quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Venezuela vence 'final' contra Peru e mantém vivo o sonho de ir à repescagem

Getty
Com a vitória, a Venezuela ainda possui chances matemáticas de ir à repescagem mundial
Com a vitória, a Venezuela ainda possui chances matemáticas de ir à repescagem mundial
Mesmo dependendo de uma combinação improvável de resultados para sonhar com a repescagem da Copa do Mundo, a Venezuela manteve o sonho vivo na noite desta terça-feira. Contando com o apoio do torcedor no Estádio Olímpico de Anzoátegui, em Puerto La Cruz, a seleção ‘Vinho Tinto' venceu o Peru pelo placar de 3 a 2, eliminou o rival e segurou pelo menos por mais uma rodada o desejo de disputar pela primeira vez um Mundial de futebol.
Com 19 pontos, mas com apenas mais uma partida a realizar nas Eliminatórias, a Venezuela precisa vencer o próximo compromisso e torcer por dois resultados negativos de Uruguai ou Equador, que se enfrentam em outubro. Assim, o país alcançaria os 22 pontos de uma dessas equipes, e dependeria do saldo de gols para obter a vaga na repescagem para enfrentar a Jordânia.
O Peru, por outro lado, deu adeus ao sonho de disputar o Mundial no Brasil. Com apenas 14 pontos, a equipe do corintiano Paolo Guerrero, que entrou somente no segundo tempo nesta terça-feira, não possui mais chances matemáticas de alcançar, no mínimo, o quinto posto na tabela.
Ainda sonhando com um lugar na repescagem, a Venezuela encerrará a participação nas Eliminatórias no próximo dia 10 de outubro, contra o Paraguai - um empate entre Equador e Uruguai elimina os venezuelanos. O Peru, na mesma data, encara a Argentina fora de casa.
O clima de decisão atingiu o jogo desde os primeiros minutos. Em um confronto aberto, o Peru começou melhor a partida e não demorou a abrir o marcador. Paolo Hurtado superou o zagueiro na velocidade, invadiu a área pela ponta direita e bateu firme para vencer o goleiro venezuelano e abrir o marcador, que decretaria a eliminação da Vinho Tinto do qualificatório.
A necessidade de uma reviravolta tornou a Venezuela muito mais agressiva dentro de campo. Aos 37min veio o empate, com Rondón. O tento melhorou o ritmo dos mandantes, que adiantaram a marcação e dificultaram a saída de bola dos peruanos, que sentiram a pressão dos torcedores e a mudança repentina de postura do time da casa até o final da primeira etapa.
Mais ousada e ofensiva, a Venezuela foi presenteada aos 17min do tempo complementar. Cesar González cobrou pênalti com categoria e decretou a virada. A partir de então, o Peru, com poucas chances de conseguir algo nas Eliminatórias, decidiu buscar o jogo: o treinador Sergio Markarian colocou em campo o corintiano Paolo Guerrero e o ponte-pretano Cachito Ramírez.
Mesmo com a dupla, a reação não veio. Aos 32min, Romulo Otero, que entrou em campo somente na segunda etapa, aproveitou oportunidade para marcar o terceiro e decretar a festa em Puerto La Cruz. O sonho da primeira Copa do Mundo, mesmo que mínimo, ainda existe para a Vinho Tinto. Carlos Zambrano ainda descontou.