terça-feira, 23 de novembro de 2010

Federer vence fácil e Murray escapa de ‘pneu’

Londres (Inglaterra) - Uma das partidas mais esperadas da fase de grupos do Masters de Londres acabou decepcionando a torcida que lotou a Arena O2. Tudo isso porque o britânico Andy Murray, além de perder para o suíço Roger Federer, não esboçou qualquer chance de conseguir a vitória e se tornou presa fácil para o número 2 do mundo.
Dominando o duelo desde o princípio, Federer não teve dificuldades para triunfar em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2, em apenas 76 minutos. Com a vitória, o tenista da Basileia fica muito próximo de assegurar vaga para as semifinais do torneio. Se o próximo duelo pelo grupo B, entre o espanhol David Ferrer e o sueco Robin Soderling, não for decidido em dois set, o suíço se garante na próxima fase.
O segundo duelo do dia, não só pode definir a classificação de Federer, como pode também garantir sua liderança no grupo B. Uma vitória de Ferrer por qualquer placar ou uma vitória de Soderling, desde que não em sets diretos, dá ao suíço a primeira posição no grupo por antecipação.
Sem apresentar o bom tênis da estreia, Murray sofreu com o serviço desde o primeiro game, no qual teve que salvar o primeiro break-point do confronto. Contudo, já na próxima vez que teve nos serviços, o escocês foi superado sem conseguir anotar um ponto sequer.
Do outro lado, Federer mostrou grande desempenho no saque, fechando a partida com 82% de aproveitamento neste fundamento, além de ter anotado quatro aces e nenhuma dupla falta. Depois de faturar o primeiro set, o suíço passeou em quadra na segunda parcial. Ele obteve duas quebras seguidas, a segunda delas com uma passada sensacional, e abriu 4/0. Murray ainda conseguiu confirmar dois saques e impediu o "pneu" antes de ver o rival fechar o jogo em 6/2.

Canadense de 19 anos é promessa para 2011

Montreal (Canadá) – Ela nasceu em Toronto, foi criada em Vancouver e mora atualmente em Montreal. Rebecca Marino é uma jogadora que representa vários lugares do Canadá e a principal esperança do tênis do país. Dona da 36ª melhor campanha da temporada, a atleta de 19 anos subiu da 179ª posição do ranking para a 102ª em apenas três meses.
A grande virada na carreira de Marino foi no US Open, quando a canadense furou o qualifying sem perder sequer um set e parou na segunda rodada da chave principal, diante da experiente Venus Williams. A canadense chegou a ter vantagem na partida e levou um dos sets ao tiebreak. “Tudo deu certo em Nova York. Mas jogar com a Venus foi muito difícil. Eu não conseguia olhar para o telão, porque mostravam o meu rosto!”, contou Marino ao site da WTA.
Outro feito importante para o seu ranking foi atingir as quartas de final em Quebec, onde Marino conseguiu a primeira vitória contra uma tenista top 20, Marion Bartoli. “Se ela jogar todo dia assim, pode ser top 20, top 10”, apostou a francesa.
Depois veio uma série de 18 vitórias seguidas para Marino e três títulos em torneios ITF. A canadense acredita que a maioria de torneios em superfícies duras no segundo semestre a favorece. “Estava jogando bem no resto do ano, mas não estava tendo resultados. Era mais complicado na grama e no saibro. Nas quadras rápidas, eu estava em minha zona de conforto”, analisou.
Marino se mudou para Montreal no ano passado, para treinar num centro de treinamento nacional. “Foi bom centralizar meu treinamento. Há boas jogadoras lá, Wozniak, Dubois, Tétreault, é uma comunidade bem fechada”.
Quando o assunto é experiência, Marino se mostra mais madura do que diz a sua idade. Quando você vê jogadoras como (Kimiko) Date Krumm, indo bem aos 40, é inspirador. Não tenho nem 20 e há uma mulher muito mais velha que pode me dar uma surra”, reconhece a promessa canadense.

Venus sonha com título de dupla mista em 2011

Los Angeles (EUA) – Venus Williams, em entrevista a uma agência de notícias, garante que está se esforçando para se recuperar dos problemas no joelho, que anteciparam o fim de sua temporada. "Estou retornando à forma, lentamente, mas de forma segura. Felizmente, já comecei a bater bola e estou dando o máximo para estar pronta para 2011. É duro estar afastada, mas, ao mesmo tempo, também é encorajador porque vou voltar com mais vontade."
Depois de dizer que se sentiu frustrada por não poder disputar a final da Fed Cup contra a Itália – as européias ficaram com o título -, Venus garantiu que quer jogar a eliminatória contra a Bélgica. "Tenho de estar recuperada, mas adoraria estar lá."
Sobre suas metas para 2011, a única que diz ser mais difícil de concretizar é ganhar o título de dupla mista em Wimbledon e no US Open. "Cheguei perto de ganhar simples na Austrália e em Paris, então, acho que estão dentro de meus objetivos, mas a dupla mista vai ser duro." Ela nunca chegou à final na categoria no Aberto americano, mas em Wimbledon, em 2006, foi vice ao lado de Bob Bryan. "É quase impossível jogar simples, duplas e duplas mistas em um Slam, mas adoraria ter estes três títulos em todos os Grand Slam", afirma a dona de 21 títulos de simples de Grand Slam, que completa 31 anos em junho do ano que vem.

Aos 32 anos, Hrbaty anuncia sua aposentadoria

Arquivo
2010/estrangeiros_outros/dominik_hrbaty_int.jpg
Hrbaty chegou a ser 18 do mundo em 2004

Bratislava (Eslováquia) - O tenista eslovaco Dominik Hrbaty, de 32 anos, ganhador de seis títulos em torneios do circuito ATP pró e finalista da Copa Davis em 2005, anunciou nesta segunda-feira que vai encerrar oficialmente sua carreira após um jogo de exibição, realizado em Bratislava .
"Começo um novo capítulo (na minha vida). Vou me dedicar à minha família, já que minha esposa espera um filho para final de dezembro”, afirmou Hrbaty em entrevista coletiva, cuja mais alta classificação no ranking mundial da ATP foi a 18ª em outubro de 2004.
Aclamado como o melhor tenista de seu país na temporada de 2005, "Domino", como o apelidaram, também tem em seu currículo os títulos da Copa Hopman de 2005 (ao lado da compatriota Daniela Hantuchova) e 2009 (com Dominika Cibulkova). Hrbaty disputou na semana passada o último torneio como profissional da carreira, um challenger em Bratislava, sua cidade natal.
O austríaco Thomas Muster, a russa Anna Kurnikova e eslovaca Dominika Cibulkova também participaram do evento de despedida Hrbaty.