sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Placar abraça todos os esportes e abandona a sociologia

Um argentino é o novo dono de uma velha paixão brasileira. Edgardo Martolio, 64 anos, torcedor do Racing e do Santos, é o novo responsável pela revista Placar, que foi a primeira fonte de leitura de uma geração de brasileiros. Superintendente e diretor editorial da Editora Caras, que comprou o título Placar da Abril, Martolio acredita que a revista viverá novamente dias de glória. “Acredito que o Brasil vai melhorar economicamente, que esse ciclo ruim vá acabar e aposto no ressurgimento do esporte brasileiro. E a revista vai colaborar para isso.'' Falamos por uma hora e aí vai um breve resumo da conversa.
Qual é a diferença entre a Placar da Abril e a da Caras?
A principal diferença é que agora a revista vai ser amada. Ela estava em um casamento com a Abril que só não terminava por conformismo. Sabe quando um casal vai mal, já não existe amor e não se separa por acomodação? Era assim, agora é paixão. Queremos ter novos colecionadores da revista, gente nova.
Qual foi a repercussão?
Muito maior do que eu esperava. A Placar é uma marca espetacular, tem um grande recall. Seus guias são conhecidos. A Bola de Prata é conhecidíssima. Penso em ter um programa de televisão em um canal fechado apenas sobre a Bola de Prata.
E editorialmente, o que muda?
Não seremos mais apenas uma revista de futebol. Vamos falar de muitos esportes. E o esportista vai ser o principal. Placar vai deixar de ser um tratado insuficiente de sociologia. E os jornalistas da Placar não serão o principal. O importante é o esportista. É disso que vamos tratar.
Um exemplo?
Em um dos últimos números, a revista trouxe quatro páginas sobre a briga de Juvenal com Aidar. Para quem interessa isso? Quem lê isso? É um assunto que importa apenas para os 40 conselheiros do São Paulo. Nada mais. É necessário se falar de atletas?
Mas a revista, então, não falaria sobre a prisão do Marin, sobre a crise na Fifa…
Falaria, mas sem o enfoque principal. Teria de ter uma ligação com o esporte. Não é admissível que ainda se faça matérias sobre Eurico Miranda. Quem se interessa por isso? Vamos falar sobre a Lei Pelé, que está acabando com o futebol brasileiro. Com ela, o Neymar passou a ganhar mais, o pobre perna de pau não foi defendido e o clube perdeu importância para empresários. Isso vamos mostrar.
A revista vai mostrar uma realidade ou pretende ajudar a mudá-la?
Pode ser os dois. Pedi uma matéria sobre o novo horário do futebol, 11 da manhã, que é espetacular. As famílias vão ao campo, recordes estão sendo batidos. O público é ótimo. A revista vai ajudar que esse horário se fortaleça. Não vamos ficar apenas apontando o dedo. É o mesmo em relação à seleção?
Como assim?
É um absurdo o modo como torcedor está tratando a seleção. Não é por causa de um 7 a 1 que a seleção vai ser odiada. Queremos que o amor volte. Todos criticam o Dunga e ninguém ajuda. Ora, um técnico e um mau resultado não podem ser maiores que uma seleção. O Dunga vai ficar mais três jogos? Mais trinta jogos? Cem jogos? É muito pouco diante da grandeza do futebol brasileiro.
A Placar vai ser como a Caras?
Nunca. Cada revista tem seu estilo. A Abril nunca fez da Placar uma Contigo. Nunca fez da Contigo uma Placar. Eu não farei nada disso também.
A revista El Grafico, da Argentina, sempre foi um sucesso. Hoje, perdeu influência. Por quê?
Porque o esporte argentino decaiu muito. Ao contrário do Brasil. Quero ter uma capa de tênis, uma capa de Fórmula 1 e vamos ter. Pena que o Massa seja tão ruim, é o pior de todos os brasileiros. Mas aí está o Felipe Nasr, que é ótimo.
Quem mais?
Você viu o Izaquias? Que história linda de vida. Um cara da canoagem, veja só. Adoro Paraolimpíada. Aqueles atletas representam bem o que é o esporte, a superação….Estarão na Placar. O Celso Unzelte é o novo editor e vai cuidar disso.
Qual a capa que você gostaria de ver?


Brasil, campeão do mundo. Nem que seja com time ruim.

Série B

21h00



BahiaBAH
Boa Esporte ClubeBOA

Série B

20h30

LuverdenseLUV
PaysanduPAY

Série B

19h30

CriciúmaCRI
OesteOES

'Novo Buffon' trocou Madri pela escola. Agora jogará a segundona

GETTY
Scuffet foi elogiado por Buffon
Scuffet foi titular da Udinese aos 17 anos e recusou ida ao Atlético de Madrid
Ser titular na Serie A italiana aos 17 anos é feito raro, sobretudo para um goleiro. Por isso, quando Simone Scuffet tomou conta da posição na Udinese, durante a temporada 2013/14, as perspectivas eram enormes. Não faltaram as comparações com uma lenda como Gianluigi Buffon, que já era titular do Parma com a mesma idade. O blog chegou a escrever a respeito. Houve até quem defendesse sua vinda à Copa do Mundo do Brasil como terceiro goleiro.
Nesta sexta-feira, Scuffet foi emprestado ao Como, recém-promovido à segunda divisão. Neste intervalo, uma grande oportunidade desperdiçada. Antes da temporada 2014/15, o Atlético de Madrid procurou a Udinese, interessado em contratar o goleiro. Pagaria 9 milhões de euros, além de bônus por desempenho e 50 por cento de uma futura venda.
Por parte da Udinese, não havia oposição. O clube contava com a volta de Karnezis, que estava emprestado ao Granada e vinha de boa Copa do Mundo, e apostaria no grego como titular. Mas a família de Scuffet foi contra o negócio, pelo fato de ele ter mais um ano de escola a cumprir. Assim, o Atlético voltou suas atenções para o esloveno Oblak, e o jovem goleiro permaneceu na Udinese - como reserva.
As aparições de Scuffet na última temporada se limitaram a três jogos na Copa da Itália e dois na Serie A - nas duas últimas rodadas. Recentemente, seu nome foi cotado para substituir o brasileiro Neto na Fiorentina, mas não houve acordo entre os clubes. A Fiorentina queria empréstimo com opção de compra, e a Udinese apenas empréstimo simples. Condição que o Como, da Serie B, aceitou.
Jogar com regularidade será fundamental para Scuffet recuperar o ótimo nível que mostrou ao surgir. Aos 19 anos, tem toda a ajuda do tempo para que a chance rejeitada em 2014 não se transforme em arrependimento.
 

Aguirre considera 'loucura' a impaciência com técnicos e diz querer 'férias' do Brasil

GAZETA PRESS
diego aguirre coletiva 2015 agosto
Diego Aguirre foi demitido após oito meses à frente do Internacional
Um dia após perder o emprego no comando do Internacional, um Diego Aguirre calmo compareceu à sala de imprensa nesta sexta-feira para comentar os motivos que o fizeram deixar a equipe gaúcha. O técnico uruguaio se mostrou surpreendido com a decisão, colocou a culpa na ‘loucura' que é a impaciência do futebol nacional com os treinadores e nem sequer cogitou assumir imediatamente outra equipe no Brasil.
"Não fiquei chateado com a demissão, mas sim surpreendido. Por ser três dias antes de um Gre-Nal, no qual estávamos trabalhando para vencer. Eu gostaria de estar no domingo nesse jogo, estou invicto em jogos contra o Grêmio. Não entendi, mas não precisa de explicação, são coisas que acontecem e a gente tem que aceitar", declarou o agora desempregado treinador.
"Isso faz parte da cultura brasileira, acho uma loucura essa pressão, não se acredita em muita coisa, só quem ganha é bom. Se você não é campeão ou perde algum jogo não é bom... Não acho justa minha demissão, mas também não posso me surpreender, pois já se foram 16 rodadas do Brasileiro e 14 técnicos demitidos, isso é cultural e eu tenho eu aceitar porque venho de fora. Mas não acho que é um problema ser estrangeiro, pois tenho que ser sincero e falar que sempre quiseram me ajudar por aqui", completou Diego Aguirre.
Diego Aguirre ainda afirmou que agora que não pensa no futuro e quer apenas descansar. Mas, uma certeza o treinador já tem: não assumirá outro time no Brasil imediatamente.
"Com certeza não vou assumir nenhum time brasileiro agora, pois estava envolvido emocionalmente com o projeto no Internacional. Não seria honesto comigo se amanhã pegasse outro time daqui, mas o futuro nunca se sabe", finalizou o uruguaio.
No total, Diego Aguirre comandou o time colorado em 48 jogos e conseguiu 24 vitórias, 15 empates e nove derrotas, 65 gols marcados e 44 sofridos. O treinador ainda levou o título do Campeonato Gaúcho e o Internacional até a semifinal da Libertadores, perdendo para o Tigres.
 
622 df407d0c 76c0 3bf9 9229 c0e80ac14a68
'Espero que o Aguirre receba outra chance no futebol brasileiro', diz Bertozzi

Última fase preliminar de Liga dos Campeões e Liga Europa tem confrontos grandes (e alternativos, claro)

As músicas da Champions e da Europa League já tocarão antes dos jogos.
Nesta sexta-feira foram definidos todos os confrontos dos playoffs das duas competições, o último passo antes da fase de grupos. Já teremos ótimos jogos.
Começando pela Liga dos Campeões, onde o Valencia encara o Monaco e a Lazio terá pela frente o Bayer Leverkusen. O Manchester United terá um confronto onde é favorito, mas não poderá menosprezar o Brugge, dos brasileiros Claudemir e Felipe Gedoz.
Há ainda na rota dos campeões uma reedição de final da Liga Europa, entre Sporting e CSKA Moscou. Na outra chave, destaques para Skënderbeu e Astana, que podem se tornar os primeiros times de Albânia e Cazaquistão, respectivamente, a alcançarem a principal fase da Champions League.
Rota dos campeões
Astana-CAZ x Apoel-CHP
Skënderbeu-ALB x Dinamo Zagreb-CRO
Celtic-ESC x Malmö-SUE
Bate Borisov-BLR x Partizan Belgrado-SER
Basel-SUI x Maccabi Tel Aviv-ISR
Rota dos não-campeões
Lazio-ITA x Bayer Leverkusen-ALE
Manchester United-ING x Brugge-BEL
Sporting-(POR x CSKA Moscou-RUS
Rapid Viena-AUT x Shakhtar Donetsk-UCR
Valencia-ESP x Monaco-FRA
Mas como vocês sabem, o que importa mesmo é a Liga Europa!
(PAUSA DRAMÁTICA PARA EXPLICAR IRONIA, APESAR DO MEU GOSTO PARTICULAR)
São 22 jogos, com muitas boas histórias e confrontos bem interessantes. Há times grandes, alguns que vieram eliminados da terceira fase preliminar da Champions, casos de Ajax e Fenerbahçe.
Naturalmente a Liga Europa é um prato cheio para quem gosta do Leste Europeu. Viktoria Plzen e Vojvodina, por exemplo, será um confronto forte: o time tcheco vinha jogando Champions regularmente e está em uma das cidades mais bacanas da Europa, enquanto a equipe sérvia tem uma torcida fanática - violenta muitas vezes - e eliminou a Sampdoria na fase anterior.
O Rabotnicki terá a dura missão de eliminar o Rubin Kazan, do meia Carlos Eduardo, mas se conseguir colocará a Macedônia pela primeira vez no mapa das competições europeias.
Poderia citar tantos outros confrontos, como Slovan Liberec x Hajduk Split, Lech Poznán x Videoton (vice-campeão em 1985, derrotado pelo Real Madrid), mas deixo para vocês escolherem o jogo mais alternativo (e legal, claro!).
Playoffs Liga Europa
Altach-AUT x Belenenses-POR
Steaua Bucareste-ROM x Rosenborg-NOR
Viktoria Plzen-TCH x Vojvodina-SER
Jablonec-TCH x Ajax-HOL
Molde-NOR x Standard Liège-BEL
Bordeaux-FRA x Kairat-CAZ
Dinamo Minsk-BLR x Red Bull Salzburg-AUT
Slovan Liberec-TCH x Hajduk Split-CRO
Panathinaikos-GRE x Qäbälä-AZE
Astra-ROM x AZ-HOL
Krasnodar-RUS x HJK-FIN
Zilina-ESV x Athletic Bilbao-ESP
Zorya-UCR x Legia Varsóvia-POL
Milsami-MOL x Saint-Étienne-FRA
Young Boys-SUI x Qarabag-AZE
PAOK-GRE x Brondby-DIN
Lech Poznán-POL x Videoton-HUN
Rabotnicki-MAC x Rubin Kazan-RUS
Atromitos-GRE x Fenerbahçe-TUR
Southampton-ING x Midtjylland-DIN
Odd-NOR x Borussia Dortmund-ALE
Thun-SUI x Sparta Praga-TCH

Francês

15h30


Lille 0x1 PSG 

Copa da Alemanha

15h00


SV ElversbergSVE
AugsburgAUG

Copa da Alemanha

14h00


TuS ErndtebrückERN
Darmstadt   DAR

Copa da Alemanha

14h00



BFC DynamoBFC
Frankfurt 1899   FRA 

Fox Sports fará transmissão in loco de abertura do Alemão e clássico inglês

(Divulgação/Fox Sports)
(Divulgação/Fox Sports)
O Fox Sports pretende estrear em grande estilo a cobertura da Bundesliga, o Campeonato Alemão, nova liga europeia cujos direitos adquiriu pelas temporadas 2015-2016 a 2017-2018. O canal mandará à Europa uma equipe de transmissão para a cobertura da abertura do torneio. De quebra, farão um clássico inglês, também in loco, dias depois.
O narrador Gustavo Villani e o comentarista Paulo Vinicius Coelho embarcam segunda-feira para a Alemanha. Juntamente com o repórter Fernando Caetano, que já está por lá, produzirão material sobre o início da Bundesliga para a programação do canal e na sexta que vem, dia 14, às 15h30 (horário de Brasília), transmitirão ao vivo, direto da Allianz Arena, em Munique, o jogo de abertura Bayern x Hamburgo.
No sábado, o trio viaja a Manchester para a cobertura e transmissão ao vivo, às 12h de domingo, dia 16, de City x Chelsea, clássico no Etihad Stadium pela segunda rodada da Premier League, o Campeonato Inglês, cuja abertura já acontece neste fim de semana.
Na viagem, PVC e Fernando Caetano ainda deverão passar pela Espanha para gravarem chamadas do Campeonato Espanhol, outra liga nacional que passou a fazer parte dos eventos do canal da Fox por cinco temporadas (até 2019/2020), via acordo de sublicenciamento com a ESPN Brasil, detentor desses direitos e que também segue exibindo o Alemão pelo mesmo tipo de acerto com o Fox Sports, dono dos direitos.

Jornal exibe foto de atleta que ficou paraplégica após acidente em treino

  • Kronen Zeitung/Reprodução
    Kronen Zeitung fez registro inédito de Kira Grünberg após acidente
    Kronen Zeitung fez registro inédito de Kira Grünberg após acidente
O jornal austríaco Kronen Zeitung divulgou nesta sexta-feira as primeiras imagens de Kira Grünberg desde que a atleta se acidentou durante treinos no final de julho e ficou tetraplégica. O registro foi feito com exclusividade pela publicação, após negociação com a equipe da saltadora austríaca.
"Muitos veículos de comunicação, nacionais e estrangeiros, têm perguntado se podem obter imagens feitas no hospital", explicou Thomas Herzog, o empresário da atleta de 21 anos. Segundo ele, cogitou-se a possibilidade de contratar uma equipe de seguranças para evitar o vazamento de imagens da atleta no hospital em que está internada, em Innsbruck.
Para receber a imprensa, Kira teve suas unhas pintadas e o cabelo lavado. Christian Maislinger, o fotógrafo responsável por registrá-la no hospital, assegurou: "ela parece estar realmente bem, como sempre".
"O resultado do trabalho é simbólico. Seu olhos dizem: 'eu não desisto'", conta o jornal em sua edição desta sexta-feira. "O coração de Kira bate como o dos lutadores antes da queda", completa.

 

Não é o campeão mais poderoso da história. Mas o River teve fibra demais

El más grande sigue siendo River Plate…
El campeón más poderoso de la história…
O hino do River Plate começa com estes versos. O título da Libertadores não foi conquistado com eles. Mas que o River é um time forte como já se sabia desde a Copa Sul-Americana da temporada passada, isso sim.
O River Plate não é um time assim tão poderoso, mas de muita fibra. Apesar de ter havido um momento do primeiro tempo em que o time argentino errava 29% dos passes.
Desesperador.
Tinha pressão, posse de bola, o Monumental de Nuñez lindo e apoiando. Até chegar ao gol que abriu o marcador no último minuto do primeiro tempo.
“O jogo estava bom para nós naquele momento'', disse Rafael Sóbis. “E mataram o jogo com o pênalti.''
Batido por Carlos Sánchez, que terminou goleador da campanha, superando Téo Gutiérrez e Mora, decisivos nas quartas e semifinais, ausentes na decisão.
O River não é o campeão mais poderoso da história.
Mas é um campeão de fibra.
5/agosto/2015
RIVER PLATE 3 x 0 TIGRES – 22h
Local: Monumental de Nuñez (Buenos Aires); Juiz: Dario Ubriaco (Uruguai); Mauricio Espinoza, Nicolás Taran; Gols: Alario 44 do 1º; Carlos Sánchez (pênalti) 29, Funes Mori 33 do 2º; Cartão amarelo: Alario (8’), Gignac (21’), Rivas (24’), Funes Mori (1’), Cavenaghi (10’), Torres Nilo (26’)
RIVER PLATE: 1. Barovero (6), 18. Mayada (6,5), 2. Maidana (6), 6. Funes Mori (6,5) e 21. Vangioni (7); 8. Carlos Sánchez (7), 5. Kranevitter (6) (27. Lucho González 36 do 2º (sem nota)), 23. Ponzio (5,5) e 19. Bertolo (5); 9. Cavenaghi (5) (15. Pisculichi 31 do 2º (6,5)) e 22. Alario (6,5) (22. Driussi 20 do 2º). Técnico: Marcelo Gallardo
Banco: 26. Chiarini, 3. Balanta, 27. Lucho González, 15. Pisculichi, 22. Driussi, 10. Gonzalo Martínez, 29. Saviola
TIGRES: 1. Guzmán (5), 2. Jiménez (4) (8. Guerrón 32 do 2º (sem nota)), 3. Juninho (6), 24. Rivas (5) e 6. Torres Nilo (5); 19. Pizarro (5,5) e 5. Arévalo Rios (5) (29. Dueñas 19 do 2º); 27. Damm (6,5), 9. Rafael Sóbis (5) e 20. Aquino (4); 10. Gignac (4). Técnico: Ricardo Ferretti
Banco: 22. Palos, 29. Dueñas, 25. Briseño, 18. Torres, 15. Viniegra, 11. Damián Alvarez, 8. Guerrón