quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Brasileiro Série A

20h30 Cruzeiro 2x4 Figueirense
20h30 Atlético-GO 3x1 Coritiba
20h30 Atlético-PR 0x1 Atlético-MG
21h50 São Paulo 1x2 Fluminense
21h50 Botafogo 3x1 Palmeiras
21h50 Internacional 3x3 Santos
21h50 Avaí 3x2 Flamengo

18:00 Corinthians 3 x 2 Grêmio
18:00 Vasco 3 x 1 Ceará

Copa Sul-Americana

21h15 Lanús 2x2 Godoy Cruz

Sem sedativos, Ricardo Gomes abre os olhos e se movimenta

RIO - Três dias depois do Acidente Vascular Encefálico (AVE ou AVC) que sofreu durante o clássico entre Vasco e Flamengo, o técnico Ricardo Gomes está respondendo bem ao tratamento. Após passar por uma cirurgia para drenagem do sangue no cérebro, na noite de domingo, o treinador teve seus sedativos retirados nesta quarta-feira, abriu os olhos e já conseguiu se movimentar.
Ricardo Gomes apresenta melhoras - Mauricio Val/Divulgação - 23/8/2011
Mauricio Val/Divulgação - 23/8/2011
Ricardo Gomes apresenta melhoras

"Suspendemos de manhã cedo os sedativos e com duas horas Ricardo Gomes já apresenta reações positivas. Acordou, abriu os olhos lentamente, em determinados momentos movimentou braços e pernas bem mais do lado esquerdo do que do direito, como esperado também. Isso não quer dizer que vai ter sequelas, ainda é cedo para uma avaliação definitiva, mas vamos iniciar a fisioterapia e ele deve recuperar totalmente os movimentos", explicou Fabio Miranda, responsável pelo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Pasteur, onde o técnico está internado, no Méier, Rio de Janeiro.
A evolução animou os médicos e já nesta quarta-feira Ricardo Gomes iniciará o trabalho de fisioterapia, visando a recuperação total dos movimentos do corpo. Apesar da ótima melhora, José Antônio Guasti, outro médico responsável pelo tratamento do treinador vascaíno, alertou que o estado de saúde do técnico ainda é grave e apontou que é cedo para falar em sequelas.
"Dentro do que imaginamos num primeiro momento, o panorama é dos melhores. Ele ainda vai continuar no CTI por alguns dias, e o estado inspira cuidado, é grave, mas é bem melhor do que há dois, três dias. Sua grande evolução foi nas últimas 12 horas", afirmou.
Ainda não há previsão para o retorno de Ricardo Gomes ao seu cargo no Vasco nem se ele será liberado para voltar a desempenhar a função à beira dos gramados. Assim, a equipe carioca enfrenta o Ceará, nesta quarta-feira, às 18 horas, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, comandada pelo auxiliar Cristóvão Borges.

André Santos no Arsenal! Está provado, Arsene Wenger não vê o time da CBF

André Santos no Arsenal! Está provado, Arsene Wenger não vê o time da CBF. A contratação do ex-titular de Mano Menezes evidencia que, mesmo atuando em Londres, muitas vezes no campo dos Gunners, a seleção cebeefiana não chama a atenção do técnico francês do time londrino nos cotejos protagonizados por ela.

André Santos falhou clamorosamente no jogo contra a Alemanha, fez uma Copa América ruim e não tem o perfil adequado de lateral-esquerdo que o Arsenal precisa, capaz de formar uma linha de quatro com segurança lá atrás. Sim, pois depois dos 8 a 2 de domingo, ninguém duvida da fragilidade defensiva da equipe do norte de Londres.

O ex-corintiano sempre foi limitado nas funções defensivas, tem no apoio seu ponto forte, não por acaso, conseguiu sustentar-se por aproximadamente um ano na seleção de Mano graças aos seus momentos positivos, invariavelmente lá na frente. Será que Wenger está planejando utilizar o brasileiro em outra função? Pode ser...

Fato é que bem ou mal, por conta de (mais um) erro de avaliação ou uma tacada de mestre do francês (só o tempo dirá...), André Santos decolou uma vaga no Arsenal! Nada mal para quem era reserva de Thiago Feltri no Atlético Mineiro e no Flamengo disputava posição com André, lateral revelado na Gávea e que anda pelo Ceilândia.
André Santos foi apresentado nesta quarta-feira no Arsenal
André Santos foi apresentado nesta quarta-feira no Arsenal
Crédito da imagem: Divulgação - Arsenal

Náutico quase vê Batalha dos Aflitos 2 no empate com a Lusa por Antero Greco

Quer deixar o torcedor do Náutico apreensivo? Basta ele ver o time com mais jogadores em campo do que o adversário. Até hoje, em Recife, ninguém esquece o trauma provocado pela Batalha dos Aflitos, em 2005, quando o Grêmio venceu, pela Série B, mesmo com quatro a menos. Na noite desta terça-feira, a história se repetiu em parte: o Náutico ficou no empate de 0 a 0 com a Portuguesa mesmo com dois a mais durante todo o segundo tempo.
A luta entre o líder da divisão de acesso e o terceiro colocado tinha tudo para ser equilibrada. Lusa e Náutico fazem campanhas regulares e são candidatos à promoção. O prognóstico se confirmou, no primeiro tempo, com poucos lances de perigo e muita marcação. Tudo corria normalmente até os 44 minutos, quando Ferdinando derrubou Kieza e levou vermelho. Marcelo Cordeiro revoltou-se com o árbitro e também foi expulso.
Jorginho e os atletas da Lusa que restaram foram para os vestiários preocupados, com razão. (Vestiários modo de dizer, pois todos ficaram no gramado….) Porque sabiam que a pressão seria total no segundo tempo. O treinador do time paulista não teve dúvida: colocou todo mundo atrás, exceto Edno, que ficou sozinho no ataque e ainda com a responsabilidade de tapar, dentro do possível, o meio-campo.
Não deu outra: o Náutico se jogou no ataque, pressionou, teve domínio de bola muito superior, mas falhou num quesito básico: eficiência. Não houve qualidade nas jogadas, não houve criatividade e, até certo ponto, a Lusa não teve a vida tão dificultada. Com a vantagem numérica, a equipe pernambucana conseguiu seu melhor momento num chute de Philip que bateu no travessão. No fim, saiu de campo até sob algumas vaias e Kieza quis partir pra cima de um torcedor mais folgado.
Com esse resultado, a Lusa segurou a ponta, agora com 39 pontos, contra 35 do Náutico. A Ponte está em segundo, com 38, e avança. A Lusa, desta vez, volta para casa com sensação de dever cumprido.

Médicos suspendem sedativos e Ricardo Gomes já está acordado e se movimentando

Na noite desta quarta-feira, as 72 horas após a cirurgia de drenagem do sangue pela qual o técnico Ricardo Gomes passou, depois de sofrer um AVC hemorrágico, se completam. Os médicos que cuidam do comandante vascaíno esperavam retirar os sedativos neste período para ver como o paciente reagiria. Mas tudo dependia da evolução do quadro do treinador. Na manhã desta quarta, o clima no Hospital Pasteur, onde Ricardo está internado, ficou mais leve. Médicos animados e alguns sorrisos em meio ao clima tenso que tomou conta do hospital nos últimos dias pareciam preceder boas notícias. Que se concretizaram: os sedativos que mantinham Ricardo em coma induzido foram retirados esta manhã e o comandante vascaíno já está acordado e se movimentando.
"Suspendemos de manhã cedo os sedativos e com duas horas Ricardo já apresenta reações positivas. Acordou, abriu os olhos lentamente, em determinados momentos movimentou braços e pernas bem mais do lado esquerdo do que do direito, como esperado. Isso não quer dizer que vai ter sequelas, ainda é cedo para uma avaliação definitiva, mas vamos iniciar a fisioterapia e ele deve recuperar totalmente os movimentos. Terminou o período de maiores complicações e ele apresenta normalidade no estado clínico e está com os sinais vitais normais. Os exames de imagem compatíveis apresentam excelente evolução", disse Fabio Guimarães de Miranda, responsável pelo CTI do hospital.
Apesar do quadro estar caminhando melhor do que o esperado, o neurocirurgião que operou o comandante vascaíno, José Antonio Guasti, alerta que o estado de saúde de Ricardo ainda é grave:
"Dentro do que imaginamos nesse primeiro momento, o panorama é dos melhores. Ele ainda segue no CTI por alguns dias. O estado inspira cuidado, é grave, mas é bem melhor do que há dois, três dias. A grande evolução dele foi nas últimas 12 horas", afirmou.
Ricardo ainda respira com auxílio de uma aparelho, mas já apresenta movimentos de respiração espontâneos. Ele ainda não fala, pois está entubado, mas respondeu aos chamados dos médicos.
Relembre o que aconteceu com Ricardo Gomes:
No segundo tempo do jogo contra o Flamengo, no dia 28, Ricardo Gomes passou mal e foi levado ao Hospital Pasteur, onde foi diagnosticado com AVC hemorrágico. O técnico foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem do hematoma cerebral, que tomava 70% de seu cérebro, e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Miranda. A tomografia computadorizada no pós-operatório imediato foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi totalmente removido e a pressão intracraniana mantida sob controle. Os médicos esperavam as 72 horas após a cirurgia para retirar os sedativos e analisar se o comandante cruzmaltino terá alguma sequela na fala ou na motricidade do lado direito.

CBF desrespeita seu próprio regulamento de competições ao adiar mais um jogo do Santos

Ao anunciar, nesta terça-feira, o adiamento do jogo Santos e Botafogo, programado anteriormente para o próximo domingo, pela 21ª rodada do Brasileirão, a CBF desrespeitou o seu próprio Regulamento Geral de Competições, no Artigo 16, que diz o seguinte:
Art. 16 – Quaisquer modificações nas tabelas das competições somente poderão ocorrer se autorizadas e publicadas pela DCO (Departamento de Competições da CBF) em um prazo não inferior à 10 dias anteriores à da data da programação da partida em foco.
§ 1° - As solicitações deverão ser encaminhadas através de ofício dirigido à DCO, para a sua análise e aprovação, dele constando as razões alegadas para a modificação.
§ 2° – O prazo estabelecido no caput do presente artigo não se aplica aos casos de modificações decorrentes de decisão judicial, ou de motivos de força maior quando óbvia e efetivamente reconhecidos como tal.
A transferência da partida foi contestada pela Ferj (Federeção de Futebol do Estado do  Rio de Janeiro). Em nota, o presidente da entidade, Rubem Lopes, afirma que decisões como essa "desequilibram o Campeonato Brasileiro e prejudicam principalmente os clubes cariocas e nesse caso, em especial, o Botafogo". No final do texto, Lopes reforça a questão do regulamento da CBF: "Vale ressaltar que a referida convocação aconteceu no último dia 18 de agosto e o aviso foi emitido a cinco dias da data original do jogo".

GATA DO BRASILEIRÃO: AS MAIS VOTADAS DA 1ª RODADA

O Santos pediu o adiamento, por não ter Neymar, Paulo Henrique Ganso e Danilo na seleção brasileira, que fará o amistoso contra Gana, segunda-feira, em Londres. O Botafogo não contaria apenas com o goleiro Jefferson.
Com mais essa decisão, o Santos agora conta com cinco partidas remarcadas neste Campeonato Brasileiro. No início, a CBF permitiu que o clássico com o Corinthians fosse adiado por causa da final da Copa Libertadores. O time santista alegou que seus jogadores teriam um desgaste excessivo.
Depois, o Santos voltou a reclamar de não poder usar seus principais jogadores por conta da convocação para a Copa América. A CBF concordou, mais uma vez, com os argumentos do clube e adiou mais três partidas, desta vez contra América-MG, Fluminense e Grêmio.
Santos e Grêmio seguem com um jogo a menos em relação aos demais participantes. Apesar do fim do primeiro turno, os dois times ainda terão uma partida atrasada para cumprir no dia 10 de outubro. A nova data do confronto entre Santos e Botafogo ainda não foi marcada.
Sem poder contar com Welinton, suspenso, Alex Silva, lesionado, David Braz, que saiu do hospital nesta terça-feira após se recuperar de forte amigdalite e Jean, que foi liberado pela diretoria do Flamengo, só restaram duas opções para o técnico Vanderlei Luxemburgo montar sua zaga.

Gustavo e Ronaldo Angelim formarão a dupla titular do Rubro-Negro diante do Avaí, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), na Ressacada.

O primeiro tem 25 anos e chegou ao clube depois de se destacar no Campeonato Carioca com a camisa do Boavista. Sem grandes chances até o momento, o zagueiro promete agarrar a oportunidade e não dar chance para quando os companheiros retornarem.

"Aqui no Flamengo, a cobrança é muito grande. Então, contra o Avaí, é tudo ou nada para mim. Estou encarando como se fosse a última chance da minha carreira", prometeu o camisa 37.

O "Geladeira", como foi apelidado por Ronaldinho Gaúcho, também agradeceu as chances recebidas na Copa Sul-americana, falando da importância delas para uma sequência no Brasileirão.

"O professor Vanderlei é experiente, inteligente e soube a hora de me dar oportunidade na Sul-americana. Agora, espero entrar e ajudar. Não podemos escolher o momento para jogar. O Brasileirão é difícil e esperamos fazer um bom jogo para sairmos vitoriosos".

Caio Júnior revela preocupação com Marcos Assunção

O técnico Caio Júnior confessou nesta terça-feira que está preocupado com os lances de bola parada do volante Marcos Assunção, um dos principais jogadores do Palmeiras, adversário desta quarta-feira, no Engenhão.

"O Palmeiras tem uma característica bem específica de bom poder de marcação e sua principal força é a bola parada do Marcos Assunção. É uma situação que preocupa a todos os adversários. Vai ser uma tônica, precisamos ter cuidado", alertou o treinador.

Caio Júnior também pediu atenção aos seus jogadores para a nova postura adotada pelos adversários, preocupados com o bom momento do Botafogo no Brasileirão.

"O Botafogo passa a ser mais visado, pela mídia e pelos adversários. Nos últimos jogos, a marcação já mudou. Vamos ter que estar preparados. Aumenta a responsabilidade, mas é uma situação ótima, pois queremos estar nos primeiros lugares", comentou.

Para o jogo desta quarta, o treinador fará apenas uma mudança no time. O zagueiro Gustavo entrará na vaga de Antônio Carlos, lesionado. O Botafogo será escalado com: Jefferson; Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.

Presidente encerra polêmica: 'Abel está prestigiado e tem o nosso apoio'

A campanha irregular no comando do Fluminense surtiu efeito nas declarações do técnico Abel Braga, que disse não ser "refém de ninguém" na equipe. Nesta terça-feira, porém, o presidente Peter Siemsem, garantiu que não interromperá o projeto.

"O Abel está prestigiado e tem o nosso apoio para a sequência do Brasileirão. É um grande homem, tem um grande caráter e é o nosso treinador, nosso comandante. Eu tenho confiança no trabalho que vem sendo realizado e em nossos jogadores. Temos um elenco que mescla jogadores jovens com outros experientes. A fase é irregular, mas com o tempo os resultados vão aparecer", afirmou Siemsen.

Sofrendo para colocar o Tricolor das Laranjeiras de volta nos eixos, Abel Braga está desde a quarta rodada como técnico do Flu, quando foi derrotado por 2 a 0 pelo Corinthians. Abel ainda acumula mais oito derrotas, seis vitórias e um empate, resultando em um aproveitamento inferior a 40% no comando da equipe.

Para reverter esse quadro no segundo turno, o Fluminense vem à capital paulista encarar o São Paulo no estádio Morumbi, às 21h50 (de Brasília), nesta quarta-feira.

Auxiliar de Gomes comanda o Vasco contra o Ceará; clube quer blindar e motivar elenco

Enquanto todos em São Januário vivem o drama e torcem pela rápida recuperação do técnico do Vasco, Ricardo Gomes, internado após sofrer um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico no último domingo e ser submetido a uma cirurgia de três horas e meia de duração, o time cruzmaltino tenta juntar os cacos e seguir em frente. A maior preocupação no clube é blindar os jogadores, todos muito abalados pelo estado de saúde do treinador.

Para a partida diante do Ceará, na próxima quarta-feira, em São Januário, pela primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro, a equipe será comandada pelo auxiliar técnico de Ricardo Gomes, Cristóvão Borges. O elenco se reapresenta nesta segunda-feira, e o diretor executivo vascaíno, Rodrigo Caetano, vai focar o trabalho no aspecto psicológico dos atletas.

“Nossa programação de treinos está mantida normalmente para esta semana. Vamos conversar primeiro com os jogadores e tentar dar uma nova motivação ao grupo, de uma forma ou de outra”, afirmou o cartola ao deixar o Hospital Pasteur, onde o treinador está internado e em observação no Centro de Tratamento Intentivo (CTI), nesta madrugada.

“Temos que focar o treinamento para continuar nosso trabalho, até porque os resultados podem nos dar um pouco mais de tranquilidade para lidar com essa situação do Ricardo”, continuou Caetano. “Vamos tentar transformar esse episódio em mais um elemento de força para o grupo, sempre respeitando a figura humana extraordinária do Ricardo e torcendo por sua rápida recuperação.”

Para o compromisso contra o Ceará, o Vasco não poderá contar com o lateral direito Fagner e o volante Jumar, suspensos de forma automática por terem recebido o terceiro cartão amarelo no clássico com o Flamengo. Após o empate por 0 a 0, o campeão da Copa do Brasil fechou o primeiro turno do Brasileirão em quarto lugar, com 35 pontos.

Contratação mais cara do Sporting, Elias acerta por cinco temporadas

Sem espaço no Atlético de Madri, o meio-campista Elias, ex-Corinthians, foi anunciado nesta terça-feira como novo reforço do Sporting Lisboa. Aos 26 anos, o jogador custará 8,85 milhões de euros (cerca de R$ 20,3 milhões), tornando-se, assim, a contratação mais cara da história do clube luso.

"O Sporting me permite continuar a ter visibilidade, e continuar, assim, tendo a confiança do técnico da Seleção Brasileira (Mano Menezes), pois é um clube que está sempre nas competições europeias e luta pelos primeiros lugares do Campeonato Português", afirmou o jogador, em entrevista para o site oficial do clube.

Convocado para o duelo entre Brasil e Gana, no dia 5 de setembro, em Londres, na Inglaterra, o ex-corintiano irá se apresentar para a seleção nesta segunda, e só após o duelo deverá ser integrado ao elenco do técnico Domingos Paciência.

No clube português, Elias não poderá disputar a Europa League, já que ele esteve em campo na fase preliminar, quando marcou dois gols na vitória do Atlético de Madri sobre o Vitória de Guimarães, por 2 a 0, que garantiu o avanço do time espanhol. O acerto entre o clube e jogador será válido por cinco temporadas, e terá multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 91,5 milhões).
Elias chegou ao Sporting como a contratação mais cara da história do clube
Elias chegou ao Sporting como a contratação mais cara da história do clube
Crédito da imagem: Divulgação

Boxe feminino estreia em Pan-Americanos; Brasil tem campeã mundial classificada

A edição de 2011 dos Jogos Pan-Americanos terá uma inovação: o boxe feminino vai estrear na competição de Guadalajara. Até as últimas edições, a modalidade só era disputada pelos homens, mas as mulheres ganharam o espaço e terão um incentivo ainda maior no México, já que as medalhistas de ouro garantirão vaga na Olimpíada de Londres, em 2012.

O boxe feminino será disputado em apenas três categorias: 51kg, 60kg e 75kg. E o Brasil estará muito bem representado no Pan, com direito a presença de uma campeã mundial.

A paulista Roseli Feitosa conquistou no ano passado o primeiro título do Brasil em mundiais de boxe. A boxeadora também é campeã Sul-Americana e Pan-Americana, mas terá que descer de categoria para disputar o Pan, já que ela detém os títulos até 81kg, classe de peso que não será disputada no México.

Roseli comemora o título mundial: brasileira é favorita no Pan
Roseli comemora o título mundial: brasileira é favorita no Pan
Crédito da imagem: Divulgação

Para classificar-se ao Pan, porém, Roseli mostrou que não teve problemas para adaptar-se à sua nova categoria, até 75kg. A paulista teve pele frente a canadense Mary Spencer, tricampeã mundial, mas mostrou a sua força e ficou com o título do Pré-Pan, disputado em março, na Venezuela.

O Brasil ainda terá mais uma representante no México. A baiana Adriana Araújo também foi ouro no Pré-Pan da Venezuela ao derrotar a portorriquenha Kiria Tapia na final e se garantiu na categoria até 60kg.

A outra vaga poderia ser da paulista Clélia Costa e a baiana Érika Matos tentaram vagas para a categoria até 51kg, mas não conseguiram classificação.

VÍDEO: Brasil sofre, mas reage e vence a Venezuela na estreia do Pré-Olímpico

A seleção brasileira encontrou dificuldades e perdia até a metade do último período, mas contou com uma boa pontaria em chutes de três pontos para virar contra a Venezuela por 92 a 83 na estreia do Pré-Olímpico das Américas, em Mar Del Plata, na Argentina.

O grande destaque da vitória brasileira foi Tiago Splitter. O pivô anotou 17 pontos e pegou 11 rebotes. Guilherme Giovannoni também contribuiu com 16 pontos, mesmo número de Marcelinho Huertas, que ainda deu sete assistências.

Pelo lado do time venezuelano, Grevis Vazquez foi o grande nome da equipe, sendo o cestinha da partida com 16 pontos marcados.

A equipe treinada pelo argentino Ruben Magnano divide a ponta do grupo com a República Dominicana, que venceu Cuba também nesta terça-feira. A seleção brasileira volta a jogar pelo Pré-Olímpico nesta quarta-feira, às 20h30 (Brasília), com transmissão dos canais ESPN.


Assista aos melhores momentos da vitória brasileira
O jogo

Mesmo diante de um dos adversários mais fracos do grupo, a equipe brasileira não se encontrou no primeiro tempo da partida. O armador Marcelinho Huertas, que terminou o jogo com 16 pontos e sete assistências, não conseguia distribuir bem a bola e a responsabilidade de pontuar ficou com Splitter e Alex. O pivô conseguiu 11 pontos e nove rebotes apenas nos dois primeiro quartos, enquanto o ala/armador anotou 12 pontos neste mesmo período.

Mas o principal problema da seleção era defensivo. O ala/armador Greivis Vasquez, único atleta da Venezuela que atua na NBA, não tinha trabalho para conduzir os ataques do seu time no primeiro tempo. Alex e Marcelinho Machado tentavam pará-lo, mas sem êxito. Assim, ele terminou o primeiro tempo com 17 pontos, além de cinco assistências, e o segundo quarto acabou com o placar desfavorável ao Brasil, em 44 a 39.

No terceiro período, a equipe do técnico Ruben Magnano conseguiu frear o aproveitamento de Vasquez - que somou apenas mais nove pontos até o fim do jogo -, mas seguiu deixando muito espaço no garrafão defensivo. Desta forma, os venezuelanos passaram a dominar os rebotes, além de conseguirem pontuar em bolas próximas à cesta.

Quando parecia que a Venezuela dominaria a partida até o final, o Brasil acordou, melhorou a marcação e conseguiu a virada no início do último quarto, com uma bola de três de Guilherme Giovannoni, que terminou o confronto com 16 pontos. Confiante, a seleção apertou ainda mais a defesa e conseguiu manter o aproveitamento ofensivo para chegar à vitória.

O Brasil volta à quadra já nesta quarta-feira, quando enfrentará o Canadá, às 20h30 (horário de Brasília). Já a Venezuela faz a primeira partida do dia, diante da República Dominicana, às 11h30 (de Brasília).

VÍDEO: A polarização Barça-Madrid e o fato novo dentro de campo: Fábregas


Clique no player para assistir ao comentário de Paulo Calçade!