quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Brasil projeta treinos "lúdicos" na adaptação da seleção no Japão

Sheilla (e) e Fabi são fotografadas no embarque da seleção brasileira em Guarulhos
A viagem do Brasil ao Japão é cansativa. São quase 30 horas, com dois voos e mais o tempo de espera para fazer a conexão na Europa. Por tudo isso, o Brasil viaja com nove dias de antecedência para a estreia do Mundial feminino de vôlei. E tem uma tática para suportar a viagem e preparar o time para o campeonato: treinos divertidos.
“A preocupação que a gente tem é em fazer um trabalho de postura, o que a gente chama de ‘tirar o avião das costas’”. Ao mesmo tempo tem que trabalhar com a história do humor. Tem que fazer isso da forma mais lúdica possível, sem o estresse competitivo”, afirmou José Elias de Proença, preparador físico da seleção brasileira.
De acordo com José Elias, esses treinos têm ritmo diferente daqueles realizados na preparação da seleção em Saquarema.  O preparador físico acredita que agora não é hora de aumentar o estresse das jogadoras, uma vez que todas elas precisam se adaptar ao fuso horário japonês (11 horas à frente do Brasil).
Para ajudar na adaptação do fuso, a comissão técnica do Brasil conta com o apoio das jogadoras mais veteranas da seleção. “Elas têm a experiência e avisam as mais novas que não podem dormir assim que chegar, por exemplo”, disse José Elias.
O Brasil embarcou para o Japão na tarde desta quarta-feira. A seleção deve chegar a Tóquio na noite desta quinta (horário de Brasilía). A seleção ficará na capital japonesa até o dia 27 de outubro, quando parte para Hamamatsu, onde será realizada a primeira fase do Mundial.
A estreia do Brasil no Mundial será no dia 29, contra o Quênia. Na primeira fase, a seleção, que é atual campeã olímpica e vice-campeã mundial, ainda vai jogar contra Porto Rico, Itália, Holanda e República Tcheca.