quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sorteio aumenta risco de fiasco inglês na Champions

O domínio dos clubes da Premier League na Europa já não se faz evidente como alguns anos atrás, quando as semifinais da Champions chegaram a contar com três ingleses. Na atual temporada, como na última, dois times foram eliminados ainda na fase de grupos. E o sorteio das oitavas-de-final, realizado nesta quinta-feira, deixa a eliminação dos outros dois como uma hipótese realista.

Caso o Arsenal não passe pelo Bayern e o Manchester United fique pelo caminho diante do Real Madrid, será a primeira vez desde 1995/96 sem um inglês nas quartas-de-final do torneio. Na ocasião, porém, apenas os campeões nacionais participavam do torneio, e o Blackburn ficou em último lugar na chave que tinha Spartak Moscou, Legia Varsóvia e Rosenborg.

Vencedor de três dos quatro confrontos eliminatórios já realizados contra os Diabos Vermelhos, o Real Madrid era o pior adversário que poderia calhar ao time de Alex Ferguson, embora os merengues enfrentem dificuldades na liga espanhola. É um confronto absolutamente equilibrado, e apimentado pela volta de Cristiano Ronaldo a Old Trafford como adversário. 

A preocupação é recíproca, mas o Madrid já sabia que as chances de cruzar com uma potência nas oitavas era grande. O Schalke, único rival mais acessível entre os primeiros colocados que poderia enfrentar, foi sorteado com o Galatasaray logo de cara.

As chances do United devem passar por grandes atuações de Robin van Persie, um luxo com o qual não conta mais o Arsenal. O Bayern, rival dos Gunners, parece fortalecido em relação ao time que foi finalista da última temporada, com um elenco mais qualificado pelas contratações realizadas no último verão europeu.

Ironicamente, um dos confrontos mais desequilibrados das oitavas reúne duas camisas gigantes: Milan e Barcelona. No cenário atual, salvo uma improvável revolução no elenco em janeiro, o Milan não parece capaz de incomodar os catalães. A Juventus, por sua vez, pode sorrir ao ver o Celtic como adversário, embora a falta de um atacante de primeira linha possa ser problema contra um time bem montado defensivamente.

Shakhtar e Borussia Dortmund farão um duelo de encher os olhos dos fãs de futebol ofensivo, depois de serem protagonistas de alguns dos melhores jogos da fase de grupos. O Paris Saint-Germain pega um instável Valencia e deve ser considerado favorito. O Porto escapou das potências do primeiro pote e entra com boas chances contra o surpreendente Málaga.

No duelo entre Galatasaray e Schalke 04, a enorme colônia turca na Alemanha deve dar espetáculo no jogo de volta. Dentro de campo, promessa de equilíbrio. Resta saber como chegará o Schalke, que passou em primeiro no grupo, mas vive dias difíceis em sua casa, com maus resultados e mudança de técnico.