segunda-feira, 4 de maio de 2015

Com 33 nomes, Zé Roberto convoca seleção de olho em Pan e Grand Prix

DIVULGAÇÃO FIVB
volei_grandprix_brasil_portorico_fabiana_sheila_fabiola_jaqueline_adenizia_230612
Zé Roberto deixou Sheilla e Fabiana de fora da convocação
O técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, anunciou nesta segunda-feira uma extensa lista de 33 jogadoras para formar o grupo dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Grand Prix e Sul-Americano, mas também de olho nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. As ausências mais sentidas foram da oposto Sheila e da central Fabiana, poupadas por conta do desgaste físico, porém garantidas no período de treinos após os torneios do meio do ano.
Embora o Pan e o Grand Prix ocorram concomitantemente, o treinador avisou que não existe uma divisão de jogadoras definida e nenhuma das duas competições terá prioridade. Com relação ao planejamento, algumas atletas já estão na quarta semana de treinos em Saquarema. Em junho, elas farão uma série de amistosos comemorativos com o Japão pela comemoração dos 120 anos da imigração japonesa. As partidas ocorrerão em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e Rio de Janeiro.
Depois, na última semana de junho, a Seleção vai à Holanda, onde seguirá os preparativos para o início do Grand Prix, que começa no dia 3 de julho, na Tailândia. Após mais uma semana, na rodada em São Paulo do Grand Prix, as comandadas de Zé Roberto se dividirão. Uma parte do time disputará a terceira etapa na Itália e a outra embarca para o Canadá, onde competirá nos Jogos Pan-Americanos.
Após os dois torneios, que se encerram no mesmo dia 26 de julho, a Seleção voltará aos treinamentos em agosto, quando disputará um campeonato no Rio de Janeiro contra Bulgária, Alemanha e Holanda.
"Em setembro teremos a continuidade dos treinos e amistosos na Holanda com a seleção deles. Voltamos desses jogos e aí já estamos próximo do Sul-Americano, que vai começar de 24 de setembro a 2 de outubro, em Cartagena, na Colômbia. Será a última competição da seleção em 2015", explicou o técnico bicampeão olímpico.
Um dos destaques da convocação foi a presença de Sassá para atuar como líbero e não em sua função original, que é de ponteira. Zé Roberto aposta na jogadora de 32 anos na posição que era de Fabi, aposentada da Seleção Brasileira. Além de Sassá, Léia, do Pinheiros, e Camila Brait, do Molico/Nestlé, foram as outras líberos chamadas.
Abaixo, veja a lista de Zé Roberto:
Levantadoras: Ana Tiemi (CSM Bucaresti); Dani Lins (Osasco); Fabíola (Dínamo Krasnodar-Rússia); Juma (São Caetano); Macris (Pinheiros) e Roberta (Rio de Janeiro).
Opostos: Paula (São Caetano); Ivna (Osasco); Jéssica (Brasília); Joyce (Daejon KGC-Coreia do Sul) e Monique Pavão (Sesi-SP).
Centrais: Adenízia (Osasco); Carol (Rio de Janeiro); Angélica (Brasília); Bárbara (Sesi-SP); Fran (Pinheiros); Juciely (Rio de Janeiro); Letícia Hage (Praia Clube); Mayara (Rio de Janeiro); Mara (São Caetano) e Thaisa (Osasco).
Ponteiras: Ellen (Pinheiros); Fernanda Garay (Dínamo Krasnodar-Rússia); Gabi (Rio de Janeiro); Jaqueline (Sesi-SP); Mari Paraíba (Minas); Michelle Pavão (Brasília); Natália (Rio de Janeiro); Rosamaria (Pinheiros); Suelle (Sesi-SP).
Líberos: Camila Brait (Osasco); Léia (Pinheiros) e Sassá (Praia Clube)

Português

16h00



PAFPaços Ferreira
BragaBRA

Inglês

16h00

HULHull City
ArsenalARS


Português

15h45



BELBelenenses
Rio AveRIO

Italiano

15h45



CAGCagliari
ParmaPAR

Espanhol

15h45

ALMAlmería
CeltaCEL


MUSAS DO ESPORTES

2.015 / estrangeiras_outras / valeriyastrakhova_ribeirao_int.jpg
Ligação permanente da Imagem Incorporada
Ligação permanente da Imagem Incorporada
Ligação permanente da Imagem Incorporada


Bahia goleia Conquista por 6 a 0 e é bicampeão baiano

  • Jogadores do Bahia comemoram o quinto gol do tricolor, de Souza, cobrando pênalti
O Bahia não tomou conhecimento do Vitória da Conquista e venceu a equipe do interior por 6 a 0 na tarde deste domingo, 3, na Arena Fonte Nova. Após perder a primeira partida por 3 a 0, o Bahia precisava marcar o mesmo número de gols para se sagrar campeão.
E foi mais fácil do que os tricolores da capital imaginavam, com o Bahia marcando os três tentos que precisava já aos 23 minutos do primeiro tempo. No segundo, a equipe ampliou o resultado marcando mais dois, de pênaltis, e Kieza fechou o placar após driblar Viáfara, fazendo o sexto gol da partida.
O Bahia volta a campo no próximo sábado, 9, no estádio do Independência, em Minas Gerais, para enfrentar o América-MG na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro.
O jogo
O Bahia começou o jogo em alta velocidade, partindo para o ataque. Em cinco minutos, o tricolor já tinha cobrado dois escanteios e pressionava o time de Conquista. O primeiro gol surgiu cedo. Aos 10 minutos, confusão na área da equipe do interior e Robson aproveita chutando forte para o fundo do gol.
O gol animou mais ainda o Bahia e desestruturou o Vitória da Conquista. Três minutos depois, aos 13, Viáfara afasta a bola, que cai caprichosamente nos pés de Bruno Paulista. O jogador do Bahia acerta de primeira e marca o segundo gol. Aos 18, Kieza recebeu a bola na área, driblou Viáfara e se atrapalhou, tocando para o meio da área e desperdiçando a chance do terceiro gol, que aconteceu 5 minutos depois. Maxi tocou para Souza, que jogou no meio da área para Kieza fazer o gol.
A partir daí, a torcida do Bahia começou a fazer a festa e o tricolor deu uma aliviada, aproveitando mais as falhas do Conquista, que partiu para cima desordenadamente, deixando a defesa aberta. O Bahia ainda poderia ter ampliado aos 39, com Zé Roberto chutando da entrada da área e Viáfara fazendo bela defesa, e aos 43, com Kieza chutando cruzado e a bola resvalando na trave do Conquista.

Veja as imagens do jogo entre Bahia x Vitória da Conquista

Pênaltis decidem
O segundo tempo começou com uma alteração no Conquista. O atacante Rafamar entrou no lugar do meio-campo Carlinhos. O time do interior pressionou o Bahia e cobrou três escanteios em cinco minutos. Aos 9, Conquista troca passes na área do Bahia e Rafamar recebeu livre, mas demorou para chutar e perdeu a bola.
O Bahia só assustou aos 15, quando Zé Roberto invadiu a área e foi derrubado. Souza cobrou e Viáfara nem se mexeu. Um novo pênalti sacramentou o placar final. Aos 26, Diego Aragão toca a mão na bola dentro da área. Juiz marca a penalidade e expulsa jogador do Conquista. Souza cobrou tocando devagar na bola e marcou o quinto gol tricolor.
Com o quinto gol, o Bahia diminuiu o ritmo da partida e o Conquista foi todo para o ataque. Com isso, o tricolor ainda conseguiu marcar o sexto, com Kieza recebendo sozinho, driblando Viáfara e tocando no fundo das redes.

Bahia 6 x 0 Vitória da Conquista - Jogo de volta da final do Campeonato Baiano

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Quando: domingo, 3, às 16h
Gols: Maxi e Kieza (Bahia); Fabiano (Conquista)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas
Assistentes:  José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias
Cartões amarelos: Bruno Paulista, Tiago Real, Rômulo, Zé Roberto (Bahia); Fausto, Tatu (Vitória da Conquista)
Cartão vermelho: Diego Aragão (Vitória da Conquista)
Público: 21.141 pessoas
Renda: R$ 468.046,00 
Bahia - Jean; Tony, Robson, Titi e Bruno Paulista; Pittoni, Souza, Tiago Real; Maxi Biancucchi (Rõmulo), Zé Roberto (Willians Santana) e Kieza (Mateus). Técnico: Sérgio Soares
Vitória da Conquista - Viafára; Apodi, Fernando Belém, Silvio e Matheus Leoni; Fausto (Erivelton), Diego Aragão, Maicon e André Beleza (Kaká); Carlinhos (Rafamar) e Tatu. Técnico: Evandro Guimarães

Santos bate o Palmeiras nos pênaltis e é campeão paulista


campeonatopaulista
Robinho, do Santos, desafia Lucas, do Palmeiras, durante a final do Campeonato Paulista neste domingo (3)
REUTERS/PAULO WHITAKER
Diferentemente do ano passado, quando perdeu o título paulista nos pênaltis, o Santosse sagrou campeão paulista neste domingo (3), na Vila Belmiro, ao vencer o Palmeirasnas penalidades por 4 a 2 após sair vitorioso no tempo normal por 2 a 1.
Com a conquista, o Santos alcançou o seu 21º título paulista na história. A equipe santista, que fez a sua sétima final do Campeonato Paulista consecutiva, havia sido campeão da competição pela última vez em 2012.
O título também marcou a primeira conquista do novato técnico Marcelo Fernandes, comandante da equipe há menos de dois meses. Iniciou o ano como auxiliar e subiu de cargo depois da demissão de Enderson Moreira.
O JOGO
Precisando da vitória para levar a decisão, ao menos, para os pênaltis, o Santos buscou mais o ataque e foi bem melhor que o Palmeiras nos primeiros 45 minutos. Por isso, os donos da casa foram para o intervalo com um placar que já assegurava o título estadual.
De volta ao time santista depois de não jogar a primeira final por causa de um edema na coxa esquerda, o atacante Robinho conduziu a equipe da Vila Belmiro na partida e participou das melhores jogadas do ataque alvinegro. Se não fosse o goleiro Fernando Prass, o camisa 7 santista poderia ter marcado em chutes aos 3min e aos 19min.
Mas, quando atuou como garçom, ajudou o Santos a fazer 2 a 0 ainda na primeira etapa. Aos 29min, após uma cobrança de falta pela lateral, Valencia lançou Robinho na grande área. A defesa do Palmeiras parou pedindo impedimento e o atacante, em posição legal, tocou para o zagueiro David Braz, com o gol aberto, abrir o placar na decisão.
Já aos 43min, após toque de Robinho, Ricardo Oliveira ganhou da defesa palmeirense na dividida e, na saída do goleiro Fernando Prass, chutou no canto esquerdo para aumentar o placar para os santistas. Foi o 11º gol do camisa 9 na competição e encerrou sua participação como artilheiro isolado.
O Palmeiras, lento na troca de passes e refém dos contragolpes santistas, pouco produziu ofensivamente. A entrada de Cleiton Xavier no lugar de Robinho logo no começo do segundo tempo fez o Palmeiras aumentar a sua produção ofensiva. Com isso, os visitantes rondaram com muito mais frequência a grande área santista. Rafael Marques e Zé Roberto quase diminuíram o placar, mas o goleiro Vladimir fez duas belas defesas.
E, melhores em campo, os palmeirenses chegaram ao gol. Aos 19min, Valdivia recebeu passe na intermediária e, sem marcação, deu belo lançamento para o lateral Lucas, nas costas da defesa santista, chutar na saída do goleiro Vladimir e descontar o placar para o Palmeiras.
Porém uma expulsão do zagueiro Victor Ramos, por falta dura em Valencia, freou a reação do Palmeiras nos minutos finais do confronto. E, mesmo com nove jogadores em campo, a equipe alviverde segurou a derrota parcial e levou a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, os palmeirenses Jacskon e Rafael Marques desperdiçaram as suas finalizações, enquanto todos os santistas converteram, selando a vitória nas penalidades por 4 a 2.

Vasco vence Botafogo e é campeão estadual do Rio após 12 anos


dagoberto
Dagoberto, jogador do Vasco, comemora seu gol contra o Botafogo com seu companheiro de time Marcinho
REUTERS/PILAR OLIVARES
Entre os quatro clubes grandes do Rio, oVasco enfrentava a sina de ser o que estava há mais tempo sem ser campeão carioca. Desde 2003 a equipe não comemorava o título estadual, um período de 12 anos que teve fim neste domingo (3), ao vencer o Botafogo por 2 a 1, no Maracanã, na segunda partida da decisão. Foi o 23º Campeonato Carioca da história do Vasco.
Os gols cruzmaltinos foram marcados no final de cada etapa: aos 46min do primeiro tempo com Rafael Silva, e aos 47min do segundo com Gilberto. Diego Jardel chegou a empatar para o Botafogo depois do intervalo.
A conquista deste domingo (3) também ficou marcada por ser o maior público do ano no futebol brasileiro. O Maracanã teve um público total de 66.156 torcedores, com 58.446 pagantes, superando a final da Copa do Nordeste na semana passada, no Castelão, entre Ceará e Bahia.
O JOGO
As duas equipes apresentaram mudanças em relação às formações que começaram o jogo da semana passada. René Simões alterou o meio de campo do Botafogo, com Tomas e Luis Ricardo assumindo os lugares de Fernandes e Gegê. Pelo Vasco, o técnico Doriva sacou Marcinho e escalou Rafael Silva, autor do gol da vitória no último domingo (26).
Da mesma forma que começou aberta, a partida se mostrou muito disputada. Nos primeiros vinte minutos, foram distribuídos quatro cartões amarelos.
Houve chances para as duas equipes, mas o Vasco pressionou mais e foi premiado com o golque abriu o placar o último lance do primeiro tempo, aos 46min.
Gilberto pressionou e roubou a bola de Marcelo Mattos. Guiñazu recebeu, lançou para a área e Rafael Silva finalizou de primeira com o pé esquerdo para marcar.
No intervalo, o Botafogo veio com uma alteração. Tomas deixou o campo e deu lugar a Diego Jardel, que empatou o jogo aos 29min. O meia recebeu o lançamento de Gilberto e tocou na saída de Martín Silva.
Quando o Botafogo pressionava em busca do gol que levaria a decisão aos pênaltis, ficou com um jogador a menos. Fernandes deu uma rasteira em Serginho no contra-ataque do Vasco e recebeu o segundo cartão amarelo.
O gol que sacramentou o título vascaíno veio aos 47min. Lucas cruzou para a área, Gilberto dominou e chutou cruzado no canto direito do goleiro Renan para dar início à festa cruzmalti

Apoteose tricolor

Image-0-Artigo-1846290-1
Zagueiros Lima e Adalberto, emocionados, se abraçam ao final partida de ontem, no Castelão, para celebrar o título; setor defensivo tricolor foi o menos vazada do campeonato
FOTO: BRUNO GOMES
Image-0-Artigo-1846347-1
Atacante chegou ao Pici emprestado pelo Internacional e havia marcado poucos gols pelo Tricolor antes de se consagrar como o herói do título estadual de 2015. "A volta por cima não poderia ter sido melhor", definiu
FOTO: BRUNO GOMES
d
Péricles Bassols registrou Boletim de Ocorrência e fez exame de corpo delito
FOTO: EDUARDO QUEIROZ
Com um final de jogo emocionante, talvez o mais eletrizante e com mais reviravoltas da história do Estadual, o Fortaleza sagrou-se campeão depois de quatro anos de hegemonia alvinegra, após o empate em 2 a 2.
O Leão conseguia o título sem maiores problemas com a vitória parcial de 1 a 0, até os 37 do 2º tempo, quando houve o gol do empate do Ceará. A partir dali, o jogo pegou fogo: o Vovô virou com Assisinho aos 45, o que daria o penta ao clube. Porém, no lance seguinte, Cassiano marcou o gol do título aos 47.
Com o título, o Tricolor de Aço voltou a ser campeão cearense, algo que não acontecia desde 2010, quando o clube conquistou o seu tetra. E assim como fizera o Ceará em 2011, evitando o penta do Leão, o clube do Pici deu o troco neste domingo, evitando a sequência alvinegra.
Mesmo precisando apenas de um empate para ser campeão, após a vitória de 2 a 1 no jogo de ida, o Fortaleza começou o jogo atacando. Mais 'inteiro' do que o rival, o time de Marcelo Chamusca tinha a estratégia de sair na frente e ampliar sua vantagem.
E esta vantagem veio, com um golaço de Daniel Sobralense, aos 31 minutos, após chapelar o volante João Marcos.
O gol sofrido forçou ao Ceará partir para cima, já que o pentacampeonato só viria com uma virada. Com a estratégia de toque de bola, o Vovô não parecia ter forças para virar.
No segundo tempo, após a expulsão de seu volante, Uillian Correia, o Alvinegro foi para o tudo ou nada e pôs fogo na decisão do campeonato.
Em falha de Deola, o Alvinegro empatou com Ricardinho, aos 37, deixando os últimos dez minutos eletrizantes, e as duas torcidas com o coração na mão.
E aos 45, Assisinho subiu de cabeça para marcar o gol da virada e mudar a festa de lado. Só que quando a torcida leonina revivia o temor de fracassos anteriores no Castelão, no ataque seguinte, o contestado atacante Cassiano mudou a história outra vez e marcou o gol do empate e do título, para a explosão dos tricolores, que enfim, retomaram seu orgulho perdido.
Gol tira Cassiano do 'descrédito'
O gol de Cassiano, que deu o empate e o título de campeão cearense para o Fortaleza, tirou do descrédito o atacante tricolor, nesses dois jogos finais do Cearense de 2015.
Cassiano havia perdido o gol que daria uma tranquilidade ao Leão no jogo de ida, quando o Tricolor venceu por 2 a 1. Ao puxar um contra-ataque, ele ficou diante do goleiro e acabou chutando nas arquibancadas.
Confira os gols da partida:
No segundo e decisivo jogo, o atacante entrou no lugar de Lúcio Maranhão, aos 38 minutos do segundo tempo, e, aproveitando uma assistência do lateral Tinga, marcou o gol de empate, quando muitos torcedores já davam como perdido o título.
"Foi bom demais, cem por cento, não tem explicação para falar sobre tudo isso. Só sei dizer que a torcida merece essa conquista", afirmou, reconhecendo que sua vida no clube mudou em uma semana. "Eu vinha numa fase que não estava fazendo gol e isso estava me incomodando. A volta por cima não poderia ter sido melhor", declarou o atleta, cercado por dezenas de torcedores.
Emprestado pelo Internacional, Cassiano fez 10 jogos pelo Campeonato Cearense, 5 pela Copa do Nordeste e 2 pela Copa do Brasil. Ele anotou 3 gols Estadual e um pelo Regional, contra o River/PI.
Cassiano pode ser titular no jogo desta quarta-feira contra o Coritiba, na Arena Castelão, pela Copa do Brasil. "Não sei, o professor Chamusca é quem vai decidir. Se ele precisar, estarei à disposição", completou o jogador, já nos braços da torcida.
"Pude contribuir com esse grupo maravilhoso, fazendo a assistência para o gol, o qual começou com o cruzamento do Wanderson. Ofereço à minha família", disse o lateral Tinga.
Árbitro acusa Evandro Leitão de agressão

O árbitro Péricles Bassols denunciou ter sofrido agressão por parte do presidente do Ceará, Evandro Leitão, ao final da partida. A denúncia foi registrada pelo delegado Jeferson Lopes, plantonista do 16º Departamento de Polícia Civil, que tem uma extensão na Arena Castelão.

“Ele realmente veio até nós relatando a agressão que teria sofrido. Ao final da partida, foi escoltado para a “área neutra” e dirigiu-se à entrada do vestiário. Antes de chegar, ele alega que o senhor Evandro Leitão, atrás de um pilar de sustentação, socou-o pelas costas, pegando também na lateral do rosto”, afirma o delegado.

O árbitro recebeu uma guia de encaminhamento para exame no Instituto Médico Legal. Se constatada a lesão, a Polícia abrirá procedimento. Evandro Leitão poderá responder por lesão corporal ou crime de injúria real. A reportagem tentou contato com o dirigente, sem retorno até o fechamento da edição.

Sharapova inicia defesa do título com vitória segura

Madri (Espanha) - O que poderia ser uma estreia perigosa para a russa Maria Sharapova se tornou uma vitória tranquila no WTA de Madri, neste domingo. Vinda de três derrotas seguidas, a número 3 do mundo fez uma boa atuação diante da suíça Timea Bacsinszky, 21ª, e iniciou a defesa do título com parciais de 6/2 e 6/3.
Na segunda rodada, a russa a aguarda a britânica Heather Watson, 40ª, ou a qualifier colombiana Mariana Duque, 110ª, que jogam ainda neste domingo. Sharapova está na mesma chave da romena Simona Halep, vice-líder do ranking, e pode ter a tcheca Karolina Pliskova e a dinamarquesa Caroline Wozniacki no caminho até a semifinal.
O primeiro set viu a ex-número 1 do mundo jogando em alto nível e cometendo poucos erros. A russa conseguiu pressionar o segundo serviço de Bacsinszky, vencendo sete de novo pontos disputados, e mandou na maioria dos pontos. A única oscilação aconteceu quando já liderava por 5/1 e sofreu uma quebra.
Sharapova também começou o segundo set com o serviço, confirmava com tranquilidade e pressionava o saque da rival. Errando ais do que no início, a russa precisou sair de 15-40 no sétimo game, que se mostrou decisivo. Sharapova foi corajosa para arriscar uma deixadinha e depois disparou um bom primeiro saque. Em seguida, quebrou o serviço da suíça de zero e totalizou 28 winners contra 12 de Bacsinszky ao confirmar a vitória após 1h21.
Sharapova vinha de derrota para a suíça no piso sintético de Wuhan, em 2014. Essa foi a terceira vitória da atual campeã em quatro encontros entre elas – o primeiro no saibro.