sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pesquisa mostra agarra-agarra em alta no esporte nacional

Os bons ventos esportivos indicam que o agarra-agarra está em alta. Em um futuro próximo, o pega-pega deverá receber substancial reforço.

O diagnóstico é da consultoria Deloitte, após pesquisa com mais de 700 pessoas: rúgbi (17%) e artes marciais (16%) são os esportes que mais crescerão no país das chuteiras que um dia já provocaram suspiros. Futebol e vôlei aparecem em terceiro, com 11%, à frente de atletismo (8%), natação (8%), corrida (7%) e tênis (5%).

Mesmo com uma amarelinha cada vez mais desbotada, com os manos do Mano se superando em inesquecíveis exibições a serviço de sua majestade, o rei da bola Ricardo Teixeira, e um bando de botinudos no Brasileirão, o futebol ainda lidera os esportes mais praticados no país, com 32%.

O esporte bretão supera corrida (17%), musculação (9%), tênis (8%), natação (8%), ciclismo (5%) e vôlei (5%). Também goleia no quesito favorito: 78%, contra 46% do vôlei e 24% da natação.

Apesar de ter sido apontado como esporte que mais vai crescer, o rúgbi é o menos conhecido (26%). Depois, aparecem beisebol (20%) e golfe (20%).

Os esportes de inverno no país tropical estão numa boa. A maioria (45%) quer conhecer mais. Golfe (88%), hipismo (84%) e tênis (46%) estão na lista dos mais elitistas, de acordo com a pesquisa.

O agarra-agarra do rúgbi já conta com 10 mil jogadores federados e 100 mil seguidores, segundo a confederação brasileira. No mundo, há mais de cinco milhões de fanáticos por ‘pega, segura, não deixa passar’. E a Copa, que está sendo transmitida com exclusividade pelos canais ESPN, é o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás apenas da Olimpíada e do Mundial de futebol.
                                                            ######
Pica-Pau. O supercampeão sem faixa e glórias Leonardo Ribeiro, o capitão Léo que comanda o Conselho Fiscal do urubu, resolveu colocar em pratos limpos os oito jogos sem vitória da equipe do ‘pofexô’ Vanderlei Luxemburgo: culpa de... Zico e Júnior, com passagens relâmpagos e nada agradáveis pelo time rubro-negro. Dois perdedores, invejosos do sucesso de Ronaldinho Gaúcho na Gávea. De acordo com o amado capitão Léo, o Flamengo precisa se libertar da geração de 81, pois não é o Santos, que só existe por causa de Pelé. Os inomináveis Zico e Júnior foram espinafrados porque perderam o amor pelo clube desde que caiu nas mãos do digníssimo Léo, um capitão de canoa furada.

Pica-Pau 2. Profundamente sensibilizado com o tratamento dado pelo cardeal do clube, o Galinho mandou um torpedinho: nem a pau participará das comemorações de 30 anos da conquista do Mundial de Clubes, em dezembro. Não dá para conviver com a direção atual, ávida por saborear o sucesso alheio.

Sugismundo Freud. Quem cedo madruga compra pão para a vizinhança.

Bico à vista. O Mano dos manos pode repousar em berço esplêndido. Chegará fácil, fácil à Copa de 2014. Ele conta com o apoio amplo, geral e absolutamente nada irrestrito de João Havelange. Em entrevista à revista ‘Poder’, o supercartola defendeu o retorno de Felipão à amarelinha desbotada, com Parreira de escudo como supervisor.

Twitface. Qualquer semelhança entre o tricolor Lucas ‘Marcelinho’ e o deputado-ministro Gastão Vieira não é mera coincidência: são ligadíssimos em turismo – na amarelinha desbotada e na ‘ilha da fantasia’.

Zapping. O Mano dos manos perdeu uma boa chance de melhorar seu ibope com a torcida. O estupendo duelo da amarelinha desbotada contra os hermanos rendeu 32 pontos de audiência à plim-plim na Grande Pauliceia desvairada, esburacada e abandonada. O maior ibope das chuteiras neste ano foi na despedida do fofo Ronaldo da seleção, com 41 pontos de média. No jogo contra Gana, a audiência lembrou a ‘Sessão da Tarde’: 16 pontos.

Superpelada. Então, ficamos assim: Leandro Damião, um espetáculo de lambreta; Renato Abreu, um show de patinete enferrujado.

Gilete press. De Ancelmo Gois, no ‘Globo’: “Ronaldo Fenômeno trabalha para que Neymar aceite a proposta [R$ 19 milhões/ano] do Real Madrid.” Que fofo!

Tititi d’Aline. Caiu a ficha no Beira-Rio: apesar da valorização de Leandro ‘Lambreta’ Damião, o Internacional considera quase impossível negociá-lo por 50 milhões de euros em janeiro. Baterá o martelo em torno dos 35 milhões.

Você sabia que... o atacante Dimba, depois de 17 anos nos gramados, decidiu voltar ao futsal e defenderá o Peixe Brasília?

Bola de ouro. Grêmio. Um imortal de 108 anos. Um sucesso nacional e internacional.

Bola de latão. Romário. O deputado pisou feio na maionese em audiência pública para debater a Olimpíada no Rio. Trocou questionamentos por um pedido ao comitê organizador, liderado por Carlos ‘Rolando Lero’ Nuzman: incluir o futevôlei nos Jogos.

Bola de lixo. Cristiano Ronaldo. É um poço de humildade: só recebe vaias porque é bonito, rico e craque.

Bola sete. “Sou chato mesmo. Sou perfeccionista. Então, me acham chato” (do soberano Rogério Ceni, respondendo a Neymar – que beleza!).

Dúvida pertinente. Mil dias para a Copa-2014: há motivo para festa?