sexta-feira, 24 de junho de 2011

Brasileiro Série B


21h00 Paraná Clube 2x0 Icasa
21h00 Boa 2x0 Grêmio Barueri
21h00 Sport 0x0 Criciúma

Mundial Sub-17


20h00 Coreia do Norte 1x1 Congo
20h00 México 3x2 Holanda

Copa do Mundo de futebol Sub-17

Primeira fase
Grupo B

Japão  3x1  Argentina
Jamaica 1x1  França

Pai Santana visita o treino do Vasco

RIO - Na manhã desta sexta-feira São Januário recebeu a visita de uma figura emblemática do Vasco. Em cadeira de rodas, o ex-massagista Pai Santana foi recebido no campo pelo presidente Roberto Dinamite, pelos jogadores e comissão técnica. Ainda ganhou um afetuoso abraço do meia Felipe, um dos poucos do elenco que trabalharam com ele, e acenou para a torcida que compareceu ao treino. BOM MOTIVO:Ramon se casa nesta sexta e desfalca o Vasco contra Atlético-GO

Aos 79 anos, Pai Santana não anda e pouco fala depois de sofrer um AVC em 2006. O ex-massagista ficou conhecido nos anos 70 e 80 por fazer "trabalhos" a favor do Vasco em jogos importantes.
Antes, durante o treino, os jogadores se concentraram principalmente nas finalizações, cobranças de faltas e pênaltis. Juninho Pernambucano, que não jogará contra o Atlético-GO, teve novamente bom aproveitamento. No treinamento tático, Ricardo Gomes montou o time que será titular domingo no Serra Dourada, com Márcio Careca no lugar de Ramon, liberado por causa do seu casamento.
O Vasco enfrenta o Atlético-GO, domingo, às 18h30 no Serra Dourada e deve entrar em campo com: Fernando Prass, Fágner, Anderson Martins e Dedé, Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Alecsandro e Éder Luís.
 
 

Flamengo lança jovem volante Luiz Antônio contra o Atlético-MG

RIO - Paralisado pela sequência de quatro empates, o bonde rubro-negro começa a abrir as portas para novos passageiros. À espera de Aírton, que deverá ser apresentado na segunda-feira, sem Willians e Bottinelli, suspensos, Luiz Antônio será titular amanhã contra o Atlético-MG, às 18h30m, no Engenhão. Criado no Encantado, no entorno da linha férrea, o volante de 19 anos já conhece bem o itinerário para botar o Flamengo novamente nos trilhos. Para quem vai da Central em direção a Madureira, é preciso passar sem tropeço pelo Engenho de Dentro para se encontrar a Piedade.
- Estou no clube desde pequenininho. Na base tem pressão. Já me acostumei - disse o jogador, que chegou à Gávea em 2003 quando Ronaldinho já era campeão do mundo.
Os conceitos de novato e veteranos no futebol rubro-negro são relativos como uma sequência de um time que empatou 14 dos seus 32 jogos no ano. Mesmo sem vencer três dos quatro jogos de mata-mata que fez no Estadual, o Flamengo foi premiado pela virtude de não perder. No Brasileiro, uma vitória no sábado fará o time celebrar a recuperação junto com a invencibilidade de seis jogos. Em caso de novo insucesso, já serão cinco jogos sem vitória. Há menos de um mês no clube, Júnior César já pegou o bonde em rota de colisão com a torcida sem mostrar qualquer desconforto.
- Time grande é assim. Queremos conquistar o Brasileiro, mas temos que fazer por onde - disse o recém-chegado, que fez as honras da casa para o volante com oito anos de clube e nenhuma experiência diante das câmeras e microfones. - É você que vai dar entrevista? Vou ficar para ver. Não vai quebrar, hein?
Muito tranquilo no discurso
No jargão do futebol, jogador que quebra não é quem parte o rival ao meio. O verbo é mais usado para os que tropeçam nas palavras. Em todos os sentidos, até que Luiz Antônio quebra pouco, mesmo com a obrigação de substituir Willians e dar seu recado. Em quase todas as respostas, mostrou-se tranquilo como a torcida espera vê-lo no sábado.
- Tenho um pouquinho do pittbull para marcar e qualidade para sair para o ataque. - disse o jogador, que ainda vai de ônibus aos treinos. - Levo duas horas. Ainda passo dificuldades, mas estou tranquilo, não tem como ficar nervoso. Todos me ajudam.
A solidariedade é uma via de mão dupla onde trafega a nova composição rubro-negra. Enquanto tenta descontrair o novato, Júnior César espera dele todo o suporte que o Flamengo precisa escapar do congestionamento da entrada da área.
- Com a possibilidade de a gente jogar com três zagueiros, sei que teremos mais liberdade pelas laterais - disse Júnior, sobre os retornos de Ronaldo Angelim ao time titular e da confiança em jogar pelas pontas. - Eu e Leonardo Moura sabemos que nossa importância será fundamental.
Com um jogador a menos na maior parte do empate com o Botafogo, Júnior César e Luiz Antônio tiveram atuações contidas no clássico. A julgar pela descontração que exibiam ontem, estão mais soltos. Integrado há um mês aos profissionais, o volante diz não sentir o peso da camisa. Pelo contrário, é a força dela que o faz viver num mundo encantado. Filho de um militar com uma dona de casa, Luiz Antônio tem dois irmãos e guardou a camisa do primeiro jogo para presentear a família.
- Meus pais é que me dão tranquilidade. Eles são suspeitos, sempre me elogiam - disse, disposto a se submeter a avaliação não menos sentimental da torcida. - Eu sou Flamengo, quero jogar.
À vontade no clube, o volante também se sente perto de casa no Engenhão. Depois do jogo, volta de táxi para o Encantado sem precisar passar pela Piedade. Depois de oito anos, Luiz Antônio já merece seu lugar no bonde.

Salão Nobre passa por restauração para aniversário de 109 anos do Flu

Qual outro clube pode dizer que tem um Salão Nobre? Só o Fluminense mesmo". A frase do técnico Abel Braga em sua recente apresentação explica um pouco da importância do Salão Nobre das Laranjeiras para o Tricolor e até mesmo para a cidade do Rio de Janeiro. Palco de grandes festas e bailes desde o início do século XX, quando foi inaugurado junto a sede social, o local passa por um minucioso processo de restauração em busca de suas características originais. Em meio a diversas obras já realizadas no clube e ainda previstas pela nova diretoria, o salão será o artista principal da festa de 109 anos do Fluminense, a ser realizada no próximo mês de julho.
salao nobre fluminense laranjeiras obras (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)Andaimes e latas de tinta enfeitam provisoriamente o Salão Nobre das Laranjeiras durante o processo de restauração do local em busca de suas características originais (Foto: Edgard Sá / Globoesporte.com)
As obras para recuperar o patrimônio histórico do clube, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, começaram logo no início de 2011 e são coordenadas pelo vice-presidente administrativo do clube, José Mohamed, e pelo superintendente administrativo Nestor Bessa. Basta uma rápida caminhada pelas Laranjeiras para esbarrar com algum pintor ou canteiro de obras. Recentemente, o estacionamento dos jogadores teve o seu piso reformado e o parque aquático do clube ganhou uma nova guarita de entrada. O parquinho das crianças também mereceu atenção, com um novo toldo e mesas de totó e ping-pong. O letreiro "Fluminense Football Club" na entrada principal também foi renovado e a iluminação do local foi consertada.
- Estamos fazendo muitas mudanças na infraestutura do clube. Sou sócio há mais de 25 anos e nunca vi grandes melhorias na sede. O que já fizemos em seis meses já é mais do que foi feito nesses últimos anos. Estamos recuperando muitas coisas. E também iniciamos uma importante restauração no Salão Nobre com a contratação de uma restauradora especializada no assunto. Quase tudo estará pronto para o aniversário de 109 anos do Fluminense no mês que vem - disse Mohamed.
A data será comemorada no dia 21 de julho, mas a festa só deve ser realizada dois dias depois para coincidir com o fim de semana. Até lá, Ana Frazão, a restauradora citada pelo vice administrativo, terá seus dias de Fred e Conca nas Laranjeiras. Principal 'jogadora' da obra no Salão Nobre, ela passa longe da bola. Mas se preocupa com paredes, aduelas, portas, esquadrias, molduras e estêncils todos os dias. 
fluminense reforma salão nobre restauradora (Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)Ana Frazão pinta manualmente os estêncils
encontrados no vão de circulação do Salão Nobre
(Foto: Edgard Maciel de Sá / Globoesporte.com)
Por intermédio de uma prospecção estratigráfica (raspagem das paredes), Ana mapeou todas as cores já utilizadas no Salão Nobre do clube e descobriu a coloração original do local: tons de marfim que já começaram a substituir a atual pintura rosa. O clube já mandou produzir também quatro lustres que estão faltando para reproduzir novamente o espaço que os primeiros tricolores conheceram na década de 20. Além disso, o sinteco no piso foi refeito recentemente e as novas cortinas estão para chegar.
- Esse salão já teve nove cores diferentes. Foram muitas mudanças ao longo dos anos e queremos que tudo volte a ser como era originalmente. Muita coisa ficará pronta para o aniversário, mas a restauração continua depois também - explicou Ana Frazão, que se formou pela Escola de Belas Artes da UFRJ e já trabalhou nas restaurações de locais como o Museu da República, no Catete, e a Igreja 3ª Ordem da Penitência, na Carioca.
Outra descoberta da restauradora foram estêncils próximos ao teto nos vãos de circulação do Salão Nobre. Tratam-se de detalhes na parede que ao longo dos anos foram sendo cobertos por tinta durante as inúmeras pinturas do local. Diariamente, Ana se pendura em andaimes e refaz manualmente os estêncils. Os quadros que enfeitam o teto do espaço, feitas pelos irmãos Timóteo, e datados também dos anos 20, também serão restaurados. Até a porta principal do salão foi consertada e agora abre completamente. Segundo José Mohamed, ela estava emperrada há mais de 40 anos. O salão, que já abrigou bailes oficiais da cidade, recebe mais de dez festas, entre casamentos, aniversários, formaturas e etc, por mês.
A prospepcção estratigráfica de Ana Frazão descobriu também que amarelo ocre era a cor original da fachada externa do clube. Futuramente, a diretoria pensa em resgatar também a pintura antiga. A última aquisição para o patrimônio tricolor deixou o passado para trás e mirou o futuro. Agora, o Fluminense conta com uma cadeira de acessibilidade que serve como elevador para seus sócios deficientes poderem subir as escadas do clube.
- A obra é paliativa. Depois do aniversário ainda faremos muita coisa. O clube e o Salão Nobre nunca passaram por restaurações de porte. No ano passado os vitrais foram recuperados, mas não passou disso. E está tudo sendo feito com recursos próprios - salientou o superintendente administrativo Nestor Bessa.
Reforma do Salão Nobre do Fluminense (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)Quatro momentos da restauração no sentido horário: pintor devolve a cor original - tons de marfim - ao Salão Nobre; Paredes já pintadas contrastam com a antiga cor das molduras das passagens; O detalhe na escada mostram a parte oxidada (esquerda) e parte já restaurada (direita); e a prospecção estratigráfica mostrando todas as cores já usadas nas paredes do local (Fotos: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)

CURTINHAS: Léo faz exames e deve ser apresentado sábado

Praticamente acertado com o Botafogo, o volante Léo ainda não treinou com a equipe nesta quinta-feira. O jogador fará exames nesta sexta e é esperado que seja apresentado no sábado. O clube segue alguns cuidados com o atleta, uma vez que na última temporada ele foi reprovado nos exames médicos quando já havia acertado com o Glorioso. Entretanto, as informações que chegam de Recife é que Léo está totalmente recuperado de uma lesão na perna. O jogador esteve no Engenhão e conversou com Maicosuel após o treino.
Bruno Tiago corre
Ainda em recuperação de um inchaço no joelho direito, o volante Bruno Tiago correu em torno do gramado do campo anexo do Engenhão, enquanto seus colegas faziam exercícios de troca de passes no campo. Ainda não há uma definição se o jogador terá condição de enfrentar o Grêmio, neste domingo, no Engenhão.
Vice faz aniversário e recebe parabéns do elenco
O treino desta quinta-feira contou com a presença do vice-presidente de futebol André Silva. Aniversariante do dia, o dirigente recebeu os cumprimentos dos jogadores e dos membros da comissão técnica. Muito amigo de André, Maicosuel ligou para ele de manhã para dar os parabéns, mas não se arriscou a fazer nenhuma brincadeira durante o treino.

Após início meteórico e lesão grave, caçula do Brasil tenta agarrar chance

vôlei Ivna brasil seleção de novos (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Ivna quer mostrar que está 100% recuperada da
lesão (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
Melhor jogadora do Mundial juvenil de 2008 e maior pontuadora em vários jogos da Superliga feminina naquela temporada, Ivna teve o início promissor entre as profissionais interrompido bruscamente por uma grave lesão. Ao pisar em falso em uma partida do campeonato mineiro infanto-juvenil, rompeu os ligamentos cruzado e colateral medial, lesionou o menisco e ainda sofreu um edema ósseo no joelho esquerdo. Após quase um ano de recuperação, a ponteira acertou com o Pinheiros e, aos poucos, voltou a aparecer bem na competição nacional. Convocada para a seleção de novas, a mineira espera enfim confirmar que está em condições de voltar a brilhar.
Aos 21 anos, a jogadora, recém contratada pelo Osasco, é a caçula entre as atletas que treinam em Saquarema, tanto no grupo principal quanto na seleção de novas. Apesar da pouca idade, Ivna se considera amadurecida pela lesão que sofreu.
- Estava em uma fase muito boa, com portas se abrindo, e me machuquei. Tive que trabalhar muito minha paciência, porque foram dez meses parada. Mas levei isso como aprendizado. Nada acontece por acaso. Agora não sinto mais dor e estou cada vez mais forte.
Com a camisa da seleção, a primeira oportunidade que Ivna terá para mostrar que recuperou a boa forma será na Yelstin Cup, disputada entre 3 e 11 de julho, na Rússia. No torneio, em que o Brasil enfrentará Holanda e Polônia na primeira fase, a ponteira afirma que vai dar seu máximo para retribuir a chance dada por Zé Roberto Guimarães.
- É uma oportunidade grande e tenho muito o que aprender. Vou agarrar qualquer brecha que surgir para jogar nesta viagem. Vou dar meu sangue.
vôlei Ivna brasil seleção de novos (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Ponteira se esforça na musculação: 'Estou cada vez mais forte' (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
Para reforçar o grupo para a disputa da Yeltisin Cup, Camila Brait, Adenízia, Joycinha e Sassá foram deslocadas para a seleção de novas. Campeã olímpica em Pequim, a ponteira do Sesi será a capitã. Como o grupo principal disputa a Copa Pan-Americana no mesmo período, no México, Cláudio Pinheiro será o comandante na Rússia.
 

Em jogo quase perfeito, Wozniacki avança à terceira fase em Londres

Apenas um erro não forçado - e que só veio no 13º game do jogo. Em um dia assim, quase perfeito, ficou fácil para Caroline Wozniacki derrotar a francesa Virginie Razzano e avançar à terceira rodada em Wimbledon. Por 6/1 e 6/3, a número 1 do mundo triunfou na partida que seria disputada na quinta-feira, mas só começou nesta sexta porque a chuva atrasou a programação.
tênis caroline wozniacki wimbledon (Foto: agência AP)Caroline Wozniacki sobe à rede para fazer o voleio (Foto: agência AP)
Razzano só esteve na frente no comecinho do primeiro set, quando confirmou seu serviço e fez 1/0. Depois disso, Wozniacki venceu seis games seguidos e fechou a primeira parcial por 6/1. Ainda sem errar, a líder do ranking, que terminou o jogo com 13 bolas vencedoras, rapidamente abriu 4/1 na segunda parcial, encerrando as esperanças de reação de Razzano.
A jovem dinamarquesa de 20 anos, que ainda tenta conquistar seu primeiro Grand Slam, enfrentará na próxima rodada a australiana Jarmila Gajdosova, 28ª colocada no ranking mundial. Jarka, como é apelidada, fez parceria com Thomaz Bellucci no torneio de duplas mistas em Roland Garros. Os dois jogariam juntos novamente em Wimbledon, mas o brasileiro foi eliminado na estreia em simples e optou por voltar ao Brasil.