quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cruzeiro conquista o título brasileiro por antecipação

Jogadores do Cruzeiro comemoram um dos gols da equipe na partida contra o Vitória Foto: STRINGER/BRAZIL / REUTERS
Jogadores do Cruzeiro comemoram um dos gols da equipe na partida contra o VitóriaSTRINGER/BRAZIL / REUTERS
RIO - A torcida do Cruzeiro não precisa mais esperar para soltar o grito de 'tricampeão brasileiro'. O clube mineiro garantiu matematicamente o título, com quatro rodadas de antecedência, antes mesmo de terminar o seu jogo contra o Vitória, nesta quarta-feira. A derrota do vice-líder Atlético-PR para o Criciúma, por 2 a 1, deixou o time rubro-negro sem chances de alcançar a Raposa. Com 58 pontos, o Atlético-PR só pode chegar a 70, e o agora novo campeão brasileiro já iniciou a 34ª rodada com 71.
- A essência do nosso time é essa, um grupo muito coeso, firme, nós tínhamos que buscar em campo a nossa conquista, e foi o que fizemos - afirmou o atacante Dagoberto após a partida.
Para que não houvesse dúvidas, o Cruzeiro também fez sua parte: venceu por 3 a 1 no Barradão, chegou aos 74, e aumentou ainda mais a vantagem para 16 pontos. Como o jogo em Criciúma começou mais cedo, os jogadores do Cruzeiro tiveram a garantia da conquista no intervalo da sua partida em Salvador, quando já vencia por 1 a 0, gol de Willian. O Vitória igualou no início do segundo tempo, mas logo depois Júlio Baptista fez o segundo do time mineiro. Ricardo Goulart fez o terceiro aos 35 minutos.
Os outros dois títulos brasileiros foram conquistados em 1966, quando a equipe de Tostão e Dirceu Lopes derrotou o Santos de Pelé na decisão com uma goleada por 6 a 2 no primeiro jogo, no Mineirão, e 3 a 2, no Pacaembu. Em 2003, o Cruzeiro conquistou o primeiro Brasileiro disputado em pontos corridos.
Este ano, a equipe dirigida pelo técnico Marcelo Oliveira se sobressaiu desde o início da competição. Líder já na primeira rodada, graças à goleada por 5 a 0 sobre o Coritiba na estreia, o Cruzeiro nunca esteve abaixo do sétimo lugar, voltou à primeira colocação na nona rodada, se alternou na ponta com o Botafogo por algumas partidas, mas depois de voltar à liderança na 16ª rodada, não saiu mais, aumentando progressivamente a vantagem sobre os adversários.
VITÓRIA 1 x 3 CRUZEIRO
Local: Barradão, Salvador (BA)
Horário: 21h50 (horário de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Neuza Ines Back (SC)
GOLS: Willian, 36'/1ºT (0-1); Dinei, 5'/2ºT (1-1); Júlio Baptista, 25'/2ºT (1-2); Ricardo Goulart, 35'/2ºT (1-3)
Público/Renda: 27.168 pessoas/R$361.447,00
Cartões amarelos: Juan, Victor Ramos e Willian Henrique (VIT); Borges e Willian (CRU)
Vitória: Wilson; Ayrton (Pedro Oldoni - 37'/2ºT), Victor Ramos, Kadu e Juan; Marcelo (Euller - 18'/2ºT), Cáceres, Renato Cajá (Willian Henrique - intervalo) e Escudero; Marquinhos e Dinei - Técnico: Ney Franco
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Leo e Egídio (Everton - intervalo); Leandro Guerreiro e Lucas Silva; Willian, Ricardo Goulart e Dagoberto (Tinga - 26'/2ºT); Borges (Júlio Baptista - 19'/2ºT) - Técnico: Marcelo