, os germânicos foram a Ilhas Faroe, venceram por 3 a 0, pelas eliminatórias europeias, e ficaram a dois pontos de confirmar a vaga no Mundial. Mertesacker, Ozil, de pênalti, e Thomas Muller marcaram os gols do jogo.

LEIA MAIS
Com gol relâmpago de Ibrahimovic, Suécia vence Cazaquistão e adia vaga da Alemanha na Copa
Agger marca de pênalti, Dinamarca supera Armênia e segue viva na briga pela Copa
Suíça vence a Noruega fora de casa e fica muito perto de ir à Copa
Van Persie marca duas vezes e Holanda se torna a primeira seleção europeia confirmada no Brasil
Com o triunfo, a seleção tricampeã do mundo chega a 22 pontos e segue com cinco de vantagem para a Suécia, que bateu o Cazaquistão por 1 a 0, fora de casa, mais cedo. Como restam apenas duas rodadas, os alemães precisam somar apenas mais dois pontos para não dependerem de qualquer resultado do adversário. Além disso, já se garantiram ao menos na repescagem.
Dessa forma, os comandados de Joachim Low podem se classificar no dia 10 de outubro, quando receberão a Irlanda. Para isso, só precisam vencer. Caso não consiga a vaga antecipadamente, fará uma verdadeira final com a Suécia, longe de seus domínios, quatro dias depois.
A Alemanha foi a campo sem alguns jogadores importantes. Lesionados, Schweinsteiger, Gundogan e Gotze sequer foram chamados. Além disso, Reus, que foi titular na vitória sobre a Áustria, sofreu com problemas estomacais e não atuou. Schmelzer, que acabou substituído na última partida por conta de uma pancada na nunca, se recuperou e jogou normalmente.
O que chamou atenção na escalação de Low foi a decisão de deixar o zagueiro titular Hummels no banco, assim como havia ocorrido na sexta-feira. Dessa forma, a dupla de zaga foi formada por Mertesacker e Boateng, que ganhou crédito junto ao treinador por conta do bom momento que vive no Bayern de Munique.
E seria justamente da parceria no setor ofensivo que sairia o primeiro gol da Alemanha. Após cobrança de escanteio da direita de Ozil, Boateng desviou, e Mertesacker, dentro da pequena área, completou para o fundo da rede, aos 22 minutos do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, os visitantes consolidariam o triunfo aos 29 minutos. Gregersen cometeu pênalti em Thomas Muller e recebeu o cartão vermelho direto. Ozil converteu a cobrança e ampliou a vantagem. Cinco minutos mais tarde, Muller aproveitou assistência de Lahm e deu números finais ao marcador.

Alaba marca no fim, e Áustria vence confronto direto por repescagem contra a Irlanda
Reuters
Alaba parte para a comemoração após marcar o gol da vitória da Áustria sobre a Irlanda
Alaba parte para a comemoração após marcar o gol da vitória da Áustria sobre a Irlanda
Sem chances de classificação direta à Copa com a vitória da Alemanha, Áustria seguem na briga por um lugar na repescagem. Nesta terça, as duas seleções fizeram um confronto direito, e os austríacos, que jogaram em casa, levaram a melhor e venceram por 1 a 0. Alaba fez o único gol do jogo aos 39 minutos do segundo tempo.
O triunfo deixa a Áustria com 14 pontos, três atrás da segunda colocada Suécia. Na próxima rodada, as duas seleções se enfrentarão na casa dos escandinavos. Já a Irlanda estaciona nos 11 pontos e só irá ao Brasil no ano que vem com um milagre.

Van Persie marca duas vezes e Holanda se torna a primeira seleção europeia confirmada no Brasil

Assista aos gols da vitória da Holanda sobre Andorra
Não passou de um susto. Depois de ficar surpreendentemente no empate com a Estônia e perder a sequência de 14 vitórias consecutivas na rodada anterior, a Holanda se recuperou nesta terça-feira, venceu Andorra por 2 a 0 fora de casa e assegurou a primeira vaga europeia na Copa do Mundo 2014 com duas rodadas de antecedência.
O atacante Van Persie balançou as redes duas vezes, chegou a 38 gols em 79 jogos com a camisa laranja e ficou a dois de igualar Patrick Kluivert como o maior artilheiro de todos os tempos do país.
Não foi uma boa atuação dos comandados de Louis van Gaal. Com o desfalque de Robben, que volta de lesão no Bayern de Munique, a equipe sofreu para criar na etapa inicial e foi para o intervalo empatando em 0 a 0 com a Andorra. Na volta dos vestiários, mesmo com o desempenho apagado de Sneijder na armação, os holandeses fizeram o seu papel e contaram com o atacante do Manchester United para construir o placar.
Em confronto do grupo D que iniciou mais cedo, a Turquia fez o resultado que os holandeses precisavam para se garantirem antes e ganharam da Romênia por 2 a 0. O destaque da partida foi o centroavante Burak Yilmaz, do Galatasaray, que marcou uma vez.
Com o resultado, os romenos (13 pontos) não só não podem mais roubar a primeira colocação de Van Persie e companhia (22) como ainda foram ultrapassados pelos turcos (13) no saldo de gols na briga por uma vaga nos play-offs e despencaram para quarto.
A surpresa ficou por conta da Hungria (14), que atropelou a eliminada Estônia no outro jogo da chave, goleou por 5 a 1 diante de seus torcedores com gols das eternas promessas Balázs Dzsudzsák e Krisztián Németh e assumiu a segunda posição na disputa por um lugar na repescagem.
Essa será a décima participação da Holanda em Mundiais.
Em 2002, van Gaal esteve no comando do time e falhou na tentativa de levá-lo para a Copa da Coreia do Sul e do Japão.

Balotelli vai do inferno ao céu, Itália vira sobre a República Tcheca e garante vaga na Copa

Assista aos gols da vitória da Itália sobre a República Tcheca
Tetracampeã da Copa do Mundo, a Itália estará no Brasil em 2014. Nesta terça-feira, a equipe superou um susto e a falta de pontaria para vencer a República Tcheca de virada por 2 a 1 e confirmar sua 18ª participação em um Mundial de futebol.
Os gols da classificação foram marcados por Chiellini e Mario Balotelli. O atacante do Milan. Inclusive, tinha tudo para ter um dia infeliz e sair como vilão após inúmeras chances perdidas, mas conseguiu se salvar ao decretar a virada. Kozak marcou para os visitantes.
O triunfo sobre os tchecos no Juventus Stadium, em Turim, garantiu matematicamente a equipe de Cesare Prandelli na primeira colocação do grupo B. Os italianos chegaram a 20 pontos e não podem mais ser alcançados - vice-líder, a Bulgária tem 13 pontos e mais dois jogos para disputar pelas eliminatórias.
Agora, os italianos só cumprem tabela nas partidas restantes, contra a Dinamarca (em outubro) e Armênia (novembro), e observarão de camarote as demais equipes da chave batalharem por uma vaga na repescagem.
Em partida que acabou um pouco mais cedo, a Bulgária venceu a eliminada Malta por 2 a 1, fora de casa. Radoslav Dimitrov e Emil Gargorov marcaram para os búlgaros, enquanto Edward Herrera descontou.
O jogo
Apesar da festa, os italianos não tiveram vida fácil no jogo, principalmente na primeira etapa. A República Tcheca abriu o placar aos logo 19 minutos. Em contra-ataque rápido pela esquerda, Jiracek cruzou na medida para Libor Kozak finalizar sem chances para Buffon.
Na sequência, a Itália perdeu duas chances incríveis de empatar o jogo - as duas com Balotelli. Aos 24min, o atacante do Milan, sozinho dentro da pequena área após cruzamento, acertou o travessão. Exatos 50 segundos depois, Cech bateu roupa, e o centroavante, mesmo sem marcação, chutou o rebote para fora. Aos 35 minutos, Balotelli teve uma nova oportunidade, mas Cech defendeu a cabeçada.
Mas todo azar - ou incompetência - nas finalizações na primeira etapa foram esquecidas com a virada relâmpago no segundo tempo. Aos 6min, Candreva cobrou escanteio para Chiellini subir e empatar o jogo. Apenas três minutos depois, Balotelli foi derrubado na área, e o juiz marcou pênalti.
Na hora que o camisa 9 se preparou para a cobrança, duas situações se confrontaram. Primeiro, o pé-torto no primeiro tempo. Segundo, a história de que ele jamais perdeu pênaltis na carreira profissional. Prevaleceu a segunda. Balotelli deslocou Cech, converteu sua 25ª penalidade em 25 tentativas e garantiu a Itália na Copa do Mundo de 2014.
A única nota negativa para os italianos foi o lateral Pasqual. Ele sofreu um grave machucado na cabeça após receber uma cotovelada de Kólar e precisou ser substituído no final da segunda etapa. 
Lateral italiano leva cotovelada, sangra muito e precisa ser substituído

Gazeta Press Thiago Ribeiro comemora após abrir o marcador para o Santos diante do Internacional Thiago Ribeiro comemora após abrir o marcador para o Santos diante do Internacional O Santos conquistou uma vitória maiúscula na noite desta terça-feira. Atuando no Estádio do Vale, no Sul, em duelo atrasado da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time paulista derrotou o Internacional por 2 a 1 e entrou de vez na briga por um lugar no G-4. De quebra, a equipe de Claudinei Oliveira freia o embalo do Internacional, adversário direto na tabela e que vinha de duas vitórias consecutivas - sobre Corinthians e Ponte Preta. O primeiro gol do jogo saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Leandrinho cobrou escanteio da direita, Cícero desviou e a bola sobrou para Thiago Ribeiro, que só empurrou para o fundo da rede. Na segunda etapa, aos 22 minutos, o experiente Renato Abreu cobrou falta, a bola bateu na barreira e enganou o goleiro Alisson: 2 a 0. Pouco depois, porém, o Inter esboçou uma reação. Aos 31 minutos, D'Alessandro cobrou pênalti rasteiro, no canto direito de Aranha, que caiu para o outro lado. Mas a reação da equipe gaúcha não foi adiante. O time da casa ainda teve Fabrício expulso. Com a derrota, o Inter perde a chance de encostar no G-4, estacionando nos 30 pontos, em 6º lugar. O Santos, com a vitória, sobe para 28, na 7ª posição. Em meio a uma verdadeira maratona de jogos, os dois times voltam a campo nesta quinta-feira. O Colorado recebe o Vitória no Vale, enquanto o Santos visita o Flamengo, no Maracanã. O jogo A primeira etapa foi bastante movimentada. O Inter dominou, mas quem teve a primeira chance foi o Santos. Logo aos três minutos, Giva recebeu dentro da área, passou por Juan e chutou para grande defesa do goleiro Alisson. O Colorado respondeu de imediato: Leandro Damião abriu bom passe para Scocco, que chutou levando perigo para Aranha. Aos 13 minutos, novamente boa jogada de Scocco. Após um arremate seu, a bola sobrou para D'Alessandro, que chutou com muito perigo. Aranha, já vencido, só deu golpe de vista, e a bola saiu pela linha de fundo. Pressionado, o Santos ainda se viu com problemas de lesão: aos 21, Alan Santos saiu de maca e Renê Júnior o substituiu. A situação para o time paulista começou a melhorar aos 27: Leandrinho cobrou escanteio, Cícero desviou de cabeça no primeiro pau e encontrou o toque de Thiago Ribeiro no segundo: 1 a 0. Ainda assim, os problemas de contusão persistiam: aos 31, Claudinei Oliveira se viu forçado a trocar pela segunda vez só no primeiro tempo, retirando o lesionado Giva para a entrada de Everton Costa, ex-jogador do Inter. O Colorado volta a carga em busca do empate antes do intervalo. Aos 36, Scocco levou perigo em bom chute. Thiago Ribeiro respondeu em situação semelhante aos 38, mas três minutos depois o Santos só foi salvo por um milagre de Aranha, que impediu um golaço de Otávio após tabela deste com D'Alessandro. No fim, foi D'Ale quem obrigou o goleiro do Santos a uma defesa para impedir o empate. O Inter seguiu pressionando na volta do segundo tempo. A primeira grande chance veio aos oito minutos: como no jogo contra a Ponte Preta, D'Alessandro cobrou falta na cabeça de Juan, mas a zaga conseguiu afastar após a escorada do beque colorado. Dunga então abriu o time, tirando o lateral Jackson para a entrada de Alex, substituindo Scocco por Caio, que só não marcou aos 12 minutos porque Aranha saiu de forma salvadora do gol. A pressão não arrefecia. Aos 17, Ygor fez boa jogada e cruzou na área. A bola passou por todo mundo e Fabrício chegou chutando com perigo. Mas a noite era mesmo do Santos: Renato Abreu entrou em campo no lugar de Leandrinho aos 21 minutos. Em seu primeiro toque na bola, cobrou falta que desviou na barreira e enganou Alisson: 2 a 0. O Inter sentiu o gol, e o Santos veio para cima em busca do terceiro gol. Aos 26, Renato Abreu novamente chutou de longe e levou perigo. A seguir, Alisson fez grande defesa em tentativa de cabeça de Gustavo Henrique. Aos 29, o Colorado voltou para o jogo, quando Alison fez pênalti ao tocar com a mão na bola dentro da área. D'Alessandro bateu e deslocou Aranha, descontando o placar. Empolgado, o Colorado veio com tudo para cima em busca do empate. Aos 34, Cicinho errou um recuo e fez com que Damião entrasse livre na área. O goleiro Aranha saiu bem do gol e fez mais um milagre. No minuto seguinte, D'Alessandro fez cruzamento para a área e Rafael Moura subiu sozinho, tocando de ombro para fora. Aos 41, o Colorado perdeu o lateral Fabrício, expulso após reclamar com veemência da arbitragem após cometer falta em Cícero. Nos acréscimos, o Colorado insistiu em bolas alçadas para a área, mas não obteve sucesso. A grande chance esteve nos pés de Caio, aos 46, que chutou por cima mesmo estando livre na pequena área. Aos 47, quase o terceiro do Santos: Thiago Ribeiro fez grande jogada e tocou para Cícero, que acertou a trave de Alisson. FICHA TÉCNICA: INTERNACIONAL 1 x 2 SANTOS Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS) Data: 10 de setembro de 2013, terça-feira Horário: 19h30 (de Brasília) Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ) Assistentes: Bruno Boschilla (PR) e Wagner de Almeida Santos (RJ) Cartão amarelo: Willians (Internacional); Cicinho, Alison e Edu Dracena (Santos) Expulsão: Fabrício (Internacional) Gols: INTERNACIONAL: D'Alessandro, de pênalti, aos 30 minutos do segundo tempo SANTOS: Thiago Ribeiro, aos 27 minutos do primeiro tempo; Renato Abreu, aos 21 minutos do segundo tempo INTERNACIONAL: Alisson; Jackson (Alex), Alan, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, Otávio (Rafael Moura) e D'Alessandro; Scocco (Caio) e Leandro Damião Técnico: Dunga SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Emerson; Alison, Alan Santos (Renê Júnior), Cícero e Leandrinho (Renato Abreu); Giva (Everton Costa) e Thiago Ribeiro Técnico: Claudinei Oliveira

EFE
Stuani comemora depois de marcar o segundo gol e garantir a vitória do Uruguai sobre a Colômbia
Stuani comemora depois de marcar o segundo gol e garantir a vitória do Uruguai sobre a Colômbia
O Uruguai definitivamente ressurgiu nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Pressionado e ameaçado de não vir ao Brasil no ano que vem, o time celeste confirmou a reação na noite desta terça-feira e entrou na briga pela última vaga direta ao Mundial. Atuando no Estádio Centenário, em Montevidéu, a equipe bicampeã mundial derrotou a Colômbia pelo placar de 2 a 0 e encostou no quarto colocado Equador.
A terceira vitória consecutiva nas Eliminatórias (Venezuela, Peru e, agora, Colômbia) deixa o Uruguai com 22 pontos, mesmo número somado pelos equatorianos, que tropeçaram nesta terça ao ficarem no empate por 1 a 1 com a já eliminada Bolívia, em La Paz. A Celeste permanece em quinto somente por conta do saldo de gols (0 contra 4 do rival direto pela vaga).
A derrota no místico Centenário frustrou os planos colombianos. Com somente um empate, a equipe de Falcao, James Rodríguez e companhia carimbaria o passaporte para o Mundial no Brasil. O revés mantém a seleção de José Pekerman com 26 pontos, na segunda posição. A vaga, entretanto, não está ameaçada.
Depois do duro compromisso em Montevidéu, a Colômbia retorna a campo pelas Eliminatórias somente no dia 10 de outubro, quando receberá o terceiro colocado Chile, que, de folga do qualificatório, empatou por 2 a 2 com a campeã mundial Espanha. O Uruguai, por outro lado, terá uma decisão: encarará o rival direto pela vaga Equador, na altitude de Quito.
Reuters
Cavani corre para comemorar a abertura do placar no Centenário
Cavani corre para comemorar a abertura do placar 
Necessitando de apenas um empate para ir ao Mundial, a Colômbia tratou de adotar uma estratégia cautelosa para encarar o Uruguai no Centenário. Bem postada defensivamente, a equipe de José Pekerman rapidamente assumiu o controle do jogo e ameaçou nos contra-ataques. Em dois lances, James Rodríguez, que exigiu boa defesa de Muslera, e Falcao García assustaram o público da casa.
Enquanto a Colômbia buscava levar o jogo em seu ritmo, o Uruguai encontrou muitas dificuldades para superar a defesa adversária. A grande chance da Celeste ocorreu de bola parada. Aos 40min, Luís Suárez cobrou falta da ponta esquerda e exigiu a intervenção do goleiro David Ospina.
Para responder ao primeiro tempo decepcionante, o Uruguai logo nos segundos iniciais criou a melhor oportunidade da partida. Walter Gargano recebeu com liberdade na intermediária e lançou na medida para Edinson Cavani. O atacante do PSG tirou o zagueiro com estilo e arrematou firme. Ospina, inspirado, desviou e viu a bola explodir na trave.
Mais versátil ofensivamente durante a etapa complementar, o Uruguai acabou recompensado aos 33min. O lateral Maxi Pereira recebeu pela direita e cruzou na medida para Cavani desviar de cabeça no contrapé de Ospina. A festa empolgou a Celeste, que decretou o importante triunfo aos 37min, com o gol anotado por Christian Stuani, atacante do Espanyol.
Unimed e Fluminense. Uma relação de patrocínio que extrapola o campo de jogo. Uma parceria que escolhe não só jogadores, mas também atores políticos. É o que revelam documentos obtidos pelaESPN. Entre os contratados da cooperativa de saúde há até cargos políticos do clube, como o vice-presidente de Futebol, Sandro Lima.
Integrante do restrito Conselho Diretor - que tem entre suas funções o gerenciamento dos contratos de patrocínio - Sandro recebe uma remuneração mensal da empresa há três anos. Tem entre as suas obrigações, por contrato, "supervisionar" e fazer "relatórios" sobre os patrocínios esportivos da empresa.
Ao tomar conhecimento dos documentos obtidos pela ESPN, Sandro Lima, na manhã desta terça-feira, comunicou sua renúncia; a decisão foi acatada pelo presidente do Flu, Peter Siemsen — veja ao final desta matéria a íntegra da carta de despedida e a nota oficial do clube enviada à ESPN.
Veja abaixo os documentos obtidos pela ESPN que mostram como funciona a relação entre Unimed e Fluminense: o ex-vice-presidente, remunerado pela patrocinadora, era um dos responsáveis por gerenciar os contratos de patrocínio do clube.
Reprodução
Parte do contrato que cita as obrigações de Sandro Lima com a Unimed e o Fluminense
Parte do primeiro contrato que cita as obrigações de Sandro Lima com a Unimed e o Fluminense
Sandro foi contratado dois meses antes da eleição de Peter Siemens em 2010. Durante os cinco primeiros meses, foi vice-presidente de Esportes Olímpicos, até assumir o posto no futebol. Vinte e um dias depois, a Unimed aumentou seu salário para o dobro. Pelo estatuto do Fluminense, os vice-presidentes não são remunerados.
Reprodução
Assinaturas do primeiro contrato de Sandro Lima com a Unimed e o Fluminense
Assinaturas do primeiro contrato de Sandro Lima com a Unimed e o Fluminense
Reprodução de TV
Cabeçalho do aditivo do contrato entre as partes; endereços e números de documentos foram preservados
Cabeçalho do aditivo do contrato entre as partes; endereços e números de documentos foram preservados

Comunicado - Renúncia do vice-presidente de Futebol


Recebi ontem e acolho a renúncia do Vice-Presidente de Futebol, Sandro Lima, que, com a atitude, age novamente preocupado com a instituição. Agradeço o trabalho realizado por ele à frente do futebol do Fluminense nos últimos 38 meses, período em que o Clube teve conquistas importantes sem prejuízo para o trabalho de reestruturação interna e redução de custos. Com a saída do Vice-Presidente, assumo interinamente a função, na forma e no prazo estipulados pelo Estatuto do Clube.
Peter Siemsen, Presidente.
PhotoCâmera
Sandro Lima, ex-vice-presidente de futebol do Fluminense
Sandro Lima, ex-vice-presidente de futebol do Fluminense
Abaixo, a carta de renúncia de Sandro Lima
Tendo tomado conhecimento que a relação com a UNIMED-Rio, estabelecida com contrato formal em Outubro de 2010, onde para evitar o constrangimento tanto para a patrocinadora quanto para o Fluminense Football Club, no qual exerço a função de Vice-Presidente de Futebol desde maio de 2011, apresento a minha renúncia ao cargo, na manhã desta terça-feira, dia 10 de setembro de 2013, ao presidente Peter Siemsen.
Tomo essa decisão de forma tranquila, movida pela exclusiva vontade de eliminar qualquer tipo de polêmica que possa prejudicar as duas instituições em um momento particularmente delicado dos seus 15 anos de parceria e, também, para ajudar nos esforços que o Fluminense Football Club realiza para recuperar o seu melhor desempenho esportivo.
Agradeço pela oportunidade de ter contribuído nos últimos quase três anos para que o Tricolor alcançasse resultados históricos e títulos importantes no cenário do Futebol Brasileiro.
Independente do cargo ou de onde eu estiver, o melhor de minha contribuição sempre estará à disposição do Fluminense Football Club.
Sandro Lima