quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Corinthians vence Coritiba fora de casa e já pode pensar em 2014

Clique no player e assista ao gol da partida!
"O Tite disse que não falaria sobre renovação antes dos 47 pontos". A fala de Mário Gobbi, na metade de outubro, sobre o planejamento do Corinthians se tornou o presente nesta quarta-feira.
O time alvinegro chegou à ‘meta do planejamento para 2014' ao vencer o Coritiba por 1 a 0 em pleno Couto Pereira, na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, a quatro do fim da competição. O único gol da partida foi marcado pelo volante Guilherme, aos 19 minutos do segundo tempo.

LEIA MAIS

Faixa mais forte do Bom Senso fica apenas para o 'horário nobre'
Com o resultado, a equipe paulista tem 48 pontos e, além de acabar virtualmente com as chances de rebaixamento, se permite sonhar com uma improvável vaga na Libertadores. Já o clube paranaense, que não vence há três partidas, estaciona nos 41 pontos e fica a quatro pontos da zona da degola.
A vitória ainda representou o primeiro resultado positivo do Corinthians na condição de visitante após três meses. O último triunfo havia ocorrido diante do Criciúma, por 2 a 0, em 4 de agosto. Desde então, foram sete derrotas e seis empates em partidas oficiais.
Além de Guilherme, autor de um gol ao estilo Paulinho - chegando de trás para finalizar com precisão de fora da área -, o time alvinegro teve como destaque o goleiro Walter, que mais uma vez foi segura e praticou boas defesas.
A partida ainda ficou marcada pela manifestação dos atletas das duas equipes em apoio ao movimento Bom Senso FC. Além de entrarem em campo carregando uma faixa protestando contra a CBF, os jogadores passaram cerca de 30 segundos sem tocarem na bola após o apito inicial.
Pela próxima rodada, o Corinthians, que agora deverá dividir as atenções quanto à renovação ou não do técnico Tite, receberá o Vasco no domingo, às 17h (de Brasília), em seu retorno ao Pacaembu. Um dia antes, o Coritiba voltará a atuar no Couto Pereira, onde enfrentará o Criciúma, às 21h, em duelo direto contra o rebaixamento.

O jogo - Terminado o protocolo de protesto dos jogadores contra o calendário apertado, repetido em todas as partidas da rodada, o Corinthians começou melhor. Com Emerson muito participativo pelo lado esquerdo, os visitantes apertaram e criaram boas jogadas nos minutos iniciais.
Substituto do cansado Douglas, Danilo atuou melhor do que vinha fazendo. Ele achou um passe para Emerson, que acionou Pato, aos seis minutos. O atacante bateu de fora e obrigou Vanderlei a trabalhar. Emerson fez o mesmo no minuto seguinte, em um início de jogo com domínio territorial alvinegro.
Bem postada na maior parte das jogadas, a defesa do Corinthians foi surpreendida com um lançamento longo e preciso de Alex, aos 15. Julio César saiu na cara de Walter e, com a bola quicando, tentou chegar à rede com um cabeceio. O goleiro, que havia saído bem, fechou-lhe o ângulo.
Nesse momento, o confronto já apresentava um equilíbrio maior. Romarinho poderia ter aberto o placar após uma falha de Luccas Claro, mas um impedimento foi mal marcado. Mais tarde, em contra-ataque bem tramado por Emerson e Pato, Edenílson acabou sendo travado dentro da área.
No intervalo, Péricles Chamusca trocou Deivid, ainda fora de forma após uma lesão mais grave, por Diogo Goiano, adiantando Carlinhos. Como no primeiro tempo, Emerson começou bem o segundo, errando por pouco em chute da entrada da área logo aos dois minutos.
A essa altura, Sheik estava do lado direito, posicionamento adotado desde a parte final do primeiro tempo. E a articulação do Corinthians parecia procurar seu mais participativo jogador. Do outro lado, uma atuação mais efetiva de Alex tornou o Coritiba mais perigoso.
Julio César e Alex deram chutes perigosos de fora da área, mas foi um erro de Willian, dentro da área, que acabou gerando o primeiro gol, aos 18 minutos. Romarinho aproveitou, tomou a bola e rolou para Guilherme bater firme no canto esquerdo de Vanderlei.
Daí em diante, o Coritiba adotou um comportamento mais agressivo. As substituições foram no sentido de partir para cima, mas quem esteve mais perto da rede foi o Corinthians. A equipe alvinegra não aproveitou os contra-ataques, mas não teve a vitória ameaçada em nenhuma chance clara dos anfitriões.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 1 CORINTHIANS

Local:
 Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 13 de novembro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)
Cartões amarelos: Willian (Coritiba) e Alexandre Pato (Corinthians)
Gol: Guilherme, aos 19 minutos do segundo tempo

CORITIBA: Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian, Uelliton (Lincoln), Emerson Santos (Keirrison) e Alex; Deivid (Diogo Goiano) e Julio César
Técnico: Péricles Chamusca

CORINTHIANS: Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf e Guilherme; Romarinho (Rodriguinho), Douglas e Emerson (Ibson); Alexandre Pato (Diego Macedo)
Técnico: Tite