sexta-feira, 18 de abril de 2014

Brasileirão Série B

21h50

(1)PON Ponte Preta X Icasa ICA(1)

Brasileirão Série B

19h30

(0)SAC Sampaio Correa-MA X Paraná Clube PAR(2)

Brasileirão Série B

19h30

JEC Joinville X Portuguesa POR

Brasileirão Série B

19h30

(0)VNO Vila Nova-GO X Luverdense LUV(0)

Alemão

15h30

(0) SET Saint-Etienne X Rennes REN (0)

Espanhol

15h30

(2) ATL Atlético de Madri X Elche ELC (0)

Safarova e Stosur abrem as semifinais da Fed Cup

Ostrava (República Tcheca) - A canhota Lucie Safarova terá a responsabilidade de abrir o confronto entre República Tcheca e Itália pela semifinal do Grupo Mundial da Fed Cup, neste sábado, sobre piso sintético descoberto. O sorteio realizado para definir as duas partidas de simples da primeira rodada determinou que Petra Kvitova enfrente a número 2 visitante Camila Giorgi em seguida.

Já em Brisbane, também sobre quadra dura aberta, a Austrália recebe a Alemanha. A experiente Samantha Stosur entrará primeiro em quadra para encarar Andrea Petkovic. Em seguida, Casey Dellacqua terá pela frente a número 1 alemã Angelique Kerber. Os dois países disputam a semifinal da Fed Cup pela primeira vez em quase 20 anos.

Ao contrário da Copa Davis, os duelos da Fed Cup acontecem em apenas dois dias e o jogo de duplas fica para o quinto eventual jogo de cada confronto, geralmente realizado como eventual desempate. Dessa forma, Kvitova jogará contra Errani no domingo antes de Safarova encarar Giorgi, enquanto Stosur abrirá o domingo contra Petkovic e em seguida entram Dellacqua e Kerber.

Neste fim de semana, acontecem também os quatro duelos de repescagem do Grupo Mundial, que determinam quem permanece na primeira divisão para disputar o título de 2015 ao lado das quatro semifinalistas. A Rússia recebe a Argentina em Sochi e o Canadá joga em casa diante da Eslováquia em Quebec. Duelo equilibrado deve acontecer entre EUA e França, em St. Louis, e a Polônia vai até a Espanha.

Veja a ordem dos jogos semifinais:
República Tcheca x Itália, em Ostrava (piso sintético)
Sábado
R1: Lucie Safarova (TCH) vs. Sara Errani (ITA)
R2: Petra Kvitova (TCH) vs. Camila Giorgi (ITA)
Domingo
R3: Petra Kvitova (TCH) vs. Sara Errani (ITA)
R4: Lucia Safarova (TCH) vs. Camila Giorgi (ITA)
R5: Andrea Hlavackova / Klara Koukalova (TCH) vs. Karin Knapp / Roberta Vinci (ITA)

Austrália x Alemanha, em Brisbane (piso sintético)
Sábado
R1: Sam Stosur (AUS) vs. Andrea Petkovic (ALE)
R2: Casey Dellacqua (AUS) vs. Angelique Kerber (ALE)
Domingo
R3: Sam Stosur (AUS) vs. Angelique Kerber (ALE)
R4: Casey Dellacqua (AUS) vs. Andrea Petkovic (ALE)
R5: Ashleigh Barty/Casey Dellacqua (AUS) vs. Julia Goerges/Anna-Lena Groenefeld (ALE)

Brasil inicia preparação para a Fed em Catanduva

Catanduva (SP) - O Brasil realizou nesta segunda-feira o seu primeiro treino para enfrentar a Suíça no Playoff do Grupo Mundial II da Fed Cup nos dias 19 e 20 de abril no Clube de Tênis Catanduva, em Catanduva.Ainda sem a equipe completa, as brasileiras fizeram treino físico e em quadra em dois períodos comandadas pela capitã Carla Tiene.
A partir desta terça-feira, com a chegada de Teliana Pereira, o time contará com todas as jogadoras, que além da pernambucana também tem as paulistas Paula Gonçalves, Laura Pigossi, e a gaúcha Gabriela Cé, além da reserva Eduarda Piai, a juvenil Julia Gomide e a comissão técnica formada também pelo auxiliar-técnico Renato Pereira, a preparadora física Renata Penha e a fisioterapeuta Claudia Tamachiro.
Gabi Cé, que estreou na Fed Cup este ano no Zonal Americano vencido pelo Brasil no Paraguai, está confiante e vê bastante diferença para a etapa disputada em fevereiro deste ano. "Com certeza é diferente da competição que a gente teve no começo do ano, é só um confronto, é mais curto, mas acho que a gente está muito bem preparada, está toda a equipe muito bem e a acho que gente tem tudo para sair com essa vitória", afirmou a gaúcha.
"Aqui são as condições que eu mais gosto de jogar, com saibro, bola um pouco maior e calor. As gurias também gostam muito de jogar nessas condições, está todo mundo nas melhores fases de suas respectivas carreiras. Estou super adaptada, faz bastante calor aqui nessa região, mas eu acho bom jogar assim, adoro. Em Rio Preto tenho boas recordações e espero que Catanduva não seja diferente", completou Cé, que neste fim de semana conquistou seu terceiro título seguido em São José do Rio Preto, cidade vizinha de Catanduva.
Pigossi também vem animada para mais um confronto de Fed Cup em sua quarta participação, a terceira jogando entre as tenistas da equipe principal. "A gente tem totais condições de ganhar. São meninas duras, mas a gente está jogando bem. A Teliana acabou de ir super bem em um WTA, a Paula vem jogando muito bem, a Gabi também, eu acabei de voltar de Bogotá, é a primeira vez que ganho um jogo de WTA. A gente está bastante unida, estamos vivendo esse clima de Fed Cup de novo", disse a paulista.
Nesta terça-feira as brasileiras treinam novamente em dois períodos entre 11h e 13h e entre 16h e 18h. A equipe da Suíça, que já está em Catanduva desde domingo, também treina em dois períodos com as tenistas Belinda Bencic, Timea Bacsinszky, Viktorija Golubic e Amra Sadikovic, comandadas pelo capitão Heinz Güenthardt. Na quarta-feira, a partir das 11h, as equipes de Brasil e Suíça concedem entrevista coletiva pré-sorteio no Clube de Tênis Catanduva.

Capitã espera bom público para duelo na Fed Cup

Catanduva (SP) - Nesta quarta-feira o Brasil e a equipe suíça concederam entrevista coletiva prévia ao sorteio do confronto válido pelo playoff do Grupo Mundial II da Fed Cup no Clube de Tênis Catanduva.
"A gente acredita que o interior de São Paulo é um local onde o público vem apoiar, abraça o evento e acho que isso é o principal. Que as arquibancadas estejam cheias para apoiar o Brasil, é isso o que a gente espera independente de estar calor ou não. Que todo mundo venha, apoie a seleção e a gente consiga fazer um excelente confronto", completou a capitã, que ainda não definiu quem joga as partidas contra a Suíça.
A ausência de Stefanie Voegele, a tenista suíça de melhor ranking atualmente na WTA, não é vista pelas brasileiras como um fator decisivo no confronto. A pernambucana Teliana Pereira destaca que as europeias têm um time forte mesmo sem contar com a número 1. O time suíço viajou a Catanduva com as jogadoras Belinda Bencic, Timea Bacsinszky, Viktorija Golubic e Amra Sadikovic acompanhadas do capitão Heinz Güenthardt.
"Mesmo sem a Voegele, o time delas é muito forte. Está todo mundo treinando bem, mas a gente tem que ver que o favoritismo é todo da Suíça e quem for jogar tem que jogar solto e dar o máximo de si", afirma a número 1 do Brasil.
O time brasileiro  é formado pelas tenistas principais Teliana Pereira, Laura Pigossi, Gabriela Cé e Paula Gonçalves, a reserva Eduarda Piai, a juvenil Julia Gomide, a capitã Carla Tiene, o auxiliar-técnico Renato Pereira, a preparadora física Renata Penha e a fisioterapeuta Claudia Tamachiro.
Os ingressos para o confronto entre Brasil e Suíça no Playoff do Grupo Mundial II da Fed Cup estão à venda no Clube de Tênis Catanduva por R$ 20 (com desconto de 50% para estudantes ou pessoas maiores de 60 anos). Mais informações pelo telefone (17) 3524-9300.

Veja a lista de classificadas para Roland Garros

Paris (França) - Teliana Pereira disputará Roland Garros pela primeira vez, como confirmado pela lista divulgada nesta terça-feira. A 107 melhores do ranking estão dentro, assim como a tcheca Iveta Melzer, que usou o "ranking protegido". O torneio feminino oferece quatro vagas diretas a mais do que o masculino.
O país que mais levará jogadoras serão os EUA, com 11, incluindo a bicampeã Serena Williams. A Alemanha terá oito participantes, enquanto Espanha, República Tcheca e Rússia contam com sete jogadoras de seus países.
Confira a lista de inscritas:
  1. Serena Williams (EUA)
  2. Na Li (CHN)
  3. Agnieszka Radwanksa (POL)
  4. Victoria Azarenka (BLR)
  5. Simona Halep (ROM)
  6. Petra Kvitova (TCH)
  7. Angelique Kerber (ALE)
  8. Jelena Jankovic (SER)
  9. Maria Sharapova (RUS)
  10. Dominika Cibulkova (ESL)
  11. Sara Errani (ITA)
  12. Ana Ivanovic (SER)
  13. Flavia Pennetta (ITA)
  14. Sabine Lisicki (ALE)
  15. Caroline Wozniacki (DIN)
  16. Carla Suarez Navarro (ESP)
  17. Sloane Stephens (EUA)
  18. Eugenie Bouchard (CAN)
  19. Samantha Stosur (AUS)
  20. Roberta Vinci (ITA)
  21. Alizé Cornet (FRA)
  22. Ekaterina Makarova (RUS)
  23. Kaia Kanepi (EST)
  24. Kirsten Flipkens (BEL)
  25. Anastasia Pavlyuchenkova (RUS)
  26. Lucie Safarova (TCH)
  27. Sorana Cirstea (ROM)
  28. Andrea Petkovic (ALE)
  29. Svetlana Kuznetsova (RUS)
  30. Daniela Hantuchova (ESL)
  31. Klara Koukalova (TCH)
  32. Venus Williams (EUA)
  33. Elena Vesnina (RUS)
  34. Maria Kirilenko (RUS)
  35. Elina Svitolina (UCR)
  36. Yvonne Meusburger (AUT)
  37. Magdalena Rybarikova (ESL)
  38. Bojana Jovanovski (SER)
  39. Tsvetana Pironkova (BUL)
  40. Garbiñe Muguruza (ESP)
  41. Madison Keys (EUA)
  42. Kurumi Nara (JAP)
  43. Shuai Peng (CHN)
  44. Shuai Zhang (CHN)
  45. Alison Riske (EUA)
  46. Francesca Schiavone (ITA)
  47. Varvara Lepchenko (EUA)
  48. Annika Beck (ALE)
  49. Karin Knapp (ITA)
  50. Caroline Garcia (FRA)
  51. Jana Cepelova (ESL)
  52. Casey Dellacqua (AUS)
  53. Camila Giorgi (ITA)
  54. Yaroslava Shvedova (CAZ)
  55. Monica Puig (PRC)
  56. Barbora Zahlavova Strycova (TCH)
  57. Christina McHale (EUA)
  58. Yanina Wickmayer (BEL)
  59. Jie Zheng (CHN)
  60. Vania King (EUA)
  61. Marina Erakovic (NZL)
  62. Laura Robson (GRB)
  63. Lauren Davis (EUA)
  64. Polona Hercog (ESV)
  65. Iveta Melzer (TCH) -  ranking protegido
  66. Anna Schmiedlova (ESL)
  67. Maria Teresa Torro Flor (ESP)
  68. Chanelle Scheepers (AFS)
  69. Paula Ormaechea (ARG)
  70. Alja Tomljanovic (CRO)
  71. Urzsula Radwanska (POL)
  72. Lourdes Dominguez Lino (ESP)
  73. Karolina Pliskova (TCH)
  74. Alexandra Cadantu (ROM)
  75. Stefanie Voegele (SUI)
  76. Virginie Razzano (FRA)
  77. Monica Niculescu (ROM)
  78. Petra Cetkovska (TCH)
  79. Patricia Mayr-Achleitner (AUT)
  80. Dinah Pfzenamier (ALE)
  81. Kimiko Date Krumm (JAP)
  82. Coco Vandeweghe (EUA)
  83. Mona Barthel (ALE)
  84. Alison van Uytvanck (BEL)
  85. Kristina Mladenovic (FRA)
  86. Johanna Larsson (SUE)
  87. Sharon Fichman (CAN)
  88. Shahar Peer (ISR)
  89. Belinda Bencic (SUI)
  90. Teliana Pereira (BRA)
  91. Zariya Diyas (CAZ)
  92. Julia Goerges (ALE)
  93. Donna Vekic (CRO)
  94. Julia Glushko (ISR)
  95. Katarzyna Piter (POL)
  96. Mirjana Lucic Baroni (CRO)
  97. Misaki Doi (JAP)
  98. Romina Oprandi (SUI)
  99. Alisa Kleybanova (RUS)
  100. Anna Tatishvili (GEO)
  101. Nadiya Kichenok (UCR)
  102. Olga Govortsova (BLR)
  103. Jovana Jaksic (SER)
  104. Luksika Kumkhum (TAI)
  105. Silvia Soler (ESP)
  106. Estrella Cabeza (ESP)
  107. Petra Martic (CRO)
  108. Mandy Minella (LUX)

Cibulkova começa vencendo em Kuala Lumpur

Kuala Lumpur (Malásia) - Na única partida de primeira rodada que ainda faltava no WTA de Kuala Lumpur, a eslovaca Dominika Cibulkova fez bem o papel de principal favorita e despachou a quai turcaPemra Ozgen em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/3, em apenas 61 minutos de partida.
"Estava me sentindo muito bem no primeiro set, mas então mudei minha raquete no segundo para jogar com bolas novas e ela não estava com a tensão certa. Então acabei me complicando um pouco", comentou Cibulkova. "Troquei de novo no 2/3 e as coisas voltaram para o seu lugar", complementou.
Cibulkova deixou a quadra bastante satisfeita com o que fez. "No geral, consegui ser bem agressiva e não dei muitas chances para que ela jogasse com slice e assim me deixasse fora de quadra", declarou a eslovaca, que faz na Malásia sua estreia como top 10.
"Sinto que estou bem, mas não vejo tanta diferença entre ser 11, 10 ou 9 do mundo. Apenas quero jogar um bom tênis, fazer o meu melhor e ver aonde posso chegar", observou a atual 10a da WTA e que nesta temporada é a segunda que mais somou pontos.
Na segunda rodada, a pequenina eslovaca terá pela frente a taiwanesa Su-Wei Hsieh, que derrubou a australiana Jarmila Gajdosova na estreia. Esta será  primeira vez que as duas irão medir forças pelo circuito.
Além do jogo de Cibulkova, outras três partidas movimentaram a quarta-feira em Kuala Lumpur, todas já pela segunda rodada. As favoritas Zarina Diyas e Patricia Mayr-Achleiter confirmaram e se garantiram nas quartas.
A cazaque bateu a quali italiana Giullia Gatto-Monticone com parciais de 6/1 e 6/4, ao passo qye a austríaca derrubou a montenegrina Danka Kovinic em três sets, com placar de 6/4, 3/6 e 6/1. Diyas espera por Cibulkova ou Hsieh e Mayr aguarda a croata Dona Vekic ou a tcheca Kristyna Pliskova.
Outra vencedora do dia foi a polonesa Magda Linette, que superou a quali ucraniana Lyudmyla Kichenock com parciais de 6/2 e 6/1. Ela agora enfrenta quem passar do duelo entre a chinesa Shuai Zhang, cabeça de chave 2, e a convidada Ling Zhang, de Hong Kong.

Em boa fase, Cornet ressalta emoções da Fed Cup

St. Louis (EUA) - Alizé Cornet vive um ótimo momento em sua carreira, após conquistar o título do WTA de Katowice e subir para a 21ª posição do ranking. A francesa tentará levar este embalo para o confronto fora de casa contra os EUA pela Fed Cup, válido pelos playoffs do Grupo Mundial 1.
"É incrível jogar pelo seu país. Isso acontece só duas vezes por ano e é muito diferente do circuito, onde é algo individual e você joga por si mesma. Está no seu mundo, com sua própria equipe", disse Cornet, que terá a companhia de Caroline Garcia, Virginie Razzano e Claire Feuerstein. A capitã é a ex-líder do ranking Amelie Mauresmo.
"Nesta época do ano, podemos estar juntas compartilhando bons momentos dentro e fora de quadra e emoções diferentes, então estou animada para este final de semana. Temos sorte de ter uma equipe legal. Nós temos um relacionamento muito bom, isso é ótimo para a equipe", completou Cornet.
Os EUA não terão as irmãs Williams, mas a capitã Mary Joe Fernandez confia no espírito coletivo das norte-americanas. "Estas semanas são únicas e diferentes, porque todas treinam e fazem tudo juntas. É especial, porque você se junta às outras por uma boa causa e todas se apoiam", comentou a comandante.
"Você tem uma motivação extra. A vitória significa mais e a derrota também. Quando lembro da minha carreira, algumas das melhores memórias são quando fiz parte de um time", completou Fernandez. Os EUA terão Sloane Stephens, Madison Keys, Varvara Lepchenko e Christina McHale.
Confira os confrontos da Fed Cup neste final de semana:
Semifinais
República Tcheca vs. Itália em Ostrava (sintético coberto)
Austrália vs. Alemanha em Brisbane (sintético descoberto)
Playoffs do Grupo Mundial 1
EUA vs. França em St. Louis (sintético coberto)
Rússia vs. Argentina em Sochi (saibro coberto)
Espanha vs. Polônia em Barcelona (saibro)
Canadá vs. Eslováquia em Quebec (sintético coberto)
Playoffs do Grupo Mundial 2
Romênia vs. Sérvia em Bucareste (saibro)
Holanda vs. Japão em 's-Hertogenbosch (saibro coberto)
Suécia vs. Tailândia  em Lidkoping (sintético coberto)
Brasil vs. Suíça em Catanduva (saibro)

Robson terá punho operado por médico de Delpo

Londres (Inglaterra) - A britânica Laura Robson anunciou nesta quinta-feira que passará por uma cirurgia leve no punho direito e deve perder os dois próximos Grand Slam, Roland Garros e Wimbledon. A jogadora de 20 anos será operada por Richard Berger, mesmo médico de Juan Martín del Potro.
"Quero informar meus queridos fãs que decidi fazer uma pequena cirurgia na clínica Mayo com um dos melhores médicos de punho do mundo, Dr. Richard Berger. Ele está muito confiante que poderei voltar a jogar sem dor antes que vocês sintam a minha falta. Porém, infelizmente, terei que perder Roland Garros e Wimbledon", publicou Robson em seu Facebook.
Berger operou recentemente o punho esquerdo de Del Potro, que deve ficar fora das quadras até o final da temporada. No entanto, a lesão do argentino é mais grave. O argentino já passou por outro procedimento em 2010, mas no punho direito.
Robson disputou apenas dois torneios em 2014: Hobart e Australian Open, perdendo na estreia em ambos. A britânica começou a se destacar ao ser campeã juvenil de Wimbledon co 14 anos de idade e chegou às oitavas de final de Wimbledon e do US Open como profissional.

Teliana vence prêmio de popularidade da Fed Cup

Londres (Inglaterra) - A ITF (Federação Internacional de Tênis) divulgou nesta quinta-feira as vencedoras do Fed Cup Heart Award, que reconhece as jogadoras mais populares do torneio. A pernambucana Teliana Pereira está entre as premiadas, junto a Agnieszka Radwanska, Simona Halep e Sabina Sharipova.
Mais de 60 mil fãs votaram pelo site da Fed Cup para escolher a vencedora de cada divisão do torneio. Paula Gonçalves também já venceu o prêmio do zonal americano. Teliana concorreu neste ano após ser nomeada por um grupo formado pelo presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti, além de algumas jogadoras e jornalistas.
"É a primeira vez que eu ganho um prêmio deste, é uma honra porque eu sempre dei muito valor à Fed Cup e as competições em que se defende o país. Estou muito feliz, acho que a gente fez um grande trabalho no Paraguai e espero que a gente continue nessa equipe unida, acho que é o mais importante, o resultado é consequência. Fico feliz de ter representado o Brasil e ter ganhado esse prêmio", afirmou a número 1 do Brasil.
Teliana e as outras vencedoras receberão um cheque que será doado para a instituição de caridade que escolherem. A pernambucana escolheu a Creche da Escola Municipal Salviano Gomes Leite, em Barra da Tapera, em seu estado natal. Ela morou ao lado desta escola até os 7 anos.
"Eu tentei achar alguma instituição que precisasse mesmo bem pertinho porque sei que lá é bem complicado, as pessoas precisam. Sei que não é um valor tão significativo, mas é um começo. Eu queria mesmo ajudar a eles e quem sabe em um futuro próximo eu possa fazer ainda mais por eles", completou Teliana.
"Houve algumas apresentações fantásticas nos confrontos da Fed Cup em fevereiro, então queria parabenizar as quatro jogadoras por terem vencido no voto popular. O Fed Cup Heart Award continua a recompensar tenistas que estão comprometidas com suas equipes e com o torneio. Tenho certeza de que elas terão orgulho de fazer doações para caridade", comentou Ricci Bitti.

Cibulkova lidera avanço das favoritas na Malásia

Kuala Lumpur (Malásia) - Em seu primeiro torneio como top 10 do ranking internacional, a eslovaca Dominika Cibulkova garantiu com facilidade vaga nas quartas de final do WTA de Kuala Lumpur, sobre piso sintético, ao derrotar a taiwanesa Su-Wei Hsieh, por 6/1 e 6/2.

Sua adversária desta sexta-feira será a cazaque Zarina Diyas, cabeça 6, que havia se classificado na véspera em cima da italiana Giulia Monticone, por 6/1 e 6/4. Cibukolva busca o segundo título da temporada, após Acapulco, e o quinto da carreira.

Apesar do atraso provocado mais uma vez pelo mau tempo, a rodada desta quinta-feira foi toda favorável às cabeças de chave. A chinesa Shuai Zhang superou Ling Zhang, de Hong Kong,  por 6/3, 4/6 e 6/0, e será favorita diante da polonesa Magda Linette.

As irmãs Pliskova tiveram destinos diferentes. Cabeça 3, Karolina arrasou a chinesa Ying-Ying Duan, por 6/1 e 6/3, e jogará as quartas contra a pouco conhecida Cagla Buyukakcay, turca que tirou a eslovena Tadeja Majeric por duplo 6/4. Já Kristyna Pliskova levou virada da croata Donna Vekic, por 1/6, 6/3 e 7/5.