quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Brasileirão Série A

20h30 Bahia 0x0 América-MG

Brasileiro Série D

20h30 Itumbiara x Tocantinópolis

Copa Sul-Americana


20h15 Argentinos Juniors x Vélez Sarsfield
22h45 Deportivo Anzoátegui x Universitario (PER)

"Pacotões" de Arsenal e Roma: desespero no fim do mercado

O Arsenal vendeu Fàbregas e Nasri, passou sufoco para eliminar a Udinese e levou 8 a 2 do Manchester United.

A Roma, com novo dono, foi eliminada da Liga Europa por um time inexpressivo e ainda viu seu técnico novo e inexperiente entrar em atrito com os torcedores ao substituir o capitão e símbolo do clube, Francesco Totti.

Não é surpresa que os dois clubes tenham sido os protagonistas do último dia no mercado de transferências. Era necessário dar uma chacoalhada nos elencos para que a temporada não fique seriamente comprometida. Mas fica a dúvida: foi suficiente?

No Arsenal, o alemão Mertesacker chega para formar a dupla de zaga com Vermaelen. Deve preencher satisfatoriamente uma das lacunas do elenco.

E André Santos? Como lateral-esquerdo, tem deficiências defensivas que não costumam ser perdoadas na Premier League, como lembrou o colega Mauro Cezar Pereira em seu blog. Pode suar para ganhar a vaga de Gibbs.

Arteta e Benayoun, obviamente, não são Fàbregas e Nasri. O espanhol de 29 anos, volante transformado em meia ofensivo por David Moyes, é um jogador criativo, mas faz poucos gols e parece já ter superado seu auge. Benayoun também não tem ares de jogador decisivo - e ainda tem histórico recente de lesão grave, tendo ficado fora de boa parte da temporada 2010/11 no Chelsea.

Em resumo: o time que terminou em quarto lugar na última temporada se enfraqueceu, e hoje não pode ser considerado favorito a um posto na Champions League. É indiscutível que Manchester United e Manchester City estejam bem à frente, mas Chelsea e Liverpool também são nitidamente superiores aos Gunners, hoje.

Szczesny; Sagna, Vermaelen, Mertesacker, André Santos; Song, Wilshere; Walcott, Arteta, Gervinho; Van Persie. Dá para esperar muita coisa?

Na Itália... - A Roma, de uma tacada só, confirmou Pjanic (Lyon), Gago (Real Madrid), Kjaer (Wolfsburg) e Borini (Parma). O elenco foi bastante modificado em relação ao da última temporada, e a dúvida principal não diz respeito à qualidade dos jogadores, e sim à capacidade de sucesso do projeto de Luis Enrique.

O ex-jogador teve um bom trabalho no Barcelona B, onde a prioridade não é o resultado, mas a formação de jogadores. Algumas escolhas do técnico no confronto com o Slovan Bratislava causaram surpresa e insatisfação. O princípio de crise foi acalmado pelo novo proprietário, Thomas DiBenedetto, que declarou total apoio ao treinador. Mas a cultura do resultado pode falar mais alto caso as coisas não se acertem logo de cara.

A julgar pela intenção de repetir o tradicional 4-3-3 catalão, pode-se projetar o time com Stekelenburg; Cassetti, Juan, Kjaer (Burdisso), José Ángel; Gago, De Rossi, Pjanic; Bojan, Totti, Osvaldo (Lamela). Pensar em título, em um momento de reformulação de filosofia, soa utópico. O jeito é pensar na Champions - lembrando que agora a Serie A só dá três vagas.

E você, o que imagina que os desesperados Arsenal e Roma podem fazer na temporada?

Avaí derruba outro gigante, e Flamengo segue empacado na tabela

A vitória no clássico contra o Figueirense deu moral para o Avaí. Nesta quarta-feira, o time do técnico Toninho Cecílio desbancou o Flamengo por 3 a 2 na Ressacada, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do segundo turno. Os catarinenses também já venceram em casa o líder Corinthians nesta edição da competição nacional (o Flamengo, até esta rodada, estava na vice-liderança).

Com a vitória, o Avaí chega aos 20 pontos e dorme fora da zona de rebaixamento. O Bahia, que joga nesta quinta-feira, também tem 20 pontos, e pode jogar a equipe catarinense de volta para a degola se ao menos empatar com o América-MG. Já o Flamengo segue com 36 pontos, agora na quarta posição, atrás de Corinthians, Vasco e Botafogo. O time carioca não vence no Campeonato Brasileiro desde 6 de agosto, quando passou pelo Coritiba. Os cariocas somam um jejum de cinco partidas.

Na próxima rodada, o Flamengo vai receber o Bahia, no domingo, no Engenhão. Já o Avaí vai até Minas Gerais encarar o Atlético-MG, no sábado.

O jogo

O Avaí começou a partida com tudo e pressionando o Flamengo. Logo com três minutos, os donos da casa abriram o placar com Robinho. Romano tentou cruzar, a bola bateu em Léo Moura e sobrou para o atacante chutar cruzado sem chance para o goleiro Felipe.

Mesmo depois do gol, o Avaí permaneceu melhor e avançava muito pelo lado direito. Já o Flamengo tentava buscar o ataque, mas pecava muito nos passes. Com menos de 20 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo viu o volante Luiz Antônio sair lesionado e colocou o time para frente com a entrada do atacante Negueba.

Aos poucos, o Flamengo conseguiu equilibrar o jogo, mas seguia errando muito e não levava perigo ao gol de Felipe. O Avaí, mesmo tendo um melhor toque de bola, passou a não armar bons ataques e passou a ser facilmente desarmado pela zaga rubro-negra.

Somente aos 36 minutos, o Flamengo conseguiu o empate com um gol olímpico. Ronaldinho Gaúcho cobrou escanteio fechado e a bola foi para o gol, logo após a primeira trave. O goleiro Felipe tentou cortar, mas a bola já estava na rede catarinense.

Avaí vai dormir fora da zona de rebaixamento
Avaí vai dormir fora da zona de rebaixamento
Crédito da imagem: Agência Estado
Após o empate rubro-negro, as duas equipes ainda esboçaram alguns ataques, mas nada que levasse perigo ao gol adversário. Com isso, o duelo foi igual para o intervalo na Ressacada.

O segundo tempo começou com o Avaí aproveitando os avanços do Flamengo e quase desempatando o confronto nos primeiros minutos. Aos três, após bate e rebate na área, a bola sobrou para Pedro Ken, mas o meia finalizou em cima de Rodrigo Alvim. Dois minutos depois, Robinho chutou da entrada da área e a bola passou à direita do gol de Felipe.

O Flamengo seguiu buscando o ataque e, após ver Linclon chutar para boa defesa de Felipe, respondeu com Negueba, que finalizou para a intervenção do goleiro Felipe, do Avaí. Só que quem teve a melhor chance foram os donos da casa, aos 11. Robinho recebeu a bola na área e rolou para Diogo Orlando chutar colocado, mas o arqueiro rubro-negro conseguiu salvar.

A partida seguia com o mesmo panorama, com o Flamengo tendo o domínio da posse de bola e o Avaí criando as melhores chances der marcar. Aos 22 minutos, após falta cobrada na área, Gustavo Bastos cabeceou e Felipe voou para salvar os cariocas mais uma vez. No entanto, dois minutos depois, o arqueiro rubro-negro nada pôde fazer quando Lincoln aproveitou cruzamento pela direita para cabecear no canto e colocar os catarinenses de novo à frente no placar.

A torcida do Avaí ainda comemorava quando os donos da casa ampliaram o marcador na Ressacada. Em um contra-ataque rápido, o atacante Rafael Coelho recebeu a bola, penetrou na área e chtuou cruzado sem chance para Felipe.

Após o terceiro gol, o Avaí recuou e viu o Flamengo esboçar uma pressão. No entanto, os cariocas abusavam dos cruzamentos para a área que eram facilmente interceptados pela zaga catarinense. Com isso, a partida ficou travada, sem lances de perigo.

Quase no fim, Ronaldinho Gaúcho aproveitou uma bola que não foi tirada pela zaga do Avaí para diminuir o placar para o Flamengo. Só que o gol saiu tarde demais e os rubro-negros não tiveram tempo para o empate. Assim, o Avaí saiu de campo com a vitória em casa.

FICHA TÉCNICA:
AVAÍ 3 X 2 FLAMENGO


Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 31 de agosto de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: César de Oliveira Vaz (DF) e José Pontarolo (PR)
Cartões amarelos: Bruno, Fabiano e William (Avaí); Gustavo e Rodrigo Alvim (Flamengo)
GOLS: AVAÍ: Robinho. aos 3min do primeiro tempo; Lincoln, aos 24min do segundo tempo; Rafael Coelho, aos 27min do segundo tempo
FLAMENGO: Ronaldinho Gaúcho, aos 36min do primeiro tempo e 43min do segundo tempo

AVAÍ: Felipe; Arlan, Gustavo Bastos, Dirceu e Romano; Bruno (Rafael Coelho), Diogo Orlando, Pedro Ken e Lincoln (Welton Felipe); Robinho (Fabiano) e William
Técnico: Toninho Cecílio

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Gustavo, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim (Bottinelli); Willians, Luiz Antônio (Negueba) (Jael), Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fluminense consegue vitória rara, se recupera e derruba São Paulo para 5º lugar

O Fluminense conseguiu nesta quarta-feira o que havia feito pouquíssimas vezes na história do Campeonato Brasileiro: venceu o São Paulo, dentro do estádio do Morumbi. Com o placar de 2 a 1, o trime carioca se recuperou da derrota no clássico com o Botafogo e ainda derrubou a equipe paulista para a quinta posição na tabela.

Foi apenas a quarta vitória do Flu sobre o São Paulo em 28 jogos disputados no Morumbi pelo Brasilierão, além de 18 vitórias são-paulinas e seis empates.

Com o resultado, o Fluminense subiu para a oitava posição, com 28 pontos, enquanto o São Paulo parou nos 35 pontos e caiu da 4ª para a quinta colocação.

A derrota fez o técnico são-paulino Adilson Batista ouvir gritos de "burro" das arquibancadas. Depois de quatro empates seguidos no Brasileirão, o Tricolor paulista esbarrou novamente em um rival carioca em casa - onde não vence há três jogos. Já havia sido assim contra Botafogo e Vasco, no primeiro turno. Os gols dos visitantes foram de Lanzini e Rafael Sobis. Rogério Ceni descontou de pênalti.

Os tricolores voltam a campo no sábado. Enquanto o paulista não terá os suspensos Jean, Juan e Wellington para encarar o Figueirense, em Florianópolis, o time carioca receberá o Atlético-GO sem Leandro Euzébio e Fred, que também receberam o terceiro cartão amarelo.

Lanzini e Fred comemoram gol do Fluminense sobre o São Paulo
Lanzini e Fred comemoram gol do Fluminense sobre o São Paulo
Crédito da imagem: Photocamera
O jogo - Adilson Batista escalou o São Paulo com Jean no lugar de Piris, convocado para a seleção paraguaia, e Rivaldo de volta à equipe titular após dois jogos, no lugar do suspenso Carlinhos Paraíba. Porém, o setor criativo do time mandante esteve apagado por 35 minutos. Tempo suficiente para o Fluminense abrir a contagem

A primeira chance dos cariocas foi aos seis minutos. Sem a companhia do suspenso Rafael Moura, Fred atuou como um legítimo pivô e, em seu primeiro lance, deixou Marquinho na cara do gol. O volante, que atuou improvisado na vaga de Carlinhos, baixa de última hora, foi parado por uma ótima defesa de Rogério Ceni, com os pés.

Aos 18 minutos, em jogada parecida, o goleiro são-paulino não teve chances. Após tabela com Fred, Marquinho chutou em cima de Rhodolfo e viu a bola sobrar para o argentino Lanzini, que estufou as redes no canto esquerdo alto de Ceni para marcar seu primeiro gol com a camisa do Flu. Forçado a atacar, o São Paulo se lançou ao ataque e abriu espaços para os contra-ataques do oponente, principalmente com o autor do gol.

A situação só melhorou para os anfitriões quando Dagoberto deixou o lado esquerdo e passou a conduzir o Tricolor ao ataque pela direita. Aos 35, ele bateu cruzado e deu trabalho a Diego Cavalieri, que ainda viu a bola bater na trave. Dois minutos depois, o camisa 25 deixou Casemiro em ótimas condições, mas o volante pegou muito mal na bola e não levou perigo.

O São Paulo desceu para os vestiários ouvindo vaias no intervalo. Questionado sobre as críticas, Rogério Ceni disse que foram justas "sem dúvida nenhuma". Para mudar o cenário, Adilson trocou Rivaldo pelo jovem centroavante Willian José no intervalo.

Com um homem de referência, os paulistas melhoraram. Em dez minutos, Lucas e Jean levaram perigo e Abel Braga resolveu mexer. Aos 13, tirou Ciro (reclamando de lesão) e colocou Rafael Sobis. Logo depois, colocou o zagueiro Digão na vaga do volante Fernando Bob, passando o antes improvisado Edinho para o meio.

Deu certo. A melhora inicial do São Paulo foi brecada e os cariocas foram letais no contra-ataque. Aos 19, Mariano cruzou da direita, Fred escorou de cabeça para trás e Rafael Sobis chegou batendo de primeira para marcar, contando com desvio providencial em João Filipe.

A torcida já xingava Adilson Batista de "burro" quando o árbitro marcou pênalti duvidoso de Leandro Euzébio em Dagoberto. Na cobrança, Rogério Ceni acertou o meio do gol, diminuiu e pôs fogo no jogo. O estreante Cañete e Marlos entraram nas vagas de Casemiro e Dagoberto, mas o time paulista teve poucas chances de reagir.

Aos 38 minutos, em contra-ataque, Fred deixou Souza na cara de Rogério Ceni. Jean fez falta para evitar o gol, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, sepultando as chances de empate.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 2 FLUMINENSE

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 31 de agosto de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Cristhian Sorence (GO)
Público: 7.910 pagantes
Renda: R$ 185.130,00
Cartões Amarelos: Juan, Wellington, Jean, Rogério Ceni (São Paulo); Leandro Euzébio, Fred (Fluminense)
Cartões Vermelhos: Jean (São Paulo)

Gols:
SÃO PAULO: Rogério Ceni, aos 29 minutos do segundo tempo.
FLUMINENSE: Lanzini, aos 18 minutos do primeiro tempo, e Rafael Sobis, aos 19 minutos do segundo tempo.

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Casemiro (Cañete), Rivaldo (Willian José) e Cícero; Lucas e Dagoberto (Marlos)
Técnico: Adilson Batista

FLUMINENSE: Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Marquinho; Edinho, Diogo, Fernando Bob (Digão) e Lanzini (Souza); Ciro (Rafael Sobis) e Fred.
Técnico: Abel Braga.

Atlético de Madri fecha com Diego por empréstimo, mas sem opção de compra

Depois de intensas negociações, o Atlético de Madri finalmente conseguiu convencer o Wolfsburg e acertou nesta quarta-feira o empréstimo do meia-atacante brasileiro Diego, ex-Santos. A dificuldade com o time alemão foi tal que o contrato sequer tem a cláusula de opção de compra ao final do compromisso, algo costumeiro nestas transações.

"Estou convencido de que Diego vai desempenhar um papel de destaque em Madri. Portanto, eu desejo a ele tudo de melhor", afirmou o técnico do clube alemão, Felix Magath. Na última rodada da temporada 2010/2011 do Campeonato Alemão, ele teve um desentendimento com o jogador e garantiu que se o mesmo seguisse no elenco teria de atuar pela equipe B.

A decisão de Magath aconteceu após Diego abandonar o grupo ao saber, já na preleção da partida, que ficaria no banco de reservas. O entrave na negociação com o Atlético, inclusive, só chegou ao fim porque o treinador deu seu aval de liberação mesmo com os espanhóis não pagando o valor desejado pelos alemães.

Revelado pelo Santos, em 2002, Diego apareceu, ao lado de Robinho, como uma das grandes esperanças do futebol brasileiro. Negociado com o Porto, não conseguiu repetir o bom desempenho e acabou indo para o Werder Bremen. No futebol da Alemanha ele teve seu último grande momento, que o fez retornar à seleção, quando marcou 38 gols e deu 31 assistências em 84 partidas pelo Campeonato Alemão.

A boa fase despertou o interesse da Juventus. Na Itália, o meia até teve um bom começo, mas voltou a atuar mal e acabou encostado na equipe. Mesmo assim, o Wolfsburg apostou em seu futebol e desembolsou 15,5 milhões de euros (cerca de R$ 36,1 milhões) para sua contratação. Mas ele voltou a decepcionar e em 30 partidas pelo Alemão marcou apenas seis gols.

 
Atlético de Madri fechou com Diego por empréstimo, mas sem opção de compra
Atlético de Madri fechou com Diego por empréstimo, mas sem opção de compra
Crédito da imagem: Efe

VÍDEO: Vasco vence Ceará em jogo marcado por mensagens de apoio a

Os últimos três dias foram de agonia no Vasco depois do AVE sofrido pelo técnico Ricardo Gomes durante o clássico contra o Flamengo, no último domingo. Com a melhora do ex-zagueiro nas horas seguintes, um pouco de alívio tomou conta de todos. Em São Januário, nesta quarta-feira, jogadores de Vasco e Ceará subiram ao gramado com faixas de apoio ao treinador e rezaram no centro do campo. Na partida, vitória cruzmaltina por 3 a 1.

Os grandes personagens da partida foram os atacantes Éder Luís, que infernizou a defesa cearense, quase anotou um gol de placa e deixou sua marca, além de ter dado passe para outro, e Elton, substituto de Alecsandro na etapa final e autor de dois gols. Washington, em falha de Fernando Prass na saída de bola, descontou para o clube nordestino.

Com o resultado, o Vasco chega aos 38 pontos e assume provisoriamente a vice-liderança do Brasileirão, dois atrás do Corinthians. Já o Ceará estaciona nos 25 e fica na 13ª colocação. Na próxima rodada, o time cruzmaltino vai a Minas Gerais enfrentar o América no sábado, enquanto o Vovô recebe o Internacional no dia seguinte.


Veja os gols da partida!
Crédito da imagem: Agência Estado
O jogo
O Vasco viu o Ceará tentar surpreender no início, mas logo assustou os visitantes. Com três minutos, após toque da esquerda, Alecsandro deixou a bola passar para Éder Luís. O atacante dominou e chutou no pé da trave direita do gol cearense. Dois minutos depois, foi a vez de Éder Luís cruzar na cabela de Alecsandro. Desta vez, o goleiro Diego salvou ao fazer grande defesa.

No entanto, mesmo após os sustos, o Ceará voltou a equilibrar a partida. Os visitantes tentavam criar bons lances, mas paravam na boa marcação da zaga cruzmaltina. Já os donos da casa cairam visivelmente de produção e passaram a errar muitos passes.
Jogadores de Vasco e Ceará entraram com faixas de apoio a Ricardo Gomes
Jogadores de Vasco e Ceará entraram com faixas de apoio a Ricardo Gomes
Crédito da imagem: Agência Estado
Somente aos 28 minutos o Vasco voltou ao ataque com objetividade e quase abriu o placar. Éder Luís fez grande jogada pela direita, entrou na área, driblou dois defensores e finalizou, mas em cima de Diego. Na sobra, Alecsandro chutou e novamente o goleiro do Ceará salvou a equipe em São Januário. No restante da etapa inicial, os donos da casa seguiram pressionando, mas tiveram que sair para o intervalo com o empate no placar.

O segundo tempo começou com o Vasco melhor em campo e colocando o Ceará pressionado em seu campo. Não demorou muito e os cariocas abriram o placar aos seis minutos. Éder Luís fez linda jogada pela direita e cruzou rasteiro para Élton, que se antecipou ao marcador para finalizar sem chance para Diego.

O revés fez com que o Ceará fosse obrigado a ir para o ataque. Com isso, os visitantes passaram a dar espaço para os contra-ataque do Vasco. Enquanto os cearenses não conseguiam armar bons lances, os donos da casa ampliaram aos 16 minutos. Em um avanço rápido, Diego Souza lançou Márcio Careca. O lateral viu Éder Luís no meio da área e tocou para o atacante escorar para a rede.

No entanto, os cruzmaltinos não tiveram muito tempo para comemorar. Logo aos 18 minutos, o Ceará diminuiu após falha de Fernando Prass, que saiu mal com a bola e viu Osvaldo tocar para Washington colocar para a rede. Só que no minuto seguinte o Vasco conseguiu ampliar novamente. Felippe Bastos deu belo passe para Élton finalizar para o gol e dar tranquilidade aos donos da casa.

O terceiro gol do Vasco fez a equipe crescer no jogo, mas os cruzmaltinos não transformaram o domínio em mais gols. Com isso, o Ceará voltou a equilibrar e aos poucos, conseguiu chegar com perigo. Aos 29 minutos, Thiago Humberto acertou bom chute, mas Fernando Prass dessa vez salvou os cariocas.

O susto fez o Vasco voltar a melhorar a marcação e melhorar na partida. Com o passar do tempo, o Ceará diminuiu o ritmo e ainda viu os cariocas perderem algumas chances. Com a vitória garantida, a torcida cruzmaltina passou a gritar o nome de Ricardo Gomes, pedindo sua volta. Assim, os cariocas seguem na briga pela pontas do Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 1 CEARÁ

Local:
Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de agosto de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Assistentes: Guilherme Camilo (MG) e Fabrício da Silva (GO)

GOLS: VASCO: Élton, aos seis e aos 19 minutos do segundo tempo; Éder Luís, aos 16 minutos do segundo tempo; CEARÁ: Washington, aos 18 minutos do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Juninho Pernambucano (Felippe Bastos) e Diego Souza (Bernardo); Eder Luis e Alecsandro (Élton). Técnico: Cristovão Borges

CEARÁ: Diego; Patrick (Felipe Azevedo), Fabrício, Erivelton e Vicente; Heleno, Michel (Edmílson), Eusébio e Thiago Humberto; Osvaldo e Marcelo Nicácio (Washington). Técnico: Vágner Mancini