sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VÍDEOS: Ceni é chato? E daí? Cai-cai de Neymar chama a atenção lá fora

Rogério Ceni não falou gratuitamente sobre Neymar e seu lamentável hábito de se atirar cavando faltas a todo instante. O assunto surgiu naturalmente, durante o Bem Amigos, do Sportv. E para debater o assunto, vamos isolar essa parte dos outros comentários feitos pelo goleiro do São Paulo no programa de televisão e em outras ocasiões.

Este post não se propõe a discutir as (muitas) infrações provocadas por Aloísio e Dagoberto, das quais Ceni já tirou proveito cobrando faltas. Tampouco se aprofundar em tolices como questionar se Rogério é "chato". Vamos desenvolver o assunto Neymar. O capitão são-paulino tem razão no que disse? Sim. Da mesma forma que está certo quem rasga elogios ao enorme talento do santista.

Ok, 50% pode ser exagero, mas das faltas marcadas em Neymar muitas são à brasileira. E o fato de ser um craque não o impede de ser cai-cai. Cristiano Ronaldo é um (mau) exemplo nesse sentido. E Messi ótimo modelo. Nos tempos de Manchester United, o português virou rei do "diving". Já o argentino luta bravamente para se manter de pé, mesmo diante das enxadadas inimigas.

Neymar já se atirou mais, até por conselhos (?) de seu pai, como revelou o blog do Arnaldo Ribeiro — clique aqui e leia. Tem recorrido menos a tal expediente, mas ainda se utiliza dele. Limitemos a discussão a esse aspecto. Para mim, no caso específico, Rogério Ceni tem absoluta razão. E teve coragem de falar a respeito, o que não é fácil ante os defensores da molecagem do cai-cai.

Que Neymar dê menos ouvidos ao pai e reflita sobre o que disse o experiente goleiro rival. Ele terá muito a ganhar. Por enquanto, no exterior, já há quem publique vídeos no Youtube sobre o péssimo hábito do atacante brasileiro. Ainda não dá para competir com Cristiano Ronaldo, uma espécie de mestre nessa tacanha modalidade. Mas já chama (negativamente) a atenção.