sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Boa Esporte supera América-RN em jogo eletrizante nos minutos finais

Atuando no estádio Melão, em Varginha, o Boa Esporte fez o dever de casa e venceu o América-RN por 3 a 2, nesta sexta-feira, jogo válido pela Série B do Brasileiro. O triunfo do time mineiro, o segundo seguido, coloca fim a uma sequência de três vitórias do time potiguar, que estava invicto desde a chegada do técnico Leandro Campos.
O primeiro gol do jogo foi anotado por Marcelinho Paraíba. O América-RN empatou com Régis no comecinho do segundo tempo, mas Marcelinho Paraíba voltou a marcar em cobrança de pênalti já no fim do jogo, mas ainda deu tempo para Norberto empatar e Thiago Carvalho garantir a vitória mineira. Com o resultado, o Boa Esporte chega aos 43 pontos, deixando os potiguares estacionados com 36 pontos.
Na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Nedo Xavier terá tempo para prepara o Boa Esporte, já que o time de Varginha só volta a campo no dia 26 enfrentando fora de casa, o Guaratinguetá. O América-RN ganha o mesmo prazo para receber o Ceará.
O jogo
O duelo em Varginha começou de forma aberta, com as duas equipes perseguindo o gol. Atuando em casa, o Boa Esporte foi aos poucos tomando mais a iniciativa do jogo, acuando o América-RN no campo defensivo, mas os potiguares não se abdicaram do ataque, criando algumas chances de perigo contra o time mineiro.
O primeiro gol do jogo, porém, foi do time boveta com o Marcelinho Paraíba. Moisés foi à linha de fundo, e aos 13, cruzou com perfeição para área, sem ser incomodado, o camisa 10 da equipe da casa acertou um ótimo chute cruzado com a canhota, mandando no canto esquerdo do goleiro Andrey para levar o torcedor presente no Melão à loucura nas arquibancadas.
O gol deu ainda mais confiança para a Coruja do Sul de Minas, que seguiu com as rédeas da partida, criando mais chances de fazer o segundo gol que os potiguares de empatarem o jogo. Com isso, a torcida do Boa Esporte passou a apoiar as jogadas criadas pelo time. A dupla Petros e Marcelinho Paraíba, atuando pela faixa esquerda do campo deu muito trabalho para a zaga do América-RN.
Com a pressão boveta, o Mecão recuou as linhas defensivas, deixando um espaço muito grande no meio-campo, forçando a ligação direta para o ataque, que na maioria das vezes não funcionou. Percebendo o problema, o técnico Leandro Campo tentou corrigir o posicionamento orientando os atletas da beira do campo. Com isso, os visitantes melhoraram na partida, mas não chegaram ao empate no primeiro tempo.
O América-RN voltou arrasador para etapa final, e como menos de dois minutos já tinha chegado a igualdade no marcador. Em jogada rápida pela direita, o cruzamento saiu na medida para Régis apenas empurrar para as redes, recolocando os potiguares na briga pela vitória. O gol mudou o cenário do jogo, que era favorável aos donos da casa e voltou a ter equilíbrio de ações.
Sentindo o crescimento dos americanos, o técnico Nedo Xavier pediu aos jogadores do Boa que atacassem mais pelos lados do campo. A estratégia fez o time boveta melhorar, e as chances de gol apareceram, mas os atacantes do time da casa estavam com a pontaria descalibrada, ou paravam nas luvas de Andrey.
Após os 30 minutos, o América-RN recuou a marcação aparentando contentamento com o empate, mas aos 36, Betinho foi derrubado dentro da área, o árbitro Alinor Silva da Paixão não titubeou e marcou pênalti para os mineiros. Marcelinho Paraíba foi para cobrança e mandou no canto direito de Andrey, que pulou para o lado certo mais não conseguiu fazer a defesa.
Ainda deu tempo para os potiguares buscarem a reação. Aos 46, após cobrança de escanteio, o goleiro Douglas tirou de soco, mas a bola sobrou nos pés de Norberto, que da entrada da área mandou a bomba, no ângulo do time boveta, garantindo o empate. A emoção para o torcedor ainda não tinha acabado, e aos 48, o zagueiro Thiago Carvalho aproveitou disputa de bola dentro da área para recolocar o Boa na frente, 3 a 2, dando números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA:
BOA ESPORTE 3 X 2 AMÉRICA-RN
Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Data: 18 de outubro de 2013, sexta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões amarelos: (Boa Esporte) Malaquias, Rodrigo Souza, Kaká, Ciro Sena, Douglas (América-RN) Fabinho, Wanderson, Edvânio
Gols:
Boa Esporte: Marcelinho Paraíba, aos 13 minutos do primeiro tempo; Marcelinho Paraíba, aos 37 e Thiago Carvalho, aos 48 minutos do segundo tempo
América-RN: Régis, aos dois e Norberto, aos 46 minutos do segundo tempo
BOA ESPORTE: Douglas, Rafinha, Ciro Sena, Thiago Carvalho e Petros; Moisés, Betinho, Rodrigo Souza e Marcelinho Paraíba (Diego Oliveira); Malaquias e Fernando Karanga (Kaká)
Técnico: Nedo Xavier
AMÉRICA-RN: Andrey; Norberto, Edvânio, Edson Rocha e Wanderson; Daniel Amora (Cascata), Fabinho, Coutinho e Régis (Raí); Rodrigo Pimpão (Adriano Pardal) e Max
Técnico: Leandro Sena