quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sonda derruba liminar por Ganso e incendeia relação com Santos

O grupo Sonda derrubou nesta segunda-feira a liminar com a qual o Santos impedia o fundo de investimento de fazer valer os 25% adquiridos do contrato de Paulo Henrique Ganso: "Fizemos isso, porque o Santos não é parceiro", diz o executivo do grupo Sonda, Roberto Moreno. "Hoje, podemos conversar com qualquer clube do mundo para vender o jogador", diz Moreno.

A situação não é tão clara assim. O Santos questionou na Justiça os 25% comprados pelo Sonda na gestão Marcelo Teixeira, por julgar o negócio abusivo contra o clube. Na época, o fundo de investimento adquiriu 1/4 dos direitos de Ganso por R$ 178 mil. O Sonda tem o total de 45% dos direitos, porque comprou outros 20% diretamente da família de Paulo Henrique Ganso.

A queda da liminar permite ao Sonda fazer valer os 25% adquiridos do clube, mas como o Santos segue majoritário (tem 65% do contrato), uma negociação para o exterior depende da liberação da direção santista, não do fundo de investimento.

Paulo Henrique Ganso é o ponto alto de uma guerra entre a direção do Santos e o fundo de investimento. Em outubro, o meia-armador recusou proposta de plano de carreira, proposta pela diretoria santista nos mesmos moldes da que havia sido assinada por Neymar. Na sequência, o Sonda se irritou com a compra de 5% dos direitos econômicos de Neymar pelo fundo de investimento Terceira Estrela, criado com dinheiro de 29 empresários que torcem pelo Santos, parte deles pertencente ao Conselho Deliberativo do Clube ou ligada à diretoria.

O Sonda alega que a direção santista favorece seus aliados.

O assunto é complexo. Nos últimos cinco anos, o futebol brasileiro ganhou capacidade de investimento graças ao dinheiro injetado pelos fundos de investimento, como o Sonda, a Traffic e o MFD. Os fundos de investimentos podem fazer bem à economia dos clubes. Mas a relação com alguns desses fundos tem sido útil apenas a curto prazo. A médio e longo prazos, alguns deles têm se mostrado predadores. "Ou especuladores, como é o caso do Sonda", diz o presidente do Santos, Luis Álvaro. "O Terceira Estrela é feito por santistas que estão pensando em ajudar o clube. É melhor isso ou trabalhar com quem não tem relação com o clube, como o Sonda, que pertence a um empresário que torce pelo Internacional", pergunta Luis Álvaro.

Segundo o grupo Sonda, agora Ganso pode ser vendido a qualquer momento
Segundo o grupo Sonda, agora Ganso pode ser vendido a qualquer momento
Crédito da imagem: Agência Estado

Torcer para outro clube não é a questão central. Mas a tentativa de um fundo de investimento que tenha relação direta com o clube e defenda os interesses desse clube, como o modelo criado no Santos, pode ser provar muito favorável nos próximos anos.

A guerra promete outros capítulos. Neste momento, o Sonda está disposto a ouvir propostas de clubes do exterior e vender Paulo Henrique Ganso o mais rápido possível. Mas só terá aval para qualquer negócio se o Santos concordar. Vale lembrar que nos últimos anos, o Santos foi o único clube a segurar um dos jogadores mais badalados do mercado internacional, ao rejeitar proposta do Chelsea por Neymar, em agosto passado.

Sokolova deixa seleção russa e está fora da temporada 2011

O ano de 2010 termina com uma péssima noticia para os amantes do esporte.
A principal jogadora da seleção da Rússia, Lioubov Sokolova, anunciou que não jogará pela seleção na temporada de 2011. Sokolova alegou cansaço, disse que pretende se dedicar aos familiares e ao Fenerbahçe da Turquia no ano que vem.
Craque da seleção, Sokolova admitiu que ficar fora da temporada 2011 pela seleção foi uma opção pessoal.
A jogadora no entanto já conversou com o treinador Vladimir Kuzyutkin e afirmou que para 2012 estará à disposição da comissão técnica.
Kuzyutkin renovou contrato recentemente atendendo pedido das principais jogadoras da seleção, entre elas Sokolova.
Se a Rússia conseguir a classificação para os jogos olímpicos de Londres em 2012, Liubov Sokolova irá disputar a quinta olimpíada da carreira. Aos 19 Sokolova já estava no elenco da Rússia que participou da olimpíada de Atlanta em 1996.
O ano de 2010 foi perfeito e um dos mais vitoriosos na carreira da atelta. Sokolova ganhou o campeonato mundial com a seleção no Japão e o mundial de clubes pelo Fenerbahçe no Qatar.
Sokolova está com 33 anos, fez mais de 200 partidas pela seleção e o único título que ainda não tem é justamente o ouro olímpico. 
   

Rodrigão é acusado de agenciar jogadores e infringir estatuto

Enquanto a situação de Marcelinho caminha para uma rescisão de contrato amigável, o caso de Rodrigão é mais complicado.
Os responsáveis pelo departamento de vôlei do Pinheiros e mais a comissão técnica exigiram a demissão do jogador.
Embora a empresa que patrocina o clube não interfira diretamente nas contratações e escalação do time, a mesma exige que o Pinheiros preste contas todos os meses e explique as decisões tomadas.
O blog teve acesso e conversou rapidamente com um profissional ligado ao departamento jurídico da empresa.
O Pinheiros, segundo consta, tem agido corretamente e já explicou aos representantes da empresa os motivos pelos quais Marcelinho e principalmente Rodrigão foram dispensados.
Por causa das festas de fim de ano, as reuniões não aconteceram e estão marcadas para primeira semana de janeiro.
Embora esteja de 'férias', o departamento jurícido da empresa já está estudando o caso e não aprovou a conduta profissional de Rodrigão. A empresa tem conhecimento de que Rodrigão, através de sua firma, está agenciando jogadores e ainda quando atleta do Pinheiros buscava patrocinio para o time que pretende ou pretendia formar em Santos.
O mais grave é que o estatuto de agente da CBV não permite que jogadores em atividade, treinadores ou diretores de clubes exerçam a função. Rodrigão, segundo a empresa, tem trabalhado como agente.
"Isso não é aceitável para um atleta", limitou-se a dizer o profissional ligado a empresa que patrocina o Pinheiros.
O blog tentou falar com Rodrigão mas não obteve sucesso.