sexta-feira, 7 de agosto de 2015

'Novo Buffon' trocou Madri pela escola. Agora jogará a segundona

GETTY
Scuffet foi elogiado por Buffon
Scuffet foi titular da Udinese aos 17 anos e recusou ida ao Atlético de Madrid
Ser titular na Serie A italiana aos 17 anos é feito raro, sobretudo para um goleiro. Por isso, quando Simone Scuffet tomou conta da posição na Udinese, durante a temporada 2013/14, as perspectivas eram enormes. Não faltaram as comparações com uma lenda como Gianluigi Buffon, que já era titular do Parma com a mesma idade. O blog chegou a escrever a respeito. Houve até quem defendesse sua vinda à Copa do Mundo do Brasil como terceiro goleiro.
Nesta sexta-feira, Scuffet foi emprestado ao Como, recém-promovido à segunda divisão. Neste intervalo, uma grande oportunidade desperdiçada. Antes da temporada 2014/15, o Atlético de Madrid procurou a Udinese, interessado em contratar o goleiro. Pagaria 9 milhões de euros, além de bônus por desempenho e 50 por cento de uma futura venda.
Por parte da Udinese, não havia oposição. O clube contava com a volta de Karnezis, que estava emprestado ao Granada e vinha de boa Copa do Mundo, e apostaria no grego como titular. Mas a família de Scuffet foi contra o negócio, pelo fato de ele ter mais um ano de escola a cumprir. Assim, o Atlético voltou suas atenções para o esloveno Oblak, e o jovem goleiro permaneceu na Udinese - como reserva.
As aparições de Scuffet na última temporada se limitaram a três jogos na Copa da Itália e dois na Serie A - nas duas últimas rodadas. Recentemente, seu nome foi cotado para substituir o brasileiro Neto na Fiorentina, mas não houve acordo entre os clubes. A Fiorentina queria empréstimo com opção de compra, e a Udinese apenas empréstimo simples. Condição que o Como, da Serie B, aceitou.
Jogar com regularidade será fundamental para Scuffet recuperar o ótimo nível que mostrou ao surgir. Aos 19 anos, tem toda a ajuda do tempo para que a chance rejeitada em 2014 não se transforme em arrependimento.