quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Equador acha empate contra a Bolívia e evita complicação maior nas Eliminatórias

EFE
Equador tropeçou diante da Bolívia e perdeu a chance de permanecer confortável na zona de classificação
Equador tropeçou diante da Bolívia e perdeu a chance de permanecer confortável na zona de classificação
O Equador pode se considerar aliviado ao final da rodada desta terça-feira das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Atuando na altitude do Estádio Hernando Siles, em La Paz, a equipe tricolor precisou de um gol de pênalti de Felipe Caicedo para alcançar o empate por 1 a 1 com a lanterna Bolívia e não se complicar de vez no qualificatório.
A igualdade obtida deixa o Equador, que não vence na competição desde 26 de março, quando goleou o Paraguai por 4 a 1, na quarta posição (última dentro da zona direta de classificação ao Mundial) com 22 pontos, três a mais do que o Uruguai, que entra em campo ainda nesta terça para enfrentar a Colômbia. A Bolívia, dona de uma pífia campanha nas Eliminatórias, chegou aos 11 pontos.
Depois do compromisso desta terça-feira na altitude de La Paz, o Equador terá uma decisão. No dia 10 de outubro, a equipe recebe em Quito o Uruguai, principal rival na disputa pela quarta posição na tabela. A Bolívia, que apenas cumpre tabela, encerra a participação no torneio quatro dias depois, contra o Peru.
Já sem chances de se classificar para a Copa do Mundo no Brasil, a seleção boliviana sentiu nesta terça-feira o reflexo da fraca campanha nas Eliminatórias. Contando com um baixo público no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a equipe enfrentou dificuldades diante de um rival que disputa diretamente um lugar no Mundial. O Equador entrou em campo a fim de evitar qualquer zebra.
Entretanto, apesar da melhor posição na tabela, o Equador atuou pressionado por conta dos péssimos resultados. Nos últimos três jogos pelo qualificatório, o time Reinaldo Rueda somou apenas um ponto - empate com a Argentina em casa, e derrotas para Peru e Colômbia longe de Quito.
Convivendo com uma fase complicada, o Equador viu a situação se complicar ainda mais aos 2min, quando Jaime Arrascaita arriscou de longe e superou o goleiro Alexander Domínguez. A alegria boliviana, contudo, durou somente nove minutos. Felipe Caicedo, de pênalti, igualou o marcador.