terça-feira, 14 de junho de 2011

COI abre investigação contra João Havelange por suspeita de suborno, diz rádio

Acusado de ter recebido propina da ISL, empresa aliada da Fifa, durante a década de 1990, João Havelange está na mira do Comitê Olímpico Internacional (COI), segundo a rádio Estadão/ESPN. A entidade teria confirmado, nesta terça-feira, que vai abrir uma investigação contra o cartola brasileiro para apurar as denúncias contra o ex-presidente da Fifa.
O UOL Esporte questionou a assessoria de imprensa do COI, mas ainda não recebeu resposta sobre o assunto. João Havelange é membro da entidade e tem direito a voto em questões importantes como, por exemplo, a escolha das sedes dos Jogos Olímpicos.
Há cerca de um mês, o programa Panorama, da BBC, denunciou João Havelange e Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Os dois teriam recebido propina da ISL, que à época negociava direitos de transmissão dos eventos da Fifa.
A justiça suíça teria identificado as remessas recebidas pelos cartolas e eles foram obrigados a devolver o dinheiro. A pressão dos advogados da Fifa, no entanto, teria impedido a divulgação dos nomes dos cartolas envolvidos.

DIS ameaça tirar 20 jogadores do Palmeiras

A briga de Felipão com a DIS pode interferir no futuro de 20 jogadores da empresa que atuam no Palmeiras. A maioria nas categorias de base.
Ainda hoje, representantes do braço esportivo do Grupo Sonda terão uma reunião com o vice de futebol Roberto Frizzo para definir o destino desses atletas. A empresa quer uma definição clara se o clube está do lado dela ou pensa como o técnico. Pensar como o treinador significa considerar a DIS maléfica ao Palmeiras. Nesse caso, na visão da parceira, seria coerente o clube facilitar a saída dos 20 atletas.
Caso a diretoria não concorde com o treinador, a DIS espera que o técnico seja orientado pelos dirigentes a não atacar mais a empresa. Não ter mais a sua imagem arranhada por Felipão parece ser o que mais interessa à empresa. Transferir 20 jogadores não seria uma operação simples, apesar de a DIS afirmar que tem onde encaixar todos.
Além de Tinga e Vinícius, a empresa tem apenas Gabriel Silva no time principal. Tinga, dificilmente voltará a jogar pelo clube, segundo a DIS.
Caso a diretoria não garanta o silêncio de Felipão, funcionários do Grupo Sonda devem esticar a guerra com o treinador pela imprensa. Delcir Sonda deu o sinal verde para os ataques na manhã desta terça.
Já houve desdobramento político. A ala do ex-presidente Mustafá Contursi apoia Felipão. Afirma que o treinador defendeu os interesses do clube, assumindo um papel que deveria ser da diretoria. Aliados do ex-presidente declaram que ele define a situação com a seguinte frase: “No Palmeiras, a mortadela está mordendo a máquina de fatiar”, queixando-se da inversão de papel entre diretoria e técnico.

Fui contaminado pela temporada por Livio Oricchio

Livio Oricchio, de Montreal
  Eu mesmo critico a introdução do flap traseiro móvel, por permitir a um piloto um recurso, que se mostra decisivo em pistas como esta onde estou, em Montreal, e ao adversário que está sendo ultrapassado, não. Do ponto de vista esportivo, estamos tratando de oportunidades distintas. O que não agrada a muita gente. Pertenço a esse grupo.
  Mas depois de assistir às corridas este ano, todas, sem exceção espetaculares, no mais amplo sentido do vocábulo, sinto que deveria começar a admitir seu uso. Somado aos pneus produzidos pela Pirelli, propositalmente concebidos para durarem pouco, revolucionou a Fórmula 1.
 Deixamos para trás provas monótonas, previsíveis, sem emoções maiores. Você pode dizer que as corridas da Austrália, Malásia, China, Turquia, Espanha, Mônaco e aqui do Canadá foram chatas, desinteressantes?
  Por mais crítico e purista que alguém possa ser, não há como não reconhecer que nos prenderam a atenção máxima até a bandeirada. Mais: ficamos, agora, torcendo para o GP seguinte chegar logo. Estamos nos contaminando com essas corridas maravilhosas, repletas de duelos, decididas nos últimos instantes, como o GP do Canadá. Você já se deu conta de que Button liderou apenas 2.500 metros da competição? Claro, os mais importantes, os que antecedem a bandeirada.
  Em outras palavras: o conjunto de regras introduzido este ano para tornar a competição mais atraente é um sucesso. Imenso.
  Há uma curiosidade nisso tudo. Se observarmos a classificação do campeonato, veremos que o líder, Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou 161 pontos em 175 possíveis depois de sete etapas. O dado, isolado, poderia sugerir um Mundial sem graça, afinal existe hegemonia de um piloto e uma equipe.
  Mas me reponda, por favor: É essa a imagem que você tem da temporada, de um campeonato desinteressante? As corridas são tão densas de emoção que mesmo que se Vettel definir a conquista do título no GP de Cingapura, digamos, 14.º de um total de 19, e até lá sabermos de antemão que ele deverá ser o campeão, não nos sentiremos incomodados.
  O conteúdo das provas é tão bom que, no fim das contas, a disputa pelo título se torna, por mais paradoxal que possa parecer, secundária.
  Vamos para as ruas de Valência, agora, a próxima etapa do calendário, dias 24, 25 e 26. Traçado de rua, com características semelhantes às da pista canadense, os mesmos pneus supermacios e macios distribuídos pela Pirelli em Mônaco e aqui em Montreal e, essencialmente, o mesmo conjunto de regras. Eu estou, desde já, ansioso para que o GP da Europa, em Valência, chegue logo. Mesmo tendo quase 350 presenças em corridas de Fórmula 1. É que fui, como afirmei, contaminado pela temporada.

A mentira paulista no Brasileirão

O futebol paulista vai bem, obrigado, no Campeonato Brasileiro. Em quatro rodadas, o chamado Trio de Ferro domina o cenário. Não chega a ser uma grande vantagem. Os times de São Paulo apenas desfrutam de times mais entrosados do que o resto dos outros estados. Tiram proveito da mediocridade geral.
Nem mesmo o líder São Paulo, com 100% de aproveitamento, é um assombro, nem o Corinthians, vice-líder, é fiel depositário da confiança dos seus torcedores. O Palmeiras, terceiro colocado, é do conhecimento geral que ainda está longe do ideal. E o Santos, de olho na taça da Libertadores, ainda está naquela fase do engano que eu gosto.
Quando o Brasileirão esquentar, lá no início de agosto, vai ser possível avaliar a real força dos paulistas. Enquanto agosto não vem, é bom lembrar que os concorrentes tendem a ganhar fôlego. Então convém aos times de São Paulo acumular gordura agora para queimar na fase aguda do campeonato. Por enquanto, recomenda-se cautela e pés no chão.
E não se deixar cair em tentação de que o melhor futebol do Brasil se joga em São Paulo. Nas edições de 2009 e 2010 foram os cariocas que levantaram a taça. A verdade de hoje no mundo da bola pode ser a grande mentira amanhã.

COI investiga João Havelange por suspeita de corrupção

GENEBRA - O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira que abriu investigação contra o ex-presidente da Fifa, João Havelange.
Wilton Junior/AE - 19/10/2009
Wilton Junior/AE - 19/10/2009
João Havelange é membro do COI e ex-presidente da Fifa

A decisão de abrir a investigação foi tomada depois que a BBC colocou no ar o programa que apontava para a suspeita de que Havelange e Ricardo Teixeira, presidente da CBF, teriam recebido suborno nos anos 90.
O presidente do COI, Jacques Rogge, confirmou a abertura das investigações.


Após seis anos nos Emirados Árabes, meia atacante deve chegar a pedido de Caio Júnior

 Botafogo está muito perto de anunciar mais um reforço para a sequência do Campeonato Brasileiro. Trata-se do meia atacante Alexandre Oliveira, de 32 anos, que nos últimos seis anos defendeu o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. O jogador é uma indicação pessoal do técnico Caio Júnior, que trabalhou com ele em 2002, no Paraná Clube.

“Fiquei sabendo do interesse do Botafogo pelo meu empresário. Estamos em fase de finalização da negociação. Espero que possa dar tudo certo”, disse Alexandre em entrevista ao diário LANCE!.

O meia atacante está de férias, ao lado da família, após o encerramento da temporada árabe, e as conversas com a diretoria do clube de General Severiano estão adiantadas. No Brasil, além do Paraná, o jogador teve passagens por Coritiba e Atlético-PR.

Nos Emirados Árabes, Alexandre Oliveira se destacou e, em 2007, conquistou o título nacional e foi alçado à condição de ídolo do Al Wasl.

“Ter a chance de voltar para um time grande do meu país, depois de seis anos no exterior, é muito bom”, disse o jogador ao jornal. “O Botafogo é um clube que possui uma história, repleto de ídolos

Fernando Pessoa e a poética abertura do Sportscenter

Escalada que é pura poesia

Os dois lados da derrota para os Estados Unidos na Liga Mundial

norte-americanos sabem como enfrentar brasileiros
norte-americanos sabem como enfrentar brasileiros
Crédito da imagem: FIVB

No esporte, ainda mais de alto nível, perder nunca é bom. Mas nesse caso da seleção brasileira na Liga Mundial eu poderia dizer que essa derrota para os Estados Unidos pode ser útil. E para quê? Para que o técnico Bernardinho possa fazer uma melhor análise individual dos jogadores e do time como um todo.
O outro lado da derrota é mais amargo, principalmente porque nunca é agradável perder em casa diante de mais de 17.000 torcedores. A vitória não só da moral para os adversários no decorrer da competição, mas principalmente, credencia novamente os americanos como um dos favoritos à uma medalha olímpica em Londres no ano que vem.
Mas outras coisas ainda me preocupam. A disciplina tática dos norte-americanos já era esperada. É uma das marcas registradas dessa seleção. O que ficou visível foi a dificuldade dos brasileiros de sair de situações difíceis. Parecia, em alguns momentos, que o time verde-amarelo não esperava o que os adversários faziam.
Outro detalhe que deve ser levado em consideração. Apesar da vitória, dois dos principais atacantes dos Estados Unidos não estiveram bem na partida: Stanley e Priddy. Só Anderson teve mais eficiência nos seus ataques.
Como será então quando os esses dois conseguirem jogar bem? O técnico Bernardinho ganhou um vasto material para analisar, mas já sabe também que ganhou nesse pacote aquele que pode ser novamente o algoz da nossa seleção nas próximas competições: os Estados Unidos.
Uma seleção forte, determinada e que sabe como vencer o Brasil. Por isso, não queria jogar tanto contra os norte-americanos num ano que antecede aos Jogos Olímpicos. Portanto, a luz amarela esta acesa.

Linha de passe

Comentaristas do Linha de Passe debatem as declarações de Mano sobre Marcelo; assista/agora

Comentaristas do Linha de Passe debatem as declarações de Mano sobre Marcelo; assista

Brasileiro Série B

19h30 Portuguesa 3x2 Guarani
19h30 Salgueiro 0x2 Náutico
19h30 Ituiutaba 1x0 Icasa
19h30 Goiás 0x3 Paraná Clube
21h00 Ponte Preta 2x0 Grêmio Barueri
21h50 Vitória 1x1 ABC
21h50 Sport 1x1 Duque de Caxias
21h50 Bragantino 1x0 Vila Nova-GO
21h50 Americana 1x0 São Caetano
21h50 Criciúma 1x0 ASA

Liga Futsal

Primeira fasePeixa/Mazza  4x4  Carlos Barbosa

Record usa Romário e lista evidências em ofensiva contra Teixeira


A TV Record deu continuidade à série de reportagens contra Ricardo Teixeira na noite desta segunda-feira, no horário nobre da emissora. Uma matéria de dez minutos assinada por Luís Carlos Azenha listou uma série de informações sobre negócios nebulosos do presidente da CBF e ainda usou o deputado Romário em depoimento forte contra a alta cartolagem nacional.
O cerne da reportagem do Jornal da Record esteve no envolvimento entre Teixeira e a Sanud, empresa relacionada a escândalo de propina da Fifa na década de 90. Um dos representantes da firma no Brasil seria o irmão do cartola, Guilherme Teixeira.
A matéria apresentou números de vulto de investimentos da sociedade Teixeira-Sanud no patrimônio do dirigente, incluindo as suas propriedades, uma transportadora na cidade de Piraí (RJ) e em um restaurante no hipódromo do Rio.
Segundo programa exibido pela BBC, citado em material do Domingo Espetacular no final de semana, Teixeira foi um dos dirigentes da Fifa que embolsou propina da empresa de marketing ISL na década de 90. O brasileiro teria recebido US$ 9,5 milhões, devolvidos após acordo com a Justiça suíça, ainda de acordo com a TV inglesa.

Ricardo Teixeira teria recebido propina por meio da Sanud, empresa que tem sede no pequeno principado de Lichtenstein, na Europa, e é sócia da RLJ, com sede no Rio de Janeiro. Segundo a investigação da BBC, teriam sido 21 depósitos da ISL destinados somente ao cartola brasileiro.
O detalhe é que, segundo uma informação obtida junto ao ministério da Fazenda, a Sanud fechou em Liechtenstein há 12 anos, apesar de ainda ser apontada pela Junta Comercial do Rio de Janeiro como detentora de 50% da principal empresa de Ricardo Teixeira no Brasil.
A reportagem da Record ainda apresentou uma lista de posses suntuosas em nome de Teixeira e trouxe o depoimento de Romário, que, como membro da comissão que fiscaliza as obras da Copa do Mundo, recentemente convocou Teixeira a se apresentar na Câmara dos deputados em Brasília para explicar o crescimento dos valores do evento.

“Não vou dizer que é uma máfia. Mas é uma quadrilha, de cartolas que mandam no nosso futebol, em que as coisas não são claras”, afirmou Romário à Record, em depoimento que não cita nominalmente Teixeira ou algum outro dirigente.
A expectativa é de que ofensiva da Record contra a CBF e suas relações estreitas siga nesta terça, com reportagem sobre supostas irregularidades na parceria entre o Corinthians e a MSI do polêmico empresário Kia Joorabchian. O clube paulista e seu presidente Andrés Sanchez se destacaram ultimamente como um dos principais alicerces do mandatário da CBF na cena política do futebol nacional.
A aposta editorial da Record em ataques a Teixeira e amigos começou coincidentemente pouco depois da derrota da emissora na batalha pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. Neste processo, a rival Globo saiu vitoriosa após participar do racha na relação da elite do futebol nacional em sua união no Clube dos 13.
Nas últimas semanas, além do Jornal da Record e do Domingo Espetacular, a emissora paulista debateu o envolvimento de Teixeira em escândalo da Fifa no programa religioso Fala Que Eu Te Escuto e ainda criticou os atrasos nas obras para a Copa de 2014 através do humorístico Legendários.