quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Avaí derruba outro gigante, e Flamengo segue empacado na tabela

A vitória no clássico contra o Figueirense deu moral para o Avaí. Nesta quarta-feira, o time do técnico Toninho Cecílio desbancou o Flamengo por 3 a 2 na Ressacada, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do segundo turno. Os catarinenses também já venceram em casa o líder Corinthians nesta edição da competição nacional (o Flamengo, até esta rodada, estava na vice-liderança).

Com a vitória, o Avaí chega aos 20 pontos e dorme fora da zona de rebaixamento. O Bahia, que joga nesta quinta-feira, também tem 20 pontos, e pode jogar a equipe catarinense de volta para a degola se ao menos empatar com o América-MG. Já o Flamengo segue com 36 pontos, agora na quarta posição, atrás de Corinthians, Vasco e Botafogo. O time carioca não vence no Campeonato Brasileiro desde 6 de agosto, quando passou pelo Coritiba. Os cariocas somam um jejum de cinco partidas.

Na próxima rodada, o Flamengo vai receber o Bahia, no domingo, no Engenhão. Já o Avaí vai até Minas Gerais encarar o Atlético-MG, no sábado.

O jogo

O Avaí começou a partida com tudo e pressionando o Flamengo. Logo com três minutos, os donos da casa abriram o placar com Robinho. Romano tentou cruzar, a bola bateu em Léo Moura e sobrou para o atacante chutar cruzado sem chance para o goleiro Felipe.

Mesmo depois do gol, o Avaí permaneceu melhor e avançava muito pelo lado direito. Já o Flamengo tentava buscar o ataque, mas pecava muito nos passes. Com menos de 20 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo viu o volante Luiz Antônio sair lesionado e colocou o time para frente com a entrada do atacante Negueba.

Aos poucos, o Flamengo conseguiu equilibrar o jogo, mas seguia errando muito e não levava perigo ao gol de Felipe. O Avaí, mesmo tendo um melhor toque de bola, passou a não armar bons ataques e passou a ser facilmente desarmado pela zaga rubro-negra.

Somente aos 36 minutos, o Flamengo conseguiu o empate com um gol olímpico. Ronaldinho Gaúcho cobrou escanteio fechado e a bola foi para o gol, logo após a primeira trave. O goleiro Felipe tentou cortar, mas a bola já estava na rede catarinense.

Avaí vai dormir fora da zona de rebaixamento
Avaí vai dormir fora da zona de rebaixamento
Crédito da imagem: Agência Estado
Após o empate rubro-negro, as duas equipes ainda esboçaram alguns ataques, mas nada que levasse perigo ao gol adversário. Com isso, o duelo foi igual para o intervalo na Ressacada.

O segundo tempo começou com o Avaí aproveitando os avanços do Flamengo e quase desempatando o confronto nos primeiros minutos. Aos três, após bate e rebate na área, a bola sobrou para Pedro Ken, mas o meia finalizou em cima de Rodrigo Alvim. Dois minutos depois, Robinho chutou da entrada da área e a bola passou à direita do gol de Felipe.

O Flamengo seguiu buscando o ataque e, após ver Linclon chutar para boa defesa de Felipe, respondeu com Negueba, que finalizou para a intervenção do goleiro Felipe, do Avaí. Só que quem teve a melhor chance foram os donos da casa, aos 11. Robinho recebeu a bola na área e rolou para Diogo Orlando chutar colocado, mas o arqueiro rubro-negro conseguiu salvar.

A partida seguia com o mesmo panorama, com o Flamengo tendo o domínio da posse de bola e o Avaí criando as melhores chances der marcar. Aos 22 minutos, após falta cobrada na área, Gustavo Bastos cabeceou e Felipe voou para salvar os cariocas mais uma vez. No entanto, dois minutos depois, o arqueiro rubro-negro nada pôde fazer quando Lincoln aproveitou cruzamento pela direita para cabecear no canto e colocar os catarinenses de novo à frente no placar.

A torcida do Avaí ainda comemorava quando os donos da casa ampliaram o marcador na Ressacada. Em um contra-ataque rápido, o atacante Rafael Coelho recebeu a bola, penetrou na área e chtuou cruzado sem chance para Felipe.

Após o terceiro gol, o Avaí recuou e viu o Flamengo esboçar uma pressão. No entanto, os cariocas abusavam dos cruzamentos para a área que eram facilmente interceptados pela zaga catarinense. Com isso, a partida ficou travada, sem lances de perigo.

Quase no fim, Ronaldinho Gaúcho aproveitou uma bola que não foi tirada pela zaga do Avaí para diminuir o placar para o Flamengo. Só que o gol saiu tarde demais e os rubro-negros não tiveram tempo para o empate. Assim, o Avaí saiu de campo com a vitória em casa.

FICHA TÉCNICA:
AVAÍ 3 X 2 FLAMENGO


Local: Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 31 de agosto de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: César de Oliveira Vaz (DF) e José Pontarolo (PR)
Cartões amarelos: Bruno, Fabiano e William (Avaí); Gustavo e Rodrigo Alvim (Flamengo)
GOLS: AVAÍ: Robinho. aos 3min do primeiro tempo; Lincoln, aos 24min do segundo tempo; Rafael Coelho, aos 27min do segundo tempo
FLAMENGO: Ronaldinho Gaúcho, aos 36min do primeiro tempo e 43min do segundo tempo

AVAÍ: Felipe; Arlan, Gustavo Bastos, Dirceu e Romano; Bruno (Rafael Coelho), Diogo Orlando, Pedro Ken e Lincoln (Welton Felipe); Robinho (Fabiano) e William
Técnico: Toninho Cecílio

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Gustavo, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim (Bottinelli); Willians, Luiz Antônio (Negueba) (Jael), Renato Abreu e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo