segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O craque do ano

O JORNAL italiano "Gazzetta dello Sport" garante que em 10 de janeiro Iniesta receberá a Bola de Ouro da Fifa, de melhor jogador de 2010. Se for assim, não será justo. Nada contra o craque do Barça, autor do gol do primeiro título mundial da Espanha. Mas o craque do ano foi Messi, outra vez.
Diga-se que o argentino chegou a um nível em que não importa ganhar ou não prêmios de melhor disto ou daquilo. Ele é o cara! Neste ano, foi o cara em três posições, de acordo com as mudanças de posicionamento propostas por seu técnico Josep Guardiola -outro que concorre a melhor do ano, contra José Mourinho e Vicente Del Bosque.
Nos dois primeiros meses do ano, Messi jogou como fazia nos anos anteriores. No 4-3-3 do Barcelona, ocupava a ponta direita.
Em 27 de fevereiro, no 2 x 1 sobre o Málaga, Guardiola inaugurou o 4-2-3-1. Queria Messi mais perto do gol e puxou-o para a faixa central dos armadores, com Ibrahimovic ou Henry na posição de centroavante. Nessa função, Messi realizou duas das atuações mais espetaculares do ano, nos 4 x 0 sobre o Stuttgart, pelas oitavas de final, e nos 4 x 1 contra o Arsenal, quando anotou todos os quatro gols pelas quartas de final da Liga dos Campeões.
A contratação de Villa provocou outra mudança sutil. Guardiola voltou ao 4-3-3, Messi movimenta-se ainda mais por todo o ataque, mas parte da posição de centroavante, com Villa deslocado para a esquerda e Pedro pela ponta direita. Em todas, Messi é o melhor.
Eleger Iniesta ou Xavi significa premiar o título mundial da Espanha. Ter sido discreto na Copa do Mundo e ainda assim ser o melhor do planeta é sinal de que o torneio de seleções tem sua importância cada vez mais relativizada. A importância de Messi é incontestável.

MOEDOR DE TÉCNICOS
De fevereiro de 1995, quando comprou a Inter, para cá, Massimo Moratti mudou o comando do clube 16 vezes, contando os interinos.

O NOVO SONHO
Aparentemente, o novo sonho de consumo de Moratti é Fabio Capello, da seleção inglesa. Trazer Capello agora seria impossível. Leonardo era mais viável. Se o brasileiro não fizer grande campanha, Capello será a sombra.

Fla foi o campeão em 1987. A torcida deveria cobrar a CBF é por 2014

A CBF não oficializa o Flamengo como campeão brasileiro de 1987. Mas resolveu reconhecer vários títulos dos anos 1950 e 1960 como equivalentes ao atual campeonato brasileiro. Por isso, torcedores do Flamengo protestaram contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, no Engenhão, durante o "Jogo das Estrelas", promovido por Zico.

Pena que flamenguistas e seguidores dos demais clubes não fiquem indignados com o cartola por outras razões, afinal, ele se mantém no poder desde 1989, tem mandato prorrogado até depois da Copa do Mundo de 2014 e o futebol no país não evoluiu como poderia e deveria. Isso sem falar em denúncias feitas pela imprensa brasileira e internacional.

Lamento que rubro-negros e fãs das outras equipes do país não se irritem profundamente a ponto de protestarem quando as cifras envolvendo essa tal Copa marcada para daqui a três anos e meio são anunciadas. Como os pelo menos R$ 705 milhões para descaracterizar o Maracanã. Ou outros zilhões que serão enterrados em estádios sem utilidade após o Mundial.

Se você quiser saber o que aconteceu em 1987, clique aqui e leia a matéria do jornalista Ubiratan Leal sobre a Copa União, o mais completo trabalho a respeito do imbróglio já publicado na imprensa. Se tiver o interesse de analisar o aspecto técnico, comparar os torneios disputados por Flamengo e Sport Recife, que reivindicam o título, veja as listas abaixo, com os participantes dos dois módulos.

MÓDULO VERDE
Esporte Clube BAHIA (Salvador-BA)
GOIÁS Esporte Clube (Goiânia-GO)
Clube ATLÉTICO Mineiro (Belo Horizonte-MG)
CRUZEIRO Esporte Clube (Belo Horizonte-MG)
SANTA CRUZ Futebol Clube (Recife-PE)
CORITIBA Football Club (Curitiba-PR)
BOTAFOGO de Futebol e Regatas (Rio de Janeiro-RJ)
Clube de Regatas FLAMENGO (Rio de Janeiro-RJ)
FLUMINENSE Football Clube (Rio de Janeiro-RJ)
Clube de Regatas VASCO DA GAMA (Rio de Janeiro-RJ)
GRÊMIO de Football Portoalegrense (Porto Alegre-RS)
Sport Club INTERNACIONAL (Porto Alegre-RS)
Sport Club CORINTHIANS Paulista (São Paulo-SP)
Sociedade Esportiva PALMEIRAS (São Paulo-SP)
SANTOS Futebol Clube (Santos-SP)
SÃO PAULO Futebol Clube (São Paulo-SP)

MÓDULO AMARELO
Centro Sportivo Alagoano - CSA (Maceió-AL)
Esporte Clube VITÓRIA (Salvador-BA)
CEARÁ Sporting Club (Fortaleza-CE)
RIO BRANCO Atlético Clube (Cariacica-ES)
ATLÉTICO Club Goianiense (Goiânia-GO)
TREZE Futebol Clube (Campina Grande-PB)
Clube NÁUTICO Capibaribe (Recife-PE)
SPORT Club do Recife (Recife-PE)
Clube ATLÉTICO Paranaense (Curitiba-PR)
BANGU Atlético Clube (Rio de Janeiro-RJ)
CRICIÚMA Esporte Clube (Criciúma-SC)
JOINVILLE Esporte Clube (Joinville-SC)
GUARANI Futebol Clube (Campinas-SP)
Associação Atlética INTERNACIONAL (Limeira-SP)
Associação PORTUGUESA de Desportos (São Paulo-SP)

Leu o texto do Ubiratan? Observou atentamente as listas com os times que participaram dos dois torneios paralelos realizados em 1987? Então, observando o aspecto técnico, repito, técnico, responda: quem disputou, e ganhou, o torneio equivalente à primeira divisão?

Por isso, o torcedor do Flamengo que se irrita com a cartolagem e briga pelo reconhecimento da CBF age de forma tola. O que importa um decreto a mais ou a menos do presidente da Confederação? Você dá valor ao que diz, determina ou pensa o comandante da CBF? Acha mesmo relevante alguma decisão futebolística tomada por esta pessoa?

Que tal se preocupar com o que realmente interessa? Protestar contra os grandes absurdos que envolvem o futebol no Brasil? Se a CBF dará mais uma canetada ou não, dane-se. Torcedores do Flamengo e demais clubes deveriam cobrar CBF por 2014, por exemplo, não por 1987, pois o que aconteceu em campo ninguém muda.

PS: após tanto tempo, como já deixei claro várias vezes, acho que seria razoável decretar os dois rubro-negros campeões nacionais daquele ano. Afinal, se o Sport se contenta e se convence de que foi, realmente, de fato, campeão e melhor time do país naquele ano enfrentando as equipes acima relacionadas no módulo amarelo... Ok, paciência, né?. Pessoalmente acho que o grande e verdadeiro triunfo técnico do Leão da Ilha do Retiro no âmbito nacional foi registrado há pouco mais de dois anos, quando o clube ganhou a Copa do Brasil após eliminar Palmeiras, Internacional, Vasco e bater o Corinthians na final. Adversários de peso, de elite no futebol brasileiro, e que em 1987 disputaram o outro módulo, o verde, vencido pelo Flamengo.

O time campeão em 1987: Em pé: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho; agachados:
O time campeão: Em pé: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho; agachados: Bebeto, Aílton, Renato Gaúcho, Zico e Zinho. Eles ganharam o tecnicamente verdadeiro Brasileirão de 1987