quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

United x Real: o jogaço das oitavas e o reencontro de Ronaldo e Mourinho com o Old Trafford



Ao menos no papel, ninguém tem dúvidas de qual será o jogaço das oitavas de final da Champions League. O Real Madrid pagou caro por não ter conseguido se classificar com o primeiro lugar de seu grupo e terá pela frente o Manchester United logo de cara na fase mata-mata da principal competições de clube da Europa. Além de um muito equilibro dentro de campo, o duelos ainda traz boas histórias como plano de fundo. 

Getty
Ronaldo vai reencontrar o United pela primeira vez
Ronaldo vai reencontrar o United pela primeira vez

CRISTIANO RONALDO - Revelado pelo Sporting, Cristiano Ronaldo chegou ao United em 2003 como a grande aposta de Alex Ferguson. Em seis anos no clube, ganhou três Campeonatos Inglês, uma Champions e uma Mundial de Clubes, além de outras quatro taças em copas na Inglaterra. Foi com a camisa vermelha dos Red Devils que Ronaldo chegou ao topo e foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008. Desde então, o atacante tenta repetir o feito.

Mesmo realizado em número de conquistas, Ronaldo decidiu trocar o United pelo glamour e pelo dinheiro do Real Madrid em 2009. O sorteio da Champions proporcionará o primeiro confronto entre o atacante e o time de Manchester.

Por ter atuado por tanto tempo no Old Trafford, Cristiano Ronaldo sempre é especulado como um possível reforço do United. O português estaria descontente no Real Madrid, e a sua ligação com Ferguson seria um dos trunfos para o retorno a Manchester. O astro já disse por várias vezes que considera o treinador como um pai.

Curiosamente, porém, Ronaldo já enfrentou o United. Na inauguração do estádio Alvalade, no meio de 2003, o atacante brilhou e comandou a vitória portuguesa por 3 a 1. Logo na sequência da partida, os Red Devils acertaram a contratação da grande promessa lusa. Reza a lenda que foi exatamente esta atuação que garantiu a ida de Ronaldo ao Old Trafford.
Arte ESPN
Mourinho leva a melhor no duelo direto com o United
Mourinho leva a melhor no duelo direto com o United

JOSÉ MOURINHO – O técnico tem tudo para ser o outro centro das atenções da partida. Mourinho é outro que sempre é especulado para dirigir o United. O próprio Alex Ferguson já disse que vê no rival das oitavas um sucessor para o comando dos Red Devils. O português, por sua vez, nunca escondeu o desejo de voltar a trabalhar na Inglaterra, onde já dirigiu o Chelsea.

Por ter passado por Stanford Bridge, Mourinho se acostumou a enfrentar o United. Foram 10 duelos entre Chelsea e Manchester com ele no banco de reservas dos Blues. E o português também se acostumou a levar a melhor. Foram 5 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota. Mourinho fez duas finais contras os Red Devils, ganhou uma e perdeu outra, nos pênaltis.

Os melhores duelos contra o United, porém, vieram quando Mourinho não estavam no Chelsea. O português já enfrentou o time de Manchester por duas vezes nas oitavas de final da Champions. Na primeira, no comando do Porto, se deu melhor e arrancou rumo ao título. Na segunda, porém, o caminho foi inverso. O United bateu a Internazionale de Mourinho em 2009 e, posteriormente, levantou a taça da competição.
Arte ESPN
3 VITÓRIAS DO REAL, 2 EMPATES E 2 TRIUNFOS DO UNITED
3 VITÓRIAS DO REAL, 2 EMPATES E 2 TRIUNFOS DO UNITED

DUELOS PASSADOS – Real Madrid e Manchester United se enfrentaram oito vezes na história, em quatro confrontos de mata-mata da Liga dos Campeões. O retrospecto é favorável ao time espanhol (3 a 1), mas uma curiosidade histórica deixa os ingleses confiantes.

Na única vez que o United conseguiu passar pelo Real em um mata-mata, os Red Devils acabaram sendo campeões. Mais que isso: levantaram a taça justamente no estádio Wembley, mesmo local da decisão desta temporada. O triunfo inglês aconteceu na semifinal do torneio de 1968 (1x0 na ida e 3x3 na volta). Depois, o título veio com vitória sobre o Benfica na final.

FATOR RONALDO – Do outro lado, porém, o Real Madrid também tem motivos supersticiosos para comemorar. No último encontro entre as duas equipes, nas quartas de final da Champions de 2003, um Ronaldo brilhou e garantiu a classificação merengue.

O Ronaldo em questão, porém, é o brasileiro. No jogo de volta do duelo de 2003, o Fenômeno marcou nada menos que os três gols da derrota do Real por 4 a 3 para o Manchester United em Old Trafford. Os espanhóis se classificaram porque haviam vencido o jogo de ida por 3 a 1.
Em 2003, United e Real se enfrentaram pela última vez na Champions com jogaços e show de Ronaldo!
ANÁLISE ESPN - Em momentos opostos, United chegará voando para encarar Real do triste Ronaldo 
Em momentos opostos, United chegará voando para encarar Real do triste Cristiano