Desembarquei nesta quarta-feira em Las Vegas e fui logo ao treino aberto do UFC 167. Quem abriu os trabalho foi Georges St Pierre, protagonista do evento que acontece neste sábado. Ele enfrentará Johnny Hendricks.
Assim que entrei no Teatro Hollywood, no MGM, palco daquela atividade do UFC, tive a mesma surpresa que os dezenas de jornalistas presentes: GSP treinava de kimono com Royce Gracie. Ah, vale ressaltar, eles entraram no tatame com um "trenzinho Gracie", a mesma forma que Royce entrava em suas lutas no show.
Claro que o treino foi apenas uma movimentação dos atletas para as fotos e vídeos, e uma das últimas atividades de GSP antes da pesagem desta sexta.
Mas, ao fim do treino, o canadense reverenciou várias vezes o filho do Grande Mestre Hélio Gracie e confessou que se tornou lutador de MMA graças a ele.
GSP relembrou ainda que a primeira vez que assistiu uma luta do UFC foi em um churrasco, em sua adolescência, através de uma fita VHS. Ele exaltou a bravura de Royce ao subir no octógono para fazer lutas contra adversários maiores, com poucas regras e em combates sem limite de tempo. "Eu não teria coragem para fazer isso", confessou o atual dono do cinturão dos meio-médios, fascinado com a presença do ídolo.
Veja no vídeo abaixo alguns momentos entre as duas lendas, uma do passado e outra do presente. Um momento emocionante onde uma das maiores estrelas do evento - maior vendedor de ppv, um dos maiores salários e dono do maior reinado da atualidade - reverencia um brasileiro que foi um dos principais responsáveis pela explosão do MMA, que influenciou muitos campeões e mudou a vida de muitas pessoas.
Veja as imagens do encontro entre as lendas do MMA George St.Pierre e Royce Gracie!