terça-feira, 14 de junho de 2011

A mentira paulista no Brasileirão

O futebol paulista vai bem, obrigado, no Campeonato Brasileiro. Em quatro rodadas, o chamado Trio de Ferro domina o cenário. Não chega a ser uma grande vantagem. Os times de São Paulo apenas desfrutam de times mais entrosados do que o resto dos outros estados. Tiram proveito da mediocridade geral.
Nem mesmo o líder São Paulo, com 100% de aproveitamento, é um assombro, nem o Corinthians, vice-líder, é fiel depositário da confiança dos seus torcedores. O Palmeiras, terceiro colocado, é do conhecimento geral que ainda está longe do ideal. E o Santos, de olho na taça da Libertadores, ainda está naquela fase do engano que eu gosto.
Quando o Brasileirão esquentar, lá no início de agosto, vai ser possível avaliar a real força dos paulistas. Enquanto agosto não vem, é bom lembrar que os concorrentes tendem a ganhar fôlego. Então convém aos times de São Paulo acumular gordura agora para queimar na fase aguda do campeonato. Por enquanto, recomenda-se cautela e pés no chão.
E não se deixar cair em tentação de que o melhor futebol do Brasil se joga em São Paulo. Nas edições de 2009 e 2010 foram os cariocas que levantaram a taça. A verdade de hoje no mundo da bola pode ser a grande mentira amanhã.