quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Manchester United vence jogo emocionante contra o Newcastle





Chicharito comemora com Cleverley o quarto gol do Manchester United contra o Newcastle
Foto: Andrew Yates / AFP


Chicharito comemora com Cleverley o quarto gol do Manchester United contra o NewcastleANDREW YATES / AFP
RIO - Nenhum torcedor foi mais feliz na tradicional rodada do Boxing Day no futebol inglês do que o do Manchester United. O jogo do seu clube contra o Newcastle talvez tenha sido o mais espetacular das 56 partidas de cinco divisões marcadas para esta quarta-feira. Com um gol de Chicharito Hernandez aos 45 minutos do segundo tempo, o time de Alex Ferguson derrotou o Newcastle por 4 a 3 pela 19ª rodada do Campeonato Inglês e abriu vantagem sobre o Manchester City, que teve um amargo pós-Natal com a derrota para o Sunderland por 1 a 0.
Com a vitória, o Manchester United subiu para 46 pontos, ampliando para sete a diferença para o seu rival da cidade e vice-líder, o City.
A vitória em Old Trafford foi com alta carga de dramaticidade. Perch abriu o placar para o Newcastle aos 4 minutos. Mas Evans empatou aos 25. Logo, o jogador do United quase vira o vilão do jogo ao marcar um gol contra quatro minutos depois.
No segundo tempo, o lateral-esquerdo Evra deixou novamente tudo igual. Mas Cissé fez o terceiro aos 23. Foi quando o United reagiu para vencer. Van Persie empatou mais uma vez a partida aos 26 e no fim o mexicano Javier Chicharito Hernandez marcou o gol da vitória para a festa da torcida em Old Trafford.
Em Sunderland, Adam Johnson fez o único gol da vitória do time da casa contra o City. Com a derrota, a equipe de Roberto Mancini viu o Chelsea encostar. O time de Londres derrotou o Norwich por 1 a 0, gol de Mata, e agora tem 35 pontos, quatro a menos do que o City. Mas o Chelsea tem um jogo a menos.
Quarto e quinto colocados com 33 pontos, Everton e West Bromwich também venceram na rodada. O time de Liverpool bateu o Wigan por 2 a 1, enquanto o West Bromwich visitou o Queens Park Rangers e venceu pelo menos placar.
Outros resultados da Premier League: Fulham 1 x 1 Southampton, Reading 0 x 0 Swansea City

Cruzeiro diz que Montillo ainda está distante de acerto com o Santos



cruzeiro_treino_montillo_vipcomm
Novela Montillo continua
A quarta-feira teve início com as informações de que o meia Montillo, do Cruzeiro, poderia ser anunciado pelo Santos já nos próximos dias. O acerto do Peixe com o argentino, porém, não é do conhecimento da diretoria celeste. O presidente Gilvan de Pinho Tavares disse que não negocia com os alvinegros há mais de uma semana e negou a saída de seu camisa 10 pela proposta oferecida anteriormente.

”Não estamos próximos do acordo. Há mais de uma semana não conversamos com nenhum representante do Santos, as conversas foram paralisadas e não houve nenhuma evolução nos últimos dias. Nós não tivemos interesse na proposta que o Santos apresentou na semana passada e não é verdade que o Montillo esteja próximo de acertar com o Santos”, revelou o mandatário cruzeirense, em entrevista ao Superesportes.

Os representantes de Montillo querem vê-lo ao lado de Neymar para conseguir a valorização de seus direitos em 2013. Após ser especulado no Corinthians no início do ano, o jogador não conseguiu apresentar um bom futebol ao longo desta temporada. Mesmo assim, o meia se manteve como principal nome do elenco celeste e sua saída poderia ser a gota d’água para a já insatisfeita torcida mineira.

A cúpula do Cruzeiro encontra-se de recesso até janeiro de 2013 e não ouvirá nenhuma proposta do Santos nos próximos dias. O Peixe também tenta viabilizar as contratações de Nenê e Robinho, mas mantém um pé atrás com relação a qualquer acerto. O time alvinegro se negou a entrar em um leilão pelo ‘Pedalada’ e busca meios de reduzir a pedida salarial de Nenê, camisa 10 e artilheiro do PSG na última temporada.

A única transferência concretizada pelo clube foi a vinda do zagueiro Neto, ex-Guarani. A demora em apresentar novos reforços para o Campeonato Paulista foi motivo de críticas até mesmo do técnico Muricy Ramalho e gerou protestos do torcedor. A Vila Belmiro foi pichada recentemente com xingamentos aos dirigentes e o pedido para o presidente Luis Álvaro de Oliveira pedir dispensa do seu cargo.

O novo Castelão e os velhos problemas da população



DG
O belo Castelão
O belo Castelão
O Castelão foi o primeiro estádio da Copa de 14 que ficou pronto. O pontapé inicial dado pela Presidenta Dilma devolveu o estádio ao povo cearense. O estádio não será administrado pelo governo nos próximos 8 anos, isso será de responsabilidade do consórcio que reformou o velho campo. O Castelão não foi reconstruído, mas uma ampla reforma transformou o velho numa moderna Arena para futebol, mas que contará também com um shopping, cinemas, espaços para shows, escritórios do governo do estado e um museu que conta a história do futebol cearense. Este espaço, o museu, talvez seja o mais significativo do novo Castelão. Numa área de 1800 metros quadrados, objetivos, uniformes, textos, depoimentos e obras de arte da cultura cearense entretém o visitante. Este museu já está aberto ao público desde setembro passado. 

DG
Sala de imprensa CASTELÃO
Sala de imprensa CASTELÃO
 
O Castelão terá a capacidade para 67 mil lugares e será inaugurado com uma rodada dupla da Copa do Nordeste no dia 27 de janeiro. Ceará e Fortaleza não quiseram fazer um clássico para celebrar o novo palco, ninguém quer ficar marcado por uma derrota para o rival na reabertura, então, serão dois clássicos da região. Primeiro Ceará x Bahia e depois Fortaleza x Sport. 

DG
2 Telões de LED cada um com 90 metros quadrados
2 Telões de LED cada um com 90 metros quadrados
O Castelão por dentro está uma beleza, mas os arredores... 

DG
O que vai acontecer com estas casas?
O que vai acontecer com estas casas?




São as ruas que cercam o novo estádio que deixam qualquer cidadão com um nó no cérebro. Como pode uma obra que custou quase 600 milhões e ruas com esgoto a céu aberto? Como podem investir tanto em concreto e nada em pessoas? Sim, a obra gerou diversos empregos e fez uma série de investimentos em quem trabalhou por lá, mas as casas e a qualidade de vida dos que moram ao lado não parecem ter melhorado muito não. Se você perguntar, vão dizer que a responsabilidade das ruas ao redor é da prefeitura e deve ser mesmo, mas é uma vergonha para o estado cearense – e isso vamos ver de monte Brasil adentro – que se tenha uma construção deste porte de um lado e uma criança sentada na sarjeta do outro. 

DG
Criança na calçada ao lado de uma saída de esgoto
Criança na calçada ao lado de uma saída de esgoto
DG
O que vai acontecer com estas casas?
O que vai acontecer com estas casas?
DG
Rua ao lado do novo Castelão
Rua ao lado do novo Castelão
DG
Avenida ao lado do Castelão que deve ser duplicada
Avenida ao lado do Castelão que deve ser duplicada
DG
Arredores do CASTELÃO
Arredores do CASTELÃO

As transmissões da última semana da NFL

Acontece no próximo domingo a última rodada da semana 17 da NFL. Com dez equipes já classificadas para os playoffs, resta definir uma vaga de wildcard e quem vai ficar com o título da NFC Leste entre Washington e Dallas. Além desses dois times, Minnesota, Chicago e New York Giants ainda estão na briga. Confira os duelos que vamos mostrar e programe-se!

16h00 - DETROIT LIONS X CHICAGO BEARS - ESPN/ESPN+/WatchESPN ao vivo
19h25 - MINNESOTA VIKINGS X GREEN BAY PACKERS - ESPN/ESPN+/WatchESPN ao vivo
23h20 - WASHINGTON REDSKINS X DALLAS COWBOYS - ESPN/ESPN+/WatchESPN ao vivo

Aprovados, mas com restrições: estádios do Paulista-2013 são marcados por problemas de estrutura e higiene


Agência Estado
Morumbi, um dos 19 estádios para o Paulista-2013
Morumbi, um dos 19 estádios para o Paulista-2013
Considerado um dos Estaduais mais fortes do Brasil, o Campeonato Paulista sofre quando a questão é relativa às condições dos estádios para receberem as partidas. Levantamento feito pelo ESPN.com.brnos laudos técnicos disponibilizados pela Federação Paulista de Futebol mostra que na primeira divisão de SP não existe um estádio em perfeitas condições para receber um duelo da Série A-1 – nem as equipes grandes com estádio próprio e com maiores recursos conseguem serem aprovadas com louvor.

Cada estádio necessita de aprovação em quatro itens diferentes para ser considerado apto a receber uma partida: Condições Sanitárias e Higiene, Prevenção e combate de incêndio, Segurança e Vistoria de Engenharia. 

Dos 19 estádios listados pele FPF como ‘participantes’ do Estadual de 2013, aqueles que chegam mais próximo de uma aprovação total são o Dr.Novelli Júnior, utilizado pelo Ituano, e o Gilberto Siqueira Lopes, em Lins: ambos recebem um aprovado sem restrições em três dos quatro itens citados acima.

No total, dos 76 laudos emitidos (quatro para cada estádio), apenas 24 (31%) foram emitidos com aprovação total.
Divulgação
Estádio Novelli Júnior, descrito com problemas graves na parte elétrica
 Novelli Júnior, descrito com problemas graves na parte elétrica


Parte elétrica crítica e ausência de câmeras de segurança

Apesar de ser um dos estádios em melhores condições, de acordo com os laudos expedidos, o estádio Novelli Júnior foi aprovado com problemas graves na parte elétrica. Documento da empresa contratada para vistoriar o local mostra que, dos 53 itens referentes ao sistema elétrico, 51 estavam em estado crítico na época do vistoriamento. Entre os problemas apontados estão fios soltos, ligações precárias e conexões ruins entre quadros de força.

Na parte de Segurança, a maioria dos estádios têm câmeras de segurança, mas não uma central de monitoramento. E há estádios com câmeras de segurança, apontam laudos, com capacidade inexistente de identificar torcedores – caso do Moisés Lucarelli, da Ponte Preta.

No estádio dos Amaros, utilizado pelo Oeste de Itápolis, além da inexistência de câmeras, o documento constata que os jogadores designados para o antidoping ‘precisam passar pelo meio da torcida’ para chegarem à sala de coleta. 

No Pacaembu, estádio que deve ser utilizado por Corinthians e Palmeiras, chama atenção um quesito extra: a iluminação externa do local. Segundo o laudo, os técnicos apontam que o problema 'incrementa a possibilidade de ações delituosas contra o público. Necessidade de melhoria no sentido de deixar o ambiente mais bem iluminado para evitar atuação de aproveitadores e criminosos'.

Falta de itens de higiene e problemas na cozinha

Segundo os laudos divulgados pela Federação Paulista, 12 dos 19 estádios foram aprovados com restrições no item ‘Condições Sanitárias e Higiene’. Há casos, como o que ocorreu no Jaime Cintra, utilizado pelo Paulista de Jundiaí, em que o técnico responsável pela vistoria relatou que não havia sanitários suficientes para o público.

Problema recorrente é a ausência de itens de higiene necessários nos estádios. No Tenente Carriço, utilizado pela Penapolense, o relato é a ausência de itens básicos e necessários para higiene, como papel higiênico e sabonete líquido. Também chama atenção a descrição das latas de lixo: ‘latas de tinta sem saco plástico’. 
Divulgação
Estádio Tenente Carriço, em Penápolis
Estádio Tenente Carriço, em Penápolis

No Morumbi, a cozinha do estádio foi considerada 'regular' após ser constatado a presença de uma caixa de gordura no mesmo local da manipulação de alimentos. Os técnicos, no entanto, informaram que não foi possível aferir se isso prejudicava os consumidores, já que a inspeção foi feita em um dia sem jogo.

Manutenção falha

Dos 18 laudos de Engenharia dispostos pela FPF, nenhum está com aprovação total, denotando a ausência de uma manutenção eficaz por parte dos proprietários de cada um dos estádios na elite do Paulista. A maioria dos problemas relatados, além da parte elétrica (como no caso do Ituano), é relativo à presença de rachaduras nas arquibancadas, problemas de infiltração e impermeabilização, além de outros fatores menores – algo que atinge desde o Morumbi até estádios de menor porte.

Veja a situação de cada um dos estádios*:

Bragança Paulista - Nabi Abi Chedid (Bragantino)

Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado com Restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com Restrições

Campinas - Moisés Lucarelli (Ponte Preta)

Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado (expirado)
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com Restrições

Campinas - Brinco de Ouro da Princesa (Guarani)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com Restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

Itápolis - Estádio dos Amaros (Oeste)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições (problemas na parte elétrica, rachaduras

Itu - Novelli Júnior (Ituano)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições 

Jundiaí - Jaime Cintra (Paulista de Jundiaí)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições (expirado)
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições
Segurança: Aprovado (expirado)
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

Lins - Gilberto Siqueira Lopes (Linense)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

Mirassol - José Maria de Campos Maia (Mirassol)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

Mogi Mirim: Romildo Ferreira (Mogi Mirim)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições (expirado)
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado (expirado)
Segurança: Aprovado (expirado)
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

Penápolis: Tenente Carriço (Penapolense)

Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições (expirado)

Piracicaba: Barão de Serra Negra (XV de Piracicaba)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições (expirado)
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições (expirou)

Ribeirão Preto: Santa Cruz (Botafogo)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

Santa Bárbara D'Oeste - Antônio Lins (União Barbarense)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições (expirado)
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições (expirado)
Segurança: Aprovado
Vistoria de Engenharia: Aprovado (laudo em confecção)

Santos - Vila Belmiro (Santos)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

São Bernardo do Campo - 1º de Maio (São Bernardo)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

São Caetano do Sul - Anacleto Campanella  (São Caetano)

Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

São Paulo - Pacaembu (Corinthians e Palmeiras)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

São Paulo - Morumbi (São Paulo)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

Sorocaba - Walter Ribeiro (Atlético de Sorocaba)
Condições Sanitárias e Higiene: Aprovado com restrições
Prevenção e combate de incêndio: Aprovado com restrições
Segurança: Aprovado com restrições
Vistoria de Engenharia: Aprovado com restrições

*De acordo com laudos disponibilizados pela FPF em seu site oficial até o dia 25 de dezembro; entidade não emite documentos informando se os problemas foram sanados

Torcida banca, e Fluminense inaugura busto de Nelson Rodrigues nas Laranjeiras



Família Nelson Rodrigues
Família do dramaturgo compareceu ao evento nas Laranjeiras
No ano em que completaria cem anos de idade, o falecido Nelson Rodrigues definitivamente teria sido feliz. Após o seu Fluminense conquistar o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro em 2012, o dramaturgo foi homenageado com um busto nas Laranjeiras, em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (26). O evento contou com as participações da família de Nelson e do presidente do Tricolor, Peter Siemsen, além do ex-jogador e ídolo Samarone, imortalizado nas crônicas rodrigueanas.

“Não era de graça que o velho era o profeta tricolor. Assim ele está sendo considerado. Eu quero primeiro parabenizar essa turma que proporcionou este ‘grand finale’ deste ano de centenário do velho. Foi um ano muito feliz para Nelson Rodrigues, dentro da sua eternidade", afirmou Nelsinho Rodrigues, pouco antes de levantar a bandeira que encobria o busto do pai.

Festa bancada pela torcida

A festa tricolor foi financiada pela venda do livro "Guerreiros desde 1902 - 110 jogos inesquecíveis", escrito por Dhaniel Cohen e Heitor D'Alincourt e bancado pela própria torcida do Fluminense, através de um projeto de "crowdfunding". Após o seu lançamento, a obra teve trezentos exemplares comercializados por R$ 119,90 cada um, somando um montante de mais de R$ 35 mil. Esta foi a verba utilizada para a construção do busto.

"Eu digo sempre: ele, que sempre procurou a alma eterna, conseguiu ele mesmo, Nelson Rodrigues, ser eterno. Esse busto é uma homenagem muito legal. Muito legal que venha da torcida, que os nossos companheiros aqui tenham encabeçado isso. A gente ia fazer com o relançamento do livro 'Profeta Tricolor', mas ficou para o início do ano que vem esse relançamento", exaltou Nelsinho.

Luiz Ribeiro / ESPN
Bandeirão Nelson Rodrigues
Torcida levou uma bandeira homenageando Nelson Rodrigues
Presidente fala em "inveja"

Quem também falou positivamente da homenagem ao "Profeta Tricolor" foi o presidente Peter Siemsen. Ao lado do filho, sobrinho, netos e bisneto de Nelson Rodrigues, o mandatário tricolor se disse emocionado, e citou ainda uma "inveja" por não ter vivido os tempos de glória sobre os quais o dramaturgo escrevia.

"É uma grande emoção para mim estar aqui, podendo estar junto na inauguração do busto. Já se disse muito sobre o nosso dramaturgo maravilhoso, nosso torcedor maravilhoso, que representa muito do Fluminense, que criou uma imagem da torcida do Fluminense. A maneira como Nelson Rodrigues escrevia, quando eu leio hoje as colunas dos jogos épicos que o Fluminense viveu naquela época, às vezes dá inveja de não ter vivido aquele momento. Hoje eu leio, eu vejo nos documentários, mas sinto de fato uma pontinha de inveja de não ter vivido uma história tão bonita, essa relação histórica, maravilhosa que hoje está na eternidade. Fluminense e Nelson hoje quase que são uma coisa só", finalizou Siemsen.

Conmebol divulga tabela detalhada da Libertadores; campeão Corinthians joga sempre às quartas


A Conmebol divulgou nesta quarta-feira a tabela detalhada da Copa Libertadores da América com as datas e horários da primeira fase e também da fase de grupos da competição sul-americana.

O Grêmio estreia na quarta-feira, 23 de janeiro, diante da LDU, em Quito, às 22h; no mesmo horário, o São Paulo recebe o Bolívar.

No grupo 2, o Palmeiras abre a chave diante do Sporting Cristal, em 14/02 (quinta-feira). No grupo 3, o Atlético-MG joga um dia antes, dia 13/02, diante de São Paulo ou Bolivar.

O grupo 6 terá o atual campeão Corinthians começando a defesa do título no dia 20/02, quarta-feira, contra o San José, na Bolívia. Pela chave 8, o Fluminense visita o Caracas em 13/02, quarta-feira.

Veja a tabela para os brasileiros na Libertadores:

GRÊMIO - PRIMEIRA FASE
23/01, quarta-feira - 22h - LDU x Grêmio
30/01, quarta-feira - 22h - Grêmio x LDU

SÃO PAULO - PRIMEIRA FASE
23/01, quarta-feira - 22h - São Paulo x Bolívar 
30/01, quarta-feira - 22h - Bolívar x São Paulo

PALMEIRAS - GRUPO 2
14/02, quinta-feira - 22h - Palmeiras x Sporting Cristal
28/02, quinta-feira - 20h15 - Libertad x Palmeiras
06/03, quarta-feira - 19h45 - Tigre/Anzoátegui x Palmeiras
02/04, terça-feira - 21h30 - Palmeiras x Tigre/Anzoátegui
11/04, quinta-feira - 20h15 - Palmeiras x Libertad
18/04, quinta-feira - 22h15 - Sporting Cristal x Palmeiras

ATLÉTICO-MG - GRUPO 3
13/02, quarta-feira - 22h - Atlético-MG x São Paulo/Bolívar
26/02, terça-feira - 21h45 - Arsenal x Atlético-MG
07/03, quinta-feira - 21h30 - Atlético-MG x Strongest
13/03, quarta-feira - 22h - Strongest x Atlético-MG
03/04, quarta-feira - 22h - Atlético-MG x Arsenal
17/04, quarta-feira - 22h - São Paulo/Bolívar x Atlético-MG

CORINTHIANS - GRUPO 5
20/02, quarta-feira - 22h - San José x Corinthians
27/02, quarta-feira - 22h - Corinthians x Millonarios
06/03, quarta-feira - 22h - Tijuana x Corinthians
13/03, quarta-feira - 22h - Corinthians x Tijuana
03/04, quarta-feira - 22h - Millonarios x Corinthians
10/04, quarta-feira - 22h - Corinthians x San José

FLUMINENSE - GRUPO 8
13/02, quarta-feira - 22h - Caracas x Fluminense
20/02, quarta-feira - 22h - Fluminense x LDU/Grêmio
27/02, quarta-feira - 22h - Huachipato x Fluminense
06/03, quarta-feira - 22h - Fluminense x Huachipato
10/04, quarta-feira - 22h - LDU/Grêmio x Fluminense
18/04, quinta-feira - 20h - Fluminense x Caracas

Mesmo desfalcado, Sollys mantém aproveitamento de campeão na Superliga


Substituta de Sheilla, que estava machucada, Ivna vibrou muito com a vitória sobre o Amil
Sem ter jogado nenhuma vez com o time completo na Superliga, Sollys/Nestlé mantém aproveitamento de campeão
Não foram poucos os problemas do Sollys/Nestlé neste início de temporada na Superliga feminina. Primeiro, o desgaste acumulado das jogadoras pelo excesso de competições disputadas e também pela conquista do ouro olímpico (o time tem cinco atletas na seleção brasileira), depois a sequência de lesões que atingiu metade da equipe. E, ainda assim, o clube de Osasco foi para as férias de fim de ano com a liderança do torneio garantida e com o mesmo aproveitamento que lhe rendeu o título na última temporada.

A primeira a se lesionar foi Sheilla Castro, a oposta contratada para substituir Destinee Hooker. Em um acidente doméstico, a jogadora fraturou um dedo do pé esquerdo e desfalcou o Sollys por seis jogos neste início de temporada – ainda em recuperação, ela voltou às quadras no dia 14 de dezembro, contra o Sesi, e está retornando aos poucos à equipe titular. 
Divulgação
Com uma fratura no dedo do pé esquerdo, Sheilla ficou fora da final, mas participou da comemoração
Sheilla ficou fora da final do Paulista por lesão

Depois dela, foi a vez da central Adenízia também se machucar. Em um treinamento do time visando a estreia na Superliga, a meio-de-rede sofreu um trauma na mão direita e precisou até passar por cirurgia, virando desfalque da equipe por dois meses – ela sequer estreou na Superliga por enquanto.

Além delas, Jaqueline é outra que não está 100% por conta de problemas físicos, consequência de uma maratona de jogos que vive desde o fim da temporada passada. Ao final da última Superliga, a ponteira – assim como as centrais Adenízia e Thaísa, a oposta Sheilla e a também ponteira Fê Garay - teve penas alguns dias de férias antes de se apresentar à seleção para a disputa do pré-Olímpico. Daí em diante, começou uma sequência de compromissos pelo Brasil até chegar aos Jogos de Londres e conquistar o ouro.

No retorno, as cinco campeãs olímpicas do Sollys precisaram se reapresentar logo à equipe para a disputa do Paulista e também do Mundial de Clubes – duas competições que em que o time de Osasco faturou o título. E daí em diante, não pararam mais, somente ganhando uns dias de folga agora no fim do ano.

A líbero Camila Brait foi mais uma que virou desfalque no Sollys/Nestlé em duas oportunidades e aumentou a lista de problemas do técnico Luizomar de Oliveira. Ainda assim, as jogadoras que entraram conseguiram ter um bom aproveitamento e colocaram o time de novo no topo – se no início da competição nacional, o Sollys foi derrotado pelo Vôlei Amil e viu o Praia Clube liderar, no início das ‘férias’ de fim de ano, tudo ‘voltou ao normal’, com as atuais campeãs no primeiro lugar.
Divulgação
Jaqueline acredita em título no Mundial
Jaqueline também não estava 100% neste início

“Nesta primeira parte da Superliga a maior virtude do nosso time é que estamos demonstrando a força do grupo. Eu fiquei de fora no início da competição, a Adenízia ainda não jogou, a Brait ficou ausente também, neste último jogo, não pudemos contar com Jaque 100%. O nosso maior mérito é que, mesmo com todas essas dificuldades, conseguimos continuar vencendo. Uma está conseguindo suprir a falta da outra e isso está sendo muito legal”, avaliou a oposta Sheilla.

E o aproveitamento do Sollys é realmente impressionante. Mesmo sem ter jogado sequer uma vez com a equipe titular completa, o time de Osasco fecha 2012 com 87% dos jogos ganhos – foram sete vitórias e apenas uma derrota em oito partidas disputadas. A marca é bem parecida com aquela que acabou dando o título da última Superliga ao Sollys/Nestlé. Na temporada passada, a equipe paulista terminou a primeira fase da competição com 86% de aproveitamento, garantindo a vaga nas quartas de final em primeiro e chegando a ser campeão em cima da Unilever.

Agora, com cerca de 10 dias para curtir de ‘férias’, as jogadoras finalmente ganharão um tempo para repor as energias e voltar com tudo em 2013. E, para se manter no topo, será preciso manter o mesmo ritmo alucinante nas partidas – isso porque a Unilever, segunda colocada da Superliga atualmente, tem exatamente os mesmos números do Sollys, perdendo apenas na média de sets. O próximo compromisso do time de Osasco na competição está marcado para 11 de janeiro, no grande clássico contra as rivais do Rio de Janeiro (atuais vice-campeãs), no Maracanãzinho.

Corinthians fecha a contratação de Alexandre Pato



Alexandre Pato, durante partida contra a Fiorentina
Alexandre Pato se despede do futebol italiano

O Corinthians acertou a contratação do atacante Alexandre Pato, jogador de 23 anos que surgiu com status de estrela mundial no Internacional, foi para o Milan e volta ao Brasil após uma série de lesões que o fez atuar muito pouco nas últimas temporadas pelo clube italiano - nos dois últimos anos, foram só 25 jogos e 6 gols.

Segundo o jornal A Gazzetta dello Sport, o valor da negociação é de 15 milhões de euros pela contratação do centroavante. Antes dele, o Corinthians já havia fechado com o meia-atacante Renato Augusto, pagando 3,5 milhões de euros por 50% do ex-jogador do Flamengo e que estava no Bayer Leverkusen, da Alemanha.

"Muita gente sabe do potencial dele dentro e fora de campo. É um jogador excepcional. Nossos departamentos médico e de fisioterapeutas já acompanham o Pato há um bom tempo e vão trabalhar nisso. Espero que na primeira semana de janeiro a gente possa dar esse presente ao corintiano", disse à Rádio Estadão ESPN o diretor-adjunto do Corinthians Duílio Monteiro Alves, que preferiu ainda manter a cautela sobre a oficialização do negócio - a atual diretoria só confirma o acerto após o contrato assinado, como foi com Renato Augusto.

Clique no player e ouça a entrevista!
Clique no player e ouça a entrevista do dirigente corintiano!

O dirigente corintiano esteve no Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira para uma reunião com o vice-presidente do Milan Adriano Galliani. O cartola está no país em encontros que também tratam da venda de Robinho - o Santos surge como principal favorito depois do Flamengo desistir da contratação alegando que o clube italiano pediu um valor muito alto.

Agente - Na semana passada, durante o Jogo Contra a Pobreza disputado em Porto Alegre, o empresário de Pato, Gilmar Veloz, se mostrou muito favorável à volta do jogador ao futebol brasileiro, principalmente ao Corinthians. O agente também considera que o atual campeão do mundo pode ajudar o atacante a voltar ao melhor nível e à seleção brasileira.

Inglês

12h00 Everton 2x1 Wigan
12h00 Fulham 1x1 Southampton
12h00 Manchester United 4x3 Newcastle United
12h00 Norwich 0x1 Chelsea
12h00 QPR 1x2 West Bromwich Albion
12h00 Reading 0x0 Swansea City
12h00 Sunderland 1x0 Manchester City
15h30 Aston Villa 0x4 Tottenham
17h45 Stoke City 3x1 Liverpool