sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Brasileirão Série B

19h30 Paysandu-PA 0x2 Avaí
19h30 ASA 3x0 Oeste
19h30 Boa Esporte Clube 3x2 América-RN
21h50 Ceará 1x1 América-MG

Argentino

16h00 Quilmes 1x1 Atlético Rafaela
18h10 Argentinos Juniors 1x0 Estudiantes
20h20 Racing Club 0x1 Vélez Sarsfield

Italiano

15h45 Roma 2x0 Napoli

Alemão

15h30 Hoffenheim 1x2 Bayer Leverkusen

Francês

15h30 Nice 1x0 Olympique
15h30 Reims 1x2 Toulouse

Mundial Sub-17



10h00 Croácia 1x3 Marrocos
10h00 Tunísia 2x1 Venezuela
13h00 Rússia 0x1 Japão
13h00 Panamá 0x2 Uzbequistão

Derrotas aumentam drama, mas tornam clássico Vasco x Botafogo atração deste domingo

Acreditar em Jomar não é tão simples. Especialmente numa noite em que, como cartão de visitas, o zagueiro entrega a bola a Roni para que fique frente a frente com o goleiro Diogo Silva. O gol não saiu, porque o arqueiro, criticado semanas atrás, salvou.
Mas ia sair e foi com Rodrigo o primeiro do Goiás. E veio o segundo, na segunda etapa, depois de bom cruzamento de Walter e finalização de Hugo.
O Vasco não lembrou nem de longe o time que, lá mesmo em Macaé, atropelou o Internacional duas semanas atrás. Alguns jogadores de bons momentos durante a temporada caíram de produção. Casos de Pedro Ken, bom fim de primeiro turno, e Marlone, bom início do segundo.
O Vasco não tem quem jogue bem sempre.
O Botafogo tinha. Mas Seedorf não aguenta mais. Procura espaços pelos lados, desloca-se, faz bons passes. Mas é pouco. Com Gegê, Rafael Marques e Henrique por perto, como no segundo tempo em Salvador, fica mais difícil ter boa companhia. Ainda que seja indispensável elogiar o grande Brasileirão disputado por Rafael Marques.
Fato é que o Vasco agora está a dois pontos do Coritiba e tem o clássico contra o Botafogo, enquanto o Coxa recebe o Cruzeiro, no domingo. E o Botafogo deixou a vantagem sobre o Vitória, quinto colocado, descer de nove para seis pontos, a nove rodadas do fim da campanha.
O Botafogo não pode perder a chance de se classificar para a Libertadores nesta temporada.

WTA destaca modernização do tênis em vídeo

Miami (EUA) - Em mais um vídeo da série que comemora os 40 anos da WTA, a modernização do tênis é destacada. Nos últimos anos, o circuito adotou o desafio eletrônico para diminuir os erros de arbitragem e a possibilidade de visita do treinador à quadra uma vez por set para conversar com sua jogadora. Martina Hingis, Agnieszka Radwanska, Petra Kvitova, Caroline Wozniacki, Ana Ivanovic e Elena Vesnina falam sobre essas mudanças. Assista!

Wozniacki, Stephens e Lisicki avançam às quartas

Luxemburgo (Luxemburgo) - O WTA de Luxemburgo não teve grandes surpresas nesta quinta-feira. Cabeça de chave 1, Caroline Wozniacki superou a segunda rodada diante da romena Monica Niculescu por 6/3 e 6/2. A dinamarquesa agora enfrenta a sérvia Bojana Jovanovski nas quartas de final.
Ainda sem títulos na temporada, Wozniacki só fez uma final em 2013, em Indian Wells. A dinamarquesa enfrentou Jovanovski quatro vezes e perdeu as duas últimas. A sérvia triunfou sobre a ex-número 1 do mundo no saibro em Roma e Roland Garros.
Sloane Stephens derrotou a austríaca Yvonne Meusburger por 7/5 e 6/4 e enfrentará a suíça Stefanie Voegele pela terceira vez recentemente. Em Tóquio, a norte-americana levou a melhor, mas a suíça eliminou Stephens em Linz na última semana. Voegele bateu a tcheca Karolina Pliskova nesta quinta por 6/1, 3/6 e 6/3.
Terceira favorita, Sabine Lisicki não teve dificuldades contra a tcheca Tereza Smitkova, 6/4 e 6/0, e tem pela frente a italiana Karin Knapp, algoz da alemã Andrea Petkovic por duplo 7/5. Esta é a primeira vez que Lisicki vai às quartas de final de um torneio desde o vice-campeonato em Wimbledon.

Será que Vasco escapara da série B

Do jeito que o time está jogado tá pedindo pra cai mesmo pra série B
Mais está se esforçando não cai para a Série B em dois mil catorze
Será que Vasco escapara da segunda divisão ou não capara da segunda divisão em dois mil catorze ou não escapará.


Após atingir marca histórica, Hernane agora mira a artilharia do Brasileirão

Fla Imagem
O atacante Hernane chegou a 28 gols na temporada
O atacante Hernane chegou a 28 gols na temporada
O gol da vitória do Flamengo sobre o Bahia, por 2 a 1, na quarta-feira, fez o atacante Hernane atingir uma marca histórica. O Brocador atingiu 28 gols em 2013 e igualou os números de Petkovic, em 2000, e Edílson, em 2001. O último jogador a marcar mais gols do que ele pelo time rubro-negro foi ninguém menos do que Romário.
Em 1999, o Baixinho assinalou 48 gols com a camisa 11 do Flamengo. De lá para cá, grandes nomes passaram pelo Flamengo. Liedson, o Imperador Adriano, Vagner Love e Ronaldinho. Todos foram artilheiros de temporadas distintas.

LEIA MAIS
Brocou! Hernane chega aos 28 gols no ano; último a marcar mais pelo Fla foi Romário
"É uma marca histórica. O Edílson fez 28 gols, queria entrar nesse número dele também, já pensando em ser ídolo dessa torcida. Sei que fazendo 30 gols vou ultrapassá-lo. Sei que tive meu reconhecimento, fazendo gols e ajudando o Flamengo. Deixar esses jogadores para trás é muito importante. Só eu sei o que estou passando com esses números. Depois dos 30 gols, vou pensar num novo número para aumentar essa conta", disse Hernane, após o treino desta quinta-feira à tarde, no Ninho do Urubu.
Goleador máximo do Campeonato Carioca desteano, Hernane agora mira a artilharia do Brasileirão. Faltado nove rodadas para o final da competição, o atacante flamenguista tem 13 gols marcados, dois a menos do que Éderson, do Atlético-PR, que lidera a lista com 15,
"Creio que hoje posso pensar na artilharia. Estou a dois do artilheiro, os gols foram saindo, fui me aproximando. Posso brigar, sim. Seria uma marca individual muito importante. O Hernane era um jogador em que poucos acreditavam. Era artilheiro do Carioca, mas diziam que queriam ver no Brasileiro. Agora, estou mostrando que posso vestir a 9 do Flamengo", avisou o Brocador.
Nono colocado do Brasileiro, com 40 pontos, o Flamengo volta a campo diante do Atlético-MG, domingo, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte.

Boa Esporte supera América-RN em jogo eletrizante nos minutos finais

Atuando no estádio Melão, em Varginha, o Boa Esporte fez o dever de casa e venceu o América-RN por 3 a 2, nesta sexta-feira, jogo válido pela Série B do Brasileiro. O triunfo do time mineiro, o segundo seguido, coloca fim a uma sequência de três vitórias do time potiguar, que estava invicto desde a chegada do técnico Leandro Campos.
O primeiro gol do jogo foi anotado por Marcelinho Paraíba. O América-RN empatou com Régis no comecinho do segundo tempo, mas Marcelinho Paraíba voltou a marcar em cobrança de pênalti já no fim do jogo, mas ainda deu tempo para Norberto empatar e Thiago Carvalho garantir a vitória mineira. Com o resultado, o Boa Esporte chega aos 43 pontos, deixando os potiguares estacionados com 36 pontos.
Na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Nedo Xavier terá tempo para prepara o Boa Esporte, já que o time de Varginha só volta a campo no dia 26 enfrentando fora de casa, o Guaratinguetá. O América-RN ganha o mesmo prazo para receber o Ceará.
O jogo
O duelo em Varginha começou de forma aberta, com as duas equipes perseguindo o gol. Atuando em casa, o Boa Esporte foi aos poucos tomando mais a iniciativa do jogo, acuando o América-RN no campo defensivo, mas os potiguares não se abdicaram do ataque, criando algumas chances de perigo contra o time mineiro.
O primeiro gol do jogo, porém, foi do time boveta com o Marcelinho Paraíba. Moisés foi à linha de fundo, e aos 13, cruzou com perfeição para área, sem ser incomodado, o camisa 10 da equipe da casa acertou um ótimo chute cruzado com a canhota, mandando no canto esquerdo do goleiro Andrey para levar o torcedor presente no Melão à loucura nas arquibancadas.
O gol deu ainda mais confiança para a Coruja do Sul de Minas, que seguiu com as rédeas da partida, criando mais chances de fazer o segundo gol que os potiguares de empatarem o jogo. Com isso, a torcida do Boa Esporte passou a apoiar as jogadas criadas pelo time. A dupla Petros e Marcelinho Paraíba, atuando pela faixa esquerda do campo deu muito trabalho para a zaga do América-RN.
Com a pressão boveta, o Mecão recuou as linhas defensivas, deixando um espaço muito grande no meio-campo, forçando a ligação direta para o ataque, que na maioria das vezes não funcionou. Percebendo o problema, o técnico Leandro Campo tentou corrigir o posicionamento orientando os atletas da beira do campo. Com isso, os visitantes melhoraram na partida, mas não chegaram ao empate no primeiro tempo.
O América-RN voltou arrasador para etapa final, e como menos de dois minutos já tinha chegado a igualdade no marcador. Em jogada rápida pela direita, o cruzamento saiu na medida para Régis apenas empurrar para as redes, recolocando os potiguares na briga pela vitória. O gol mudou o cenário do jogo, que era favorável aos donos da casa e voltou a ter equilíbrio de ações.
Sentindo o crescimento dos americanos, o técnico Nedo Xavier pediu aos jogadores do Boa que atacassem mais pelos lados do campo. A estratégia fez o time boveta melhorar, e as chances de gol apareceram, mas os atacantes do time da casa estavam com a pontaria descalibrada, ou paravam nas luvas de Andrey.
Após os 30 minutos, o América-RN recuou a marcação aparentando contentamento com o empate, mas aos 36, Betinho foi derrubado dentro da área, o árbitro Alinor Silva da Paixão não titubeou e marcou pênalti para os mineiros. Marcelinho Paraíba foi para cobrança e mandou no canto direito de Andrey, que pulou para o lado certo mais não conseguiu fazer a defesa.
Ainda deu tempo para os potiguares buscarem a reação. Aos 46, após cobrança de escanteio, o goleiro Douglas tirou de soco, mas a bola sobrou nos pés de Norberto, que da entrada da área mandou a bomba, no ângulo do time boveta, garantindo o empate. A emoção para o torcedor ainda não tinha acabado, e aos 48, o zagueiro Thiago Carvalho aproveitou disputa de bola dentro da área para recolocar o Boa na frente, 3 a 2, dando números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA:
BOA ESPORTE 3 X 2 AMÉRICA-RN
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Data: 18 de outubro de 2013, sexta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: (Boa Esporte) Malaquias, Rodrigo Souza, Kaká, Ciro Sena, Douglas (América-RN) Fabinho, Wanderson, Edvânio
Gols:
Boa Esporte: Marcelinho Paraíba, aos 13 minutos do primeiro tempo; Marcelinho Paraíba, aos 37 e Thiago Carvalho, aos 48 minutos do segundo tempo
América-RN: Régis, aos dois e Norberto, aos 46 minutos do segundo tempo
BOA ESPORTE: Douglas, Rafinha, Ciro Sena, Thiago Carvalho e Petros; Moisés, Betinho, Rodrigo Souza e Marcelinho Paraíba (Diego Oliveira); Malaquias e Fernando Karanga (Kaká)
Técnico: Nedo Xavier
AMÉRICA-RN: Andrey; Norberto, Edvânio, Edson Rocha e Wanderson; Daniel Amora (Cascata), Fabinho, Coutinho e Régis (Raí); Rodrigo Pimpão (Adriano Pardal) e Max
Técnico: Leandro Sena

Jean convoca torcida e promete 'trabalhar forte' para o Fluminense embalar

A derrota para o Cruzeiro fez o Fluminense voltar a viver um clima de apreensão contra o rebaixamento. Os tricolores estão há cinco rodadas sem saber o que é vitória, o que aumentou a pressão sobre o elenco. No entanto, o volante Jean afirmou que o grupo está focado na busca por bons resultados e pediu o apoio da torcida neste momento difícil.
"Nosso grupo vai se fechar ainda mais, vamos nos cobrar e trabalhar forte. Sabemos que no futebol não adianta só jogar bem, é preciso conseguir o resultado. Estamos fazendo bons jogos, mas precisamos somar pontos. Somos um time grande e por isso temos de trazer bons resultados. A torcida vai nos ajudar e vamos juntos subir na tabela", disse o volante Jean.
O jogador do Fluminense destacou que o Tricolor das Laranjeiras fez uma boa atuação contra o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro, no Mineirão. O volante, porém, lamentou que os tricolores não tenham saído de campo com um bom resultado.
"Estou feliz que estou conseguindo atacar e marcar também durante os jogos. Estou me sentindo muito bem fisicamente, mas estou triste pois não vencemos o Cruzeiro. Fizemos um grande jogo, mas faltou aquele detalhe", completou Jean.
O Fluminense volta a campo neste sábado para encarar a Ponte Preta, time que está na zona de rebaixamento, no Maracanã. Para esta partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo não terá o meia Felipe e o atacante Rafael Sóbis, suspensos por terem sido expulsos na rodada passada.

Dorival admite má atuação e garante que seguirá no comando do Vasco: 'Não entrego os pontos'

A impressão de dentro do Vasco sobre a atuação na derrota por 2 a 0 para o Goiás parece ser unânime: não foi nada bom. Após o meia Juninho Pernambucano "desabafar" sobre o assunto ainda na saída do gramado do Moacyrzão, o técnico Dorival Júnior concordou que o time até começou bem, mas "ficou devendo" no fim das contas.
"Esse é um ponto em que você sempre se questiona. A equipe apresentou o que apresentou no início da partida, com posicionamento correto, agressivo e aos poucos foi dando campo para o Goiás, fazendo com que o jogo se tornasse perigoso. Numa bola parada fez gol e dominou a partida. Voltamos para o segundo tempo mais agressivos, tivemos boa oportunidade no início, não concretizamos, e no contra-ataque o Goiás marcou o segundo. Não foi uma grande noite, não fizemos um grande jogo e mais uma vez ficamos devendo na forma como vínhamos atuando", analisou Dorival.
Pressionado pela situação complicada do time na luta contra o rebaixamento e pela segunda derrota consecutiva, Dorival ainda confirmou que, no que depender dele próprio, seguirá no comando do Vasco até o final.
"Logicamente eu vou continuar. Confio em tudo que vem sendo feito, assumi o comando dentro de um campeonato em andamento, e nós ainda podemos reverter esta situação", garantiu.
O treinador também afirmou que não se deixa abalar com os maus resultados, e que já esperava dificuldades quando assumiu o time, em julho.
"Eu não desanimo, não entrego os pontos de maneira alguma. Peguei o time no meio da competição, é natural que tivéssemos problemas. Tivemos bons momentos, oscilamos, caímos em determinados jogos, mas acredito que Vasco tenha forças para reagir. Dependendo só de si, é natural que precisamos de algo mais", concluiu.
O próximo compromisso do Vasco é o clássico contra o Botafogo, às 18h30 (de Brasília) de domingo, no Maracanã, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino é o 18º colocado, com 32 pontos, e está a dois do lado de fora da zona de rebaixamento.

Vitória bate o Botafogo e arma bote para roubar vaga do adversário no G-4

Gazeta Press
Vitória e Botafogo duelaram nesta quinta-feira à noite, no Barradão, em Salvador
Vitória e Botafogo duelaram nesta quinta-feira à noite, no Barradão, em Salvador
O título brasileiro parece já ser missão impossível para o Botafogo, e a equipe agora precisa abrir o olho para também não perder também a expressiva vaga na Libertadores. Em um duelo direto contra um time que sonha com o G-4, o Alvinegro carioca foi derrotado pelo Vitória, por 1 a 0, nesta quinta-feira à noite, no estádio do Barradão, em Salvador. Com gol William Henrique, o Rubro-Negro baiano armou o bote para tentar roubar a vaga do adversário na competição sul-americana. Seis pontos separam as duas equipes na tabela a nove rodadas do final do campeonato.

Em um confronto enquilibrado em Salvador, as duas equipes alternaram bons e maus momentos, buscaram o ataque e tiveram chances de gol. Aos 33 minutos do segundo tempo, Euller tabelou com Juan pela esquerda e cruzou na área para o atacante William Henrique, que empurrou para as redes, e definiu a vitória baiana.
Com o resultado, após 29 rodadas disputadas, o Botafogo permaneceu com 49 pontos e caiu da vice-liderança para a quarta posição, 13 pontos atrás do líder Cruzeiro. Enquanto isso, o Vitória chegou aos 43 pontos e subiu para a quinta colocação, apenas seis pontos atrás dos cariocas. O Goiás, que venceu o Vasco neste quinta, também soma 43 pontos e entrou de vez na briga pela Libertadores.
No domingo, o Botafogo vai fazer o clássico contra o Vasco, no Maracanã. No mesmo dia, o Vitória visita a Portuguesa, no Canindé.

O jogo

 Vitória e Botafogo começaram a partida trocando passes em ritmo lento. O período de estudos acabou aos quatro minutos quando Gegê cruzou,a defesa baiana se atrapalhou e a bola sobrou para Lodeiro, livre na área, mas o meia uruguaio bateu cruzado, para fora, desperdiçando a primeira grande chance da partida.

O lance acordou a equipe da casa que passou a apertar a marcação sobre os meias alvinegros. E o Vitória criou sua primeira oportunidade aos 15 minutos em chute perigoso de Marquinhos. Dois minutos depois foi a vez do meia argentino Escudero arriscar. A bola desviou na zaga carioca e saiu.

O Vitória passou a ficar mais tempo com a posse de bola e a criar situações de perigo para a defesa carioca. Aos 23 minutos, Marquinhos recebe em posição legal e rola para Renato Cajá empurrar para o fundo das redes, mas a arbitragem marca impedimento, para revolta da torcida baiana.

A pressão da equipe da casa aumentou e , aos 27 minutos, Renato Cajá mandou uma bomba. Renan defendeu parcialmente e depois se atirou para dar um tapa na bola e impedir que Dinei aproveitasse o rebote.

O Botafogo encontrava grande dificuldade para se organizar. Seedorf era bem marcado por Marcelo e pouco conseguia produzir, deixando para Lodeiro a obrigação de armar as jogadas ofensivas. Só aos 35 minutos é que o time dirigido por Oswaldo de Oliveira voltou a assustar. Após cruzamento da esquerda, Seedorf completou de primeira, mas a bola bateu em Lodeiro que estava dentro da pequena área e evitou o gol alvinegro.

Aos 38 minutos, o Botafogo voltou a criar uma boa situação de gol. Seedorf recebeu na direita e cruzou para Rafael Marques na área. O atacante dominou, evitou a marcação e bateu com grande perigo para o gol defendido por Wilson.

O Vitória voltou a pressionar e,aos 43 minutos, depois de três escanteios seguidos, Escudero foi derrubado por Marcelo Mattos quase em cima da linha da grande área alvinegra, mas a cobrança de Ayrton acabou explodindo na barreira.

O Botafogo voltou com o atacante Henrique no lugar do meia Lodeiro. A substituição fez Rafael Marques atuar um pouco mais recuado, para permitir que Henrique se colocasse numa posição mais adiantada.

Aos quatro minutos, em rápido contra-ataque, Edilson foi lançado pela direita e cruzou. Rafael Marques recebeu na área e recuou para Seedorf chutar, com perigo, para o gol defendido por Wilson.

A resposta do Vitória veio em cruzamento de Ayrton que Renan tirou de soco. Logo depois, Marcelo arriscou e obrigou Renan a praticar uma defesa muito difícil. O jogo ficou aberto. Aos oito minutos, Edilson cruzou da direita, Henrique se antecipou a Victor Ramos e desviou, mas a bola acabou saindo. A resposta baiana veio em chute do lateral Juan que o goleiro Renan defendeu, sem problemas.

Aos dez minutos, novamente Henrique apareceu na área para concluir, mas o goleiro Wilson neutralizou o lance, com uma boa defesa. Aos 17 minutos, Marquinhos foi lançado pela direita, invadiu a área e lançou para William Henrique, mas o atacante rubro-negro chegou atrasado e perdeu a chance de concluir. O Botafogo não se assustou e, aos 19 minutos, Edilson cruzou da direita e Rafael Marques, em belo estilo, bateu de primeira e a bola passou perto da trave direita da equipe baiana.

Aos 22 minutos,o Vitória teve uma grande chance para abrir o marcador. Escudeiro arrancou pelo meio campo e fez passe perfeito para William Henrique que chutou cruzado, mas Renan salvou com o pé esquerdo. A bola ainda sobrou para William que concluiu de forma bisonha e estragou a jogada.

A partida seguiu movimentada e, aos 27 minutos, depois de receber de Júlio César, Seedorf cruzou, da esquerda, na cabeça de Rafael Marques que encobriu o travessão. Aos 30 minutos, Juan que passou a jogar no meio campo, com a entrada de Euller, tentou o drible dentro da área alvinegra e foi derrubado por Edilson, mas o árbitro não assinalou o pênalti reclamado pela equipe baiana.

A pressão do Vitória acabou se transformando em gol. Após troca de passes com Juan, Euller fez o cruzamento para William Henrique entrar e tocar sem defesa para o goleiro Renan. Sem outra alternativa, o Botafogo se lançou à frente para buscar o gol do empate. Oswaldo de Oliveira colocou o atacante Alex no lugar do volante Marcelo Mattos.

As mudanças abriram espaço na defesa carioca e a equipe comandada por Ney Franco tentava chegar ao segundo gol em lançamentos para Marquinhos e William Henrique. O Botafogo quase chegou ao empate aos 44 minutos, mas o chute de Rafael Marques, após defesa parcial de Wilson, acabou se chocando na trave esquerda, na última chance de gol do jogo.

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1 X 0 BOTAFOGO


Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 17 de outubro de 2013, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Público: 17.086 pagantes
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Fábio Pereira (Fifa-TO)
Cartões Amarelos: Juan (Vitória); Lodeiro, Renan (Botafogo)
Gols: 
VITÓRIA: William Henrique, aos 33 minutos do segundo tempo

VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Luiz Gustavo e Juan; Marcelo(Euller), Cáceres, Escudero(Eliseu) e Renato Cajá(William Henrique); Marquinhos e Dinei
Técnico: Ney Franco

BOTAFOGO: Renan; Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César(Lima); Marcelo Mattos(Alex), Renato, Gegê, Seedorf e Lodeiro(Henrique); Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Tite continua. Mas tudo seria diferente se 'Muriçoca' ainda estivesse desempregado

Uma vitória, três ‘oxo' e uma derrota nas últimas cinco rodadas do Brasileirão. Três gols em 13 jogos depois de deixar o Urubu de quatro - ou um gol a cada 390 minutos.
Das 29 partidas disputadas, em 15 o time não correu para o abraço. Passou em branco. Até agora, marcou 22 gols, apenas três a mais que o lanterna Náutico. No returno, tem um ataque de riso (três gols).
Campeão do mundo, o Corinthians acumula 37 pontos e flerta com a zona do agrião queimado. Nas últimas 13 partidas, a equipe somou seis derrotas, seis empates e uma vitória.
Diante de números tão gratificantes, certamente até ‘sir' Alex Ferguson seria colocado na guilhotina após o chá das cinco com a rainha.
Mas o ‘professor' Tite conseguiu escapar. Ganhou sustentabilidade da diretoria até o final do ano.
O passado vitorioso do comandante (Brasileirão/11, Libertadores/12, Mundial/12, Paulistinha/13 e Recopa/13) e a possibilidade de conquistar a Copa do Brasil (outra rota para a Libertadores) pesaram na balança.
Nada disso, porém, seria levado em conta pela cartolagem se ‘Muriçoca' Ramalho ainda estivesse desempregado.
Antes de acertar com o soberano São Paulo, seu nome aparecia com frequência nos bate-papos na velha Fazendinha. A maioria não tinha dúvidas em apontá-lo como substituto ideal para Tite, que já balançava no cargo.
Agora Inês é morta. Tite vai cumprir o contrato até o final do ano. Promessa do mandachuva e raios Mário Gobbi, depois de demorada reunião no CT e atendendo pedido do elenco.
"Temos de voltar a jogar como jogávamos antes. Ganhamos vários títulos e é normal que haja uma queda, mas precisamos reencontrar nosso futebol", cobrou o presidente, em entrevista à rádio ESPN.
Apesar da sustentabilidade dada a Tite pelo cartola, Mano Menezes já está plantão para qualquer emergência.
                                                       ##########
Calvário. O drama da nau vascaína vai de vento sem popa. Levou bala de Rodrigo e Hugo, do Verdão do cerrado, e permanece encalhada na zona da degola pela quarta rodada seguida - 18ª posição com 32 pontos, a dois do Coxa, primeiro time fora do subsolo do Brasileirão. O Goiás, por sua vez, chegou a 43 pontos e segue na caça por uma vaga na Libertadores. Menos de oito torcedores acompanharam o fracasso vascaíno em Macaé.
Sugismundo Freud. O sábio aponta as estrelas, o idiota olha o dedo.
Baba-ovo. Nada contra, ao contrário. Mas não deixa de ser quiçá interessante e, por que não dizer, a mesma demonstração de otimismo de quem não joga mas sonha ganhar sozinho na Mega-Sena. Depois da vitória do soberano São Paulo sobre o lanterna Náutico, a mídia caolha já começou a defender um novo mergulho de Ganso na amarelinha desbotada. Devagar com o andor que o ganso é de barro. E o mesmo acontece com o rubro-negro Hernane Brocador.
Dona Fifi. O ex-jogador Edmundo definiu seu futuro político. O Animal se filiou ao PDT. Ele tinha convite do PSB para uma parceria com Romário.
Zapping. Mesmo em crise, o Corinthians ainda rende bons números ao ibope da plim-plim. A derrota para o Grêmio cravou 21 pontos na grande Pauliceia refém do bangue-bangue. Das 11 noites da quarta da bola global, o time corintiano participou de nove. E continuará na próxima semana, com o jogo diante do Grêmio pela Copa do Brasil. Na Cidade Maravilhosa das balas perdidas, Flamengo x Bahêa obteve 25 pontos e igualou o recorde de Fla x Coxa. Cada ponto em SP representa 62 mil domicílios sintonizados; no RJ, 38 mil.
Twitface. A queda corintiana bombou nas redes sociais. Algumas pérolas: ‘Vai Corinthians ou cai Corinthians?'; ‘Corinthians, três gols no returno e música no Fantástico'; ‘Cadê o gol do Corinthians? Pergunte no posto Ipiranga'.
Gilete press. De Lauro Jardim, em ‘Veja': "Integrante do Comitê Organizador da Copa e deputado estadual, o ex-jogador Bebeto é mais um famoso a cair na Operação Lei Seca do governo do Rio. Quarta à noite, na Barra da Tijuca, Bebeto foi parado em uma blitz e se recusou a assoprar o bafômetro. O BMW de Bebeto só foi retirado do local por outro condutor que não tinha ingerido bebida alcoólica." Um belo exemplo.
Tititi d'Aline. Os santistas, principalmente os amigos da onça da diretoria, quebram a cabeça para entender os borderôs da equipe como mandante. Da renda de R$ 241 mil contra a Macaca, no Pacaembu, o Peixe engordou a poupança em R$ 20 mil. ‘Despesas diversas' consumiram apenas R$ 109 mil. No clássico São Paulo x Corinthians, elas chegaram a exorbitantes R$ 50. Tem gato na tuba?
Você sabia que... Hernane Brocador está a dois gols de atingir a meta de 30, prometida no início da temporada?
Bola de ouro. 'Muriçoca' Ramalho. Em pouco tempo, o ranzinza em fase zen tirou o soberano São Paulo da lama.
Bola de latão. Mamãe Fifa. Só pode estar de brincadeira com a ideia de usar um ranking mequetrefe para definir cabeças de chave da Copa. Azzurra e Inglaterra estão fora do pote dos bambambãs, enquanto a sétima maravilha das chuteiras, a Suíça, bota banca.
Bola de lixo. Emerson 'Bitoca'/Douglas/Romarinho. Um trio parada dura de aguentar. Enquanto o meia passeia em campo, os atacantes disputam o cobiçado trono de perna de pau do ano.
Bola sete. "E aí, quando vamos voltar do Japão?" (de um torcedor para os jogadores do Corinthians no desembarque - é vero).
Dúvida pertinente. Corinthians ou Chaves: o que a TV mais repete?

Goiás vence, se aproxima do G-4 e 'estaciona' Vasco na zona de rebaixamento

O Goiás venceu o Vasco por 2 a 0 no Moacyrzão, em Macaé, e se aproximou do G-4. Rodrigo, no primeiro tempo, e Hugo, no segundo, marcaram os gols do jogo. O clube do Centro-Oeste agora é o 5º colocado do Campeonato Brasileiro, a sete pontos dos quatro primeiros. O Vasco, por outro lado, segue "afundado" na 18ª colocação, com 34 pontos, e perdeu uma grande oportunidade de deixar a zona de rebaixamento.
Agora, o Goiás tem pela frente um duelo direto pelo G-4, contra o Atlético-PR, às 16h (de Brasília) deste domingo, no Serra Dourada. O Vasco se prepara para o clássico contra o Botafogo, às 18h30 do mesmo dia, no Maracanã.
O jogo
Em busca da vitória para deixar a zona de rebaixamento, o Vasco começou o jogo em cima, explorando, sobretudo, as jogadas pelas laterais do campo do Moacyrzão. A primeira oportunidade veio em uma falta que Juninho cobrou por cima do gol, com perigo. Jhon Cley também tentou, e Fillipe Soutto cruzou nas mãos de Renan.
Mas os 10 minutos iniciais passaram, e o Goiás começou a reagir. Tudo começou com Roni, que recebeu na marca de 13, pela esquerda, cortou a marcação de Jomar e finalizou forte, à direita. A bola "bateu" e voltou à zaga vascaína, novamente pelo lado de Jomar. Desta vez, o camisa 28 falhou, e Roni novamente avançou com liberdade. Diogo Silva salvou com o pé.
O Goiás foi se impondo no embalo da boa atuação de Walter, sobretudo fazendo o trabalho de pivô em contra-ataques. Aos 35, o camisa 18 fez o Goiás igualar o número de finalizações do Vasco, em 5 a 5.
A sexta seria mortal. Aos 36, David cobrou falta pela esquerda, Rodrigo passou por trás da zaga e, sozinho, cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0 Goiás.
Quase deu tempo para o segundo, em nova falha clamorosa de Jomar, que deixou Walter livre pela esquerda. Mas o chute veio fraco, e Diogo Silva encaixou firme.
Veio o intervalo, e o Vasco mudou. Afim de aumentar o poder de marcação do time e dar mais liberdade a Fillipe Soutto e Pedro Ken, Dorival Júnior sacou Jhon Cley e pôs Sandro Silva em campo.
O segundo tempo começou bem parecido com o primeiro, com um domínio considerável do Vasco. Logo aos 2 minutos, André teve uma chance de ouro para empatar, mas chutou por cima, livre na entrada da pequena área. Pedro Ken também cabeceou com perigo aos 18, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Felizmente para o Goiás e infelizmente para o Vasco, o segundo tempo se assemelhou ao primeiro também no placar, e o Esmeraldino voltou a encontrar as redes aos 22. Walter alcançou lançamento longo pela esquerda e cruzou. Welinton Júnior, que acabara de entrar em campo, escorou de cabeça, e Hugo "cutucou" de pé esquerdo para fazer 2 a 0.
Ficou nisso. Grande resultado para o Goiás, que se aproxima do sonho improvável de ir à Copa Libertadores em 2014. São sete pontos de diferença para o Botafogo, quarto colocado. O Vasco, por outro lado, perdeu uma chance de ouro de sair da temida zona de rebaixamento, e segue seu calvário no ano, ao som dos gritos de "vergonha" vindos da arquibancada do Moacyrzão.
FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 2 GOIÁS
Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 17 de outubro de 2013, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Márcio Santiago (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Henrique e André (Vasco); Amaral e David (Goiás)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Rodrigo, aos 36 minutos do primeiro tempo, e Hugo, aos 22 minutos do segundo tempo
VASCO: Diogo Silva; Fagner, Jomar, Cris e Henrique; Fillipe Soutto (Montoya), Pedro Ken, Jhon Cley (Sandro Silva) e Juninho Pernambucano (Reginaldo); Marlone e André.
Técnico: Dorival Júnior.
GOIÁS: Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, David, Hugo (Ramon), Roni (Thiago Mendes) e Eduardo Sasha (Welinton Júnior); Walter.
Técnico: Enderson Moreira.