sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

CBF alega falsificação de documento usado pelo Inter no caso Victor Ramos

CBF ingressou com denúncia contra o Inter
(Foto: Ruan Melo)
Após o arquivamento, o "caso Victor Ramos" ganhou mais um capítulo na tarde desta sexta-feira. A CBF enviou ao STJD um ofício de denúncia no qual afirma que os e-mails que vazaram nesta semana com uma suposta conversa entre diretor de Registro e Transferência da CBF, Reynaldo Buzzoni, e o Vitória, são falsos. As mensagens eletrônicas foram utilizadas pelo Inter para tentar reabrir o processo sobre inscrição irregular do jogador. Por sua vez, o departamento jurídico do clube gaúcho garante a autenticidade e pede investigação.  
Há também uma solicitação da CBF para que a denúncia seja encaminhada ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Ou seja, se o STJD comprovar a falsificação, a ação será repassada ao MP para iniciar a averiguação criminal. 
A notícia foi divulgada inicialmente pelo jornalista Marcio Martins, da rádio Itapoan FM. No final da tarde desta sexta, a CBF publicou no site da entidade uma nota oficial em que confirmou a acusação. Alega falsificação nos e-mails atribuídos a Reynaldo Buzzoni.
– Tendo em vista a matéria veiculada pela imprensa relacionada ao registro do atleta Victor Ramos, do Esporte Clube Vitória, a Confederação Brasileira de Futebol esclarece que arguiu hoje, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a falsidade de e-mails atribuídos ao Sr. Reynaldo Buzzoni, Diretor de Registro e Transferência da entidade. Tal documentação, apresentada e juntada aos autos do processo pelo Sport Club Internacional, teve sua autenticidade impugnada por ser desprovida de fé, conforme procedimento hoje protocolado no STJD – publica a nota. 

LEIA MAIS
> Confira entrevista de Victor Ramos
> FBF defende Vitória e ameaça Brasileirão
> As alegações do Inter no caso 
Diretor jurídico do Inter, Giovani Gazen diz que o Inter ainda não foi notificado. Ao mesmo tempo, contesta a afirmação da CBF. Garante a autenticidade dos documentos e diz que os autos da documentação apresentada pelo clube gaúcho poderão ser examinados. 
– Nós não fomos notificados ainda. Todos os documentos apresentados pelo Inter no processo são autênticos e idôneos – afirma Gazen ao GloboEsporte.com. 
Documento CBF falsificação Victor Ramos  (Foto: Reprodução)Nota oficial da CBF sobre caso  Victor Ramos (Foto: Reprodução)


No final da tarde desta sexta, a delegação do Inter iniciou concentração no Rio de Janeiro para a partida contra o Fluminense, pela última rodada do Brasileirão. Assim que o grupo chegou ao hotel em solo carioca, o presidente Vitorio Piffero pediu investigação sobre o caso.  
 
– O Inter quer a mais ampla e mais completa investigação sobre todos os fatos relacionados. Eu não tenho conhecimento sobre esses fatos, estou orientando para que dê uma coletiva em Porto Alegre – resumiu Piffero. 
Vitório Piffero presidente do Inter chegada ao Rio de Janeiro (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)Presidente do Inter quer investigação sobre o caso (Foto: Eduardo Deconto/GloboEsporte.com)


Na manhã de quinta-feira, o jornal O Estado de S. Paulo divulgou uma suposta troca de e-mails entre o clube baiano e o diretor de Registro e Transferência da CBF, Reynaldo Buzzoni. As mensagens indicavam que a entidade teria orientado o Vitória a adotar procedimentos internacionais para a inscrição do jogador, o que contradizia as alegações dos baianos e do próprio Buzzoni de que a transferência foi nacional. 
Os e-mails seriam outras provas alegadas pelo Inter na tentativa de tirar pontos do time baiano no STJD) para escapar do rebaixamento. Na 17ª colocação na tabela do Brasileirão, o clube gaúcho soma 42 pontos – três a menos do que o Vitória –, a uma rodada do fim da competição.
O STJD decidiu arquivar o pedido feito pelo Inter para reabrir o caso Victor Ramos. No entanto, o clube gaúcho promete seguir na luta para reverter o episódio e comprovar a suposta irregularidade na inscrição do zagueiro do Vitória. 

CBF denuncia Inter ao Ministério Público por falsificação de documento no 'caso Victor Ramos'

622 c070309b 9320 3614 8ed1 52dbc50e231d
CBF denuncia Inter ao Ministério Público por falsificação de documento no 'caso Victor Ramos'
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) encaminhou nesta sexta-feira ao STJD, solicitando a expedição de ofício ao Ministério Público do Rio de Janeiro, uma denúncia por suposta falsificação de documento do "Caso Victor Ramos" por parte do Internacional.
Confira o texto:
Tendo em vista a matéria veiculada pela imprensa relacionada ao registro do atleta Victor Ramos, do Esporte Clube Vitória, a Confederação Brasileira de Futebol esclarece que arguiu hoje, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a falsidade de e-mails atribuídos ao Sr. Reynaldo Buzzoni, Diretor de Registro e Transferência da entidade.
Tal documentação, apresentada e juntada aos autos do processo pelo Sport Club Internacional, teve sua autenticidade impugnada por ser desprovida de fé, conforme procedimento hoje protocolado no STJD
Veja anexo:

CBF
Documento CBF
Vitório Piffero, presidente do clube gaúcho, afirmou que quer uma investigação "ampla e completa" sobre o caso
Já vice-presidente jurídico do Internacional, Giovani Gazen, garantiu, em entrevista à rádio Gaúcha, que todos documentos apresentados no processo são "autênticos e idôneos".
"Todos os nossos documentos são autênticos e idôneos. Fizemos uma pesquisa em vários países com mais de 500 páginas", disse Gazen. "O acusador deverá provar a falsidade dos e-mails", concluiu.
Entenda o caso:
O Internacional denunciou o Vitória no Superior Tribunal de Justiça Desportiva pedindo a reabertura de investigação sobre a suposta inscrição irregular do defensor contratado por empréstimo pelo Vitória ao Monterrey-MEX nesta temporada. Os cartolas colorados pediam a retirada dos pontos do clube nos 26 jogos em que ele atuou.
 
622 d63dab76 3525 30bc 9ad6 bc0ff0e90433
Fernando Carvalho: 'Não tenho problema em ter fama de usar o tapetão'
No processo, eles acusavam a CBF de ter distorcido carta e induzido a Fifa em resposta a consulta e o Vitória de "dolo e má fé para burlar regulamento".
Na última quinta-feira, o procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Glauber Guadelupe, decidiu pelo arquivamento do caso, "entendendo não haver elementos suficientes para comprovação de violação as regras disciplinares nacionais

CBF denuncia o Internacional por falsificação em 'caso Victor Ramos'

  • Reprodução
    Troca de e-mails entre CBF e Vitória que foi anexada pelo Inter à petição
    Troca de e-mails entre CBF e Vitória que foi anexada pelo Inter à petição
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) encaminhou ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denúncia por suposto uso de documento falso na petição apresentada pelo Internacional para reabrir o caso envolvendo a transferência e registro do zagueiro Victor Ramos, emprestado pelo Monterrey-MEX. Agora, o tribunal decidirá se encaminha ou não a denúncia ao Ministério Público do Rio de Janeiro.
Segundo a entidade que comanda o futebol brasileiro, um dos anexos apresentados pelo Inter em sua petição enviada ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) "não é verdadeira, inteiramente desprovida de fé, cuja autenticidade fica expressamente impugnada".
A CBF cita que o documento adulterado seria e-mail do diretor de Registros e Transferências Reynaldo Buzzoni. Mas não esclarece se foi um dos documentos vazados na última semana, em diálogo com funcionário do Vitória, ou se é item apresentado anteriormente.
"Não existe a mínima possibilidade disso (falsificação nos documentos). Temos absoluta certeza de que os documentos são autênticos e idôneos. Todos os documentos podem ser provados", afirmou Giovani Gazen, vice-presidente jurídico do Internacional, à Rádio Gaúcha.
Ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Inter entrou com pedido no STJD para que o Vitória seja punido por uma suposta escalação irregular do zagueiro Victor Ramos. Desta forma, o time gaúcho se livraria da queda à Série B pela perda de pontos do time baiano.
Reprodução
Na última quinta-feira, a Procuradoria do STJD decidiu não acolher o pedido e arquivou o processo contra o Vitória. Mesmo assim, o Inter emitiu nota oficial nesta sexta-feira (9) e afirmou que ainda estuda os recursos cabíveis no caso.
Confira a nota oficial divulgada pela CBF sobre a denúncia
Tendo em vista a matéria veiculada pela imprensa relacionada ao registro do atleta Victor Ramos, do Esporte Clube Vitória, a Confederação Brasileira de Futebol esclarece que arguiu hoje, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a falsidade de e-mails atribuídos ao Sr. Reynaldo Buzzoni, Diretor de Registro e Transferência da entidade.
Tal documentação, apresentada e juntada aos autos do processo pelo Sport Club Internacional, teve sua autenticidade impugnada por ser desprovida de fé, conforme procedimento hoje protocolado no STJD (ver anexo).

O Vitória se pronuncia

"Tenho conhecimento [da denúncia]. Não tenho essa informação [de quais documentos], mas me parece que tem alguma coisa a ver com os e-mails. Fomos tomados de surpresa por mais essa e vamos passar para o departamento jurídico. O Vitória é uma grande vítima desse negócio todo", disse Manoel Matos, vice-presidente do Vitória.
"O Vitória lamenta. A história estava feinha, agora vai ficar horrorosa. O Vitória, nesse momento, vai passar para o departamento jurídico, avaliar tudo para gente fazer uma ação contra os clubes que estão tentando nos prejudicar. Contra o Internacional e o Bahia. Toda documentação do Internacional foi do Bahia. O Bahia, inclusive, foi quem fez todo processo para o Flamengo de Guanambi [pelo Campeonato Baiano]. Vamos apurar tudo isso para tomar uma decisão. Tudo isso começou com o Flamengo de Guanambi, orientado pelo Bahia, e depois o próprio Esporte Clube Bahia entrou no processo. Vamos apurar todos os danos causados pelo Flamengo, pelo Bahia e pelo Internacional."
Quer receber notícias do Internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Espanhol

17h45


MálagaMAL
Granada-ESPGRA

Alemão

17h30


Eintracht FrankfurtEFR
HoffenheimHOF