quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Espanhol

17h00 Rayo Vallecano 3x0 Levante
19h00 Real Sociedad 2x1 Sevilla
19h00 Espanyol 2x0 La Coruña

Fora da Champions, Chelsea pega tchecos na Europa League; Atlético de Madri encara Rubin Kazan



Frank Lampard, na partida do Chelsea contra o Monterrey, no Mundial de Clubes
Chelsea de Frank Lampard vai enfrentar o Sparta Praga

Fora da briga pelo bicampeonato da Champions, o Chelsea já conhece o seu rival no primeiro mata-mata da Europa League. De acordo De acordo com o sorteio realizado nesta quinta-feira, os Blues terão pela frente o Sparta Praga, da República Tcheca. Depois, pegam o vencedor de Ajax e Steaua Bucareste nas oitavas de final.

Já o atual campeão Atlético de Madri vai encarar o Rubin Kazan no primeiro mata-mata. Os espanhóis se classificaram apenas como segundos colocados na fase de grupo e corriam o risco de pegar uma pedreira ainda maior pela frente.

Entre os gigantes que ainda estão vivos no torneio, o Liverpool também terá um duelo difícil pela frente: encara o Zenit, da Rússia. Já a Internazionale vai enfrentar o Cluj, da Romênia. Os italianos também foram mal na primeira fase e terão que decidir a classificação fora de casa.

Entre os bons duelos sorteados, o Bayern Leverkusen encara o Benfica, o Tottenham pega o Lyon, e o Anzhi, de Samuel Eto’o, vai encarar o Hannover.

Os duelos do primeira mata-mata acontecem nos dias 14 e 21 de fevereiro. Depois, as oitavas serão disputadas em 7 e 14 de março. No dia 15, haverá o sorteio para definir o restante da tabela.

Veja os jogos do primeiro mata-mata (os duelos estão divididos de dois em dois de acordo com o cruzamento das oitavas de final):

Efe
Atlético, de Falcão, duela com o Rubin Kazan, da Rússia
Atlético, de Falcão, duela com o Rubin Kazan, da Rússia
Napoli (ITA) x Viktoria Pílsen (RTC)
Bate Borisov (BLR) x Fenerbahce (TUR)

Bayer Leverkusen (ALE) x Benfica (POR)
Dínamo de Kiev (UCR) x Bordeaux (FRA)

Anzhi (RUS) x Hannover (ALE)
Newcastle (ING) x Metalist (UCR)

Stuttgart (ALE) x Genk (BEL)
M’Gladbach (ALE) x Lazio (ITA)

Tottenham (ING) x Lyon (FRA)
Internazionale (ITA) x Cluj (ROM)

Levante (ESP) x Olympiacos (GRE)
Atlético de Madri (ESP) x Rubin Kazan (RUS)

Basel (SUI) x Dnipro (UCR)
Zenit (RUS) x Liverpool (ING)

Ajax (HOL) x Steaua Bucareste (ROM)
Sparta Praga (RTC) x Chelsea (ING)

Ex-técnico do Real Madrid deve assumir o comando do Wolfsburg


Bernd Schuster, ex-Real Madrid, deve assumir comando do Wolfsburg
Bernd Schuster, ex-Real, deve assumir comando do Wolfsburg


Última equipe fora da zona de rebaixamento no Campeonato Alemão, na 15ª posição, o Wolfsburg teve ter um ex-técnico d Real Madrid como novo comandante. O alemão Bernd Schuster, informa a imprensa alemã, deve ser anunciado nesta sexta-feira pelos Lobos, com um contrato até junho de 2015. 

Aos 52 anos, Schuster fez seu último trabalho no Besiktas, em março de 2011. Como treinador, seu maior sucesso foi no próprio Real, quando conquistou ao Campeonato Espanhol de 2007-2008. Como jogador, foi meio-campista dos merengues e do Barcelona, além de ter feito 20 jogos pela seleção da Alemanha Ocidental.

Desde que o rígido Felix Magath foi demitido, em outubro, Lorens-Guenther Koestner assumiu de forma interina o comando da equipe. Na última quarta-feira, ele que estava no banco na dramática vitória por 2 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, pela Copa da Alemanha – o atacante holandês Bas Dost garantiu o triunfo apenas aos 45 minutos do segundo tempo. 

No dia do aniversário, Paraná anuncia volta de ídolo e ex-flamenguista Reinaldo


Paraná anunciou a volta do goleiro Marcos, a contratação do atacante Reinaldo e mais dois
Paraná anunciou a volta do goleiro Marcos, a contratação do atacante Reinaldo e mais dois
Dia de festa na Vila Capanema para comemorar os 23 anos de fundação do Paraná Clube. Aproveitando o clima, a diretoria anunciou a chegada dos quatro primeiros reforços para a temporada 2013. Um dos mais festejados foi o goleiro Marcos. Destaque do time tricolor na Copa João Havelange de 2000, o novo camisa 1 seguiu carreira no futebol português e está de volta ao clube que o revelou profissionalmente.

Para tentar resolver os problemas no ataque, a aposta é o experiente Reinaldo, que tem passagens por Flamengo, São Paulo, Paris Saint-Germain (França) e Botafogo, além de uma série de equipes do futebol asiático, sendo o último o Guandong Sunray Cave, da China. Do seu lado estará o atacante Paulo Renê, revelado pelo Gama-DF e com passagens por Santa Cruz e Bragantino.
Fechando a lista deste primeiro pacote de reforços está o meia Rubinho, que jogou contra o Paraná na Copa do Brasil, quando defendia as cores do Luverdense-MT. Na disputa da Série C foi um dos destaques da competição. Juntam-se a eles os volantes Ricardo Conceição e Zé Luís, e os zagueiros Alex Bruno e Anderson, que tiveram suas renovações de contratos confirmadas pela diretoria 

United x Real: o jogaço das oitavas e o reencontro de Ronaldo e Mourinho com o Old Trafford



Ao menos no papel, ninguém tem dúvidas de qual será o jogaço das oitavas de final da Champions League. O Real Madrid pagou caro por não ter conseguido se classificar com o primeiro lugar de seu grupo e terá pela frente o Manchester United logo de cara na fase mata-mata da principal competições de clube da Europa. Além de um muito equilibro dentro de campo, o duelos ainda traz boas histórias como plano de fundo. 

Getty
Ronaldo vai reencontrar o United pela primeira vez
Ronaldo vai reencontrar o United pela primeira vez

CRISTIANO RONALDO - Revelado pelo Sporting, Cristiano Ronaldo chegou ao United em 2003 como a grande aposta de Alex Ferguson. Em seis anos no clube, ganhou três Campeonatos Inglês, uma Champions e uma Mundial de Clubes, além de outras quatro taças em copas na Inglaterra. Foi com a camisa vermelha dos Red Devils que Ronaldo chegou ao topo e foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008. Desde então, o atacante tenta repetir o feito.

Mesmo realizado em número de conquistas, Ronaldo decidiu trocar o United pelo glamour e pelo dinheiro do Real Madrid em 2009. O sorteio da Champions proporcionará o primeiro confronto entre o atacante e o time de Manchester.

Por ter atuado por tanto tempo no Old Trafford, Cristiano Ronaldo sempre é especulado como um possível reforço do United. O português estaria descontente no Real Madrid, e a sua ligação com Ferguson seria um dos trunfos para o retorno a Manchester. O astro já disse por várias vezes que considera o treinador como um pai.

Curiosamente, porém, Ronaldo já enfrentou o United. Na inauguração do estádio Alvalade, no meio de 2003, o atacante brilhou e comandou a vitória portuguesa por 3 a 1. Logo na sequência da partida, os Red Devils acertaram a contratação da grande promessa lusa. Reza a lenda que foi exatamente esta atuação que garantiu a ida de Ronaldo ao Old Trafford.
Arte ESPN
Mourinho leva a melhor no duelo direto com o United
Mourinho leva a melhor no duelo direto com o United

JOSÉ MOURINHO – O técnico tem tudo para ser o outro centro das atenções da partida. Mourinho é outro que sempre é especulado para dirigir o United. O próprio Alex Ferguson já disse que vê no rival das oitavas um sucessor para o comando dos Red Devils. O português, por sua vez, nunca escondeu o desejo de voltar a trabalhar na Inglaterra, onde já dirigiu o Chelsea.

Por ter passado por Stanford Bridge, Mourinho se acostumou a enfrentar o United. Foram 10 duelos entre Chelsea e Manchester com ele no banco de reservas dos Blues. E o português também se acostumou a levar a melhor. Foram 5 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota. Mourinho fez duas finais contras os Red Devils, ganhou uma e perdeu outra, nos pênaltis.

Os melhores duelos contra o United, porém, vieram quando Mourinho não estavam no Chelsea. O português já enfrentou o time de Manchester por duas vezes nas oitavas de final da Champions. Na primeira, no comando do Porto, se deu melhor e arrancou rumo ao título. Na segunda, porém, o caminho foi inverso. O United bateu a Internazionale de Mourinho em 2009 e, posteriormente, levantou a taça da competição.
Arte ESPN
3 VITÓRIAS DO REAL, 2 EMPATES E 2 TRIUNFOS DO UNITED
3 VITÓRIAS DO REAL, 2 EMPATES E 2 TRIUNFOS DO UNITED

DUELOS PASSADOS – Real Madrid e Manchester United se enfrentaram oito vezes na história, em quatro confrontos de mata-mata da Liga dos Campeões. O retrospecto é favorável ao time espanhol (3 a 1), mas uma curiosidade histórica deixa os ingleses confiantes.

Na única vez que o United conseguiu passar pelo Real em um mata-mata, os Red Devils acabaram sendo campeões. Mais que isso: levantaram a taça justamente no estádio Wembley, mesmo local da decisão desta temporada. O triunfo inglês aconteceu na semifinal do torneio de 1968 (1x0 na ida e 3x3 na volta). Depois, o título veio com vitória sobre o Benfica na final.

FATOR RONALDO – Do outro lado, porém, o Real Madrid também tem motivos supersticiosos para comemorar. No último encontro entre as duas equipes, nas quartas de final da Champions de 2003, um Ronaldo brilhou e garantiu a classificação merengue.

O Ronaldo em questão, porém, é o brasileiro. No jogo de volta do duelo de 2003, o Fenômeno marcou nada menos que os três gols da derrota do Real por 4 a 3 para o Manchester United em Old Trafford. Os espanhóis se classificaram porque haviam vencido o jogo de ida por 3 a 1.
Em 2003, United e Real se enfrentaram pela última vez na Champions com jogaços e show de Ronaldo!
ANÁLISE ESPN - Em momentos opostos, United chegará voando para encarar Real do triste Ronaldo 
Em momentos opostos, United chegará voando para encarar Real do triste Cristiano 

Guia da Champions: Conheça cada um dos 16 classificados às oitavas de final




Rival nas 8ªs: 
Valencia (Espanha)
Destaque: Zlatan Ibrahimovic
Principais títulos: 2 Campeonatos Franceses e 8 Copas da França
Como chegou: Vice-campeão francês
Técnico: Carlo Ancelotti
Situação na última Champions: Não jogou
Como se classificou: 1º lugar do Grupo A, que tinha Porto, Dínamo de Kiev e Dínamo Zagreb
Time base: Sirigu; Jallet, Thiago Silva, Alex e Maxwell; Matuidi e Verratti; Ménez, Pastore e Lavezzi; Ibrahimovic

Comprado pelo sheik Nasser Al-Khelaifi em 2011, o Paris Saint-Germain não poupou investimentos desde então e vem contratando alguns dos atletas mais cobiçados no futebol europeu. Nesta temporada, o time gastou quase 130 milhões de libras por nomes como Ibrahimovic, Thiago Silva, Lucas, entre outros.

Após a frustração de ter perdido o título do Campeonato Francês para o pequeno Montpellier, o time da capital se reforçou ainda mais e parece viver melhor momento em 2012/2013. Mesmo com um início irregular no Nacional, a equipe assumiu a liderança ao vencer o Lyon na última semana e vem forte na Champions League ao ter se classificado às oitavas de final com cinco vitórias em seis jogos.

O grande destaque da equipe é o atacante Zlatan Ibrahimovic. Artilheiro do Francês, o sueco marcou só dois gols na competição continental, mas já deu cinco assistências, é o líder nesta estatística e aparece como grande nome do setor ofensivo dos parisienses. Na zaga, o brasileiro Thiago Silva e o goleiro Sirigu são as principais garantias da melhor defesa do torneio até aqui com apenas três gols sofridos.





Rival nas 8ªs: Málaga (Espanha)
Destaque: James Rodríguez
Principais títulos: 26 Campeonatos Portugueses, 16 Copas de Portugal, 2 Champions League, 2 Mundiais de Clubes e 2 Europas League
Como chegou: Campeão português
Quantas vezes jogou a Champions League: 26
Técnico: Vítor Pereira
Situação na última Champions: Eliminado na fase de grupos
Como se classificou: 2º lugar do Grupo A, que tinha Paris Saint-Germain, Dínamo de Kiev e Dínamo Zagreb
Time base: Helton; Danilo, Maicon (Mangala), Otamendi e Alex Sandro; Defour, Lucho González e João Moutinho; James Rodríguez, Jackson Martínez e Varela

Bicampeão português, o Porto tenta fazer uma campanha para apagar o fiasco da edição passada, quando foi eliminado precocemente na fase de grupos para o Zenit e a zebra Apoel Nicósia, que avançou até as quartas de final. A equipe ainda vem enfraquecida por conta da saída de Hulk, sua grande referência no ataque.

Mesmo assim, o Dragão parece ter lidado sem grande problemas com a questão. Apostando em nomes menos conhecidos como Jackson Martínez, que foi contratado nesta temporada, o time passou com tranquilidade em seu grupo e ainda divide a ponta do Português com o Benfica.

Sem contar mais com os artilheiros Falcao García e Hulk, a equipe tem como grande talento o habilidoso meia James Rodríguez. Muito técnico, o colombiano já é especulado em gigantes da Europa. Além disso, destacam-se também o organizador do time João Moutinho e a dupla lateral brasileira composta pelos ex-santistas Danilo e Alex Sandro.




Rival nas 8ªs: Galatasaray (Turquia)
Destaque: Klaas Jan-Huntelaar
Principais títulos: 7 Campeonatos Alemães, 5 Copas da Alemanha e 1 Europa League
Como chegou: Terceiro colocado do Campeonato Alemão
Técnico: Jens Keller (interino)
Situação na última Champions: Não participou
Como se classificou: 1º lugar do Grupo B, que tinha Arsenal, Olympiacos e Montpellier
Time base: Unnerstall; Uchida (Matip), Papadopoulos Höwedes e Fuchs; Jones e Neustädter; Farfán, Holtby e Afellay; Huntelaar

Dos 16 times que avançaram às oitavas de final, o Schalke é o que vive o pior momento. Apesar de ter se classificado na primeira posição e de forma invicta, a equipe não vence há sete jogos e ainda viu o técnico Huub Stevens ser demitido após o revés diante do Freiburg, por 3 a 1, em casa. De quebra, os Azuis Reais ainda foram eliminados nas oitavas de final da Copa da Alemanha, diante do Mainz, em casa.

Depois de cair para a sétima posição da Bundesliga, o clube de Gelsenkirchen tentará se recompor com a intertemporada do futebol alemão e as festas de fim de ano para se recuperar visando a fase mata-mata da Champions League.

A grande arma para superar o mau momento é artilheiro Huntelaar. Principal goleador na última edição do Alemão, o centroavante holandês marcou quatro gols na fase de grupos e é a grande esperança de gols da equipe. As perigosas cobranças de falta e o constante apoio do lateral Christian Fuchs e a qualidade técnica do meia Lewis Holtby também são outras armas do Schalke.




Rival nas 8ªs: Bayern de Munique (Alemanha)
Destaque: Santi Cazorla
Principais títulos: 13 Campeonatos Ingleses e 10 Copas da Inglaterra
Como chegou: Terceiro colocado do Campeonato Inglês
Técnico: Arsène Wenger
Situação na última Champions: Eliminado nas oitavas de final
Como se classificou: 2º lugar do Grupo B, que tinha Schalke, Olympiacos e Montpellier
Time base: Szczesny; Sagna, Vermaelen, Mertesacker e Gibbs; Wilshere e Arteta; Gervinho (Walcott e Chamberlain), Cazorla e Podolski; Giroud

Em mais uma temporada irregular, na qual é só o quinto do Campeonato Inglês e foi eliminado na Copa da Liga Inglesa pelo Bradford, da quarta divisão nacional, o Arsenal volta a aparecer nas oitavas de final como um coadjuvante. Vivendo um período de transição, tendo em vista as alterações sofridas no elenco nesta temporada, a equipe londrina espera buscar maior regularidade para a disputa das oitavas.

Alternando boas e ruins atuações, os Gunners foram superados pelo Schalke em sua chave e não empolgaram seus torcedores, mas voltam a apostar em seu jovem elenco para superar adversários considerados favoritos.

O grande destaque da equipe é Santi Cazorla, que chegou à equipe neste temporada, a passou a atuar centralizado no meio de campo ao invés de atuar pelas pontas. A mudança não só funcionou como o espanhol virou o grande astro da equipe. O eficiente Lukas Podolski e Jack Wilshere, que, recuperado de grave lesão, volta a ocupar o papel de organizador da equipe, são outras das principais peças.





Rival nas 8ªs: Porto (Portugal)
Destaque:
 Isco
Principais títulos: 2 Campeonatos Espanhóis (2ª divisão)
Como chegou: Quarto colocado do Espanhol
Técnico: Manuel Pellegrini
Situação na última Champions: Não jogou
Como se classificou: 1º lugar do Grupo C, que tinha Milan, Zenit e Anderlecht
Time base: Caballero; Jesús Gámez, Weligton, Demichelis e Eliseu; Ignacio Camacho e Iturra; Joaquín, Isco e Portillo; Santa Cruz (Saviola)
Estreante, o Málaga não se incomodou com milionário Zenit e o tradicional Milan e foi um dos primeiros times a se garantir nas oitavas de final da Champions League. A equipe foi comprada pelo sheik Abdullah bin Nasser Al Thani e passou a investir pesado, mas foi nesta temporada que os malaguenhos podem jogar o principal torneio do continente, justamente quando o magnata deixou de colocar dinheiro no clube.

Em meio ao cenário financeiro incerto no começo de 2012/2013, o clube espanhol ainda perdeu um de seus destaques, o meia Santi Cazorla, negociado com o Arsenal, mas isso não impediu que os bons resultados da temporada passada fossem ainda melhor. Na quarta colocação do Espanhol, o Málaga surge como uma das ou talvez a principal surpresa desta edição da Champions.

Para alcançar essa fase, o time deve muito graças ao jovem meia-atacante Isco, que já marcou dois gols e distribuiu duas assistências. Além dele, o lateral/meia Eliseu é outro destaque, tendo balançado as redes em três oportunidades.




Rival nas 8ªs: Barcelona (Espanha)
Destaque: Stephan El Shaarawy
Principais títulos: 18 Campeonatos Italianos, 5 Copas da Itália, 7 Champions League e 3 Mundiais de Clubes
Como chegou: Vice-campeão italiano
Técnico: Massimiliano Allegri
Situação na última Champions: Foi eliminado nas quartas de final
Como se classificou: 2º lugar do Grupo C, que tinha Málaga, Zenit e Anderlecht
Time base: Abbiati; Di Sciglio (Abate), Mexes, Yepes (Bonera) e Antonini; Nocerino, Montolivo, Emanuelson e Boateng; El Shaarawy e Pazzini (Robinho)
Vivendo um período financeiramente difícil, o Milan já não demonstra a mesma força da última década, quando faturou a Champions League em duas oportunidades. Sem dinheiro, a equipe ainda viu os astros Ibrahimovic e Thiago Silva deixarem a Itália e não conseguiu repor com a mesma qualidade.

As saídas refletiram diretamente na queda de produção do time rossonero, que faz campanha abaixo do esperado no Italiano e não brilhou na Champions League, embora tenha avançado de fase. Assim, pode-se dizer que o clube italiano chega ao mata-mata apostando mais na sua tradição do que no futebol apresentado em si.

Porém, um jogador destoa e é o grande protagonista do Milan. Aos 20 anos, o atacante Stephan El Shaarawy é o atual artilheiro isolado do Italiano, com 14 gols. Na Champions, o italiano de descendência egípcia marcou dois gols e é a principal aposta do técnico Allegri, que ainda vê Robinho e Alexandre Pato serem especulados para retornar ao Brasil.




Rival nas 8ªs: Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Destaque: Mario Götze
Principais títulos: 8 Campeonatos Alemães, 3 Copas da Alemanha, 1 Champions League e 1 Mundial de Clubes
Como chegou: Campeão alemão
Técnico: Jürgen Klopp
Situação na última Champions: Eliminado na fase de grupos
Como se classificou: 1º lugar do Grupo D, que tinha Real Madrid, Ajax e Manchester City
Time base: Weidenfeller; Piszczek, Hummels, Subotic e Schmelzer; Gündogan e Bender (Kehl); Blaszczykowski, Götze e Reus; Lewandowski
Após decepcionar no ano passado e terminar na última posição de seu grupo, o Borussia Dortmund se superou nesta temporada e foi um dos grandes destaques ao conseguir quatro vitórias e dois empates e garantir a liderança do grupo da morte com uma rodada de antecedência. Além disso, os dois resultados iguais só ocorreram porque o time aurinegro sofreu gols já nos minutos finais.

Com a base do bicampeonato alemão praticamente mantida, o clube parece distante do tri em seu país, devido aos tropeços e à campanha quase impecável do Bayern, porém alimenta um sonho ambicioso na competição continental.

O entrosamento de um elenco que já está há quase três anos junto e a energia e união com o técnico Jürgen Klopp é a grande arma da equipe. Porém, algumas individualidades se sobressaem no Dortmund, casos dos criativos e habilidosos meias Mario Götze e Marco Reus. Na zaga, Mats Hummels, principal zagueiro da Alemanha, é o grande pilar. Já no ataque, Robert Lewandowski, com quatro gols na Champions, vive ótima fase e é uma das referências no elenco.




Rival nas 8ªs: Manchester United (Inglaterra)
Destaque: Cristiano Ronaldo
Principais títulos: 32 Campeonatos Espanhóis, 18 Copas do Rei, 9 Champions League, 3 Mundiais de Clubes e 2 Europas League
Como chegou: Campeão espanhol
Técnico: 
José Mourinho
Situação na última Champions: Eliminado na semifinal
Como se classificou: 2º lugar do Grupo D, que tinha Borussia Dortmund, Ajax e Manchester City
Time base: Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Pepe e Marcelo; Xabi Alonso e Khedira (Modric); Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema
Obcecado pela 10ª Champions League, o Real Madrid chega às oitavas de final em um momento turbulento. A 13 pontos do líder Barcelona no Campeonato Espanhol, o time merengue já tropeçou mais vezes do que o fez na última edição do Nacional e vê recorrentes polêmicas entre José Mourinho e o elenco serem veiculadas na imprensa do país. No principal torneio de clubes do Velho Continente, a equipe até conseguiu a vaga, mas não brilhou ao ficar atrás do Borussia Dortmund em sua chave.

Na última edição, os madrilenhos caíram na semifinal, nos pênaltis, diante do Bayern de Munique. E, agora, neste ano, com a situação complicada no Espanhol, o Real Madrid pode viver ainda mais pressão e expectativa pela fase mata-mata da Champions.

Para levantar o troféu mais cobiçado do futebol europeu, a equipe espanhola aposta no talento de Cristiano Ronaldo, que já marcou seis gols e divide a artilharia com Burak Yilmaz, do Galatasaray. Do lado do português, ainda aparecem os garçons Di María e Özil, que deram três assistências cada.

Arte ESPN
Schalke, Juventus, Bayern, Dortmund, PSG, Barcelona, United e Málaga se classificaram em primeiro
Schalke, Juventus, Bayern, Dortmund, PSG, Barcelona, United e Málaga se classificaram em primeiro

Guia da Champions: Conheça cada um dos 16 classificados às oitavas de final



Rival nas 8ªs: Celtic (Escócia)
Destaque: Arturo Vidal
Principais títulos: 28 Campeonatos Italianos, 9 Copas da Itália, 2 Champions League, 3 Europas League e 2 Mundiais de Clubes
Como chegou: Campeã italiana
Técnico: Antonio Conte
Situação na última Champions: Não jogou
Como se classificou: 1º lugar do Grupo E, que tinha Shakhtar Donetsk, Chelsea e Nordsjelland
Time base: Buffon; Bonucci, Barzagli e Chellini; Lichtsteiner, Pirlo, Marchisio, Vidal e Asamoah; Giovinco e Vucinic
Campeã invicta da última edição do Campeonato Italiano, a Juventus é a grande força da Terra da Bota. Em um trabalho muito bem feito por Antonio Conte, a Vecchia Signora se encontrou rapidamente no 3-5-2 e não teve problemas para se impor em seu país, que vive mau momento, tanto que perdeu uma das vagas que tinha direito à Champions para a Alemanha.

De volta à principal competição de clubes do continente depois de dois anos de ausência, a equipe de Turim até demonstrou certa instabilidade nesta edição. Um exemplo disso foi o empate com o novato Nordsjelland. Porém, uma vitória categórica sobre o atual campeão Chelsea e um resultado positivo na Ucrânia diante da sensação Shakhtar mostrou que a Juventus, bicampeã europeia e do mundo, está de volta e forte para o mata-mata.

Conduzida pelo cerebral volante Andrea Pirlo, o time bianconero vê em outro meio-campista o grande destaque nesta Champions. Arturo Vidal é eficiente na defesa e é decisivo ofensivamente. Com três gols e duas assistências, o chileno foi responsável por quase metade dos 12 gols que seu time marcou na fase de grupos.




Rival nas 8ªs: Borussia Dortmund (Alemanha)
Destaque: Willian
Principais títulos: 7 Campeonatos Ucranianos, 8 Copas da Ucrânia e 1 Europa League
Como chegou: Campeão ucraniano
Técnico: Mircea Lucescu
Situação na última Champions: Eliminado na fase de grupos
Como se classificou: 2º lugar do Grupo E, que tinha Juventus, Chelsea e Nordsjelland
Time base: Pyatov; Srna, Rakitskiy, Kucher e Rat; Hubschman e Fernandinho; Alex Teixeira, Mkhitaryan e Willian; Luiz Adriano
De decepção à surpresa. Este é o desempenho do Shakhtar nas duas últimas edições da Champions League. Após ficar na última colocação da chave com Apoel Nicósia, Zenit e Porto em 2011/2012, o time ucraniano se tornou em uma das grandes sensações desta temporada ao desbancar o atual campeão Chelsea e só perder a primeira posição por conta de uma derrota diante da Juventus, quando já estava classificado.

E, como já é de costume, o Shakhtar contou com a participação efetiva de brasileiros. Afinal são sete os que participaram da campanha do clube nesta Champions. O elenco ainda conta com Alan Patrick e Dentinho que não participaram da campanha até aqui.

Com tantos atletas do Brasil, o destaque é justamente um sul-americano. O ex-corintiano Willian marcou quatro gols, deu duas assistências e, assim, participou diretamente de metade dos gols de sua equipe. O meia-atacante não é só um dos principais jogadores do Shakhtar, como também de todo o torneio.




Rival nas 8ªs: Arsenal (Inglaterra)
Destaque: Thomas Müller
Principais títulos: 22 Campeonatos Alemães, 15 Copas da Alemanhaa, 4 Champions League, 1 Europa League e 2 Mundiais de Clubes
Como chegou: Vice-campeão alemão
Técnico: Jupp Heynckes
Situação na última Champions: Vice-campeão
Como se classificou: 1º lugar do Grupo F, que tinha Valencia, Bate Borisov e Lille
Time base: Neuer; Lahm, Dante, Boateng e Alaba; Luiz Gustavo (Javi Martínez) e Schweinsteiger; Robben, Müller (Kroos) e Ribéry; Mandzukic
Na temporada passada, o Bayern de Munique teve um grande futebol, mas ficou no quase. Afinal, o time foi vice-campeão das três principais que participa: Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Champions League. A última teve um gosto ainda mais doloroso, não só pela maior expressão do título, como também pelo fato de a derrota ter ocorrido nos pênaltis e em plena Allianz Arena.

Porém, em 2012/2013, o torcedor do clube bávaro pode manter o otimismo. Afinal, a equipe manteve sua base e contratou bons valores como o zagueiro brasileiro Dante (eleito para a seleção da última Bundesliga, o volante espanhol Javi Martínez (contratação mais cara da história do futebol alemão – 40 milhões de euros) e o atacante croata Mario Mandzukic, que dá dor de cabeça para Mario Gomez recuperar o posto de titular após enfrentar uma lesão que o deixou de fora durante quase toda primeira metade da competição.

Em campo, o desempenho melhorou. O Bayern é líder isolado do Alemão com nove pontos de vantagem e se classificou em primeiro em sua chave na Champions. Muito disso se deve a um time mais “democrático”, que é cada vez menos dependente de Franck Ribéry, Arjen Robben e Gomez. Um exemplo disso é Thomas Müller, que se tornou ainda mais efetivo. São três bolas na rede na competição continental. Na Bundesliga, são nove gols e nove assistências.




Rival nas 8ªs: Paris Saint-Germain (França)
Destaque: Roberto Soldado
Principais títulos: 6 Campeonatos Espanhóis, 7 Copas do Rei e 1 Europa League
Como chegou: Terceiro colocado do Campeonato Espanhol
Técnico: Ernesto Valverde
Situação na última Champions: Eliminado na fase de grupos
Como se classificou: 2º lugar do Grupo F, que tinha Bayern de Munique, Bate Borisov e Lille
Time base: Guaita; João Pereira (Barragán), Ricardo Costa, Rami e Cissokho; Tino Costa, Gago (Banega), Guardado e Feghouli; Jonas e Soldado

Brigando por se firmar como terceira força do país, o Valencia não vive grande temporada. A equipe até conseguiu a vaga às oitavas de final da Champions League, mas isso era o esperado tendo em conta que brigaria pela segunda vaga do grupo com Bate Borisov e Lille. No Espanhol, os Ches fazem campanha irregular e está apenas na 11ª colocação.

A situação custou o emprego do técnico Mauricio Pellegrino, que foi substituído recentemente por Ernesto Valverde. Assim, em situação adversa para conseguir uma vaga em competições europeias na próxima temporada, a equipe tentará chegar o mais longe que puder na atual edição da Champions.

Para isso, conta com uma dupla de ataque goleadora. Jonas e Roberto Soldado marcaram quatro gols cada e são responsáveis por 2/3 dos tentos anotados pelo time espanhol na competição continental. O segundo ainda deu uma assistência e é a grande referência. O meia franco-argelino Sofiane Feghouli também vive grande fase e é uma das armas ofensivas do Valencia.




Rival nas 8ªs: Milan (Itália)
Destaque: Lionel Messi
Principais títulos: 21 Campeonatos Espanhóis, 26 Copas do Rei, 4 Champions League e 2 Mundiais de Clubes
Como chegou: Vice-campeão espanhol
Técnico: Tito Vilanova
Situação na última Champions: Eliminado na semifinal
Como se classificou: 1º lugar do Grupo G, que tinha Celtic, Benfica e Spartak Moscou
Time base: Valdés; Daniel Alves (Adriano), Piqué, Puyol e Jordi Alba; Busquets, Xavi, Iniesta e Messi; Alexis Sánchez (Fábregas) e Pedro
Vivendo uma nova era sob o comando de Tito Vilanova, o Barcelona parece manter o rumo que seguiu com Pep Guardiola (treinador com mais glórias à frente do time na história). O melhor início que algum clube já teve no Campeonato Espanhol e a facilidade para avançar na fase de grupos evidenciam isso.

Tudo bem, a chave do time catalão no torneio continental foi longe de ser a mais difícil, mas a campanha feita no Nacional e a facilidade que o clube azul-grená continua tendo para derrotar um adversário fazem o Barcelona seguir como um dos principais favoritos a todos os títulos que disputa. Isto sem levar em consideração que a equipe teve problemas defensivos por conta das frequentes ausências por lesão da zaga titular formada por Piqué e Puyol.

E, obviamente, o Barça segue tão poderoso muito por causa do astro Lionel Messi. O argentino já tem incríveis 90 gols em 2012 e se tornou o maior artilheiro em um ano, superando a marca de Gerd Müller, que balançou as redes em 85 oportunidades, em 1972. Pela Champions, o camisa 10 do time espanhol já anotou cinco tentos – além de ter distribuído três assistências - e é o vice-artilheiro.




Rival nas 8ªs: Juventus (Itália)
Destaque: Giorgios Samaras
Principais títulos: 43 Campeonatos Escoceses, 35 Copas da Escócia e 1 Champions League
Como chegou: Campeão escocês
Técnico: Neil Lennon
Situação na última Champions: Não jogou
Como se classificou: 2º lugar do Grupo G, que tinha Barcelona, Benfica e Spartak Moscou
Time base: Forster; Lustig, Ambrose, Wilson e Izaguirre; Commons, Wanyama, Brown, Ledley (Hooper) e Mulgrew; Samaras
Correndo por fora na briga com o Benfica pela segunda vaga do grupo encabeçado pelo Barcelona, o Celtic conquistou a classificação com direito a uma emocionante vitória sobre o time catalão, que até agora só perdeu duas partidas em toda temporada. O triunfo foi acompanhado por um Celtic Park em êxtase, o que foi muito bem representado com a imagem do cantor Rod Stewart aos prantos após o apito final que correu o mundo.

A vitória foi decisiva para o time escocês voltar às oitavas depois de cinco anos de ausência. Afinal, ficou apenas dois pontos à frente do Benfica, que tinha a vantagem no confronto direto. Porém, os Bhoys aparecem como um dos principais azarões no mata-mata e provavelmente apostarão em uma tática defensiva para tentar mais uma emocionante história nesta edição da Champions.

Forte na defesa, a equipe ainda conta com grande fase do goleiro Forster, um dos principais destaques na vitória sobre o Barcelona. Na frente, o principal incumbido de causar problemas é o esforçado atacante Georgios Samaras. O grego já marcou três gols e deu uma assistência.




Rival nas 8ªs: Real Madrid (Espanha)
Destaque: Robin Van Persie
Principais títulos: 19 Campeonatos Ingleses, 11 Copas da Inglaterra, 3 Champions League e 2 Mundiais de Clubes
Como chegou: Vice-campeão inglês
Técnico: Sir Alex Ferguson
Situação na última Champions: Eliminado na fase de grupos
Como se classificou: 1º lugar do Grupo H, que tinha Galatasaray, Cluj e Braga
Time base: De Gea; Rafael, Vidic, Ferdinand e Evra; Valencia, Carrick, Cleverley e Kagawa; Rooney e Van Persie
O Manchester United parece recuperado do fiasco na Champions League no ano passado, quando caiu na fase de grupos, sendo superado por Benfica e Basel e do título perdido do Inglês na última rodada para o rival City. Com a chegada de Kagawa e Van Persie, os Red Devills fortaleceram o poder ofensivo, e o resultado foi percebido no campo.

Líder da Premier League – com direito à melhor ataque - e classificado para as oitavas de final da principal competição de clubes da Europa, o time de Sir Alex Ferguson voltou a ser um dos mais temidos clubes do continente. E as notícias boas para o United não param. A equipe teve a volta de Nemanja Vidic, recuperado de uma lesão no joelho que o tirou de boa parte da temporada. O sérvio é o grande reforço dos Red Devills para a sequência da Champions.

Enquanto o zagueiro volta aos poucos, Van Persie vai se consolidando cada vez mais em uma das melhores contratações do time nos últimos anos. O holandês divide a artilharia do Inglês com Michu, do Swansea, tendo marcado 12 gols. Na Champions, ele participou de quatro partidas e balançou a rede em três oportunidades.




Rival nas 8ªs: Galatasaray (Turquia)
Destaque: Burak Yilmaz
Principais títulos: 18 Campeonatos Turcos, 14 Copas da Turquia e 1 Europa League
Como chegou: Campeão turco
Técnico: Fatih Terim
Situação na última Champions: Não jogou
Como se classificou: 2º lugar do Grupo H, que tinha Manchester United, Cluj e Braga
Time base: Muslera; Eboué, Kaya (Cris), Nounkeu e Riera; Altintop, Inan, Felipe Melo e Amrabat (Colak); Yilmaz e Bulut (Elmander)
Ausente na fase de grupos da Champions League desde 2006/2007, o Galatasaray conseguiu retornar à competição continental ao vencer o Campeonato Turco depois de ficar três temporadas sem a taça. Com alguns nomes rodadas do Velho Continente, casos de Albert Riera, Felipe Melipe Melo e Hamit Altintop, a equipe conseguiu outro feito expressivo.

Ao deixar Cluj e Braga para trás e se classificar às oitavas de final ao lado Manchester United, o clube turco volta a ficar entre os 16 melhores da Europa após 11 anos. Na época – temporada 2001/2002 – o mata-mata só começava a partir das quartas de final e após uma segunda fase de grupos.

Grande parcela desta conquista do Galatasaray está nos pés de Burak Yilmaz. Isto porque o atacante marcou seis gols e é o artilheiro da Champions League. O volante brasileiro Felipe Melo, que chegou até defender pênalti no Campeonato Turco, é um líder e uma das principais peças da equipe.
Arte ESPN
Celtic, Porto, Arsenal, Real Madrid, Milan, Valencia, Shakhtar e Galatasaray passaram em segundo
Celtic, Porto, Arsenal, Real Madrid, Milan, Valencia, Shakhtar e Galatasaray passaram em segundo

Sorteio aumenta risco de fiasco inglês na Champions

O domínio dos clubes da Premier League na Europa já não se faz evidente como alguns anos atrás, quando as semifinais da Champions chegaram a contar com três ingleses. Na atual temporada, como na última, dois times foram eliminados ainda na fase de grupos. E o sorteio das oitavas-de-final, realizado nesta quinta-feira, deixa a eliminação dos outros dois como uma hipótese realista.

Caso o Arsenal não passe pelo Bayern e o Manchester United fique pelo caminho diante do Real Madrid, será a primeira vez desde 1995/96 sem um inglês nas quartas-de-final do torneio. Na ocasião, porém, apenas os campeões nacionais participavam do torneio, e o Blackburn ficou em último lugar na chave que tinha Spartak Moscou, Legia Varsóvia e Rosenborg.

Vencedor de três dos quatro confrontos eliminatórios já realizados contra os Diabos Vermelhos, o Real Madrid era o pior adversário que poderia calhar ao time de Alex Ferguson, embora os merengues enfrentem dificuldades na liga espanhola. É um confronto absolutamente equilibrado, e apimentado pela volta de Cristiano Ronaldo a Old Trafford como adversário. 

A preocupação é recíproca, mas o Madrid já sabia que as chances de cruzar com uma potência nas oitavas era grande. O Schalke, único rival mais acessível entre os primeiros colocados que poderia enfrentar, foi sorteado com o Galatasaray logo de cara.

As chances do United devem passar por grandes atuações de Robin van Persie, um luxo com o qual não conta mais o Arsenal. O Bayern, rival dos Gunners, parece fortalecido em relação ao time que foi finalista da última temporada, com um elenco mais qualificado pelas contratações realizadas no último verão europeu.

Ironicamente, um dos confrontos mais desequilibrados das oitavas reúne duas camisas gigantes: Milan e Barcelona. No cenário atual, salvo uma improvável revolução no elenco em janeiro, o Milan não parece capaz de incomodar os catalães. A Juventus, por sua vez, pode sorrir ao ver o Celtic como adversário, embora a falta de um atacante de primeira linha possa ser problema contra um time bem montado defensivamente.

Shakhtar e Borussia Dortmund farão um duelo de encher os olhos dos fãs de futebol ofensivo, depois de serem protagonistas de alguns dos melhores jogos da fase de grupos. O Paris Saint-Germain pega um instável Valencia e deve ser considerado favorito. O Porto escapou das potências do primeiro pote e entra com boas chances contra o surpreendente Málaga.

No duelo entre Galatasaray e Schalke 04, a enorme colônia turca na Alemanha deve dar espetáculo no jogo de volta. Dentro de campo, promessa de equilíbrio. Resta saber como chegará o Schalke, que passou em primeiro no grupo, mas vive dias difíceis em sua casa, com maus resultados e mudança de técnico.

Bayer Leverkusen anuncia saída de Renato Augusto para o Corinthians


Getty
Ex-Flamengo, meia Renato Augusto é uma das apostas do Leverkusen na Europa League
Meia Renato Augusto é o primeiro reforço do Corinthians para 2013
O Bayer Leverkusen confirmou nesta quinta-feira, via site oficial, que o meia Renato Augusto irá defender o Corinthians a partir do dia 1º de janeiro de 2013. O time alemão não confirmou os valores da transição, mas o jogador, de 24 anos, foi adquirido em definitivo pela equipe do Parque São Jorge. Ele é o primeiro reforço oficial da equipe de Tite para 2013.

O armador, revelado pelo Flamengo, estava há quatro anos e meio na Alemanha. E, segundo Rudi Voller, diretor esportivo da equipe, o Leverkusen sempre guardará os bons momentos da passagem do brasileiro pela equipe. 

""Renato nos deu em seu tempo em Leverkusen muitos momentos de grande futebol. Mesmo que os últimos meses foram difíceis devido às várias lesões que sofreu, vamos valorizar as memórias. Ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento positivo do nosso clube", afirmou o dirigente.

Sobe a transferência, o diretor Wolfgang Holzhäuser disse que a mudança faz sentido para que o meia tente cavar uma vaga no grupo da seleção brasileira que vai disputar a Copa do Mundo de 2014. "Renato é um brasileiro por completo e sentia falta da casa dele. Acreditamos que um novo começo no Brasil faz sentido. Pensando na Copa de 2014, ele pode virar uma alternativa real para o Brasil. Desejamos a ele o melhor ", disse.

O meia já havia demonstrado que estava de saído do clube no último fim de semana, quando chorou após o Leverkusen derrotar o Hamburgo pela Bundesliga. Sascha Lewandowski, treinador do time, afirmou na ocasião que foi um jogo importante, já que pode ter sido 'o último dele diante dos torcedores'.

No Bayer Leverkusen, Renato Augusto não conquistou nenhum título no período que passou por lá - ele chegou em meados de 2008. Considerado um dos ídolos da torcida local, ele sofreu com lesões no período que defendeu a equipe, mas fez 101 jogos no Campeonato Alemão e marcou oito gols

Sorteio define exatamente os mesmos duelos apontados em evento teste


eprodução
Sorteio teste apontou os mesmos duelos definidos nesta quinta-feira
Sorteio teste apontou os mesmos duelos definidos nesta quinta-feira


Uma enorme coincidência apareceu nesta quinta-feira no sorteio das oitavas de final da Champions League. As bolinhas sorteadas nesta manhã acabaram definindo exatamente os mesmo confrontos que já haviam sido sorteados no evento teste da Uefa, realizado na quarta.

A única mudança entre os dois sorteios foi a ordem em que saíram os duelos. No evento teste, os times que ficaram em segundo na fase de grupos também acabaram sendo colocados em primeiro.

O sorteio da Champions tem várias amarras. Os primeiros colocados só podem enfrentar os segundos e não pode existir um jogo entre times do mesmo país ou que estavam no mesmo grupo na primeira fase. Mesmo assim, as chances de os mesmos duelos serem sorteados duas vezes é muito pequena.
Getty
Painel do sorteio da Champions 2012/2013 com confrontos das oitavas de final
Painel do sorteio da Champions 2012/2013 com confrontos das oitavas de final

Real pega United em jogaço das oitavas da Champions; Barça reencontra o Milan


Getty
Painel do sorteio da Champions 2012/2013 com confrontos das oitavas de final
Painel do sorteio da Champions 2012/2013 com confrontos das oitavas de final
O Real Madrid pagou caro por não ter conseguido se classificar com o primeiro lugar de seu grupo. Os merengues não escaparam de uma pedreira no sorteio desta quinta-feira e vão enfrentar o Manchester United logo nas oitavas de final da Champions League. A partida será a grande sensação da próxima fase da competição.
Getty e Reuters
Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, duelará com o Manchester United, de Van Persie, nas 8ªs
Real, de Ronaldo, duelará com o United, de Van Persie, nas 8ªs 

Será o primeiro reencontro de Cristiano Ronaldo com o Manchester United desde que o português decidiu deixar os Red Devils, em 2009. Também será o encontro de Alex Ferguson com o treinador que ele mesmo vê como seu próprio sucessor no banco do clube inglês: José Mourinho.

O sorteio ainda definiu um reencontro entre Milan e Barcelona, em jogo que reúne nada menos que 11 títulos europeus. As duas equipes estiveram no mesmo grupo na última Champions e ainda se encontraram nas quartas de final daquela competição. Melhor para os espanhóis, que venceram duas, empataram duas e foram até às semifinais.

Em outro jogo de gigantes, o Arsenal também acabou pagando caro por ter vacilado e passado apenas em segundo em seu grupo. Os ingleses terão que enfrentar o Bayern de Munique, que vive uma das melhores temporadas dos últimos anos. Os alemães quebraram recordes para conquistar o primeiro turno da Bundesliga e ainda sobraram na fase de grupos da Champions.

Os duelos das oitavas de final acontecem em oito datas. As partidas de ida serão nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro, e os jogos de volta acontecem em 5, 6, 12 e 13 de março. Os times que passarão em primeiro lugar tem a vantagem de definirem a classificação jogando em casa. Depois, no dia 15 de março, a Uefa reúne os classificados novamente, desta vez para fazer o sorteio das quartas e das semifinais da competição.

Veja todos os duelos das oitavas de final da Champions (os times da esquerda definem em casa):

Schalke (ALE) x Galatasaray (TUR)
Juventus (ITA) x Celtic (ESC)
Bayern de Munique (ALE) x Arsenal (ING)
Borussia Dortmund (ALE) x Shakhtar Donetsk (UCR)
Barcelona (ESP) x Milan (ITA)
Manchester United (ING) x Real Madrid (ESP)
Paris Saint-Germain (FRA) x Valencia (ESP)
Málaga (ESP) x Porto (POR)