sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Brasileiro Série B


20h30 Duque de Caxias 1x1 Sport
20h30 Grêmio Barueri 2x1 Ponte Preta
20h30 ASA 3x1 Criciúma
20h30 Vila Nova-GO 1x2 Bragantino

Argentino - Apertura


17h00 Independiente 0x1 Colón
19h10 Olimpo 2x2 Godoy Cruz
21h15 San Martín 0x1 Belgrano

Português

16h15 Gil Vicente 1x1 Olhanense

Alemão

15h30 Freiburg 1x2 Stuttgart

Em partida de 'compadres', Sonny Bill foi o grande destaque; técnico do Japão comete gafe

Foi uma partida divertida de assistir e jogar, principalmente se você for um All Black. O passeio sobre o Japão foi enorme, foi o maior placar até agora nessa Copa do Mundo, mas foi uma partida de "compadres".

Os japoneses até que estavam estruturados em campo e tentaram jogar com velocidade como fizeram contra a França. Apesar da derrota para os Bleus, 47 a 21, naquela partida os japoneses mostraram momentos inebriantes do mais puro running rugby.

Contudo, a velocidade foi sinônimo de erros básicos na partida de hoje. A dupla de half-backs reserva não soube lidar com a pressão exercida pela terceira linha neozelandesa e cedeu muitos contra-ataques, devidamente aproveitados pelo adversário.

Mas atenção: é preciso levar em consideração que somente quatro jogadores japoneses que iniciaram a partida contra França na semana passada estavam na partida de hoje.

Assim como os neozelandeses, que diplomaticamente tiraram a maioria das suas estrelas dessa partida para descansá-los e prepará-los para o grande embate contra a França, os japoneses estavam mais preocupados com a partida contra Tonga.

Em determinado momento, a partida parecia um grande seven-a-side, com as fases acontecendo depois de muitos passes e os japoneses alisando nos tackles.

De qualquer forma, serviu como campo de observação para Graham Henry. O técnico dos All Blacks pôde observar alguns jogadores e testar algumas variações. Entre elas, a entrada de Sonny Bill Williams na ponta. O jogador mostrou um enorme senso tático na posição, junto com Richard Kahui foi o grande destaque da partida. Ambos fizeram dois tries e Sonny Bill ainda entregou mais um de mão beijada para Ma’a Nonu.

Com certeza, Sonny Bill deu uma boa dor de cabeça para Henry para próxima partida contra a França.

Graham Henry ficou muito feliz com a nova variação que ganhou para a equipe. “Ele certamente disse ao que veio, não?". Falando sobre Sonny Bill: “Quando ele entrou em campo conseguiu ser muito positivo, deu o que pensar para a comissão técnica”, complementou o treinador dos All Blacks durante a conferência de imprensa.

Aliás, falando em conferência de imprensa, John Kirwan, técnico neozelandês da seleção japonesa, também teve seu destaque na noite. Primeiro, com a gafe ao cometer o ato falho e falar como se fosse treinador dos All Blacks quando respondeu a uma pergunta sobre sua opinião do adversário. Segundo, porque é impressionante vê-lo falando japonês.

VÍDEOS: Ceni é chato? E daí? Cai-cai de Neymar chama a atenção lá fora

Rogério Ceni não falou gratuitamente sobre Neymar e seu lamentável hábito de se atirar cavando faltas a todo instante. O assunto surgiu naturalmente, durante o Bem Amigos, do Sportv. E para debater o assunto, vamos isolar essa parte dos outros comentários feitos pelo goleiro do São Paulo no programa de televisão e em outras ocasiões.

Este post não se propõe a discutir as (muitas) infrações provocadas por Aloísio e Dagoberto, das quais Ceni já tirou proveito cobrando faltas. Tampouco se aprofundar em tolices como questionar se Rogério é "chato". Vamos desenvolver o assunto Neymar. O capitão são-paulino tem razão no que disse? Sim. Da mesma forma que está certo quem rasga elogios ao enorme talento do santista.

Ok, 50% pode ser exagero, mas das faltas marcadas em Neymar muitas são à brasileira. E o fato de ser um craque não o impede de ser cai-cai. Cristiano Ronaldo é um (mau) exemplo nesse sentido. E Messi ótimo modelo. Nos tempos de Manchester United, o português virou rei do "diving". Já o argentino luta bravamente para se manter de pé, mesmo diante das enxadadas inimigas.

Neymar já se atirou mais, até por conselhos (?) de seu pai, como revelou o blog do Arnaldo Ribeiro — clique aqui e leia. Tem recorrido menos a tal expediente, mas ainda se utiliza dele. Limitemos a discussão a esse aspecto. Para mim, no caso específico, Rogério Ceni tem absoluta razão. E teve coragem de falar a respeito, o que não é fácil ante os defensores da molecagem do cai-cai.

Que Neymar dê menos ouvidos ao pai e reflita sobre o que disse o experiente goleiro rival. Ele terá muito a ganhar. Por enquanto, no exterior, já há quem publique vídeos no Youtube sobre o péssimo hábito do atacante brasileiro. Ainda não dá para competir com Cristiano Ronaldo, uma espécie de mestre nessa tacanha modalidade. Mas já chama (negativamente) a atenção.





Pesquisa mostra agarra-agarra em alta no esporte nacional

Os bons ventos esportivos indicam que o agarra-agarra está em alta. Em um futuro próximo, o pega-pega deverá receber substancial reforço.

O diagnóstico é da consultoria Deloitte, após pesquisa com mais de 700 pessoas: rúgbi (17%) e artes marciais (16%) são os esportes que mais crescerão no país das chuteiras que um dia já provocaram suspiros. Futebol e vôlei aparecem em terceiro, com 11%, à frente de atletismo (8%), natação (8%), corrida (7%) e tênis (5%).

Mesmo com uma amarelinha cada vez mais desbotada, com os manos do Mano se superando em inesquecíveis exibições a serviço de sua majestade, o rei da bola Ricardo Teixeira, e um bando de botinudos no Brasileirão, o futebol ainda lidera os esportes mais praticados no país, com 32%.

O esporte bretão supera corrida (17%), musculação (9%), tênis (8%), natação (8%), ciclismo (5%) e vôlei (5%). Também goleia no quesito favorito: 78%, contra 46% do vôlei e 24% da natação.

Apesar de ter sido apontado como esporte que mais vai crescer, o rúgbi é o menos conhecido (26%). Depois, aparecem beisebol (20%) e golfe (20%).

Os esportes de inverno no país tropical estão numa boa. A maioria (45%) quer conhecer mais. Golfe (88%), hipismo (84%) e tênis (46%) estão na lista dos mais elitistas, de acordo com a pesquisa.

O agarra-agarra do rúgbi já conta com 10 mil jogadores federados e 100 mil seguidores, segundo a confederação brasileira. No mundo, há mais de cinco milhões de fanáticos por ‘pega, segura, não deixa passar’. E a Copa, que está sendo transmitida com exclusividade pelos canais ESPN, é o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás apenas da Olimpíada e do Mundial de futebol.
                                                            ######
Pica-Pau. O supercampeão sem faixa e glórias Leonardo Ribeiro, o capitão Léo que comanda o Conselho Fiscal do urubu, resolveu colocar em pratos limpos os oito jogos sem vitória da equipe do ‘pofexô’ Vanderlei Luxemburgo: culpa de... Zico e Júnior, com passagens relâmpagos e nada agradáveis pelo time rubro-negro. Dois perdedores, invejosos do sucesso de Ronaldinho Gaúcho na Gávea. De acordo com o amado capitão Léo, o Flamengo precisa se libertar da geração de 81, pois não é o Santos, que só existe por causa de Pelé. Os inomináveis Zico e Júnior foram espinafrados porque perderam o amor pelo clube desde que caiu nas mãos do digníssimo Léo, um capitão de canoa furada.

Pica-Pau 2. Profundamente sensibilizado com o tratamento dado pelo cardeal do clube, o Galinho mandou um torpedinho: nem a pau participará das comemorações de 30 anos da conquista do Mundial de Clubes, em dezembro. Não dá para conviver com a direção atual, ávida por saborear o sucesso alheio.

Sugismundo Freud. Quem cedo madruga compra pão para a vizinhança.

Bico à vista. O Mano dos manos pode repousar em berço esplêndido. Chegará fácil, fácil à Copa de 2014. Ele conta com o apoio amplo, geral e absolutamente nada irrestrito de João Havelange. Em entrevista à revista ‘Poder’, o supercartola defendeu o retorno de Felipão à amarelinha desbotada, com Parreira de escudo como supervisor.

Twitface. Qualquer semelhança entre o tricolor Lucas ‘Marcelinho’ e o deputado-ministro Gastão Vieira não é mera coincidência: são ligadíssimos em turismo – na amarelinha desbotada e na ‘ilha da fantasia’.

Zapping. O Mano dos manos perdeu uma boa chance de melhorar seu ibope com a torcida. O estupendo duelo da amarelinha desbotada contra os hermanos rendeu 32 pontos de audiência à plim-plim na Grande Pauliceia desvairada, esburacada e abandonada. O maior ibope das chuteiras neste ano foi na despedida do fofo Ronaldo da seleção, com 41 pontos de média. No jogo contra Gana, a audiência lembrou a ‘Sessão da Tarde’: 16 pontos.

Superpelada. Então, ficamos assim: Leandro Damião, um espetáculo de lambreta; Renato Abreu, um show de patinete enferrujado.

Gilete press. De Ancelmo Gois, no ‘Globo’: “Ronaldo Fenômeno trabalha para que Neymar aceite a proposta [R$ 19 milhões/ano] do Real Madrid.” Que fofo!

Tititi d’Aline. Caiu a ficha no Beira-Rio: apesar da valorização de Leandro ‘Lambreta’ Damião, o Internacional considera quase impossível negociá-lo por 50 milhões de euros em janeiro. Baterá o martelo em torno dos 35 milhões.

Você sabia que... o atacante Dimba, depois de 17 anos nos gramados, decidiu voltar ao futsal e defenderá o Peixe Brasília?

Bola de ouro. Grêmio. Um imortal de 108 anos. Um sucesso nacional e internacional.

Bola de latão. Romário. O deputado pisou feio na maionese em audiência pública para debater a Olimpíada no Rio. Trocou questionamentos por um pedido ao comitê organizador, liderado por Carlos ‘Rolando Lero’ Nuzman: incluir o futevôlei nos Jogos.

Bola de lixo. Cristiano Ronaldo. É um poço de humildade: só recebe vaias porque é bonito, rico e craque.

Bola sete. “Sou chato mesmo. Sou perfeccionista. Então, me acham chato” (do soberano Rogério Ceni, respondendo a Neymar – que beleza!).

Dúvida pertinente. Mil dias para a Copa-2014: há motivo para festa?

Luxemburgo rebate críticas de Zico sobre crise do Fla: 'Falou na hora errada'

Dois dias após as críticas de Zico ao jornal "Extra" sobre o Flamengo, dizendo que estava indiferente com relação à atual fase do clube, que não assistia mais aos jogos e não pretendia por os pés no clube tão cedo, o técnico Vanderlei Luxemburgo rebateu o ídolo rubro-negro, reforçando seu amor pelo time da Gávea.

“Sou Flamengo e torço pelo clube. Nunca deixei de falar isso como profissional. Acho que as declarações foram em um momento inoportuno. Zico e Junior são meus amigos, mas o Flamengo é uma instituição e está acima de tudo. O problema deles foi de ordem pessoal. Se o Zico teve problema com a Patricia Amorim, com o Michel Levy (vice de finanças), deveria se referir a eles. Não pode generalizar. Tenho a certeza de que o Zico e a família são rubro-negros. O clube está acima de todos. Precisamos dessa torcida. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”, afirmou Luxemburgo.

Antes tido como um forte candidato ao título Brasileiro, o Flamengo já não vence há oito partidas e se distanciou da ponta da tabela. Neste final de semana, a equipe rubro-negra joga o clássico contra o Botafogo e um resultado negativo poderia começar a aumentar os rumores sobre demissão do técnico. Luxa negou que haja problemas no elenco flamenguista.

“A relação é muito boa. São 30 jogadores, mas deve ter um, dois, que não ficam satisfeitos por estar no banco. Isso é normal, mas o importante é o que estou vendo e sentindo. São oito jogos sem vitória e nenhum jogador pode ficar alheio a isso. Não resta dúvida, precisamos focar no jogo contra o Botafogo, que perdeu de cinco, e também é um clube grande com cobrança e pressão”, encerrou

Sem trio da seleção, Luxemburgo adia definição no Flamengo

Sem Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Renato, que receberam o dia de folga depois de passar a semana a serviço da seleção brasileira, o técnico Vanderlei Luxemburgo não pôde testar a formação que pretende levar a campo para o clássico de domingo, com o Botafogo, no Engenhão. Com isso, a dúvida que cerca o time permanece: como será composto o meio-de-campo.

Com Aírton e Maldonado aptos a jogar, Luxemburgo tem que decidir entre os dois para formar a cabeça de área. Willians é considerado titular absoluto. Uma opção seria escalar os três juntos, como Andrade fez em 2009, com Petkovic completando o setor na época.

Em 2011, porém, Luxemburgo tem ainda Renato e Thiago Neves e é altamente improvável que deixe um dos dois de fora do clássico. Com isso, a briga entre os volantes está iniciada. E eles comemoram.

"Será uma disputa muito boa. O Aírton é um jogador muito importante, Willians nem se fala, ele é o titular do time. O Vanderlei vai colocar em campo quem estiver melhor", comentou Maldonado.

A expectativa é que a entrada de Airton dê mais sustentação à defesa, tão questionada e frágil nos últimos jogos. Com ele em campo, o Flamengo venceu quatro vezes, empatou duas e perdeu uma, justamente uma goleada por 4 a 1 para o Atlético-GO.

Para Lucas, clássico no Engenhão é fator positivo para o Botafogo

O Botafogo se prepara para o clássico deste domingo, contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Os alvinegros buscam se recuperar da goleada sofrida para o Coritiba e tentam manter o bom retrospecto contra os rivais cariocas. O lateral direito Lucas afirmou que atuar no Engenhão nesses confrontos é um diferencial positivo para a equipe.

"O fato de termos o clássico na nossa casa é bom. A torcida estará dividida, mas estamos acostumados, treinamos, conhecemos as dimensões do campo. É que nos ajuda. Vamos pensar que é o local onde estamos fazendo um bom campeonato e não perdemos (são dez vitórias e dois empates), para ir com tudo para conseguir essa vitória, ganhar moral e confiança", disse.

Lucas espera repetir a boa atuação no último clássico que o Botafogo disputou, contra o Fluminense. Os alvinegros venceram a partida e o lateral marcou o gol da vitória.

"Ficarei muito feliz se isso se repetir e vencermos. O mais importante é o Botafogo ganhar, independentemente de quem fizer o gol. Vou estar ligado a todo instante e, se aparecer a oportunidade, vou tentar atacar", finalizou.

Volante Rodrigo comemora titularidade e bom momento

Após fazer um bom Campeonato Carioca pelo Madureira, o volante Rodrigo foi contratado pelo Fluminense para a disputa do Campeonato Brasileiro. Sem atuar na primeira parte da competição, o jogador passou de opção a titular nas últimas rodadas. Feliz pelo bom momento, ele afirmou que sempre foi bem tratado pelos mais experientes do elenco tricolor.

"Sem dúvida é muito prazeroso fazer parte do elenco. Eu, como um garoto de 22 anos, há quatro anos os via arrebentando na Europa. Sou fã do Deco, tem o Fred e o Souza, que são pessoas de alto nível, de caráter e que estão me ajudando por lá", contou.

Rodrigo se destacou no Madureira com seus chutes de longa distência e gols, mesmo atuando no meio. Já no Fluminense, o jogador tem atuado mais recuado, mais preocupado com a marcação.

"Acho que é a minha primeira oportunidade em um clube grande, atual campeão brasileiro. Para mim é meio diferente, pois eu sempre busquei estar à frente, sempre chegando. Tive a oportunidade de ser o artilheiro do Madureira no Carioca. Eu gosto de atuar como segundo volante, chegando na frente, colocando um companheiro na cara do gol e fazendo os meus quando tiver oportunidade", declarou.

O jogador tem contrato até o meio de 2012 e espera que a sequência de jogos neste momento faça com que seu vínculo seja prorrogado.

"O objetivo é que o meu contrato seja renovado, mas ainda é cedo para falar qualquer coisa. Preciso mostrar dentro de campo meu valor. Por enquanto é focar a cabeça nos jogos e me dedicar ao máximo", finalizou.

De olho no Grêmio, Vasco faz rachão com Dedé de árbitro e golaço de Kim

O Vasco fez na manhã desta sexta-feira o último treino preparatório antes do confronto com o Grêmio pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontecerá neste sábado às 18h, em São Januário. A atividade foi bem descontraída e contou com Dedé fazendo a função de árbitro e um golaço de voleio anotado por Kim.

Assim como o volante Rômulo, o zagueiro trabalhou no clube pela primeira vez após servir a seleção brasileira que na quarta ficou no 0 a 0 com a Argentina na casa rival pelo duelo de ida do torneio denominado Superclássico das Américas. A volta será em Belém, no Pará, no próximo dia 28.  

Em clima descontraído, Dedé seguia no apito as brincadeiras de Felipe Bastos na atividade, que cantava múscias das tocidas rivais adaptando-as ao time cruzmaltino. A equipe soma 42 pontos e está na vice-liderança do Brasileiro, apenas um atrás do Corinthians.

Bellucci se impõe sobre Andreev, vence e empata confronto para o Brasil contra a Rússia

O brasileiro Thomaz Bellucci deixou tudo igual no confronto entre Brasil e Rússia, nesta sexta-feira, na moderna Academia de Tênis de Kazan, um dos complexos tenísticos mais modernos do mundo, pela repescagem da Copa Davis. Após a derrota do compatriota Ricardo Mello para o anfitrião Mikhail Youznhy, mais cedo, o número um do país e 38º do mundo se impôs diante de Igor Andreev, 81º, e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6-4, 6-3 e 6-3.

Com o triunfo de Bellucci, o confronto entre Brasil e Rússia agora está empatado por 1 a 1. As duas equipes voltam à quadra no próximo sábado nos duelos de duplas: os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo terão pela frente os anfitriões Igor Kunitsyn e Dmitry Tursunov em uma partida considerada vital para as pretensões do Brasil de retornar ao Grupo Mundial da Davis.

No domingo, o confronto entre brasileiros e russos será encerrado em Kazan com mais dois jogos: Thomaz Bellucci abrirá o dia contra Youznhy, na partida entre os dois vencedores desta sexta, e Ricardo Mello terá Andreev pela frente no jogo de fundo, que vai encerrar as disputas.

Na partida desta sexta-feira, Bellucci entrou pressionado pela “obrigação” de vencer o adversário e manter o Brasil vivo na disputa da repescagem da Davis. Após sair atrás no placar, o brasileiro acertou logo seu primeiro ace, marcando o primeiro ponto na partida e igualando em 1-1. Confiante, o tenista número um do país venceu a primeira parcial com autoridade, 6-4.

Bellucci se impôs sobre Andreev, venceu e empatou confronto para o Brasil contra a Rússia
Bellucci se impôs sobre Andreev, venceu e empatou confronto para o Brasil contra a Rússia
Crédito da imagem: Reuters

No segundo set, Thomaz Bellucci e Andreev faziam um duelo equilibrado até que o brasileiro conseguiu a quebra no sétimo game, quando o placar apontava 3-3, e fez 4-3. Em seguida, ele confirmou o serviço, fez 5-3, e logo na sequência quebrou mais uma vez no 9º game para fechar a parcial em 6-3.

Por fim, no terceiro e decisivo set, Bellucci confirmou o serviço e fez 4-3 justamente no melhor momento de Andreev na parcial e, com isso, praticamente acabou com as pretensões do adversário. Em seguida, o brasileiro quebrou o saque, fez 5-3, e sacou para o jogo. Com três match points à disposição, ele acertou um ace para fechar a partida com chave de ouro: 6-3.

Pode cravar: Neymar fica até o centenário do Santos. Depois...

Pode cravar: antes do centenário do Santos, em abril de 2012, o craque santista não vai para a Europa. O que está claro desde o final da Copa América, quando este blog afirmou que ele ficava até o final do ano --  no mínimo -- é cada dia mais definitivo.

Afirma-se, nos bastidores, que houve uma reunião no dia 30 de agosto envolvedo dirigentes do Barcelona e do Santos. Que Luis Alvaro, ao saber que o presidente do Barcelona, Sandro Rossell, não estaria presente, disse que também não iria. Se o presidente do Barcelona não vai, o presidente do Santos também não vai!

Nessa reunião, teria havido o encantamento de Neymar pai com o Barcelona. Mas o presidente do Santos recusou-se a negociar antes do Mundial.

Luis Alvaro desmente a história.

No caso do Real Madrid, está claro desde sempre que o clube da capital espanhola deseja contar com o jogador do Santos o mais rápido possível. Se Neymar aceitar o contrato hoje, o Real está de portas abertas -- diga-se, estava de portas abertas em 2006, quando o garoto tinha 14 anos!

Só que Neymar não quer, não quis, não assinou e não está disposo a assinar nenhum documento hoje.

Nos bastidores, Wágner Ribeiro, o agente, irrita-se com a negociação com o Barcelona, porque ela se dá diretamente entre o pai do jogador e o clube catalão. Mas Wagner Ribeiro receberia comissão do mesmo jeito. Ele prefere o Real Madrid porque tem ótima relação com Florentino Pérez, sobre quem diz ser amigo pessoal, e porque julga a proposta melhor.

O Barcelona pagaria muito para ter Neymar em 2013, mas não oferece garantia nenhuma. O Real Madrid quer hoje. E Neymar quer quando quiser.
Hoje, quer ser jogador do Santos no centenário. E conversa...

Conversar não paga imposto.



Luis Alvaro desmente a história.