segunda-feira, 4 de maio de 2015

Halep perde set points e cai para Cornet na estreia

Madri (Espanha) - O WTA Premier de Madri viu sua maior surpresa até o momento na segunda partida deste domingo. Em um dia ruim e diante de uma adversária inspirada, a romena Simona Halep, número 2 do mundo e atual vice-campeã, desperdiçou chances e foi eliminada pela francesa Alizé Cornet, 28ª, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/3.
Halep defendia 650 pontos pelo vice em 2014 e pode ser ultrapassada pela russa Maria Sharapova. A atual campeã precisa chegar à decisão para retomar a vice-liderança.
Mesmo irregular, Halep teve muitas chances no primeiro set, obteve a quebra para sacar em 5/4, mas desperdiçou um set point no serviço. Em um tiebreak cheio de erros, Cornet salvou mais um set point com um backhand na paralela após longa troca de bolas e contou com dupla falta da romena para fechar a parcial.
A francesa seguiu firme no fundo de quadra na segunda parcial. Halep tentou alongar os pontos com mais segurança e, mesmo dominando alguns ralis, errava ao atacar. A romena não conseguiu criar nenhuma oportunidade de quebra, enfrentou oito break points e perdeu o saque duas vezes, despedindo-se após 1h48.
Na segunda rodada, Cornet busca a primeira vitória diante da italiana Roberta Vinci após três duelos. A número 43 da WTA passou sufoco diante da porto-riquenha Monica Puig, que abriu um set e 5/3 antes de sofrer virada, com parciais de 2/6, 7/6 (8-6) e 6/4.
Fim da invencibilidade - Outra cabeça de chave – e sua invencibilidade no saibro na temporada – caiu na primeira rodada em Madri. A alemã Angelique Kerber, 12ª, somava 11 vitórias seguidas, com os títulos de Charleston e Stuttgart, e sofreu virada diante da australiana Samantha Stosur, 24ª, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3. A ex-top 5 enfrenta a estoniana Kaia Kanepi, 50º, com desvantagem de 2 a 1 no confronto direto.
Fácil - Além da vitória segura de Sharapova, o início da rodada teve vitórias ainda mais tranquilas. A espanhola Garbiñe Muguruza, 20ª não tomou conhecimento da compatriota Maria Teresa Torró, 149ª e convidada da organização, e aplicou duplo 6/1 em 51 minutos. A jogadora de 21 anos encara a russa Svetlana Kuznetsova na segunda rodada.
O mesmo placar – e também em 51 minutos – foi registrado pela búlgara Tsvetana Pironkova, 54ª, diante da italiana Camila Giorgi, 35ª. Ela desafia a tcheca Lucie Safarova, cabeça 13, por vaga nas oitavas de final.