domingo, 17 de julho de 2011

Eliminatórias da Concacaf

19h00 Belize 3x1 Montserrat

Mundial feminino

15h45 1 Estados Unidos 2x2 Japão 3

Copa América

16h00 0 Brasil 0x0 Paraguai 2
19h15 Chile 1x2 Venezuela

Brasileirão Série A

18h30 Ceará 4x0 América-MG
18h30 Cruzeiro 2x1 Bahia
18h30 Internacional 0x3 São Paulo

Brasileiro Série D

10h00 Guarani-CE 3x0 Santa Cruz-RN Grupo 3
15h00 Sendas 0x0 FormosaGrupo 6
16h00 Alecrim 1x3 Santa Cruz-PE Grupo 3
16h00 Bahia de Feira 1x0 River Plate-SE Grupo 4
16h00 Treze-PB 2x0 Vitória da Conquista Grupo 4
16h00 Tocantinópolis 1x2 Anapolina Grupo 5
16h00 Cianorte 1x0 Cruzeiro-RS Grupo 8
16h00 CENE-MS 3x3 Oeste Grupo 7
17h00 Penarol-AM 1x2 Cuiabá-MTGrupo 1
17h00 São Raimundo-PA 1x2 Sampaio Correa-MAGrupo 2
19h00 Trem 2x1 Independente-PA Grupo 2
19h00 Mirassol 1x0 Operário

Brasileiro Série C

15h00 Santo André 2x3 Brasil de Pelotas Grupo D
15h00 Caxias 2x2 Chapecoense Grupo D

VÍDEO: Tevez erra cobrança, Uruguai elimina Argentina nos pênaltis e está na semifinal

Nos pênaltis, o Uruguai venceu a Argentina, por 5 a 4, neste sábado, em Santa Fé, e garantiu a classificação para a semifinal da Copa América. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação em um duelo emocionante, os uruguaios contaram com um pênalti perdido por Carlitos Tevez na decisão e venceram dentro da casa do rival.

Forlán, Suárez, Scotti, Gargano e Cáceres acertaram as cobranças para o Uruguai, enquanto Messi, Burdisso, Pastore e Higuaín fizeram para os argentinos, mas o goleiro Muslera defendeu o chute de Tevez e garantiu a vaga uruguaia.

Na próxima fase, terça-feira em La Plata, o Uruguai vai enfrentar o Peru, que eliminou a Colômbia também neste sábado.



Assista aos gols e aos pênaltis que definiram a classificação do Uruguai!
Para o Uruguai, a classificação tem um sabor especial. O triunfo na casa dos argentinos é comemorado justamente no aniversário do Maracanazo, o título do país na Copa do Mundo de 1950 contra o Brasil.

Nos pênaltis, o vilão foi um velho conhecido dos brasileiros. O único erro entre as dez cobranças foi de Tevez, que está na mira do Corinthians para a sequência da temporada 2011.

O jogo - O confronto entre os dois maiores vencedores da história da Copa América poderia apenas reservar um jogo especial. Argentina e Uruguai proporcionaram uma partida emocionante - com direito a muitas chances, gols anulados, duas expulsões e até invasão de campo.

A rivalidade entre as duas tradicionais escolas da América do Sul ficou clara desde os instantes iniciais. Com três minutos, o volante uruguaio Pérez levou o primeiro amarelo em campo por uma entrada extremamente forte em Mascherano no meio-campo. Aliás, uma punição mais dura - como uma expulsão - não seria uma injustiça.

Quarto colocado do Mundial-2010, o Uruguai parecia determinado em causar problemas aos donos da casa e alcançaram o primeiro gol aos cinco minutos. Na cobrança de falta de Forlán, Cáceres desviou de cabeça para grande defesa de Romero. Na sobra, Pérez completou para o gol. No desespero, Burdisso tentou salvar com um carrinho e não obteve sucesso.

A partir daí, o Uruguai se fechou na defesa e priorizou o contra-ataque. Mas a retaguarda dos visitantes falhou em um lance teoricamente simples. No cruzamento de Messi na direita, Lugano não acompanhou a entrada de Higuain, que cabeceou no canto direito de Muslera.

O gol trouxe nervosismo aos uruguaios, que começaram a exagerar nas jogadas violentas. Em menos de dois minutos, Cáceres e Álvaro González foram punidos com cartão amarelo. Enquanto isso, a Argentina era liderada por Messi e apostava no talentoso toque de bola.

A partida ganhou um toque extra de emoção com dois gols anulados, um para cada lado. Ainda por cima, quando o Uruguai ameaçava crescer no setor ofensivo, Pérez parou um contra-ataque argentino e, como já tinha amarelo, foi expulso aos 38 minuntos. Era a chance que os donos da casa aguardavam para sufocar. No entanto, de forma surpreendente, a melhor chance até o intervalo pertenceu ao lado oposto: a cabeçada de Lugano explodiu no travessão.

No começo do segundo tempo, a Argentina seguiu com dificuldades em pressionar, já que Messi não tinha o mesmo ímpeto da metade inicial. Em 15 minutos, o lance de maior emoção no gramado foi a invasão de um torcedor, rapidamente imobilizado pelas autoridades de Santa Fé.

Em dois lances consecutivos, Messi criou jogadas de perigo e ameaçou acordar. Mas o Uruguai era melhor em campo e tocava a bola com consciência e pendurava a defesa rival de cartões amarelos.

Preocupado, Sergio Batista fez uma troca no setor ofensivo da Argentina, com a entrada de Pastore no lugar de Di María. A alteração melhorou a movimentação dos donos da casa. No final do tempo regulamentar, o Uruguai contou com um milagre do goleiro Muslera para evitar a derrota: ele defendeu a falta de Tevez desviada na barreira e ainda abafou o chute de Higuain na sobra. O arqueiro assegurou a igualdade de 1 a 1 no tempo normal.

Na prorrogação, a Argentina demonstrou melhor preparo físico, dominou as ações e teve grandes chances com Higuain. Contudo, a trave e o goleiro Muslera evitaram a mudança de placar no tempo extra.

Nos pênaltis, a vitória foi do Uruguai, que converteu todas as cobranças e aproveitou o erro de Tevez - o chute do atacante parou na defesa de Muslera. Final: 5 a 4 para os visitantes.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 1 (4) X (5) 1 URUGUAI

Local: Estádio General Brigadeiro Estanislao Lopez, em Santa Fe (Argentina)
Data: 16 de julho de 2011 (Sábado)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Assistentes: Nicolás Yegros (Paraguai) e Luiz Sánchez (Venezuela)
Cartões amarelos: Cáceres e González (Uruguai); Tevez, Gago, Gabriel Milito, Burdisso e Zabaleta (Argentina)
Cartões vermelhos: Pérez (Uruguai); Mascherano (Argentina)
Gols: ARGENTINA: Higuain, aos 17 minutos do primeiro tempo.
URUGUAI: Pérez, aos cinco minutos do primeiro tempo.
PÊNALTIS: Marcaram Forlán, Suárez, Scotti, Gargano e Cáceres (Uruguai); Messi, Burdisso, Pastore e Higuain (Argentina). Errou Tevez (Argentina).

ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Burdisso, Gabriel Milito e Zanetti; Mascherano, Gago (Biglia) e Messi; Di María (Pastore), Higuaín e Aguero (Tevez)
Técnico: Sergio Batista

URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Victorino (Scotti) e Cáceres; Pérez, Arévalo Ríos (Gargano), González e Álvaro Pereira (Eguren); Suárez e Forlán
Técnico: Oscar Tabárez 

A seleção peruana está nas semifinais depois de 14 anos. E mereceu

O primeiro tempo deu os primeiros sinais de que a seleção peruana poderia vencer a Colômbia.
Vargas jogando bem, o time criando no setor de Zúniga, o mesmo lateral que anulou Tévez na primeira fase.

Mas a Colômbia tem bom time e reagiu. No segundo tempo, Dayro Moreno aberto pela direita criou jogadas, chutou bola na trave, sofreu pênalti (mandrake...) que Radamel Falcão Garcia desperdiçou.

Guarín dava uma aula de futebol, a ponto de, no final da partida, chutar uma bola no travessão em jogada individual.

Mas a seleção peruana sempre levou perigo, saindo rápido, especialmente pelo lado esquerdo.
Mas foi do outro lado o gol que abriu o marcador, já na prorrogação. Cobrança de Vargas, o melhor em campo, falha de Luis Martínez -- o pior -- e a bola sobrou limpa para Lobatón fuzilar.

Ainda houve tempo para Guerrero recuperar a bola lançada por Luis Martínez e rolar para Vargas marcar.
Vargas foi o melhor em campo e a seleção peruana está nas semifinais da Copa América pela primeira vez em 14 anos.

P.S.:  você não vai perguntar por que escrevo Colômbia e "Seleção Peruana", não é mesmo? Deu para entender. Dizendo Seleção Peruana, não se erra nunca...

Informações e palpites das quartas-de-final da Copa América

Agora é mata-mata, a fase que separa homens dos meninos, qualquer erro é fatal... toda essa coleção de clichês você já conhece. Importante mesmo é que este blog tem um importante desafio daqui até o final da Copa América: manter o aproveitamento no acerto dos palpites da terceira rodada da fase de grupos. Estavam certos os seis resultados, com direitos a dois placares cravados, superando a meta estabelecida.

Nas quatro partidas deste fim de semana, a intenção é acertar todos os classificados, com pelo menos dois placares cravados. Um objetivo audacioso, mas possível. Vale lembrar que, a partir desta edição da Copa América, os jogos empatados nos 90 minutos vão para a prorrogação, e só então para os pênaltis.

Confira as informações e os palpites para as quartas-de-final. E deixe também os seus e veja se acerta mais que o blog.

Colômbia x Peru (Sábado, 16h, Córdoba)

Única seleção a superar a fase de grupos sem levar gol, a Colômbia tem pela frente os peruanos, que entre todos os classificados, são os únicos que não estão invictos - perderam na última rodada para o Chile, com um gol contra no último minuto.

Os colombianos venceram Costa Rica e Bolívia sem sustos, permitindo-se reduzir o ritmo no segundo tempo em ambas as ocasiões. No empate contra a Argentina, estiveram mais perto das vitórias que os donos da casa. O time de Hernán Dario "Bolillo" Gómez aposta alto no artilheiro Falcao García e no maestro Guarín, mas também tem contado com a solidez de sua retaguarda, capitaneada pelo veterano Yepes.

O Peru, apesar de não ser uma das seleções mais fortes do continente, defende um interessante retrospecto. É a única seleção, além do Brasil, a passar da primeira fase em todas as edições desde 1997. Por outro lado, tenta quebrar uma sequência de quatro eliminações consecutivas nas quartas-de-final.

Os dois principais nomes da equipe peruana, Vargas e Guerrero, retornam após serem poupados na última partida. O técnico uruguaio Sergio Markarián tem armado bem sua equipe, que variou na primeira fase entre esquemas com dois e três zagueiros.

A Colômbia foi a seleção que mais finalizou até aqui (54 vezes) e a que menos permitiu tiros ao seu gol (6, assim como o Chile). O Peru também tem um bom índice de finalizações certas concedidas - apenas oito, ficando em terceiro nesta classificação.

Ainda não deve ser desta vez que os peruanos acabarão com a sina de eliminações na segunda fase, mas sairão com a certeza de um bom início de trabalho pensando nas Eliminatórias para 2014.

Palpite: Colômbia 2x0 Peru

Argentina x Uruguai (Sábado, 19h15, Santa Fe)


O confronto mais aguardado desta fase é também o jogo de seleções mais repetido da história: será o 178º encontro entre os rivais do Rio da Prata. Para apimentar a disputa, estarão frente a frente dois jogadores laureados em 2010: Lionel Messi, o Bola de Ouro do ano, e Diego Forlán, o melhor da Copa do Mundo. Messi e Forlán ainda não marcaram na competição, mas nem por isso deixam de ser protagonistas.

A dupla lidera a classificação de passes para finalizações (15 de Messi e 13 de Forlán), e entre os jogadores que não balançaram as redes são aqueles que mais concluíram (14 de Forlán, o maior finalizador em absoluto, e 10 de Messi). Messi, que ainda é o jogador com mais dribles bem sucedidos (21), tenta acabar com um jejum de mais de dois anos (15 jogos) sem marcar em uma competição pela Albiceleste.

A Argentina, que acordou no torneio ao vencer a fraca Costa Rica por 3 a 0, é a seleção com maior média de posse de bola (70,1%) e aquela que tem o melhor índice de acerto de passes (87,61%). O técnico Sergio Batista não deve mexer na formação que funcionou contra os Ticos, com Mascherano à frente da defesa e Gago mais livre para encostar nos homens de frente. Os donos da casa têm o artilheiro da competição - Agüero, com 3 gols.

O Uruguai não teve ter o retorno de Cavani, lesionado, mas a ausência do atacante do Napoli não chega a ser uma preocupação. Na vitória por 2 a 0 sobre o México, que selou a classificação da Celeste, Óscar Tabárez apostou em um equilibrado 4-4-2 e viu um comportamento mais firme de seu meio-campo. Outro desfalque certo é o zagueiro Coates, suspenso, que deve dar lugar a Victorino, titular no início da competição.

Na última Copa América disputada na Argentina, em 1987, os uruguaios aprontaram e venceram o duelo semifinal por 1 a 0, antes da conquista do título contra o Chile. As lembranças do último confronto, em 2009, são mais saborosas para os argentinos, que venceram por 1 a 0 no estádio Centenário, em Montevidéu, para selar a classificação para a Copa do Mundo de 2010.

Pode esperar um placar baixo novamente. Desta vez, melhor para quem está em casa.

Palpite: Argentina 1x0 Uruguai

Brasil x Paraguai (Domingo, 16h, La Plata)

Na primeira repetição de confronto desta Copa América, o Brasil chega com algumas diferenças em relação ao time que empatou por 2 a 2 com os paraguaios na segunda rodada do grupo B. Maicon ganhou a posição de Daniel Alves na lateral-direita e Robinho, barrado naquela ocasião, retornou ao onze inicial.

O Paraguai empatou seus três jogos e levou um golpe em seu moral ao empatar por 3 a 3 com a Venezuela, depois de estar vencendo por 3 a 1 até os 44 minutos do segundo tempo. Repetiu-se a história da partida contra o Brasil, quando a Albirroja também tinha a vitória nas mãos e deixou escapar.

O técnico Gerardo "Tata" Martíno admitiu ter se equivocado na formação inicial com três zagueiros diante da Venezuela, corrigida no intervalo, e deve voltar ao habitual 4-4-2, com Darío Verón na lateral-direita. A única dúvida é o atacante Roque Santa Cruz, que saiu machucado e pode dar lugar a Nelson Haedo Valdez. O ponta-esquerda Estigarribia, que infernizou Daniel Alves, agora terá Maicon pela frente.

No Brasil, caso Thiago Silva seja liberado pelos médicos após sentir um problema muscular, a tendência é a manutenção da equipe, algo inédito desde que Mano Menezes assumiu o cargo. Neymar e Pato desencantaram na competição com dois gols cada nos 4 a 2 sobre o Equador, mas as falhas da defesa na partida preocuparam, com vacilos coletivos e também do goleiro Júlio César. O Paraguai marcou os três gols contra a Venezuela em bola aérea.

Ganso é o líder de assistências da competição, com três, mas sabe que precisa participar do jogo mais ativamente e melhorar seu índice de passes certos.

Chances razoáveis de prorrogação em um jogo que tem tudo para ser decidido em um lance de inspiração individual.

Palpite: Brasil 2x1 Paraguai

Chile x Venezuela (Domingo, 19h15, San Juan)

Assim como em 2007, a Venezuela se classificou invicta para a segunda fase. Desta vez, um feito ainda mais significativo, já que não atua em casa. A evolução da Vinotinto é notável. Até 2004, o retrospecto na Copa América mostrava 1 vitória, 7 empates e 37 derrotas. De 2007 para cá, são 2 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota, para o Uruguai, nas quartas-de-final há quatro anos.

O Chile foi apontado como a seleção mais atraente da primeira fase, mas o futebol ofensivo - herança de Marcelo Bielsa para Claudio Borghi - não se traduziu em um alto número de gols: apenas quatro. Em parte, a dificuldade se explica pelo mau momento do centroavante Suazo, ainda a seco no torneio. Borghi procurou passar confiança ao seu 9, afirmando que seu lugar no time é indiscutível.

Sem o ala-esquerda Beausejour, expulso na partida contra o Peru, o técnico argentino da Roja deve deslocar Arturo Vidal para a função, colocando Carlos Carmona no meio-campo. Matías Fernández segue lesionado, o que abre a disputa de posição entre Luis Jiménez, titular nos dois últimos jogos, e Jorge Valdivia, que entrou no segundo tempo em ambos e participou dos gols. Contra Valdivia, pesa o fato de não ter condição física para resistir 90 minutos.

Alexis Sánchez e seus companheiros devem ter o apoio de um estádio lotado por chilenos, mas enfrentarão uma Venezuela aguerrida, que tem no volante Tomás Rincón sua principal peça de meio-campo, e aposta na dupla Miku-Rondón.

Pela disposição do Chile em buscar o ataque, expondo sua frágil retaguarda, pode-se esperar um confronto movimentado e cheio de gols.

Palpite: Chile 3x2 Venezuela

* Estatísticas fornecidas pela Opta Sports

VÍDEO: Futebol solidário e agressivo segura Corinthians na ponta

Solidário, coletivo e agressivo. Assim foi o Corinthians de Tite na sua partida mais difícil no Campeonato Brasileiro até agora. Com 25 pontos em 27 possíveis, a equipe tem o melhor início de campanha da era dos pontos corridos. Contra o Inter de Falcão foram 40 desarmes (contra 21) e 10 faltas (23 dos gaúchos).

São ótimos números, mas não podem ser encarados como definitivos. Nas oito competições anteriores, apenas o São Paulo de 2006 e o Cruzeiro de 2003 lideravam o torneio com nove rodadas e foram campeões brasileiros ao término da 38a.



Clique no player para assistir ao comentário de Paulo Calçade!

VÍDEOS: River Plate vai enfrentar até o Boca na segundona argentina

Em menos de um mês o River Plate dará início à sua odisseia pela segunda divisão do futebol argentino. E não será fácil. O ótimo site Impedimento — clique aqui e conheça — fez um levantamento sobre as viagens que os Milionários serão obrigados a encarar na disputa da Primera B Nacional 2011/2012. O torneio, vale ressaltar, terminará apenas em maio do ano que vem, quando o maior campeão do futebol argentino saberá se volta, ou não, à elite.

Outros times que costumam frequentar a primeirona estão por lá, como os recém-rebaixados Quilmes, Gimnasia La Plata e Huracán, além de Chacarita Juniors e Rosario Central, que caíram antes, e o Ferro Carril Oeste, há mais tempo na segundona. Mas há equipes absolutamente desconhecidas pela massacrante maioria dos fãs de futebol. Há até mesmo um Boca, sim o Boca Unidos, de Corrientes.

O site Impedimento mostra a diferença dos jogos da primeira divisão, onde o River tinha 16 adversários da província de Buenos Aires, sendo 15 a menos de 70 quilômetros de Nuñez. Agora serão nove "vizinhos" e muitas viagens. O site conclui que o time de Daniel Passarela viajou 5,6 mil quilômetros para as pelejas que fez como visitante em 2010/2011 e entre este ano e o próximo irá encarar distâncias que somadas resultam em quase quatro vezes mais — clique aqui e veja.

Abaixo, vídeos que mostram a atmosfera que espera pelo River e a tabela de jogos do turno.

Boca Unidos:



Desamparados:



Guillermo Brown:



OS JOGOS DOS MILIONÁRIOS*

6 de agosto - Chacarita Juniors - CASA
20 de agosto - Independiente Rivadavia - FORA
27 de agosto - Desamparados - CASA
3 de setembro - Quilmes - FORA
10 de setembro - Defensa y Justicia - CASA
17 de setembro - Deportivo Merlo - FORA
24 de setembro - Gimnasia y Esgrima de La Plata - CASA
1 de outubro - Ferro Carril - fora
5 de outubro - Atlanta - CASA
8 de outubro - Huracán - FORA
15 de outubro - Instituto - FORA
29 de outubro - Aldosivi - CASA
5 de novembro - Gimnasia y Esgrima de Jujuy - FORA
12 de novembro - Alético Tucumán - CASA
19 de novembro - Guillermo Brown - FORA
26 de novembro - Rosario Central - CASA
3 de dezembro - Boca Unidos - FORA
10 de dezembro - Patronato de Paraná - CASA
17 de dezembro - Almirante Brown - FORA

* no returno os mandos de campo se invertem